TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Tana Toraja é uma região montanhosa no centro da província sul da ilha de Sulawesi e é um destino a não perder quando se visita esta ilha da Indonésia. É uma região onde se pode percorrer trilhos nas montanhas de um, ou vários dias, admirar a paisagem e desfrutar da serenidade do ritmo de vida rural das pequenas aldeias. Mas, é a riqueza e singularidade cultural do povo que habita estas montanhas que atrai visitantes a Tana Toraja.

Se quiser ter uma experiência cultural em Tana Toraja, em Sulawesi, desde Bali, é possível. Há um tour de 3 dias que permite visitar esta região e testemunhar algumas destas realidades. Pode marcar aqui a sua tour.

Se vai viajar para Sulawesi, na Indonésia, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
  • VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
  • VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
  • CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
  • VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
  • MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.

O povo de Tana Toraja

Os habitantes de Tana Toraja são, em esmagadora maioria, cristãos, fruto de um esforço de evangelização promovido pela Holanda, a potência colonizadora que, no século XX, procurou dominar todo este território até então pouco explorado. Mas a religião local, designada Aluk To Dolo, nunca desapareceu e ainda hoje o cristianismo convive com rituais de vida e de morte, envolvendo sacrifício de animais, celebrando a construção de uma nova casa, o começo das colheitas, ou a passagem para o outro mundo de um ente querido.

As casas tradicionais, designadas tongkonan (“sítio para se sentar”) e construídas em madeira de bambu, são um motivo de orgulho para as famílias, e podem ser admiradas um pouco por toda a parte, dominando a paisagem com os seus telhados característicos, elevados nas pontas, e que se pensa simbolizarem os cornos dos búfalos (mas que também lembram a proa e ré de um barco).

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Rituais de morte

Mas são os rituais fúnebres, em particular, o ponto fulcral da vida social do povo Toraja. São grandes festas, que duram vários dias, e para as quais é convidada toda a família e grande parte da comunidade local. Um funeral de classe média envolve habitualmente o sacrifício de, pelo menos, 15 búfalos e mais de 20 porcos, e tem um custo total que ronda os 600 milhões de rupias indonésias, cerca de 40.000 €.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Numa região onde o rendimento médio mensal per capita ronda os 2,5 milhões de rupias, cerca de 160 €, os custos dessas cerimónias são sempre um pesado encargo para a família que, no entanto, encara estas não como um fardo, mas sim como um momento privilegiado para fazer a devida homenagem à pessoa falecida, e ganhar prestígio junto da comunidade.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Curiosamente, as remessas dos muitos emigrantes toraja a trabalhar na Papua ou Kelimantan, mas também na Malásia, Singapura ou Austrália, têm alimentado uma corrida a cerimónias cada vez maiores e a uma inflação dos custos. Não é assim de admirar que os próprios habitantes de Tana Toraja muitas vezes digam que ganham dinheiro durante toda a vida para celebrar a morte.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

4 Elementos – Ar

Foi em busca desta tradição e destes rituais que nós nos aventurámos pela região de Tana Toraja, tendo como objectivo documentar o tema “Ar” do nosso projecto “4 Elementos”, desenvolvido com o apoio de uma Bolsa de Exploração, da qual fomos vendedores no passado mês de Novembro, promovida pelo motor de pesquisa de viagens momondo e pela agência de viagens de aventura Nomad.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Para isso, contávamos ficar alojados alguns dias na casa de uma família que tivesse uma pessoa morta (apenas “doente” na tradição local) em casa, enquanto os preparativos do respectivo funeral são ultimados, e noutros dias assistir a rituais que estivessem a acontecer em diferentes locais.

Sabíamos que a maioria das cerimónias fúnebres acontece nos meses de Julho e Agosto, quando é mais fácil juntar as famílias, mas a nossa viagem pelo resto da Indonésia, antes de chegarmos a Sulawesi, levou a que só visitássemos Tana Toraja no mês de Setembro. Ainda assim, os rituais acontecem também durante o ano e por isso estávamos optimistas quanto ao número de acontecimentos que poderíamos presenciar.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Montar base em Tana Toraja

Mas, primeiro, era necessário montar uma base na região, um local onde pudéssemos trabalhar, e de onde fosse possível nos deslocarmos para diferentes locais na região, assim como deixar as nossas mochilas grandes quando fôssemos ficar alojados com a família local. Para que isso se concretizasse, era necessário também estabelecer contactos com pessoas no terreno.

