Raja Ampat, o último paraíso na Terra. É assim que este arquipélago da Indonésia é descrito no mapa turístico que recebemos à chegada a Raja Ampat. Será um pouco exagerado? A Insulíndia é pródiga em paraísos, como nós temos testemunhado no nosso périplo por Lombok, Sulawesi, e Molucas mas Raja Ampat é claramente um deles. No entanto, Raja Ampat tem o seu fundo de verdade. Visitar Raja Ampat foi um dos pontos altos da nossa viagem na Indonésia, pela sua beleza selvagem, cultura indígena (Raja Ampat faz parte da Papua, a região mais ocidental da Indonésia, e culturalmente distinta do resto do país), enorme biodiversidade dos recifes de coral, praias tropicais e águas transparentes.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Se vais viajar na Papua Ocidental ou nas Molucas, na Indonésia, estes artigos vão-te ajudar
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Raja Ampat, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Excelente para combinar com Raja Ampat.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
Raja Ampat – Destino de mergulho, mas não só
No século XXI, e com o estatuto de Autonomia Especial dada à Papua pelo Governo Indonésio, Raja Ampat tem sido promovido (merecidamente) como um dos melhores lugares de mergulho do mundo. Até há pouco tempo, visitar Raja Ampat era um exclusivo dos praticantes de mergulho, que exploravam o arquipélago de Raja Ampat na modalidade de liveaboard, ou seja, barcos em regime de tudo incluído (dormida, comida e 2-3 mergulhos por dia em Raja Ampat).
Se quiser experimentar um liveaboard em Raja Ampat, pode pesquisar e fazer a sua escolha aqui.
Mas nos últimos anos, a região de Raja Ampat tem-se vindo a abrir a outro tipo de viajantes, que querem desfrutar das praias, fazer snorkel nos recifes, ou observar pássaros na floresta de Raja Ampat. Ainda assim, Raja Ampat continua a ser um destino caro e exclusivo, devido à sua localização e dificuldade de deslocação dentro do próprio arquipélago de Raja Ampat.
Veja aqui as nossas dicas para viajar na Papua Ocidental e Raja Ampat
O arquipélago de Raja Ampat
Raja Ampat é um arquipélago situado entre as Molucas do Norte e a Papua (pertencendo administrativamente a esta última). Raja Ampat é constituído por mais de 1000 ilhas e ilhéus, a grande maior parte deles desabitados, e espalhados por uma área de cerca de 50.000 km2. As principais ilhas de Raja Ampat são quatro: as ilhas de Salawati e Batanta, mais próximas da parte “continental” da Papua e a ocidente de Sorong (a segunda maior cidade da Papua e maior porto da região); Waigeo, a norte de Sorong, a ilha maior e onde se localiza a capital de Raja Ampat, a cidade de Waisai, e Misool, a sul e a mais afastada de Sorong.
Há pequenas ilhas mais afastadas em Raja Ampat, tanto a norte como a sul, e algumas delas famosas como destinos de mergulho, mas a maior parte dos pontos de mergulho e snorkel, assim como de opções de alojamento, concentram-se entre Waigeo e Batanta, e pequenas ilhas no estreito de Dampier, como Kri, Gam e Mansuar, todas relativamente acessíveis a partir de Waisai.
Faça seguro de viagem para Raja Ampat na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
VISITAR RAJA AMPAT NA INDONÉSIA
Raja Ampat não está ao alcance de qualquer um, pois é um destino mais caro e remoto na Indonésia. No entanto, visitar Raja Ampat é perfeitamente exequível, mas vai exigir alguma disciplina financeira, e muita planificação. É para o ajudar nestas tarefas que partilhamos consigo as dicas necessárias para programar a sua viagem a Raja Ampat.
Quando visitar Raja Ampat na Indonésia
Raja Ampat encontra-se muito perto da linha do Equador (a costa norte da ilha principal, Pulau Waigeo, roça mesmo os 0° de latitude) com um clima quente e húmido, registando poucas oscilações na temperatura e precipitação, logo pode visitar Raja Ampat durante todo o ano. No entanto, a época alta em Raja Ampat vai de Novembro a Março, quando as condições do mar são ideais para o mergulho e snorkel, com excelente visibilidade em Raja Ampat.
