Ubud é um dos lugares mais bonitos e míticos de Bali. Visitar Ubud é obrigatório em Bali, e é algo para ocupar vários dias, por isso é essencial organizar um itinerário antecipado quando for para Ubud. No centro de Ubud não existem grandes hotéis (em dimensão), a arquitectura continua com a sua traça tradicional, e basta deslocar-se um pouco fora do centro de Ubud e encontra-se um panorama rural, com arrozais e agricultores a trabalhar nos campos. A cidade de Ubud em si é encarada como a capital cultural de Bali, e ali as artes e a tradição têm muita importância. O culto aos deuses e aos antepassados continuar a reger muito da rotina diária dos habitantes de Ubud, mesmo no meio do bulício do turismo. Ubud é o sítio certo para se conhecer melhor a cultura e história de Bali.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Artigos no nosso blogue sobre locais em Bali na Indonésia
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços, incluindo Ubud. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, incluindo Ubud, este é o artigo.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento para Ubud, tours, transportes, lugares a visitar em Ubud, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade. Em bom destino para combinar com uma viagem a Ubud.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha. Em bom destino para combinar com uma viagem a Ubud.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha. Em bom destino para combinar com uma viagem a Ubud.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade. Em bom destino para combinar com uma viagem a Ubud.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região. Em bom destino para combinar com uma viagem a Ubud.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia. Em bom destino para combinar com uma viagem a Ubud.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia. Em bom destino para combinar com uma viagem a Ubud.
VISITAR UBUD
Ubud é, a par de Denpasar e da península de Bukit a sul, o principal destino turístico de Bali, mas com enormes diferenças em relação ao sul caótico e incaracterístico de Bali. Existe um grande fluxo de turistas em Ubud, especialmente nos meses de Julho e Agosto e no Natal, mas a cidade de Ubud conseguiu manter a sua personalidade. A isso também não será alheio o facto de muitos visitarem Ubud a partir do sul e regressarem ao final do dia. À noite, aqueles que resolveram ficar em Ubud encontram um ambiente cheio de pessoas e movimento, mas sem o frenesim e confusão do sul de Bali. Há excelentes restaurantes em Ubud, pode fazer-se compras, e assistir a um espectáculo de danças tradicionais.
A melhor maneira de chegar a Ubud é tratar previamente de um tranfer. Pode marcar aqui.
A partir de Ubud, é possível também explorar pontos de interesse próximos de Ubud, visitar templos, percorrer a pé arrozais sem fim, e ver de perto o vulcão mais alto de Bali. Ubud tem atracções para todos os gostos e é um local obrigatório quando se visita Bali. Apresentamos a seguir os locais mais interessantes para conhecer quando visitar Ubud e arredores.
Este é o tour mais popular em Bali e em Ubud esgota rapidamente. É um dia para visitar os locais mais famosos em Ubud para tirar fotos no instagram próximos de Ubud. Marque rapidamente aqui se é isso que pretende. A agência leva-o aos locais certos nos momentos certos próximos de Ubud.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR UBUD
Em Ubud há imensos locais magníficos para ficar alojado. Nós preferimos ficar no centro da povoação de Ubud para ver os espectáculos nocturnos e aproveitar os restaurantes e bares à noite. Ficamos em dois sítios distintos em Ubud, ambos casas familiares com templos no interior e que custaram cerca de 12€/noite com casa de banho, pequeno-almoço e wifi. Ficámos alojados no Umah Dauh e no Sedana Jaya. É preciso marcar com muita antecedência em Ubud. Com este roteiro para visitar Bali, o ideal é ficar pelo menos 4 noites em Ubud.
Se procura glamour fora de Ubud em locais rodeados por campos de arroz em Ubud, aqui ficam alguns dos mais famosos e mais bem localizados:
- The Kayon Resort by Pramana
- Villa Kalisat
- Ubud Valley Boutique Resort
- The Kayon Jungle Resort by Pramana
- Tejaprana Bisma
- Komaneka at Monkey Forest Ubud
- Goya Boutique Resort
- Komaneka at Tanggayuda Ubud
NOTA PARA VISITAR UBUD: Quando viajar de moto na Indonésia e em Ubud, não se esqueça de se fazer acompanhar da sua carta de condução (e se tiver a carta de condução internacional, melhor) e da sua apólice de seguro de viagens.