Escolhemos a cidade de Rantepao como base logística para a nossa semana em Tana Toraja, sendo a maior cidade da região, e com uma localização central que nos permitiria deslocar para onde fosse preciso. Quanto a alojamento, a nossa escolha recaiu sobre a Mamma Tia Homestay, um pouco deslocada do centro de Rantepao, mas que acabou por ser uma óptima opção, pois o dono, Yakov , foi extremamente prestável e mostrou-se profundamente conhecedor, tanto dos costumes e tradições da região, como das famílias e locais onde se desenrolavam cerimónias.

Aliás, Yakov é uma espécie de autoridade local, de tal forma que participou num documentário da National Geographic sobre Tana Toraja e, ao mesmo tempo que nos ajudava, também prestava apoio a uma equipa de filmagem australiana. Foi Yakov que nos fez uma primeira introdução à região e que nos arranjou o contacto da família que nos iria receber na sua casa durante três dias.

Para se poder assistir a uma cerimónia fúnebre, basta saber onde ela está a acontecer, e aparecer. Os toraja têm orgulho nas suas tradições e as cerimónias fúnebres são o momento mais alto e mais visível dos seus costumes ancestrais, e por isso os visitantes são bem recebidos (tradicionalmente, quem comparece deve fazer uma doação à família, e isso também é esperado de visitantes estrangeiros). No entanto, é aconselhável comparecer nas cerimónias acompanhado de alguém que conheça a família e possa falar com as pessoas, além de poder explicar tudo o que se passa.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Viver com uma família (e um morto) em Tana Toraja

Queríamos sentir de perto o modo como as famílias vivem, e convivem, com a morte de um ente querido, e por isso ficámos alojados com uma família de uma aldeia a sul de Rantepao. Durante esses dias dividimos a casa e o espaço com a família, comemos as refeições com eles, dormimos na sala ao lado dos seus quartos, e partilhámos o seu dia-a-dia. A comunicação não era muito fácil, uma vez que só um ou dois elementos da família sabiam algumas palavras em inglês, mas fomos recebidos com hospitalidade e simpatia.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi
Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Tujuh, o avô da família, de 92 anos de idade, tinha morrido num hospital havia cerca de duas semanas, o seu corpo tinha sido injectado com uma solução de formol, e tinha sido enviado para casa da família. De acordo com a tradição de aluk to dolo, quando uma pessoa se aproxima do fim da vida, o seu espírito começa a deambular para fora do corpo, mas não se afasta definitivamente. Para o mundo ocidental, a pessoa já morreu, mas na verdade, para os Toraja, está apenas doente, com febre, num estado que designam por to makula.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi
Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

O corpo de Tujuh estava dentro de um caixão, no quarto que lhe pertencia em vida. Não mostrava sinais de decomposição e não emitia cheiro desagradável. Para a família, ele continuava presente e vivo. Os toraja acreditam que o espírito da pessoa doente permanece junto do corpo e que a pessoa ainda consegue ver, ouvir, e sentir. Sendo assim, é dever da família tratar da pessoa doente, dando-lhe de comer, falando para ela, e convivendo com ela no dia-a-dia. A sua neta levava-lhe comida à hora das refeições e conversava com ele, enquanto o bisneto, um miúdo de dez anos, olhava em silêncio e com curiosidade.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi
Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Preparativos para o funeral

Fora da casa tudo se passa como nos outros dias. Mas agora é tempo da família pensar nos preparativos das cerimónias fúnebres, onde irão ser realizados os rituais ancestrais, sem os quais, acreditam, o espírito da pessoa não passará para o outro mundo. A família que nos acolheu é pobre, a casa é muito simples, e as refeições são todas iguais, desde o pequeno-almoço até ao jantar, e constituídas por arroz branco e tempeh, um frito com base de grãos de soja. Não será fácil para esta família organizar um grande funeral, mas irão fazer o seu melhor para homenagear o avô e mostrar à comunidade o seu valor.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Após escolhido o local do recinto onde irão decorrer as cerimónias, neste caso, junto à casa da família, é necessário construir pavilhões em bambu que irão albergar os convidados. Os homens da família estão já a trabalhar no quintal, partindo pedra manualmente e nivelando o terreno para as construções. Os miúdos levam o búfalo da família a passear, dão-lhe banho e poem-no a pastar. É o pertence mais valioso da família, de seu nome Tedong, mas será este animal o primeiro a ser sacrificado nos rituais fúnebres.

