Estávamos em Jayapura. Pela primeira vez nesta volta ao mundo, não conseguimos fazer aquilo que queríamos fazer, aquilo que tínhamos planificado com tantos meses de antecedência a partir de Jayapura. A região de Wamena e do vale de Baliem é conhecida pelas suas tribos indígenas e era o nosso destino principal na Papua (além de Raja Ampat). Para além do interesse pessoal, também iríamos aí trabalhar no documentário do tema “Água” do nosso projecto “4 Elementos”. Mas o destino não quis que assim fosse, apesar dos nossos esforços. Ficamos retidos em Jayapura.
Se vais viajar nas Molucas ou Papua, na Indonésia, estes artigos vão ajudar
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores, incluindo em Jayapura.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência em Jayapura a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar em Tidoree visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Jayapura.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
O imprevisto às vezes acontece e aconteceu em Jayapura
Quem nos segue sabe que nós planificamos as nossas viagens ao pormenor, preferindo perder um pouco na espontaneidade, mas ganhando na maximização do tempo e dos locais e experiências que queremos viver durante a viagem. E esta viagem de volta ao mundo não foi excepção, sendo que a sua planificação e preparação começou com quase um ano de antecedência. O nosso itinerário estava definido até ao fim da viagem e tínhamos voos comprados até quase ao final (faltava só o voo de regresso para Portugal!). Ali em Jayapura não era excepção.
Mas, quando se parte para uma viagem de volta ao mundo, e sabendo que esta vai demorar mais do que um ano, tem de se estar preparado para o imprevisto e para que a viagem não corra de acordo com o planificado. Por exemplo, na nossa segunda viagem à Índia, em 2017, tivemos de reformular o último terço da viagem devido às monções, que impediam o acesso aos estados do nordeste indiano. Mas, normalmente, temos tido sorte e a nossa planificação corre exactamente como pensada, como por exemplo no nosso Rally Mongol 2018.
Desta vez, nesta nossa volta ao mundo, tudo tinha corrido exactamente como planeado (embora em Timor-Leste, tenhamos tido que adaptar o itinerário) mas quase a chegar ao fim da Indonésia, seria a Papua a desafiar os nossos planos, em Jayapura. Jayapura ia ser o nosso primeiro contratempo.
Papua, uma região da Indonésia muito especial
Visto de qualquer ponto de vista, a Papua, e Jayapura, é uma região especial da Indonésia. Geograficamente, é a maior província da Indonésia, e a mais oriental, ocupando cerca de metade da segunda maior ilha do mundo, a Nova Guiné. A Papua tem uma área superior a 4 vezes a de Portugal, mas tem apenas pouco mais de 4 milhões de habitantes. É a única província indonésia que pertence à Oceânia. E isso sente-se em Jayapura.
Geologicamente, também é diferente do resto do território, pois pertence à placa tectónica australiana, tendo estado ligada por terra ao território que é hoje a Austrália aquando da última glaciação (há cerca de 18000 anos), quando o nível dos mares estava substancialmente mais baixo.
Mas é cultural e historicamente que a Papua se distingue realmente do resto da Indonésia. É uma das regiões com maior diversidade étnica do mundo, com dezenas de grupos tribais, alguns deles ainda incontactados por pessoas exteriores, e centenas de línguas diferentes. No entanto, todos os grupos poderão ser classificados como melanésios, partilhando características (e possivelmente uma origem comum) com os aborígenes australianos, e os habitantes das Ilhas Salomão e Nova Caledónia.
Historicamente, a Papua foi a última província a ser incorporada na Indonésia, sendo que o plano original da Holanda, que administrou a região até 1962, era que a Papua se tornasse um país independente. Mas a forte pretensão da Indonésia a este território, e a teia de interesses da Guerra Fria, ditaram a cedência da Papua à Indonésia em 1963. Desde então, o sentimento independentista não esmoreceu na Papua, muito pelo contrário, apesar de o governo indonésio ter concedido um estatuto de autonomia espacial a esta região em 2003. Esta tensão sente-se em Jayapura.
A história recente da Papua tem muitas semelhanças com a de Timor-Leste, mas a importância económica e territorial da Papua, que ocupa uma área equivalente a 22% do território indonésio e tem imensos recursos minerais (por exemplo, a maior mina de ouro do mundo) fazem com que a luta pela independência irá ser, previsivelmente, muito mais difícil do que no caso da pequena ex-colónia portuguesa.
Nós em Jayapura e Wamena a ferro e fogo
É neste contexto que surgiram os tumultos do passado mês de Agosto em Jayapura, coincidindo com o aniversário da independência da Indonésia (1945) e também do acordo que ditou a incorporação da Papua (1962). Nós já estávamos há quase um mês em viagem pela indonésia quando nos deparámos com notícias de manifestações de população de origem papua em diferentes cidades indonésias, e motins violentos em algumas cidades da Papua, com especial incidência em Jayapura e Wamena.
As manifestações em Jayapura e Wamena foram uma resposta a uma situação de maus-tratos da polícia indonésia a estudantes da Papua, em Surabaya, mas obviamente a tensão subjacente é a insatisfação dos líderes e povo da Papua e o seu desejo de independência. Alguns edifícios governamentais em Jayapura foram destruídos e houve confrontos com polícia e militares, registando-se algumas mortes. Ao mesmo tempo, em Wamena, os “estrangeiros” (leia-se, os indonésios aí residentes) começaram a ser alvo dos habitantes locais e muitos abandonaram a região temporariamente.