Faça seguro de viagem para Ubud na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes em Ubud. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O CENTRO DE UBUD
O centro de Ubud é facilmente explorável a pé, por isso, se não for sair para fora do centro de Ubud, pode deixar as motos e carros de parte e simplesmente sentir o pulso à cidade de Ubud ao longo das suas ruas. A rua principal de Ubud, e onde se concentra muita da actividade cultural e comercial da cidade, é a JL Raya Ubud. Perpendiculares a esta, existem duas ruas com grande tráfego em Ubud, a Monkey Forest Road (ou JL Wanara Wana) e a JL Hanoman. Entre estas duas ruas de Ubud encontram-se muitos dos restaurantes e alojamentos mais baratos em Ubud, particularmente na pequena rua JL Goutama.
Pode explorar Ubud na companhia de um guia local. Marque aqui.
1. Visitar o Palácio de Ubud
O Palácio de Ubud é um dos locais obrigatórios quando visitar Ubud. Reconstruído no início do século XX devido à destruição provocada por um sismo ali em Ubud, é ainda a residência oficial da família real local. Lá dentro, pode admirar a arquitectura dos edifícios e dos templos de Ubud, mas muitos não têm acesso ao seu interior.
O palácio de Ubud é também local de cursos de música e dança, assim como palco de espectáculos todas as noites. Nós fomos aí assistir a um espectáculo em Ubud que era constituído por pequenas peças de diferentes danças tradicionais de Bali.
2. Visitar o Mercado de Ubud
O mercado de Ubud encontra-se quase em frente ao palácio de Ubud, do outro lado da rua. De manhã cedo, é o comércio de legumes e fruta que impera ali em Ubud. No resto do dia, é o local certo para comprar roupas, tecidos e artesanato em Ubud.
3. Visitar o templo de Pura Desa Ubud
Este é um dos templos mais importantes da cidade de Ubud, mas só está aberto em ocasiões especiais, para cerimónias específicas. Mas vale a pena espreitar pelo portão e admirar a sua beleza arquitectónica em Ubud.
4. Visitar o templo de Pura Taman Saraswati em Ubud
Este é provavelmente o templo mais bonito da cidade de Ubud, com um lago cheio de flores-de-lótus e com uma fachada ricamente trabalhada. É um dos locais obrigatórios quando visitar Ubud.
Em certas noites da semana, é local de espectáculos em Ubud, com a porta do templo servindo de pano de fundo. Nós assistimos aí a um espectáculo de danças que contavam histórias do Ramayana, o clássico indiano que é muito popular na cultura de Bali, e a beleza do templo ainda acresce mais ao interesse do espectáculo.
5. Visitar o Museu Puri Lukisan em Ubud
Não tivemos tempo de visitar este museu em Ubud, mas é um local importante na história e cultura da cidade de Ubud. Ubud sempre se destacou pela sua importância nas artes, e a arte moderna não é excepção, com muitos artistas locais a destacarem-se. Aliás, hoje Ubud continua a ser o lar de muitos artistas que aí escolheram viver e trabalhar.
6. Visitar o Sacred Monkey Forest Sanctuary em Ubud
Esta é uma das atracções incontornáveis quando visitar Ubud. Mesmo que não se goste muito de macacos (a maior parte das pessoas acha-lhes imensa graça mas tenha cuidado), este local é uma visita obrigatória em Ubud. Nesta reserva de floresta tropical no meio de Ubud, existem cerca de 900 macacos de cauda longa balinês, separados em vários grupos territoriais, e são um deleite para miúdos e graúdos, especialmente as pequenas crias agarradas às suas mães.
Os macacos em Ubud são uma figura mitológica muito importante na tradição artística e religiosa balinesa e esta área florestal é uma zona de conservação mas também uma área sagrada em Ubud, com templos, um cemitério e um crematório.
