Visita Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI | Java – Indonésia

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

No rescaldo do Semeru e de regresso a MALANG | Java – Indonésia

Dia 34 - No rescaldo do Semeru e de regresso a MALANG | Volta ao Mundo
Dia 34 – No rescaldo do Semeru e de regresso a MALANG | Volta ao Mundo

Artigos no nosso blogue sobre locais em Java na Indonésia

  • CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
  • VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Borobudur em Java, Indonésia.
  • VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
  • VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
  • VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
  • VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
  • VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
  • VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
  • VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
  • VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
  • VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.
  • VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
  • VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.

12 horas a dormir! Já não me lembro há quanto tempo não dormia 12 horas seguidas! E soube tão bem. A cama era boa, o banho também, e por isso dormir depois do trilho dos últimos dois dias foi fácil. Mas o dia reservava-nos ainda o regresso a Malang.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Passamos a manhã na homestay onde estávamos alojados, a desfrutar do dolce far niente, um conceito que raramente aproveitamos em viagem. Mas hoje era preciso. Estamos também a habituar-nos a viajar devagar, algo que nunca fizemos. habituar-nos a ir devagar, ao sabor do vento e das coisas. Numa situação normal de viagem, hoje estaríamos já a caminho de outro destino e a programar outras aventuras. Numa viagem longa temos que ter tempo para relaxar, fazer pausas, absorver e processar.

A mochila voltou a encher-se de material de montanha. Voltou a ganhar volume e peso. As minhas botas vão agora penduradas de fora. Preciso de dois dias para descansar os pés e andar de sandálias. Depois de tudo pronto, despedimo-nos de Rani e partimos em direcção a Malang.

A distância entre Tumpang e Malang são pouco mais de 20 km mas com o trânsito caótico e de angkot demora quase duas horas. É preciso apanhar dois angkots, um para Arjosari e outro, depois, para o centro da cidade. 15 000 rupias, no total para a viagem.

Em Malang alojámo-nos nuns bungalows no rooftop de um prédio no centro da cidade. Chama-se Kampong Tourism e são cabanas de bambu, muito giras, com vista sobre a Malang. Um lugar muito acolhedor, com boa comida e relaxado. Perfeito para este nosso dia de descanso.

Acabámos por ainda sair do alojamento para comprar bilhetes de comboio para Banyuwangi, para onde vamos amanhã para daí aceder ao vulcão Ijen. Com bilhetes na mão, acabamos por aproveitar para visitar o Hotel Tugu Malang, uma instituição aqui na cidade e que, de acordo com o guia da Lonely Planet, é o melhor museu da cidade. O bilhete da visita custava 150 000 rupias/pessoa, mas se consumíssemos no restaurante teríamos direito a uma visita guiada. Resolvemos parar no restaurante, beber dois sumos por 120 000 rupias e pedir a visita guiada. E que bela visita! A rapariga que nos recebeu foi super simpática e contou-nos a história por trás daquela magnífica e mítica cadeia de hotéis da Indonésia. A família, de origem indo-chinesa, dedicou-se à cultura do açúcar mas depois resolveu abrir um hotel. O barão do Açúcar. como ficou conhecido, era um coleccionador aficionada por antiguidades do continente asiático e hoje o hotel tem um espólio que rivaliza com a maioria dos museus do sudeste asiático.

Com um restaurante temático que parece o Angkor Wat, no Cambodja, ou um rooftop semelhante ao Festival das Lanternas, na Tailândia, nada neste hotel ficou ao acaso. Visitar este local é obrigatório quando se visita a cidade de Malang.

No final da visita regressamos à nossa cabana, aproveitando o resto do dia para relaxar, conversar e fazer planos. Temos imensos planos para os próximos dias mas sobre isso vamos falar-vos brevemente.

Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dia 34 – No rescaldo do Semeru e de regresso a MALANG | Java – Indonésia (Agosto 2019)

Este era o nosso último dia em Malang. Já tínhamos passado por aqui por duas vezes, mas sempre de passagem. A verdade é que Malang não tem nenhuma atracção suficientemente forte que justifique uma visita à cidade. No entanto, Malang serviu-nos como base para arranjar uma tour para subir o Monte Semeru (e também é um bom sítio para preparar uma tour ao Monte Bromo) e a ela regressamos depois de termos estado no cume do Monte Semeru. Hoje, decidimos conhecer melhor Malang durante o dia, em particular o bairro característico de Kampung Warna Warni para depois apanharmos um comboio em direcção a Banyuwangi.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

De manhã, soube bem levantar e abrir a porta do bungalow do nosso hostel, alojados num terraço no topo de um prédio. Apesar do barulho do trânsito a partir da seis da manhã, a verdade é que se dormiu muito bem, e foi uma sensação refrescante abrir a porta do quarto e deparar com a cidade de Malang e montanhas adjacentes diante dos nossos olhos.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Depois de um bom banho, e de um óptimo pequeno-almoço, fizemos o check-out, deixámos as mochilas e partimos para percorrer um pouco da cidade de Malang. A rotunda Alun-Alun é o centro nevrálgico da cidade. É ali que se encontram dois dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

Balai Kota

Um, denominado, Balai Kota, era o centro do poder colonial holandês em Malang. Magnífico pelas suas dimensões e pela mistura de arquitectura do período colonial com elementos de Java, tal como o telhados em andares.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Hotel Tugu

O outro, o Hotel Tugu, está alojado num edifício clássico, mas é o seu interior que atrai as atenções de hóspedes e não hóspedes.

