Visitar Ternate é entrar num mundo exótico, terra de especiarias, local de disputa entre potências europeias, e detentora de uma beleza natural singular. Ternate é uma pequena ilha vulcânica (basicamente um vulcão saído fora de água, que atinge 1721m), e é capital da região das Molucas do Norte, um arquipélago localizado entre Sulawesi e Papua.
Se vais viajar nas Molucas ou Papua, na Indonésia, estes artigos vão ajudar
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores, incluindo em Ternate.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Ternate.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
As especiarias nas Molucas na Indonésia
Ternate foi, historicamente, o centro de poder político e económico da região durante séculos. Juntamente com Tidore e mais 3 pequenas ilhas ao largo da grande ilha de Halmahera, Ternate foi durante séculos o único local de produção da especiaria cravinho.
Aquando da chegada dos portugueses Ternate já era um sultanato islâmico e ainda hoje o Islão é predominante. Os portugueses, e depois os holandeses, instalaram-se em Ternate, construindo fortalezas e feitorias, e fundando pequenas povoações. Ainda hoje, os principais locais históricos de Ternate datam desse período.
Conheça a história das Ilhas das Especiarias no nosso documentário abaixo.
As especiarias, essas, já se vêem pouco em Ternate, com a excepção de algumas famílias que continuam a recolher o cravinho e a noz-moscada e a secá-los ao sol junto à estrada. Com a perda da hegemonia de cultivo e a diminuição da importância das rotas das especiarias, Ternate estagnou durante dois séculos, mas hoje o comércio e algum turismo parecem revitalizar a economia de Ternate.
VISITAR TERNATE
Ternate continua a ser um destino exótico e remoto, quase como o era na Época dos Descobrimentos, e tem beleza natural, história e diversidade cultural suficientes para o manter ocupado durante alguns dias. Nós passámos mais tempo em Ternate porque estávamos a produzir o documentário “4 Elementos – Terra”, mas recomendamos que dedique três dias a visitar Ternate para poder conhecer Kota Ternate e explorar a ilha com tempo.
Ali ficam as nossas sugestões de lugares e experiências a não perder quando visitar Ternate, apresentadas por ordem, se fizer um circuito na ilha de Ternate no sentido contrário aos ponteiros do relógio, começando a acabando na cidade de Kota Ternate.
Dicas práticas para visitar Ternate nas Molucas
- Ternate encontra-se muito perto da linha do Equador. O clima é muito quente e húmido. Traga sempre consigo água e mantenha-se hidratado. E não se esqueça do protector solar em Ternate.
- Para descansar do calor e humidade opressivos em Ternate, um quarto de hotel com ar condicionado é essencial para se ter algum conforto bioclimático.
- Apesar de Ternate ter alguns transportes públicos, nomeadamente bemos (minivans) ou ojeks (motas), a única forma de explorar a ilha de Ternate e conhecer todos os pontos de interesse, poupando tempo (e dinheiro!) e ganhando em autonomia, é alugar uma mota e percorrer a ilha ao longo da costa. As estradas de Ternate têm um bom piso e o trânsito, fora do centro de Kota Ternate (e em hora de ponta), é muito ligeiro.
NOTA: Quando viajar de moto na Indonésia e em Ternate, não se esqueça de se fazer acompanhar da sua carta de condução (e se tiver a carta de condução internacional, melhor) e da sua apólice de seguro de viagens.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Onde ficar alojado quando visitar Ternate nas Molucas
Nós ficámos alojados em Ternate no Hotel Archie, (também conhecido como Reddoorz near Pantai Falajawa 2), um hotel bem no centro de Kota Ternate, quase em frente à marginal, a uma distância conveniente do mercado e do centro comercial. Os quartos são confortáveis, e têm ar-condicionado, uma benção em Ternate! Alguns funcionários falam inglês (outros, não), e podem ajudá-lo a alugar moto.
Outras opções para se alojar em Ternate são:
- Kurnia Homestay, ou Muara Hotel and Mall Ternate, se quiser ficar no centro da acção em Ternate.
- Riswan Homestay ou Villa Ma’Rasai, um pouco afastadas do centro, mas com mais algum conforto em Ternate.
Como chegar a Ternate nas Molucas
Ternate tem um aeroporto, servido por companhias aéreas locais, que fazem ligação com Jacarta ou Bali, por exemplo.