NOTA PARA VISITAR UBUD: Os macacos são animais selvagens e não de estimação, podendo constituir um problema, por exemplo mordendo ou arranhando, se aliciados ou confrontados. Para sua segurança, não tenha objectos como sacos plásticos ou de papel nas mãos em Ubud, não tenha nenhum contacto físico com os macacos e não os alimente.
7. Assistir a um espectáculo de danças tradicionais em Ubud
Visitar Ubud é sinónimo de muitas coisas, mas as danças tradicionais são um dos orgulhos da cidade de Ubud, e ainda hoje a família real patrocina as artes tradicionais e a conservação da tradição em Ubud.
Todas as noites há espectáculos na cidade de Ubud. É só escolher o local e o tipo de espectáculo. As danças mais populares são a Kecak (tal como vimos em Ulu Uatu), Lelong, com três dançarinas em sintonia, ou o ballet do Ramayana, são as mais populares. A orquestra gamelan acompanha a maior parte das danças em Ubud. Nós assistimos a dois espectáculos diferentes em Ubud, um no Palácio de Ubud, outro no templo Pura Taman Saraswati também em Ubud.
VISITAR UBUD FORA DO CENTRO (a percorrer a pé)
Estes são alguns locais próximos de Ubud e que pode explorar a pé ou a curta distância de mota de Ubud.
1. Visitar o templo Pura Gunung Lebah em Bali
Este bonito templo está localizado a oeste do centro de Ubud, e pode chegar-se lá a pé desde Ubud seguindo a rua JL Raya Ubud nessa direcção. Antes da rua atravessar uma ponte à saída de Ubud há um acesso às margens do rio e daí pode aceder-se ao templo de Ubud. Esta zona de Ubud é local de confluência de dois dos vários rios (ou riachos) que atravessam Ubud e seus arredores, Sungai Cerik e Sungai Wos, e considerada sagrada.
2. Fazer o Trilho da crista Campuhan (“Campuhan Ridge”) em Bali
Este trilho em Ubud inicia-se no templo Pura Gunung Lebah e segue para norte por uma crista de terreno entre os rios Sungai Cerik e Sungai Wos. O trilho é a subir, mas o declive é suave ali em Ubud. A paisagem ali em Ubud é lindíssima e pode admirar o contexto rural logo à saída da cidade, a dois passos do centro de Ubud. Alguns arrozais em Ubud estão mesmo ao lado do trilho e são mágicos ao pôr-do-sol.
Ao chegar à aldeia de Bangkiang Sidem, em Ubud, ou antes, aproveite para tomar um sumo de fruta refrescante, e depois pode voltar para trás pelo mesmo caminho em direcção ao centro de Ubud.
3. Conhecer um bairro tradicional dos arredores de Ubud
Outra alternativa para um passeio a pé em Ubud é percorrer a zona de Campuhan e Penestanan, a oeste do rio Sungai Cerik em Ubud. Do outro lado da ponte que cruza o rio em Ubud, se seguir a rua JL Raya Campuhan e, sempre em frente, a rua JL Raya Sanggingan, chegará a um supermercado em Ubud chamado Bintang. No seu extremo sul terá acesso à parte de trás, onde poderá admirar arrozais, cursos de água, vida rural e também casas tradicionais recuperadas que são agora destinadas ao aluguer mais prolongado em Ubud.
Ali em Ubud vivem vários artistas, e é o local de retiros espirituais em Ubud. Se deseja ficar mais tempo em Ubud, esta é uma zona a considerar, ou então pode ficar-se por uma bebida fresca e uma refeição orgânica no Yellow Flower Café e regressar ao centro de Ubud.
VISITAR UBUD FORA DO CENTRO (a percorrer de moto ou em tour)
Os arredores de Ubud, tanto a norte como a sul, estão cheios de locais com interesse. É difícil seleccionar, tendo em conta o tempo que se tem disponível em Ubud. Nós alugámos uma moto em Ubud e pusemos o pé à estrada em Ubud.
Se não tiver prática a conduzir moto ou quiser outra opção pode ser alugar carro com motorista em Ubud. Pode ser boa opção e para 10 horas o carro em Ubud custa cerca de 650 000 rupias (cerca de 30€) . Pode marcar aqui e personalizar a sua visita em Ubud.