Perto da rotunda também se encontra a estação de comboios de Malang, e onde também se podem encontrar outros meios de transporte tais como as angkot que percorrem a cidade e arredores.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

A história de Kampung Warna Warni

Mas o nosso objectivo do dia era conhecer o bairro Kampung Warna Warni, localizado a sul da estação de comboios, junto ao rio que atravessa a cidade. A ponte rodoviária que atravessa o rio é, aliás o melhor local para ter o primeiro vislumbre de Kampung Warna Warni e do seu vizinho Kampung Biru Arema. Esta zona era basicamente constituída por favelas com índices de pobreza e de degradação elevados e, qual não é o espanto, quando hoje se vê dois bairros coloridos com indonésios e estrangeiros a visitá-los como atracções turísticas.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

O milagre foi conseguido por estudantes do Departamento de Estudos da Comunicação da Universidade de Malang, que decidiram dar uma nova cara aos bairros degradados, e com a ajuda de uma empresa de pinturas local, retocaram as paredes das casas de forma colorida e decoraram-nas com grafittis e arte de rua. Jodipan, do lado sul e nascente do rio foi o primeiro bairro a sofrer a transformação, em 2016, mas o bairro vizinho de Kampung Tridi, do outro lado do rio, seguiu-lhe rapidamente os passos.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Hoje, Jodipan e Tridi deram origem a Kampung Warna Warni, o “bairro colorido”. Mais recentemente, em 2018, o bairro a montante da ponte rodoviária foi inaugurado como Kampung Biru Arema, este dominado pela cor azul, concordante com o clube de futebol local. O conjunto tornou-se assim talvez a maior atracção turística de Malang actualmente.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Visitar Kampung Warna Warni

Os visitantes pagam um bilhete de entrada de 3000 rupias de um e do outro lado do rio, podendo entrar por qualquer um dos extremos. Nós começámos a nossa visita do lado sul, e é interessantíssimo pensar como seriam estes bairros antes da intervenção. Hoje, são muitos os moradores que se dedicam a actividades relacionadas com a visita dos turistas, vendendo artesanato, bebidas e comida, ou simplesmente servido de guias.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

São inúmeros os lugares, cantos e esquinas que foram propositadamente desenhados como “Instagram spots” e os turistas parecem gostar e concordar! Uma ponte pedonal atravessa o rio para o lado do bairro Tridi, onde a exibição de cor e arte de rua parece ser ainda mais vistosa. Deliciámo-nos nesta visita, e ficámos contentes pela actividade turística poder contribuir para a regeneração de uma área da cidade que estava completamente degradada.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Kampung Biru Arema

Do outro da ponte rodoviária, e uma vez que não tínhamos tempo para mais, ficámo-nos apenas por uma vista panorâmica do Bairro Kampung Biru Arema, uma espécie de Jodhpur indiana ou Chefchaouen marroquina em pleno centro de Malang. Muito bonito!

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Em direcção a Banyuwangi

Mas estava na hora de regressarmos ao nosso hostel, pegarmos nas mochilas e irmos apanhar o comboio. Já tínhamos comprado os bilhetes de véspera, por isso foi só entrar e esperar na plataforma. Eram muitas as pessoas que esperavam esta ligação para Banyuwangi, e também bastantes turistas ocidentais. Por isso, quando o comboio chegou, tivemos de competir e apressar-nos para chegarmos em primeiro aos nossos lugares e conseguirmos arrumar as nossas mochilas.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

O início da viagem coincidiu com o final de tarde e bonitas cores, podendo apreciar-se os verdes arrozais ao pôr-do-sol. Depois anoiteceu e a viagem tornou-se mais monótona.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Só chegámos a Banyuwangi pouco antes da meia-noite. Tínhamos reservado uma homestay mesmo ao lado da estação. O dia seguinte iria ser reservado para a preparação da nossa aventura na Cratera de Ijen e do nosso trabalho sobre os mineiros de enxofre de Ijen.

Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI

Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dia 35 – Conhecer melhor Malang e visitar KAMPUNG WARNA WARNI | Java – Indonésia (Agosto 2019)

Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar

  • MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.
  • VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
  • VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
  • VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
  • VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
  • VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
  • VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
  • VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
  • VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
  • VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
  • VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
  • VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
  • CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
  • VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
  • VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
  • NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
  • MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
  • VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.