Biak é um arquipélago esquecido da Papua Ocidental, Indonésia, principalmente se comparado com a fama do seu vizinho, Raja Ampat. Mas se visitar Biak, encontrará um arquipélago com uma história interessante, preços mais acessíveis (e sem a necessidade de pagar uma taxa de entrada como em Raja Ampat), uma população simpática e receptiva, e praias e recifes de uma beleza estonteante.
Se vais viajar nas Molucas ou Papua, na Indonésia, estes artigos vão ajudar
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores, incluindo em Biak.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem a Biak.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
As ilhas Biak (também conhecidas como Ilhas Schouten ou Geelvink) formam um pequeno arquipélago localizado na baía de Cenderawasih, encaixada entre a Península da Cabeça de Pássaro (Papua Ocidental) e a província da Papua, ambas pertencentes à metade indonésia da ilha da Nova Guiné (a outra metade constitui o país independente da Papua Nova Guiné). A ilha principal é Biak, sendo capital a cidade de Kota Biak, e as pequenas ilhas Padaido estão localizadas a sudeste de Biak.
Filmar o documentário 4 Elementos – Água – Os Piratas de Biak
Antes dos árabes ou dos chineses, dos impérios hindus ou potências europeias, um povo de Biak navegava os mares da Insulíndia, desde Java e Sumatra até às terras do sol nascente. Um povo de navegadores intrépidos, que vinham de ilhas longínquas no leste, em busca de recursos e à procura do desconhecido, e chegaram até terras distantes hoje conhecidas como Sulawesi, Molucas ou Papua. Um povo cujo sustento vinha do mar, e do que dele retirava, e da floresta equatorial, alimentada pelas águas das chuvas. Este era o povo de Biak.
Foi em busca deste povo de Biak, e do que resta das suas tradições, que resolvemos explorar o arquipélago de Biak, tendo como objectivo desenvolver o trabalho sobre o tema “Água” do nosso projecto “4 Elementos”, desenvolvido com o apoio de uma Bolsa de Exploração, da qual fomos vendedores no passado mês de Novembro, promovida pelo motor de pesquisa de viagens momondo e pela agência de viagens de aventura Nomad.
A história das ilhas de Biak
O povo de Biak não tinha rei nem imperador. Os seus líderes eram homens mais velhos, responsáveis pelos seus clãs. Respeitavam o espírito dos seus antepassados e viviam de acordo com tradições cuja origem se perdia nos tempos ali em Biak. Os seus heróis eram guerreiros que desbravavam o oceano em canoas escavadas de troncos, descobriam lugares distantes, e faziam raides sobre embarcações estrangeiras que se aventuravam naqueles mares de Biak. Por isso, Biak, apesar de ser terra distante, era o lar de guerreiros e piratas que inspiravam o medo e respeito dos seus vizinhos.
No século XV, o sultanato de Tidore, nas ilhas das especiarias, estabeleceu laços políticos e matrimoniais com Biak, estendendo a sua influência para leste, e mais tarde desembarcavam naquelas costas os primeiros povos europeus. Portugueses e espanhóis designaram a região por Papua e Nova Guiné, pela semelhança dos seus habitantes com os da costa ocidental africana, mas as cobiçadas especiarias estavam mais a ocidente, longe dessas terras agrestes e inóspitas de Biak, por isso nem uns nem outros se estabeleceram.
Mas os holandeses foram mais persistentes na sua expansão territorial pela Insulíndia, e foi na baía de Cenderawasih onde desembarcaram os primeiros missionários alemães a pisar a Papua, e onde o esforço de evangelização teve maiores consequências, com o desaparecimento de muitas tradições tribais no arquipélago de Biak.
Na Segunda Guerra mundial, Biak foi palco de (mais) uma sangrenta batalha entre japoneses e americanos, que resultou na morte de cerca 10.000 japoneses e 500 americanos. Alguns anos após a independência da Indonésia, Biak passou a ser território indonésio juntamente com a Papua, mas não tem passado incólume às pretensões independentistas desta região, sofrendo por vezes da repressão violenta por parte das autoridades indonésias.