1. Visitar o templo Yeh Pulu em Ubud em Bali
Beulu foi em tempos a capital de um grande império em Ubud. Hoje, é uma zona nos arredores a sul de Ubud, mas onde o panorama é ainda rural. Aí localizam-se dois grandes pontos de interesse em Ubud. Esta é uma das atracções de Ubud menos visitadas e isso contribui ainda mais para o seu encanto. Yeh Pulu é, provavelmente, um cemitério do século XIV ou XV, e o principal ponto de interesse é uma parede de rocha com relevos gravados ao longo de 25 m, representando cenas do quotidiano e de diversas divindades (embora haja teorias que os relevos contam a história sequencial, da esquerda para a direita, da vida de Krishna).
Yeh Pulu, em Ubud, está rodeado de arrozais e valeria a pena visitar só pelo panorama rural ali em Ubud. Pela sua beleza, e por estarmos completamente sozinhos ali em Ubud, apenas acompanhados pela velhota zeladora do local, foi um dos sítios que mais gostámos no nosso itinerário por Ubud. Pode ainda beber uma bebida ou comer uma refeição no restaurante local ali em Ubud.
2. Visitar o templo Goa Gajah em Bali
Perto de Yeh Pulu, Goa Gajah é conhecida como a “Elephant Cave”, foi descoberta apenas no século XX por arqueólogos holandeses, e pensa-se que data do século XI ali em Ubud. A gruta tem um exterior com uma figura que por vezes é identificada com um elefante (embora nunca tenha havido elefantes em Bali até aos tempos recentes), e daí o seu nome.
O interior da gruta tem a forma de um “T”, com uma estátua de Ganesh e de lingams, a forma fálica do hinduísmo. Em frente à gruta, encontram-se duas piscinas com fontes de água corrente, apenas descobertas em 1954 ali em Ubud.
3. Visitar a Queda de água de Tegenungan em Bali
As quedas de água de Bali e Ubud são uma das imagens de marca da paisagem em redor de Ubud. Existem várias que podem ser visitadas perto de Ubud, mas como não tínhamos tempo de ir a todas, escolhemos a queda de água de Tegenungan, a sul de Ubud.
Tem de se descer umas escadas inclinadas para se aceder à queda de água de Ubud, que tem um volume considerável. Pode tomar-se banho ali em Ubud, mas existe um cordão de segurança que impede a aproximação à queda de água. Pode também subir-se à parte de cima (pagando um bilhete de entrada adicional) para se ter uma perspectiva diferente.
4. Visitar os terraços de arrozais de Tegallalang em Ubud
A norte de Ubud, é obrigatório percorrer a pé os magníficos arrozais em terraços em Tegallalang em Ubud. A entrada é paga nestes campos de Ubud, mas vale a pena.
Existem alguns “instagram spots” no local dos campos de Ubud, mas a verdadeira atracção é pura e simplesmente percorrer a pé os carreiros estreitos entre arrozais, subir e descer escadas e absorver alguma da beleza e tranquilidade do local, mesmo com a presença de outros turistas em Ubud.
5. Visitar o santuário de Gunung Kawi em Ubud
A norte de Ubud, este local é um dos mais espectaculares para ser visitado. É um local considerado sagrado em Ubud, mas não é um templo. Desce-se mais de 200 degraus para chegar às margens do rio Sungai Pakerisan, onde se encontram enormes nichos escavados na rocha, de cerca de sete metros de altura, com santuários esculpidos no seu interior.
Não se conhece com certeza a sua origem ali em Ubud, mas pensa-se que serão monumentos funerários dedicados a um rei e às suas esposas, filhos e concubinas de Ubud. É verdadeiramente impressionante, e fez-nos lembrar, com as devidas diferenças, os túmulos de Nasqsh-e Rostam, no Irão.
6. Visitar o templo de Pura Tirta Empul em Bali
Este é um dos mais curiosos e importantes templos de Bali e de Ubud. Há mais de 1000 anos que se acredita que as águas que correm das suas fontes são milagrosas e medicinais. O templo de Ubud foi construído ao lado das nascentes, e hoje é um dos locais que atrai mais visitantes em busca de uma cura para os seus males em Ubud.
