A odisseia dos VISTOS para a Rota da Seda

A odisseia dos VISTOS para a Rota da Seda

Não é segredo para ninguém que nos conheça que é a Carla o corpo, mente e alma do projecto Viajar entre Viagens (uma entre muitas das vantagens de viajar com uma geógrafa). A preparação meticulosa as viagens, a dinamização da página do facebook e a elaboração dos roteiros a seguir são exclusivamente obra dela. Participo na escolha dos destinos, e ocasionalmente na preparação de locais a visitar, enquanto que nas crónicas de viagem procuro ter uma participação equitativa. Mas a Rota da Seda é, como sempre foi, uma viagem de preparação exigente! Nomeadamente no que toca a vistos…

SE PRETENDER QUE UMA EMPRESA TRATE DO VISTO DA ROTA DA SEDA POR SI – Se pretender que uma empresa trate do seu visto da Rota da Seda, pode recorrer aos serviços da iVisa para o visto da Rota da Seda.

A odisseia dos VISTOS para a Rota da Seda

Como mesmo a Carla não dá conta de tudo, fiquei responsável por esta parte da preparação da viagem, algo que começou já em Janeiro deste ano! Como não temos dias disponíveis para esperar por vistos durante a viagem, o objectivo era conseguir todos os vistos necessários antes de partirmos… A missão aparentava-se como hercúlea! Apenas o Quirguistão não exige visto prévio para cidadãos portugueses (desde há 1 ano). A Turquia era o elo mais fraco (leia-se fácil!): pode tirar-se o visto à chegada ao aeroporto e sem problemas. Os restantes países são um bico de obra: idas obrigatórias a Lisboa para os vistos do Irão (neste caso, duas, uma vez que se enganaram nas datas de entrada e tivemos de pedir outro) e China, e passaportes a viajar até Paris (acompanhados de uma carta de recomendação elaborada por uma agência) para o visto do Uzbequistão.

A odisseia dos VISTOS para a Rota da Seda

Mas é o Turquemenistão a cereja no topo do bolo… Claro que não há representação diplomática em Portugal, e uma vez que o pedido de visto de turismo é extremamente difícil, moroso e caro, rapidamente nos decidimos pelo visto de trânsito: 5 dias com datas marcadas limites de entrada e saída do país. Muita pesquisa na net limitou as alternativas às embaixadas no Reino Unido e Áustria. Ambas aceitam pedidos com os habituais requisitos, mas também a prova de que já possuímos os vistos do país antes (Irão) e depois (Uzbequistão). O tempo corria, e já foi no mês de Junho que iniciei o processo com a embaixada na Áustria. Não precisávamos de mandar os passaportes, apenas os documentos e podíamos levantar o visto numa embaixada à escolha. Primeiro mandámos tudo por correio tradicional, mas depois foi preciso mandar tudo por correio electrónico. Entretanto o início da nossa viagem aproximava-se… Pedimos para levantar o visto em Teerão, mas não obtivemos resposta até sairmos de Portugal. Durante a estadia na Turquia, nada… Até que chegamos a Teerão e, numa Segunda, lá nos dirigimos à embaixada do Turquemenistão, apreensivos mas com alguma esperança.

A odisseia dos VISTOS para a Rota da Seda

Se as coisas corressem mal (isto é, se tivéssemos de iniciar o processo novamente), poderia demorar 1 semana o que poderia alterar radicalmente os nossos planos no Irão. No longo percurso de metro, e depois de táxi, não falámos, mas ambos pensávamos que se iria passar… Chegados à embaixada, fomos recebidos num guichet exterior por um funcionário mal encarado que nos olha de lado… Não fala inglês e nós, nem farsi, nem russo! Isto prometia… Mas uma senhora iraniana salvou o dia e traduziu o que eu dizia: “Já fiz o pedido, já mandei os documentos, veja lá se isso está no computador…”

A odisseia dos VISTOS para a Rota da Seda

Após alguns minutos de espera, veio a confirmação: sim, o visto pode ser emitido ainda hoje, só têm de pagar e esperar. Que alívio! Só não saltamos e nos abraçamos porque estávamos no Irão… Terminou assim a odisseia dos vistos da Rota da Seda, com um final feliz. THE END!

A odisseia dos VISTOS para a Rota da Seda

Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem para o Irão. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.

Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar

  • VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
  • CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
  • VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
  • VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
  • VISITAR O DESERTO DO IRÃO EM KASHAN – Um artigo com a nossa experiência a visitar o deserto do Irão em Kashan.
  • VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
  • VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
  • VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
  • VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
  • VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
  • VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
  • VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
  • VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
  • VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
  • VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
  • VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
  • VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
  • VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
  • VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
  • VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
  • VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
  • VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
  • VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
  • VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
  • VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
  • ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
  • 12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
  • DORMIR NUM PALÁCIO EM ISFAHAN – A nossa experiência a dormir num palácio na cidade de Isfahan, no Irão.
  • VISTOS NA ROTA DA SEDA – Um artigo em forma de crónica e balanço da odisseia dos vistos para a nossa viagem na Rota da Seda.
  • VISITAR NO NOWRUZ – A nossa experiência em viajar no Irão durante o ano novo Persa, o Nowruz.
  • COMBOIO DE KERMAN A MASHHAD – A nossa crónica de viagem sobre a nossa experiência no comboio entre Kerman e Mashaad.
  • VIAJAR NA ROTA DA SEDA – Tudo o que precisa saber sobre a Rota da Seda, nomeadamente a sua história, países que atravessa e como fazer esta viagem.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.