O planeado era nós só entrarmos na Papua no início de Novembro (e começarmos pelo pacífico arquipélago de Raja Ampat), por isso estávamos confiantes que, até lá, a situação acalmasse e não houvesse problemas de maior em Jayapura e Wamena. E, de facto, a situação acalmou a partir do fim de Setembro, mas não sabíamos se as restrições a viagens na região desde Jayapura, tanto para turistas, como para indonésios, que tinham sido implementadas pelas autoridades de Jayapura (assim como um “blackout” na internet), seriam mantidas durante quanto tempo.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes em Jayapura. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Sem saída em Jayapura
Mesmo antes de chegar a Jayapura, em Sorong, várias pessoas disseram-nos que Wamena estava fechada a turistas, mas como já tínhamos voo de Sorong para Jayapura (e depois de Jayapura para Wamena), resolvemos andar para a frente e descobrir a realidade da situação no terreno. Seguimos para Jayapura.
Quando chegámos a Jayapura, tivemos a confirmação, na guesthouse de Jayapura onde ficámos alojados, que Wamena estava realmente fechada para turistas, sem data prevista para a abertura. Tínhamos voo marcado para dali a uns dias, mas parecia que não poderíamos embarcar, ou no máximo seríamos mandados para trás no aeroporto de Wamena. Depois de termos feito alguns contactos em Jayapura, confirmámos as informações, e chegámos à conclusão que não valia a pena arriscar embarcar no voo em direcção a Wamena.
Tínhamos uma semana planeada na região de Wamena que, de repente, ficava livre. A região de Jayapura não tem muito para ver nas suas imediações. E, além disso, não há ligações rodoviárias para muito longe da cidade de Jayapura. Estávamos literalmente presos em Jayapura.
Jayapura e a alternativa a Wamena
As alternativas em Jayapura para visitar Wamena, quaisquer que elas fossem, implicavam voar para fora de Jayapura, e isso significava que teríamos de jogar com o tempo que tínhamos e o orçamento que tínhamos estabelecido para esses dias.
Primeiro, não desistimos da ideia de ir ver povos tradicionais a partir de Jayapura. Tentámos organizar uma tour por uma região a leste do vale de Baliem, conhecida como Korowai, onde também existem povos tribais, como os Yali, com a ajuda da Lina, a gerente da guesthouse onde estávamos em Jayapura. Mas, depois de alguns dias de troca de mensagens e muita (im)paciência, constatámos que não tínhamos o tempo, mas principalmente o dinheiro, que necessitávamos para uma exploração dessa região a partir de Jayapura.
Uma vez o número de pessoas que visita esta região é muito limitado, ficámos com a ideia que os guias que trabalham com estrangeiros aproveitam para inflacionar os preços de forma que umas poucas viagens consigam rentabilizar o ano inteiro de (não) trabalho.
Ao mesmo tempo que estávamos em negociações em Jayapura para ir a Korowai, fomos fazendo pesquisa de voos para saber que lugares alternativos poderíamos explorar nos dias seguintes a partir de Jayapura. Passou-nos pela cabeça voltar para Raja Ampat (e rentabilizar o passe de entrada com validade de 1 ano), ou para as Molucas (não passámos tempo suficiente nas ilhas Kei), mas acabámos por optar por não deixar a Papua.
Assim, no final, decidimos visitar desde Jayapura um arquipélago ao largo da costa norte da Papua chamado Biak. Ali, poderíamos também encontrar algumas aldeias tradicionais, mas mais ligadas ao mar e à pesca, e poderíamos voltar às praias paradisíacas (das quais já tínhamos saudades!).
Outra vantagem é que havia uma ligação de ferry Pelni entre Jayapura e Kota Biak, que podíamos aproveitar para baixar os custos desde Jayapura. No entanto, a viagem de volta para Jayapura teria de ser de avião, pois o dia de entrada na Papua Nova Guiné desde Jayapura estava definido e não poderia ser alterado, uma vez que já tínhamos estabelecido contactos e feito planos. Biak seria então o nosso último destino na Indonésia desde Jayapura. Será que a Indonésia ainda nos poderia surpreender?
Veja aqui as nossas dicas para Viajar em Jayapura na Papua Ocidental
ONDE DORMIR EM JAYAPURA
Em Jayapura nós ficamos alojados não no centro da cidade mas na cidade de Waema, na margem do lago Sentani. Optamos ficar numa homestay de uma família de um pastor protestante de Jayapura para ver se conseguíamos informações boas sobre a melhor forma de visitar as tribos. A Homestay Galpera Papua é uma boa escolha pois a família é simpática e a Lina, uma funcionária, muito prestativa. Eles lá têm bons contactos com guias em Wamena e podem dar boas sugestões de locais a conhecer. Foi também através da homestay que arranjamos transporte para a fronteira da Papua Nova Guiné. Pode usar a cozinha e paga mais 20 000 rupias/dia (coisa que nós fizemos).
Se procura outras opções, mais clássicas de alojamento, nomeadamente hotéis em Jayapura ou nas cidades do lago estas são boas opções:
- favehotel Jayapura
- Swiss-Belhotel Papua em Jayapura
- Aston Jayapura Hotel and Convention Center em Jayapura
- Suni Garden Lake Hotel & Resort em Jayapura
- RedDoorz near Mal Abepura em Jayapura
- Villa Tosari Indah em Jayapura
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 122 a 125 – WAMENA e Vale de Baliem, um contratempo em Jayapura (Novembro 2019)
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.