A população local de Ubud continua também a frequentar Tirta Empul, e muitas cerimónias são ali realizadas para a boa fortuna e saúde. Cada fonte emite água com características diferentes e indicadas para resolver diferentes males do corpo e espírito. Há duas piscinas e um balneário, e deve usar-se um sarong alugado no local.
7. Explorar a caldeira vulcânica de Batur em tour a partir de Ubud
A caldeira vulcânica de Batur é uma das visões mais espectaculares de Bali e pode ser explorada numa tour quando visitar Ubud. Com 14 km de diâmetro, a caldeira vulcânica de Batur tem vistas privilegiadas sobre a montanha mais alta de Bali, Gunung Agung (3142m), e a tour de trek ao nascer do sol ao Gunung Batur (1717m) tem esse objectivo principal. Estas tours saem de Ubud por volta das duas da manhã e regressam a Ubud por volta das onze da manhã. É o tour mais popular desde Ubud.
Esta tour em Ubud substituiu, para nós, a subida ao Gunung Agung propriamente dito, pois a actividade deste tem mantido o acesso vedado nos últimos tempos. A subida ao monte Batur, em Ubud, é pouco exigente, mas tem uma grande afluência de pessoas, por isso é preciso ter paciência na subida, parando-se muitas vezes.
A visão do topo é, ao mesmo tempo, sublime e um pouco decepcionante. Por um lado, a visão do Gunung Agung não é desimpedida, pois existe outro vulcão, chamado Gunung Abang (2152m), quase perfeitamente alinhado entre o Batur e o Agung, e que tapa grande parte do vulcão maior.
Por outro lado, a visão da caldeira é simplesmente espectacular. Em frente ao Gunung Abang, o fundo da caldeira está ocupado por um lago, Danau Batur, e os dois cones vulcânicos de Gunung Batur dominam a parte oeste da caldeira. A sul dos cones, um grande “mar” de lava preta cobre a caldeira, fruto de uma erupção de 1863. A actividade vulcânica nestes cones cessou há cerca de 50 anos. É uma actividade obrigatória quando visitar Ubud.
Recomendamos que marque o seu tour em Ubud com as fontes termais por aqui. Se quiser só mesmo o trekking, marque este tour em Ubud. É o mais popular em Ubud e esgota rápido. Se quiser pode associar rafting a esta experiência em Ubud, marque aqui.
8. Visitar e provar o café Luwak em Ubud
No regresso a Ubud, a tour ao monte Batur incluiu a visita a uma plantação de café típica de Bali, onde se produz o famoso café de Luwak, um café produzido com grãos de café extraídos das fezes de um pequeno animal (uma civeta chamada localmente de Luwak). A civeta supostamente selecciona os melhores grãos de café antes de os comer, digerindo apenas a polpa, sendo que o grão passa pelo seu sistema digestivo, mas sofrendo alterações químicas durante a digestão, responsáveis pela diferença de qualidade do grão que é retirado das fezes.
Este tipo de processo de produção de café el Ubud é quase único no mundo, e tornou este café o mais caro do mundo, tendo em conta a baixa produção e a grande procura em países apreciadores de café. Infelizmente, como não somos fãs e apreciadores de café, passamos a oportunidade de o provar pois provavelmente não seríamos capazes de saborear a diferença. No entanto, provámos uma série de cafés e chás com diferentes sabores, tal como chá de gengibre e café de baunilha.
EXPLORAR O LESTE DE BALI A PARTIR DE UBUD (com carro alugado)
Embora o leste de Bali seja explorado de uma forma mais acessível a partir de cidades como Amed ou Padangbai, quando visitar Ubud não deixe de explorar alguns locais de interesse, principalmente se não for viajar para o leste de Bali. Nós optámos por visitar isto desde Ubud.
Nós alugámos um carro com motorista para um dia em Ubud, e dedicamos o dia todo a visitar três locais no leste de Bali e a leste de Ubud que consideramos obrigatórios conhecer.