Hoje, apesar de o turismo ter ainda uma expressão muito pequena, Biak (e, em particular, as ilhas Padaido) parece querer assumir o papel de destino de eleição para snorkel e mergulho, seguindo os passos que Raja Ampat trilhou nas últimas duas décadas.
Como chegar a Biak
Para chegar a Biak pode voar ou chegar de barco. Há ligações aéreas a Biak a partir de Jayapura e Nabire, na Papua, e de Makassar, em Sulawesi, para onde pode voar a partir de Jacarta ou Bali ou até de outras cidades indonésias. O aeroporto de Biak fica poucos quilómetros a leste do centro de Kota Biak.
O barco da companhia Pelni faz a ligação entre Jayapura – Biak – Sorong. Entre Jayapua e Biak, a viagem demora cerca de 16 horas. O barco chega ao porto no centro de Kota Biak.
DICA – Para mais informações sobre horários do Pelni para Biak consulte o site da Pelni. Os horários para Biak só são divulgados cerca de um mês e meio antes da data da viagem.
Para mais informações acerca de viajar no Pelni na Indonésia, consulte o nosso artigo “Viajar nas Molucas”.
Onde ficar alojado quando visitar Biak
Kota Biak é o melhor sítio para ficar alojado e poder explorar a partir daí a ilha principal de Biak. Nós ficámos alojados no Padaido Hotel, perto do mercado de peixe de Biak, com os quartos virados para um pequeno e característico porto. Ali, poderá também estabelecer contactos para visitar as ilhas Padaido, ao largo de Biak.
LUGARES E EXPERIÊNCIAS A VER E FAZER QUANDO VISITAR BIAK
Visitar Biak, tendo em conta que é um arquipélago, será sempre algo para ocupar alguns dias, principalmente se visitar outras ilhas além de Pulau Biak. Nós explorámos a ilha principal de Biak e as ilhas Padaido e aconselhamos uma semana, no total, em Biak. Ficam aqui as nossas sugestões de lugares e experiências a não perder quando visitar Biak.
1. Visitar Kota Biak, a capital de Biak
Kota Biak é a capital do arquipélago de Biak e localiza-se na costa sul da ilha principal, Pulau Biak. A cidade de Biak tem alguns pontos de interesse, dos quais se destacam o mercado de peixe (Pasar Ikan). No centro da cidade de Biak encontrará o porto (onde atraca o ferry Pelni), bancos (com ATMs), mini-mercados, e alguns hotéis.
2. Visitar a Gruta de Goa Jepang em Biak
A poucos quilómetros do centro de Kota Biak, Goa Jepang (ou a gruta dos japoneses) é um daqueles sítios onde as paredes parecem querer contar-nos a sua história, e onde o silêncio é perturbador. Biak foi palco de uma sangrenta batalha na Guerra do Pacífico, sendo que os japoneses resistiram até à morte escondidos numa série de grutas e túneis, comuns no subsolo calcário da ilha de Biak. Esta enorme gruta em Biak foi o último reduto nipónico, que acabou por ceder face aos intensos bombardeamentos americanos.
A floresta de Biak reclamou muito do terreno à volta da gruta, mas há um caminho que pode seguir da entrada (preço: 50.000 por pessoa), onde há uma pequena exposição de armas e objectos da época, até chegar aos degraus que descem para a gruta. No seu interior, com um tecto colapsado, podem admirar-se as raízes das árvores que se estendem até ao fundo da gruta e alguns bidões cravejados de buracos de balas.
Nota: o interior da gruta de Biak é extremamente húmido e o chão muito escorregadio. Caminhe devagar e com cuidado para não cair.
3. Visitar Biak de mota
Para poder explorar a ilha de Biak terá de alugar carro ou mota, pois a rede de transportes públicos é muito limitada. Esta opção permite-lhe ter a autonomia e facilidade de locomoção que a dimensão da ilha de Biak exige. As estradas em Biak têm, em geral, um bom piso, e o trânsito, fora de Kota Biak, é pouco intenso. Assim, poderá apreciar a condução em si pela ilha de Biak.