Como chegar a Raja Ampat
O ponto de entrada em Raja Ampat é invariavelmente a sua capital, a cidade de Waisai. Dali, poderá deslocar-se de carro em Raja Ampat para outros pontos de Pulau Waigeo, ou de barco para outras ilhas de Raja Ampat. Waisai tem um aeroporto (Marinda Airport) com ligação à cidade de Sorong, na Papua Ocidental, mas esta é pouco frequente e pouco fiável.
Assim, a melhor forma de chegar a Waisai é de barco a partir de Sorong. Há duas ligações diárias para Raja Ampat, que saem de Sorong às 9.00h e às 14.00h (e de Waisai também a estas horas). A viagem para Raja Ampat demora cerca de duas horas e o preço é de 100.000 rupias por pessoa.
Pode chegar a Sorong, voando a partir de Jacarta ou Manado (Sulawesi) ou até de outras cidades indonésias, ou então pode embarcar numa aventura e chegar a Sorong no barco Pelni.
Para mais informações sobre horários do Pelni consulte o site da Pelni. Os horários só são divulgados cerca de um mês e meio antes da data da viagem.
Como deslocar-se em Raja Ampat na Indonésia
Depois de chegado a Raja Ampat, um dos factores que encarece a sua estadia é os transportes. Não há barcos públicos com ligações entre Pulau Waigeo e as outras ilhas, por isso, se quiser deslocar-se pelo arquipélago de Raja Ampat terá de fretar um barco privado (sozinho ou com outros viajantes).
Nós ficámos alojados em Pulau Waigeo, e explorámos outras ilhas de Raja Ampat a partir daí. Outra opção é ficar alojado em diferentes ilhas de Raja Ampat, que poderão estar mais perto dos locais que quer visitar, mas terá de entrar em conta com o preço da deslocação entre ilhas quando muda de alojamento. Obviamente, quanto mais longe for o destino mais cara será a deslocação em Raja Ampat mas, para ter uma ideia, um barco de Waisai para a ilha Kri custa cerca de 1.000.000 rupias (só ida).
Onde ficar alojado em Raja Ampat na Indonésia
Até há bem pouco tempo, Raja Ampat era um destino exclusivamente para mergulhadores, e as únicas opções de alojamento eram alguns dive resorts, poucos e (muito) caros. Felizmente, isso tem mudado nos últimos anos e, Raja Ampat, tendo aberto várias homestays, em Pulau Waigeo, mas também noutras ilhas de Raja Ampat, com preços mais acessíveis (sendo, no entanto, ainda assim, mais altos do que o praticado no resto da Indonésia). As homestays em Raja Ampat são geridas por famílias locais, que constroem algumas cabanas em madeira de bambu (normalmente ao lado da habitação da família) em lugares idílicos e constituem assim uma alternativa aos resorts clássicos de Raja Ampat. Para explorar o arquipélago de Raja Ampat, e relaxar ao mesmo tempo, nós recomendamos que fique alojado em Raja Ampat pelo menos uma semana.
A nossa experiência em Raja Ampat
Nós ficámos alojados no Papuarts Alter Native Stay, uma homestay na ilha Pulau Waigeo, em Raja Ampat, a cerca de meia hora de carro de Waisai, ou seja, com a vantagem que não necessita de um transporte de barco para lá chegar. A família que gere esta homestay, liderada pela Helga, é muito simpática, e a localização é excelente, sendo que o cenário envolvente é lindo em Raja Ampat.
Nós ficámos numa cabana mesmo por cima da água em Raja Ampat, com um alpendre com vista para o mar e para as ilhas de Pulau Gam, Kri e Manswar no horizonte, e com a possibilidade de mergulhar directamente em frente ao quarto e fazer snorkel no recife um pouco adiante. O nosso quarto em Raja Ampat tinha casa de banho partilhada, mas também tem quartos com casa de banho privada, para casais ou para famílias. O preço da nossa cabana era de 1.600.000 rupias (cerca de 100€) por noite, e incluía três refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar). A comida era muito saborosa, e ao jantar normalmente tínhamos direito a um excelente peixe grelhado.
