DIA 46 –De viagem entre as ILHAS NUSA | Volta ao Mundo

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Estava na hora de dizer adeus a Nusa Lembongan e partir para mais uma descoberta, a ilha de Nusa Penida, a maior das três ilhas Nusa ao largo de Bali. Há poucos anos, Nusa Penida estava completamente fora dos circuitos turísticos e era território virgem.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Hoje, são milhares aqueles a visitar Nusa Penida diariamente, a maior parte em tours de um dia vindos de Nusa Lembongan ou de Bali, outros de forma independente e que se alojam na ilha. Nós queríamos conhecer Nusa Penida e ver de que forma o turismo está a alterar o carácter da ilha.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Em trânsito entre as ilhas Nusa

Ainda em Nusa Lembongan, de manhã ainda tivemos tempo de desfrutar um pouco da piscina do nosso hotel. Além das motos, os únicos transportes que percorrem a ilha são carrinhas cuja parte de trás foi alterada para transportar turistas. Estas carrinhas são usadas pelas agências, mas também podem ser contratados para deslocações particulares, e foi isso que fizemos para ir de Mushroom Beach, onde estávamos alojados, para Yellow Bridge, local onde apanharíamos o barco em direcção a Nusa Penida.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Logo depois de comprarmos o bilhete, conseguimos lugar num barco que estava a sair. A viagem é curta, e o mar estava calmo entre as ilhas Nusa. Chegámos ao porto de Tokapayeh, o principal de Nusa Penida. Logo aí, tivemos de decidir o que fazer quantos a transportes. A nossa guesthouse era a alguns quilómetros do porto, e iríamos gastar bastante dinheiro em táxis. Além disso, queríamos explorar a ilha, e não havia outra hipótese senão alugar um carro com motorista (cómodo mas muito caro) ou alugar moto. Optámos pela segunda. Como tínhamos as mochilas grandes, e só íamos alugar uma moto, contratámos um senhor para as trazer.

A chegada a Nusa Penida

Em Nusa Penida, o trânsito já é muito mais intenso do que nas outras ilhas Nusa. Há muitos mais carros, ou melhor, jipes, e a estrada costeira que percorremos estava em hora de ponta da manhã. Passado pouco tempo, estávamos a chegar à Kubu Ganesh Guesthouse, que seria o nosso lar durante duas noites. Fica na vila de Sempalan, mesmo de frente para o mar, com a ilha de Bali a ver-se no horizonte.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

A guesthouse tem um espaço amplo, relvado, com uma casa de arquitectura de estilo indonésio, em madeira, com dois pisos, e que alberga os três quartos que compõem o alojamento. O dono, um francês que explorou Bali e as ilhas Nusa há muito tempo, e decidiu viver em Nusa Penida, recebeu-nos com um sumo natural de manga e conversou connosco acerca do turismo e do seu impacto sobre Nusa Penida, e deu-nos dicas sobre o que não perder na ilha.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Tour de snorkelling com mantas nas ilhas Nusa

Depois de nos instalarmos, saímos para ir fazer uma tour de snorkelling de observação de mantas, que arranjámos com a Sunsky Bali Tour. A ilha de Nusa Penida é famosa por ter vários pontos junto à sua costa onde se podem observar estes magníficos animais. Nós já tínhamos nadado com mantas nas Maldivas, mas não podíamos deixar passar esta oportunidade de repetir uma experiência incrível.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo
DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo
DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

O transporte da Sunsky Bali Tour veio buscar-nos ao hotel, e levou-nos a Crystal Bay, a praia de onde iniciaríamos a nossa tour. Infelizmente, nestes dias tem havido muito vento e o mar em Nusa Penida está muito revolto. Isto normalmente afasta as mantas dos seus spots habituais. Fomos de barco para a chamada Manta Bay e mergulhámos na água fria e revolta. Estivemos dentro de água cerca de meia hora, mas mantas, nada. Estávamos com azar!

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Regressámos ao barco e ainda fomos fazer snorkelling em Crystal Bay, onde ainda existem uns belos espécimes de coral, mas nada podia substituir a experiência com as mantas. Pode ser que haja outra oportunidade.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Adormecer a ouvir o mar em Nusa Penida

De regresso à nossa guesthouse, era já meio da tarde e decidimos que iríamos desfrutar um pouco do espaço e também trabalhar. Organizamo-nos e preparámos o dia seguinte, dedicado a explorar as principais atracções de Nusa Penida. Estivemos sentados a trabalhar num alpendre virado para o mar, e aproveitámos para comer umas peças de fruta que tínhamos comprado. O final do dia foi passado a observar o pôr-do-sol.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Ao jantar, tínhamos a opção de comer na guesthouse, mas resolvemos jantar fora. Mas estava na hora de descansar, pois nos dias seguintes iríamos levantar cedo e o itinerário era pesado. Adormecemos com a porta da nossa cabana aberta e com o som das ondas a bater na areia.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.