Mas para a cerimónia poder ser realizada ainda falta quase tudo. As principais tarefas são comprar mais búfalos e porcos, que serão sacrificados e cuja carne será distribuída pela comunidade, e também convocar toda a família. Finalmente, deverão marcar uma data na qual seja possível a toda a família estar presente, mesmo deslocando-se de sítios longínquos como a ilha de Papua. Todo o processo dura habitualmente alguns meses, mas em alguns casos pode durar anos. A família está optimista e pensam que em Novembro deverão estar prontos para a grande cerimónia.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Infelizmente, nós não poderíamos acompanhar todo o processo e estar presentes nas cerimónias desta família, por isso resolvemos tentar presenciar os rituais fúnebres realizados por outras famílias e que estavam a acontecer na semana que passámos em Tana Toraja. No final daqueles dias, despedimo-nos da família e de Tujuh, e oferecemos uma pequena doação para agradecer a hospitalidade e ajudar aos custos do funeral. Estava na altura de explorarmos um pouco mais Tana Toraja e presenciar ao vivo a intensidade dos rituais fúnebres.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Cerimónias fúnebres

Nós assistimos às cerimónias de duas famílias e foram experiências complementares, pois uma era uma família de classe alta, com muitos convidados, e a outra, uma família de classe média, com uma cerimónia mais intimista. No entanto, em ambos os casos, o ambiente geral é o de uma grande festa, muito parecido com o dos nossos casamentos. Quando chegamos, somos imediatamente convidados a sentar-nos, e servem-nos comida e bebida como às restantes pessoas, tradicionalmente vinho de palma, arroz e carne de porco, cozinhada em tubos de bambu.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

A cerimónia propriamente dita inicia-se com uma procissão do defunto. O corpo da pessoa falecida encontra-se num caixão que por sua vez é transportado numa estrutura de bambu, que às vezes tem a forma de tongkonan, e que desfila pelo recinto e pela aldeia. As mulheres seguem à frente do caixão, mas este é transportado apenas por homens. O desfile é um momento de despedida, mas marcado por alegria, danças e convívio entre pessoas que a maior parte das vezes não se vê há muito. No fim do desfile, o caixão é retirado da estrutura de bambu e transportado para uma outra estrutura, alta, onde ficará, de onde a pessoa falecida possa como que supervisionar as cerimónias.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

A seguir é feita a recepção oficial aos convidados. Tudo é muito organizado, e os pavilhões são numerados, de forma parecida com a numeração das nossas mesas de casamento. As doações dos convidados, búfalos, porcos, vinho de palma ou dinheiro, são registadas cuidadosamente. Quem chega e em que ordem, quem ofereceu o quê e a quem, tudo é anotado, uma vez que os presentes doados nas cerimónias criam uma dívida da família para com quem oferece, dívida esta que será paga numa outra cerimónia. O governo indonésio monta também uma barraquinha em cada cerimónia, registando as doações e cobrando um imposto por cada animal transaccionado e por cada doação em dinheiro.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Sacrifício dos búfalos

Depois vem a parte mais visceral da cerimónia, a do sacrifício dos animais. Os toraja acreditam que o espírito da pessoa só começa a sua viagem para o outro mundo quando o primeiro búfalo é sacrificado, sendo que a alma do búfalo ajudará o espírito da pessoa a encontrar o seu caminho em direcção Puya, onde encontrará os seus antepassados. Por isso, o sacrifício dos búfalos acontece no pátio principal, de frente para o caixão.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