DICA – Para quem quiser viajar de forma mais lenta é possível, se já estiver nas Molucas, em Ambon, apanhar o Pelni, o barco de transporte de passageiros e mercadorias entre Ambon e Ternate, mas a viagem demora cerca de 1 ou 2 dias, dependendo do barco.
Para mais informações acerca de viajar no Pelni na Indonésia e nas Molucas, consulte o nosso artigo “Viajar nas Molucas”.
LUGARES E EXPERIÊNCIAS OBRIGATÓRIAS PARA VER E FAZER QUANDO VISITAR TERNATE
1. Passear pela marginal de Kota Ternate nas Molucas
Kota Ternate é a principal cidade de Ternate e alberga a maioria da população da ilha. Na ponta sudeste da ilha de Ternate, nela se podem encontrar algumas dos melhores pontos de interesse histórico da ilha. No entanto, não deixe de passear na marginal de Kota Ternate, para conhecer a cidade e admirar a vista para a ilha vizinha, Tidore, e os seus cones vulcânicos.
2. Visitar a Majolica Ulama Indonesia em Ternate
Esta é a principal mesquita da cidade de Ternate. É de construção recente (como muitas por toda a Indonésia), mas é um edifício imponente, junto ao mar. Pode visitar para admirar a arquitectura, mas também para observar a devoção dos habitantes de Ternate.
3. Visitar o Mercado de Kota Ternate
O mercado de Ternate é, como não podia deixar de ser, o centro do movimento e bulício no centro da cidade. Tem uma zona coberta e uma a céu aberto. Além de produtos frescos, como legumes e fruta, pode encontrar aí produtos típicos da região como especiarias e peixe seco. Percorrer os seus becos e encetar uma conversa (ou tentar, pelo menos!) com os vendedores é uma óptima introdução à cultura de Kota Ternate.
4. Visitar o forte de Benteng Oranye em Ternate
Bem no centro de Kota Ternate, encontrará o que resta do forte que foi o centro da administração holandesa na ilha de Ternate durante séculos. Está bastante erodido e foi quase engolido pela malha urbana, mas ainda é possível caminhar numa secção de muralha e ter uma vista do alto de dois baluartes, ainda com alguns canhões.
5. Visitar o Keraton em Ternate
É a sede de poder do sultão da ilha de Ternate, data de 1834, e pode visitar um pequeno museu no seu interior. Continua a ser a residência oficial do sultão de Ternate, cuja linhagem remonta ao século XVI.
6. Dar uma volta de mota à ilha de Ternate
Quando visitar Ternate, para poder explorar convenientemente tudo o que a ilha tem para lhe mostrar é obrigatório dar uma volta de mota, pela estrada que segue junto à costa e dá a volta à ilha. Esta opção permitirá parar quando quiser, encetar conversa com pessoas que encontre na estrada e sentir o pulso ao ritmo da ilha de Ternate.
7. Subir ao vulcão Gunung Api em Ternate
Onde quer que esteja em Ternate, é certo que este vulcão dominará o horizonte. O seu topo está muitas vezes coberto de nuvens e as suas encostas são densamente florestadas. Pode fazer caminhadas na floresta, e até subir ao topo, embora nós não o fizemos. Convém inteirar-se do ponto da situação no Posto de Turismo em Kota Ternate, pois é um vulcão activo e por vezes está interdito.
8. Visitar o forte de Benteng Tolukko em Ternate
A tradição de Ternate é atribuir todas as construções antigas aos portugueses, mas a verdade é que este forte foi construído pelos espanhóis, na sua curta passagem por Ternate. Foi recentemente restaurado e tem uma bela arquitectura e localização, de frente para o mar. Do cimo tem-se belas vistas da costa e do vulcão Gunung Api (se estiver descoberto). A família que vive ao lado tem a chave e espera uma doação (10.000 rupias é suficiente).
9. Visitar Batu Angus em Ternate
Batu Angus é um local obrigatório quando visitar Ternate. A ilha de Ternate é basicamente um vulcão, e um que permanece activo. Neste local pode admirar-se, e caminhar entre, um campo de lava que escorreu do vulcão até ao mar há cerca de 300 anos. É um lugar onde se pode sentir a força da natureza em Ternate e a forma como estas ilhas se vão formando e crescendo aos poucos.
10. Visitar Tobololo nas Molucas
Um pouco à frente de Batu Angus, há uma bela praia de areia negra, de origem vulcânica em Ternate. Tem-se vistas para a ilha em frente a Ternate, Pulau Hiri. Faz lembrar os nossos Açores!