1. Visitar o templo de Pura Lempuyang em Bali
Este templo a alguns quilómetros de Ubud está construído na encosta do monte Gunung Lempuyang, a poucos quilómetros da ponta leste da costa de Bali. Mas é para oeste que está a pérola deste templo, que é a magnífica visão do monte Gunung Agung. Esta é particularmente límpida às primeiras horas da manhã, sendo que no resto dia o vulcão está muitas vezes completamente tapado por nuvens.
Pura Lempuyang tem umas portas (chamadas “gates of heaven”) que, com o vulcão por trás, constituem uma das imagens icónicas de Bali, e um dos “instagram spots” mais badalados da ilha de Bali. É preciso chegar cedo, mas quase de certeza vai esperar na fila para a fotografia clássica.
Mas é preciso saber algo. No instagram, as portas aparecem sempre com um “espelho de água” em frente. Este, na realidade, não existe. O efeito é criado aproveitando o espaço vazio de pedra em frente às portas, e colocando um espelho por cima da lente do smartphone que tira a foto!
Em alternativa, se descer a escada por trás das portas, tem uma visão do vulcão com o templo em frente, também espectacular. Sem as portas, nem espelho de água, mas igualmente bonita. E não tem de esperar na fila!
2. Visitar o templo de Taman Tirta Gangga em Bali
Muito perto de Pura Lempuyang, o templo de Taman Tirta Gangga deriva o seu nome das águas do Ganges, mas ali não é a capacidade curativa ou milagrosa das águas que é salientada, mas sim o seu efeito prazenteiro e relaxante. Construído por um rajá amante da água e da sua frescura, este “water palace” hoje atrai autocarros de visitantes que procuram a foto perfeita com os peixes que habitam nas águas, e é local de festas e espectáculos locais. Este é um templo magnífico para visitar desde Ubud.
3. Explorar as margens do lago Danau Batur em Bali
O último local que visitámos no nosso dia fora de Ubud foi um regresso à zona do lago Danau Batur. Quando fizemos a tour do Monte Batur, não tivemos tempo de explorar as margens do lago Danau Batur, e queríamos visitar um sítio muito especial e peculiar.
O lago é muito bonito, e vale a pena percorrer a estrada ao longo da sua margem encostada ao monte Gunung Abang, apenas pelas vistas e pelo contacto com uma ruralidade diferente, muito ligada à tradição pesqueira no lago. As povoações nas margens do lago são pequenas e mantêm-se orgulhosamente quase isoladas.
A estrada acaba na povoação de Trunyan. Os poucos habitantes vivem da pesca e da criação de peixes em viveiros ao largo da povoação. Mas esta aldeia tem uma particularidade. Os seus habitantes não queimam os seus mortos (tradição hindu), nem os sepultam. Os cadáveres dos seus entes queridos são depositados em camas de bambu, e deixados no cemitério à mercê dos elementos naturais.
4. Visitar o cemitério de Trunyan em Bali
O cemitério localiza-se a cerca de 500m da aldeia, acessível por barco. Uma associação local organizou-se para levar quem quiser visitar o cemitério, e o dinheiro é redistribuído pela população. Nós quisemos visitar o local pela sua genuinidade, e por ser uma tradição cultural que pode ter os seus dias contados.
O cemitério continha cerca de meia dúzia de corpos, em avançado estado de decomposição, praticamente só ossos. Os corpos estavam vestidos, e o chão estava coberto de objectos pessoais, que pertenciam aos falecidos. É um local único e que merece ser respeitado. Pode impressionar os mais sensíveis e, por isso, deve pensar se o deverá visitar. Para além disso, a viagem de barco não fica barata; pagamos 600.000 rupias (cerca de 40 €) pela ida e volta.
Pode também ir em tour, marque aqui.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. DIAS 50 a 53 – Visitar UBUD e conhecer a alma de Bali (Setembro 2019)
GUIA DE VIAGEM DE BALI – INDONÉSIA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Bali na Indonésia este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Indonésia é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Bali. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar no país de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
Maravilhoso documentário e ilustrado com fotos top.! e prontos lá vou eu À indonesia em Abril de 2020!
Obrigada, Linda.