O búfalo é preso a uma estaca no chão e alguém lhe dá um corte na garganta com um machete. O sangue jorra em grandes quantidades e o animal, na maior arte das vezes, morre em poucos segundos, aparentemente sem sofrer muito. No entanto, quando é feito um sacrifício de vários búfalos, pode acontecer alguns demorarem mais tempo a morrer e agonizarem durante alguns minutos até a vida se esvair. Ao mesmo tempo, os porcos são mortos, normalmente noutro pátio, e o seu pêlo é queimado. Tanto os búfalos como os porcos são desmanchados no local, à vista de todos, e a sua carne é distribuída pelos convidados e comunidade local.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

As cerimónias podem prolongar-se durante vários dias, e é a família que decide, dia a dia, qual o programa a seguir e quanto tempo demorará cada fase da cerimónia. É habitual que a cerimónia demore um total de, pelo menos, três dias.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

A última morada

No fim das cerimónias fúnebres, é tempo do funeral propriamente dito. O caixão, juntamente com objectos pessoais, volta a ser transportado pela família, desta vez em direcção à sua última morada.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Conforme as posses das famílias, o caixão contendo o corpo era tradicionalmente depositado numa gruta, num túmulo escavado na rocha, ou pendurado numa falésia, e uma efígie de madeira, designada por tau tau, e representando o espírito da pessoa falecida, era colocada numa varanda na falésia ou junto ao caixão. No entanto, actualmente, a opção mais popular é sepultar o caixão numa casa mortuária, muitas vezes com a forma da casa tradicional tongkonan, mas também começa a ser usual o enterro no chão.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

As grutas e falésias onde os caixões eram tradicionalmente depositados podem ainda hoje ser visitados um pouco por toda a região. Nós alugámos uma moto e durante dois dias per corremos a região de Tana Toraja à procura dos lugares mais emblemáticos.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Com uma imagética poderosa e profundamente tocantes, alguns destes lugares destacam-se pela sua dimensão e número de caixões em madeira trabalhada, mas são as enigmáticas figuras tau tau, que nos parecem seguir com o olhar, que emprestam ao ambiente um carácter mais místico. Estas foram proibidas pela religião católica, mas ainda hoje as famílias mais abastadas mandam esculpir uma figura à semelhança da pessoa falecida, agora algo mais fácil com a ajuda de fotografias. Na tradição toraja, um antepassado nunca é esquecido, e a figura tau tau é uma forma de visualizar e recordar alguém que já partiu.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Mas a última morada não é sinónimo de último adeus. Anualmente, ou com um intervalo de vários anos, os toraja fazem uma cerimónia de homenagem àqueles que já partiram, oferecendo comida e relembrando os seus entes queridos. Os rituais ma’nene ancestrais envolvem o retirar do corpo do caixão, a sua limpeza, a colocação de roupas novas e uma nova procissão. No entanto, são cada vez menos aqueles que o fazem, e hoje só é possível assistir a estes rituais no mês de Agosto, depois da colheita de arroz, mas antes da época das cerimónias fúnebres, e em zonas muito específicas da região.

Dias 83 a 89 - TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi

Se quiser ter uma experiência cultural em Tana Toraja, em Sulawesi, desde Bali, é possível. Há um tour de 3 dias que permite visitar esta região e testemunhar algumas destas realidades. Pode marcar aqui a sua tour.

Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 83 a 89 – TANA TORAJA, uma semana embrenhados nos rituais de vida e morte em Sulawesi (Outubro 2019)

Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
  • VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
  • VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
  • VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
  • VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
  • VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
  • VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
  • CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
  • VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
  • VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
  • VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
  • VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
  • VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
  • VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
  • NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
  • MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
  • VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
  • VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
  • VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
  • VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
  • VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
  • VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
  • VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Helena Nunes diz: Responder

    Que privilégio poderem ter tido esta experiência.
    O vídeo está muito bem feito, e a musica escolhida é perfeita, para que, tudo em conjunto, nos envolva e emocione – senti-me lá.
    Obrigada por partilharem as vossas experiências.
    Helena

    1. Carla Mota diz: Responder

      Muito obrigada pelo feedback, Helena. É muito importante para nós.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.