Visitar PASARGADAE – A Declaração Universal dos Direitos do Homem e o túmulo de Ciro | Irão
Colocado em
Pasargadae foi a capital do Império persa durante a governação de Ciro, O Grande. Este é, provavelmente, a figura mais venerada e reconhecida no Irão. O imperador da Pérsia foi o criador do império Aqueménida, o maior império até então visto na história da Terra, unificou povos desde a Palestina ao Afeganistão, criou a base da actual Declaração Universal dos Direitos do Homem, mas também cometeu muitas barbaridades (como tantos no seu tempo). Coincidentemente, foi também em Pasargadae que Ciro foi sepultado.
Ciro terá sido alegadamente responsável pelo que se chama “OCilindro de Ciro”,um cilindro de argila, no qual está escrita uma declaração em grafia cuneiforme acadiana, em nome do rei Aqueménida da Pérsia. Descoberto nas ruínas da Babilónia (actual Iraque), em 1879 (hoje encontra-se no British Museum), o texto relata a entrada de Ciro na Babilónia e exalta os esforços de Ciro como um benfeitor dos cidadãos da cidade e responsável por melhorar as suas vidas, repatriar os povos deslocados e restaurar templos e santuários religiosos na região. Estas inscrições fariam deste documento um percursor da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Veja aqui a história da Declaração Universal dos Direitos do Homem
Mas, da cidade que outrora brilhou na Pérsia pouco ou nada resta. Foi tudo destruído pelos exércitos que arrasaram a Pérsia desde que Alexandre, O Grande, também passou por aqui. Nesta altura, a capital já era Persépolis, mas os túmulos de Ciro e do seu filho estavam em Pasargadae. Consta que Alexandre, O Grande, terá pago para que o trouxessem aqui.
Dizem pelo Irão que um general de Alexandre descobriu no seu túmulo uma cama em ouro, uma mesa montada com copos, um caixão de ouro ornamentado com pedras preciosas e uma inscrição dizendo “Transeunte, eu sou Ciro, que deu aos Persas um império, e foi rei da Ásia. Não invejes, portanto, este monumento.”
Como conseguiu sobreviver intacto este túmulo numa das regiões mais conturbadas da Terra? Esta é uma questão que curiosamente é fácil de responder. Consta que quando os árabes invadiram a Pérsia, os persas fizeram crer aos seus invasores que aquele túmulo pertencia à mãe do Rei Salomão, designação que mantêm entre os populares até hoje. Esta falta da verdade levou a que tenha sido poupado ao saque e à destruição, ao contrário do que aconteceu ao resto da cidade.
As ruínas de Pasargadae espalham-se por uma área de cerca de 1,6 km2, desde o forte Toll-e Takht, o túmulo e algumas colunas de palácios e antigos jardins que aparecem de quando a quando. Foi aqui que nasceu a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Coincidentemente descobrimos que em Pasargadae “também se fala português”. No mundo dum poeta brasileiro, Manuel Bandeira, este escreve um poema onde retrata a história de um homem que procura Pasargadae, uma cidade utópica.
Vou‐me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei[…]E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
Se vai viajar para o Irão, estes são alguns artigos no nosso blogue que lhe podem interessar
VISTO DO IRÃO – Um artigo com o passo a passo para tirar o seu visto para o Irão.
CÓDIGO DE VESTIMENTA NO IRÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar no Irão em termos de roupa, quer para homem, quer para mulher.
VISITAR ISFAHAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Isfahan no Irão e desfrutar da cidade da melhor maneira está neste artigo.
VISITAR KASHAN – Um artigo com todas as nossas dicas e experiência a visitar Kashan, no deserto do Irão.
VISITAR TEERÃO – Tudo o que precisa de saber para visitar Teerão, a capital do Irão.
VISITAR SHIRAZ – Um artigo cheio de dicas e experiências pessoais sobre a nossa passagem e visita a Shiraz, uma das cidades mais bonitas do Irão.
VISITAR NASQSH E ROSTAM – Tudo que precisa de saber para visitar os túmulos do império aqueménida desde Shiraz no Irão está neste artigo.
VISITAR PASARGADAE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a antiga cidade de Ciro, o Grande, desde Shiraz, e onde terão nascido o que mais tarde chamamos “Direitos Humanos”.
VISITAR PERSÉPOLIS – Um artigo super completo sobre as maravilhosas ruínas da cidade de Persépolis, no Irão, a antiga capital Persa, desde Shiraz.
VISITAR YAZD – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a cidade de Yazd, maravilhosa e cheia de coisas para descobrir.
VISITAR OS ARREDORES DE YAZD – Tudo o que precisa de saber para visitar os locais mais importantes dos arredores de Yazd, nomeadamente Meybod, Chak Chak e Kharanaq.
VISITAR O DESERTO DE DASHT-E-KAVIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o deserto de Dasht-e-Kavir, nas imediações de Yazd, no Irão.
VISITAR MASHHAD – Tudo o que precisa de saber sobre visitar Mashhad, um dos lugares mais sagrados do Irão e do Islão.
VISITAR TABRIZ – Tudo o que precisa de saber para visitar Tabriz, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda e por onde passou Marco Polo.
VISITAR KANDOVAN – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação de Kandovan, a Capadócia do Irão.
VISITAR ORMUZ – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico, está neste artigo sobre o Irão.
VISITAR MINAB – Tudo o que precisa de saber para visitar Minab, uma aldeia Bandari, no Golfo Pérsico, no Irão, está neste artigo.
VISITAR BANDAR ABBAS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar a cidade de Bandar Abbas no Golfo Pérsico no sul do Irão.
VISITAR KERMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar Kerman, no Irão, e desfrutar da cidade da Rota da Seda da melhor maneira está neste artigo.
VISITAR KALUTS – Um artigo com o que precisa de saber para visitar os Kaluts, os castelos de areia no deserto do Irão.
VISITAR RAYEN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Rayen, uma cidade de areia no deserto do Irão.
VISITAR MAHAN – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Mahan, um mausoléu no leste do Irão.
VISITAR BAM – Um artigo com o que precisa de saber para visitar Bam, uma cidade de adobe no leste do Irão.
VISITAR ABYANEH – Tudo o que precisa de saber sobre a nossa passagem pela aldeia tradicional do Irão.
ROTEIRO PARA O IRÃO – Um artigo com o nosso roteiro a explorar o Irão durante cerca de duas semanas.
12 IMAM XIITAS – Tudo o que precisa de saber sobre Mashhad e perceber a história dos 12 imams xiitas.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.