O Papuarts é também uma óptima base para explorar outras ilhas de Raja Ampat, pois a família trabalha em parceria com pessoas da aldeia vizinha e há um barco (de 2 motores, seguro e fiável) sempre disponível. Assim, poderá organizar transporte ou tours para outras ilhas de Raja Ampat, e partilhar despesas com outros viajantes (pois o preço das tours é pelo barco; quantas mais pessoas, menor será o preço por pessoa).
Pode marcar a sua estadia no Papuarts Alter Native Stay em Raja Ampat aqui.
Outras opções de alojamento em Raja Ampat
Se quiser ficar alojado noutras ilhas de Raja Ampat, além de Pulau Waigeo, há várias opções, entre as quais destacamos:
- Famangkor Homestay, em Friwen
- Beser Bay Homestay, em Pulau Gam
- Methos Homestay, em Pulau Gam
- Raja Ampat Dive Lodge, em Pulau Mansuar
- Marko Homestay, em Pulau Mansuar
- Turtle Homestay, em Pulau Kri
Outra opção é ficar alojado em pequenos ilhéus, como por exemplo o Agusta Eco Resort também em Raja Ampat.
Dicas práticas para Raja Ampat
- Apesar de não termos sentido tanto calor e humidade como em Ternate, nas Molucas, e em Togean, no arquipélago de Sulawesi, a verdade é que não deverá facilitar, pois o sol destas latitudes não perdoa. Mantenha-se hidratado, beba água frequentemente, e não se esqueça do protector solar.
- Fora de Waisai, a capital, não há caixas ATMs, e nos alojamentos não é possível pagar com cartão, por isso é essencial que leve dinheiro suficiente para todas as despesas. De preferência, trate disso antes de chegar a Waisai.
NOTA: Raja Ampat é uma Área Marinha Protegida desde 2007, devido à sua biodiversidade, e existe uma taxa ambiental de entrada no arquipélago, cujos dividendos são distribuídos pela conservação, ajuda à comunidade e Ministério do Turismo. Quando chegar a Waisai, terá de se dirigir ao posto de turismo, onde pagará 1.000.000 rupias por pessoa e receberá um crachá e um cartão de entrada (nominal e com validade de um ano), que deverá guardar consigo, pois poderá ser requisitado pelas autoridades.
LUGARES E EXPERIÊNCIAS A VER E FAZER QUANDO VISITAR RAJA AMPAT
Aqui ficam as nossas sugestões de lugares e experiências a não perder quando visitar Raja Ampat. Nós montámos base em Pulau Waigeo, e visitámos outras ilhas de Raja Ampat e pontos de interesse a partir daí.
1. Relaxar num eco resort sobre a água em Raja Ampat
Raja Ampat oferece uma série de actividades e lugares fantásticos, mas uma das melhores experiências que terá quando visitar Raja Ampat será relaxar numa cabana sobre a água e adormecer ao som das ondas. Nós recomendamos o Papuarts Alter Native Stay em Raja Ampat.
2. Fazer snorkel em Yenbuba em Raja Ampat
Raja Ampat é reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus recifes de corais e visibilidade das suas águas. O recife de Yenbuba, junto à ilha de Pulau Mansuar, é um dos mais reconhecidos pela sua biodiversidade, sendo extraordinária a quantidade de peixes que se pode observar. É um dos locais a não perder quando visitar Raja Ampat.
3. Descobrir a biodiversidade de Pulau Waigeo
A biodiversidade de Raja Ampat não se esgota nas suas águas. Nas florestas que cobrem as ilhas, é possível observar muitas espécies de animais, algumas endémicas da região. Em Pulau Waigeo, podem observar-se “pássaros do paraíso”, muito coloridos e vistosos, com danças de acasalamento impressionantes.