NOTA: Quando viajar de moto na Indonésia, não se esqueça de se fazer acompanhar da sua carta de condução (e se tiver a carta de condução internacional, melhor) e da sua apólice de seguro de viagens.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes em Biak. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
4. Admirar as casas-hangares em Biak
No centro de Kota Biak, e alguns quilómetros fora, é possível encontrar antigos hangares da Segunda Guerra Mundial, agora convertidos em habitações para a população local da ilha de Biak. Em alguns deles, como na zona da gruta dos japoneses, a decoração dos jardins envolve a exibição de invólucros de bombas enferrujadas!
5. Visitar os monumento às vítimas da Segunda Guerra Mundial em Biak
A poucos quilómetros a leste de Kota Biak, encontra-se este monumento, edificado com o apoio do governo do Japão, e que presta homenagem às vítimas do grande conflito do século XX. É um local onde se pode descansar e reflectir em Biak.
6. Visitar Bosnik, uma povoação de Biak
Bosnik é uma pequena localidade a cerca de 20 km a leste de Kota Biak. Aí poderá encontrar um mercado movimentado (Terças, Quintas e Sábados), e é o local privilegiado para apanhar um barco em direcção às ilhas Padaido.
7. Visitar a Praia de Bosnik na ilha de Biak
A praia de Bosnik é uma das atracções de Biak, mas está quase sempre vazia, excepto aos fins-de-semana, quando os locais enchem os pequenos pavilhões de madeira junto à água. O mar tem uma cor azul-turquesa, e a praia é bonita, embora tenha algum lixo na areia, especialmente se a maré estiver a encher.
8. Deslumbrar-se com as ilhas Padaido ao largo de Biak
De Bosnik (ou de Kota Biak) pode alugar um barco (ou partilhar um com a população local) para chegar às ilhas Padaido, a sudoeste de Biak. Estas ilhas ao largo de Biak, rodeadas de recifes e de uma água de cor inacreditável, são um dos locais a não perder quando visitar Biak. Falaremos delas num artigo posterior.
9. Conhecer a Praia de Anggopi
Mais a leste de Bosnik, quase a chegar à ponta da ilha de Biak, encontrará a que é, provavelmente a praia mais bonita da ilha de Biak, com palmeiras, areia branca e água transparente.
10. Visitar a Lagoa Telaga Biru
No interior da ilha de Biak, esta pequena lagoa tem uma das águas mais azuis que nós já tivemos o privilégio de ver. O fundo está repleto de troncos de árvores caídas, o que intensifica o efeito de espelho da água e a sensação de paraíso perdido em Biak.
A lagoa Telaga Biru em Biak está rodeada de floresta equatorial e chegar lá requer viajar pelas estradas do interior da ilha, algumas em mau estado. Mas vale a pena. Deverá utilizar o Google Maps em Biak para chegar lá, uma vez que é provável que não encontre ninguém pelo caminho para perguntar.
11. Visitar Raja Tiga
Alguns quilómetros a oeste de Kota Biak, Raja Tiga (também conhecida como Pantai Adoki) é uma praia cuja paisagem lembra Raja Ampat, com pequenos ilhéus de calcário rodeados de recife e água azul-turquesa em Biak.
Ali partilhará o espaço com a população local de Biak e alguns visitantes indonésios. Junto ao mar, e ao fundo das escadas que descem a falésia, encontram-se algumas piscinas naturais de água doce (que escorre das montanhas do interior da ilha) e onde alguns locais tomam banho em Biak.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 126 a 129 – Visitar BIAK, o arquipélago dos piratas da Papua | Indonésia (Novembro 2019)
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.
Viajar convosco é já um vício maravilhoso. Obrigada e felicidades.
Lusa, não vais ficar viciada e um dia vens connosco. 😉