A bordo do EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Parte II: O pesadelo fronteiriço | Turquia e Irão

A bordo do EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Parte II: O pesadelo fronteiriço | Turquia e Irão

Em Van, a viagem a bordo do Expresso Transasiático perde em simplicidade e organização, mas ganha em caos e adrenalina. De repente todos os iranianos sentam-se numa fila para adquirirem novos bilhetes. Descobrimos que o bilhete turco apenas funciona parcialmente. Isto é, garante-nos um lugar, mas sem lugar marcado. Para termos lugar marcado temos que ir para esta nova fila e obter os lugares em farsi. Mas, o que é ainda mais estranho é que estão todos numa fila em que não há ninguém para atender.

– Quando é que chega alguém? – pergunto eu.

– Ninguém sabe. – responde uma teenager iraniana. – Quando chegar o comboio.

Expresso Transasiático

A pergunta que se segue parece-me óbvia.

– E quando chega o comboio? – ataco novamente na esperança de recolher uma resposta mais assertiva.

 – Ninguém sabe. Pode ser às 21h, às 22h às 23h ou inclusive amanhã.

A resposta surpreende-me sempre. Olho para o bilhete que tenho na mão. Diz “21.54h”. Mostro aos  iranianos, que me garantem que isso vale de pouco. Passamos três horas na estação de Van. De repente, aparece um comboio no horizonte. Não vem a mais de 10km/h. A coisa promete. Lá conseguimos novos lugares, com um senhor de Esfahan e o seu filho pequeno. Apesar de não falarem inglês são uma simpatia e o miúdo até me tenta ensinar a falar farsi. Confesso que apesar do esforço da criança, eu não me saí nada bem. Só aprendi uma palavra “mamnoon” que significa obrigada.

Quando saímos de Van já passava da meia-noite e, mesmo sabendo que passaríamos a fronteira durante a noite resolvemos dormir. Às 3 horas da manhã salto da cama com alguém a bater na porta da cabine. Estamos na fronteira turca. Uma fila interminável e mais de uma hora depois voltámos ao comboio.

– Valerá a pena deitar-nos? – questiono-me.

Parece-me que sim. Mas, mal adormeço, às 4 horas da manhã, nova batida na porta.

– Todos para o vagão restaurante. – diz o revisor.

O restaurante estava agora convertido em escritório fronteiriço. Até aqui as coisas corriam bem mas depois mandaram-nos para uma sala com as bagagens e aguardar. E nós aguardamos. Aguardamos tanto que o sol apareceu e nasceu o dia. Já eram 8 horas da manhã quando saímos da fronteira. Que noite terrível. Estava cansada, chateada e mal-humorada. Era suposto o comboio chegar a Tabriz às 8 horas da manhã mas só a essa hora é que o comboio arrancou da fronteira. Fui dormir um bocado no Expresso Transasiático para recuperar do mau humor nocturno.

A bordo do EXPRESSO TRANSASIÁTICO – Parte II: O pesadelo fronteiriço | Turquia e Irão

Chegamos a Tabriz no Expresso Transasiático eram 11.30h. Apesar de não ter dormido quase nada, lavei a cara, coloquei a minha  roupa iraniana (há que seguir o dress code do país e usar lenço a cobrir a cabeça e roupa larga), o Rui vestiu as calças e decidi enfrentar de frente o Irão. É a segunda vez que venho ao Irão.

Na primeira, visitei os lugares mais turísticos, desta vez, quero ver o outro Irão. Quero conhecer o país que se esconde por trás do lenço.

Expresso Transasiático

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.