11. Visitar a praia de Sulamadaha em Ternate
Sulamadaha é uma pequena localidade na ponta norte de Ternate. Junto à mesquita há uma bela praia de areia negra e tem-se óptimas vistas sobre Pulau Hiri. Perto de Sulamadaha, pode apanhar um barco para chegar a essa ilha.
12. Dê um salto à ilha de Pulau Hiri nas Molucas
Pulau Hiri é uma pequena ilha ao largo de Ternate, junto à sua ponta norte, e que faz lembrar a ilha do Corvo, nos Açores. Não tivemos tempo de cruzar o estreito entre as duas ilhas em Ternate e explorar mais esta ilha das Molucas, mas se tiver uma tarde extra, será um óptimo acrescento ao seu roteiro quando visitar Ternate.
13. Visitar e mergulhar em Pantai Jikomalamo nas Molucas
Depois de dobrar a ponta norte da ilha de Ternate, e se fizer um pequeno desvio da estrada principal, em direcção ao mar, encontrará uma praia com alguns restaurantes e um dive centre. Ali, a água é super transparente e poderá fazer snorkelling. A vista é também fabulosa e é um óptimo lugar para fazer uma pausa e comer uma refeição à beira mar em Ternate.
14. Visitar Danau Tolire Kecil em Ternate
Esta pequena lagoa em Ternate está mesmo junto ao mar e forma um belo conjunto com a praia logo em frente. A população local, em particular as crianças costumam lá tomar banho. Da praia tem belas vistas sobre Pulau Hiri.
15. Visitar Danau Tolire Besar em Ternate
Esta magnífica lagoa em Ternate é um local obrigatório quando visitar Ternate. Para lá chegar é preciso fazer um pequeno desvio em direcção ao interior a partir da estrada principal. As margens da lagoa são quase verticais e pode descer-se até ao fundo, embora nós não o tenhamos feito (os vendedores no local poderão ajudar a encontrar o caminho ou a servir de guia).
Nós fizemos uma caminhada pela borda da lagoa e, na margem sul, tem uma perspectiva fantástica, com a lagoa alinhada com Pulau Hiri no horizonte. Estavam aí a ser construídos uns instagram spots em madeira quando nós ali estivemos.
16. Visitar o forte Benteng Kastela em Ternate
Percorrendo a estrada principal até à costa sul de Ternate, entra-se na zona onde encontrará mais vestígios da presença portuguesa (1512 – 1574) em Ternate, que é algo obrigatório conhecer quando visitar Ternate. O forte agora designado Kastela foi outrora o Forte português de São João Batista de Ternate, a primeira fortaleza europeia nas Molucas, datando de 1522.
Hoje, quase nada resta além de paredes da torre de menagem e alguns muros exteriores. O resto desapareceu com o tempo, e a estrada corta a meio a área arqueológica. É um lugar que nos faz pensar nos nossos antepassados e no que os levava até tão longe. No local, há uns painéis que descrevem a história da vitória dos ternatenses sobre os portugueses, em 1574.
17. Visitar Danau Laguna em Ternate
Esta lagoa de Ternate, à qual se acede por uma estrada inclinada que vai subindo a encosta do vulcão, fornece uma das paisagens mais bonitas de Ternate. No cimo da lagoa, há um café onde se podem tirar fotos e apreciar a vista de Ternate. A lagoa, com Tidore como pano de fundo, é uma visão fenomenal.
18. Visitar o Forte São Pedro e São Paulo
Este local, às portas de Kota Ternate, é o que sobra de um forte português construído nas proximidades do porto que os navios portugueses usavam, e de frente para Tidore, de onde, na altura, os espanhóis e holandeses faziam frente aos portugueses. Não resta muito, mas é um local interessante para conhecer quando visitar Ternate.
19. Visitar Benteng Kalamata em Ternate
Este é o forte mais bonito de Ternate, embora só se tenha verdadeiramente a melhor perspectiva a partir do ar (por exemplo, usando um drone). Data de 1540, e foram os portugueses que o construíram em Ternate. Ao contrário dos outros, este foi restaurado recentemente e mostra alguma da sua glória.
Está mesmo junto à água, desafiante perante a ilha rival, Tidore, e tem 4 baluartes angulares que se assemelham à forma dos 4 pontos cardeias de uma bússola. É um local obrigatório quando visitar Ternate e uma óptima forma de relembrar o legado português nas Molucas.
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.