4. Visitar a aldeia de Saporkren
A Papua é uma região especial da Indonésia, com uma cultura indígena melanésia distinta de todo o resto do território. Apesar de os povos mais tradicionais viverem no interior montanhoso da Papua, em Raja Ampat é possível contactar com a cultura mais ligada ao mar e à pesca, visitando pequenas povoações e observando de perto o quotidiano dos seus habitantes. É o caso de Saporkren, uma povoação em pulau Waigeo, perto do Papuarts Alter Native Stay.
5. Contemplar as vistas do miradouro de Pianemo em raja Ampat
Pianemo, nas ilhas Fam, é sinónimo de Raja Ampat, de tal forma que a vista deste miradouro sobre as ilhas e ilhéus que ponteiam a paisagem figura no verso da nota de 100.000 rupias! Chegar lá demora o seu tempo, e custa dinheiro, mas vale a pena, principalmente se combinada numa tour com a visita a outros locais (o preço de entrada é 300.000 rupias e deve certificar-se se está, ou não, incluído no preço da tour).
6. Visitar e fazer praia em Arborek
Arborek é uma pequena aldeia em MeosMansar, e vale a pena visitar pela cultura e artesanato, mas também pela praia e snorkel excelente junto ao cais de embarque. É um dos locais de Raja Ampat onde o lado humano e o lado natural se complementam harmoniosamente. À entrada deve fazer um donativo para a comunidade local (50.000 rupias é adequado).
7. Relaxar nas areias flutuantes de Pasir Timbul
É um dos locais mais bonitos de Raja Ampat, uma língua de areia espectacular junto a uma pequena ilha, ao lado da ilha de Kri. É daqueles sítios que dão o título de “último paraíso na Terra” a Raja Ampat.
8. Descontrair na ilha de Kri em Raja Ampat
Kri, uma ilha desabitada junto a Pulau Mansuar, é um dos melhores locais para descontrair uns dias (nos alojamentos que lá existem), ou por umas horas, numa tour de snorkel. Tem praias lindíssimas e excelentes corais nas proximidades. É um dos locais obrigatórios quando visitar Raja Ampat.
9. Fazer snorkel no Friwmunday Wall
Este é um dos melhores locais para fazer snorkel em Raja Ampat, e muito acessível. O recife forma uma parede, a poucos metros da praia e é um excelente local para se observar a biodiversidade. A pequena praia também é um pedaço de paraíso, e uma vez que na ilha só existe uma pequena homestay, parece um local saído da história de Robinson Crusoé.
10. Assistir ao pôr-do-sol na praia de Friwen
É uma das praias mais bonitas de Raja Ampat, uma pequena ilha muito perto de Pulau Waigeo, e por isso acessível. Ao pôr-do-sol é ainda mais bonita. É um dos locais a não perder quando visitar Raja Ampat.
11. Fazer mergulho em Raja Ampat
Nós não somos praticantes, mas Raja Ampat é verdadeiramente um paraíso para o mergulho. Quando visitar Raja Ampat, se puder, não deixe de mergulhar em locais como Manta Sandy, The Passage, Sardine Reef ou nas ilhas a sul de Misool.
12. Assistir ao pôr-do-sol na ilha Waigeo
Raja Ampat tem dos mais belos pores-do-sol que vimos na Indonésia. Ao final da tarde o céu pinta-se, primeiro de laranja e depois de rosa. Um espectáculo maravilhoso.
13. Conhecer os ritmos e sons da Papua
Aproveite a sua estadia em Raja Ampat para conhecer os ritmos e sons da Papua. A melhor forma de os conhecer é na ilha de Waigeo, já que a maioria das outras ilhas só têm alojamentos turísticos. Perto da aldeia de Sarpoken, e ao lado do Papuarts, há um grupo de nativos que preserva as suas tradições e, ocasionalmente, faz performances no eco-resort. Pergunte e não perca a oportunidade de sentir as tradições da Papua.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 116 a 121 – Visitar RAJA AMPAT, um paraíso na Papua para o mergulho e snorkel (Novembro 2019)
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.