Gili Trawangan, mais conhecida por Gili T. Aponte este nome! Ainda existem paraísos na terra? Claro! E Gili Trawangan anda lá muito perto. Depois de termos visitado Ubud e de termos explorado os seus arredores e a região do lago Danau Batur, era tempo de dizer adeus a Bali e entrar em Lombok, na Indonésia. O nosso próximo destino na Indonésia eram as ilhas Gili, e em primeiro lugar, a ilha de Gili Trawangan, a maior das três ilhas ao largo de Lombok e mais acessíveis desde Bali.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
Artigos no nosso blogue sobre locais em Bali e Lombok na Indonésia
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali e com dicas para Gili Trawangan.
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores e também em Gili Trawangan.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento para Ubud, tours, transportes, lugares a visitar em Ubud, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento em Munduk, tours, transportes, lugares a visitar em Munduk, etc. na cidade e arredores de Munduk e nas montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia. Em bom destino para combinar com uma viagem a Gili Trawangan.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali e Gili Trawangan.
As ilhas Gili na Indonésia
Gili Trawangan, e as suas vizinhas, Gili Meno e Gili Air, são um excelente destino para quem anda à procura daquelas praias de areia de coral e águas de cor azul-turquesa próximo de Bali. O mar em Bali é mais indicado para o surf, e as praias às vezes deixam algo a desejar, mas nas ilhas Gili encontrará a tranquilidade e aquele cantinho na areia para estender a sua toalha. E Gili Trawangan é o local ideal para começar.
Mas não há bela sem senão, sendo que as ilhas Gili têm visto a sua popularidade a subir exponencialmente, e o fluxo de turistas que chegam todos os dias a Gili Trawangan, particularmente na época alta (meses de Julho e Agosto e a época de Natal), é considerável. E isso tem consequências, quer no ambiente natural, quer no ambiente da ilha de Gili Trawangan.
Por exemplo, já tínhamos lido que Gili Trawangan (conhecido pelos locais como Gili T) é também uma party island. A música nos bares ou, pura e simplesmente, na praia, toca até de madrugada. Íamos, no entanto, com a esperança que a tranquilidade ainda possa morar ao lado da diversão em Gili Trawangan. Até porque estas ilhas são muito pequenas, e por isso a capacidade de carga turística é limitada, logo estão, à partida, a salvo de grandes empreendimentos e hotéis de grandes cadeias.
É certo que a população já não vive como há 20 anos, dedicando-se agora quase em exclusivo ao turismo em Gili Trawangan, mas o ritmo destas pequenas ilhas continua a ser único, com as suas ruas cheias de areia percorridas por bicicletas ou carroças puxadas a cavalos. Há alguns hotéis de média dimensão em Gili Trawangan, mas a maior parte dos alojamentos e restaurantes são de pequena dimensão, quase familiar.
E é isso que torna Gili Trawangan e as suas vizinhas únicas. Respira-se um ar diferente, um ambiente de “caraíbas”, em que nadar com tartarugas, e um sumo de fruta ou um cocktail ao pôr-do-sol são os pontos altos do dia em Gili Trawangan.
A ilha de Gili Trawangan nas ilhas Gili
Gili Trawangan é a maior ilha das três ilhas Gili, mas mesmo assim tem um comprimento máximo que não chega aos três quilómetros (a estrada, em terra batida, que dá a volta completa à ilha de Gili Trawangan, sempre junto ao mar, tem cerca de 7 km). A costa leste da ilha de Gili Trawangan é a mais movimentada, com a maior parte dos restaurantes e bares na marginal frente ao mar, e o porto de chegada de barcos vindos de Bali, Lombok e mais longe.
Basta andar um pouco para dentro da pequena localidade de Gili Trawangan e encontra-se uma população local afável e que sabe receber, com um ritmo de vida ditado pelas marés, pela pesca e pela chegada dos barcos com turistas a Gili Trawangan.
Se estiver em Bali, apanhe um transfer para o porto de Sanur (marque aqui) e depois um barco para Gili Trawangan, em Lombok (terá que sair de Portugal um dia antes).
Pode marcar o seu barco para Gili Trawangan, em Lombok antecipadamente e ter tudo preparado para quando chegar a Bali. Marque aqui.
Onde dormir em Gili Trawangan
Em Gili Trawangan nós ficámos alojados nas Cotton Tree Cottages, a cinco minutos da marginal, mas dentro da localidade, numa zona mais calma de Gili Trawangan e facilmente acessível a pé ou de bicicleta. Os chalés são absolutamente deliciosos, uns com dois pisos para famílias, mas o nosso apenas com um piso. O alpendre em frente à piscina, e a casa de banho com telhado ao ar livre completavam o panorama com que nos deparámos quando chegámos a Gili Trawangan e com o qual nos apaixonámos imediatamente.
O restaurante do Cotton Tree Cottages é também uma boa opção (e em conta) para uma refeição a meio do dia ou à noite em Gili Trawangan. De manhã, começávamos sempre o dia em Gili Trawangan com um óptimo pequeno-almoço, que nos preparava para as aventuras que se seguiam em Gili Trawangan.
Geralmente procuramos alojar-nos em alojamentos em frente ao mar mas tínhamos lido que Gili Trawangan, em Lombok, era uma ilha com muitas festas à noite na praia e que por isso seria muito barulho. É verdade, há muitas festas à noite e se quer descansar deve evitar alojar-se na parte oeste da ilha de Gili Trawangan. No entanto há algumas coisas importantes sobre Gili Trawangan, que precisa de saber:
- A ilha de Gili Trawangan tem duas partes muito distintas, a parte oriental de Gili Trawangan, cheia de restaurantes, bares, discotecas, com festas de dia e de noite e, a parte ocidental de Gili Trawangan, com um ambiente mais hippie, tranquilo, sem luz pública na rua, com algumas fogueiras e festas ocasionais na praia mas uma onda muito mais cozy. Gostamos muito mais da parte ocidental da ilha de Gili Trawangan.
- A ilha de Gili Trawangan é facilmente explorável de bicicleta (em pouco mais de uma hora dá a volta à ilha de Gili Trawangan) por isso escolha um alojamento que lhe dê garantias daquilo que gosta em Gili Trawangan.
- Há restaurantes bons nas duas partes da ilha de Gili Trawangan por isso ficará sempre bem servido.
- O pôr-do-sol, um dos momentos altos dos dias em Gili Trawangan, são magníficos na parte ocidental da ilha, com vista sobre Bali e o monte Batur. Um dos melhores pores do sol do mundo é ali em Gili Trawangan.
Se procura alojar-se noutro local da ilha de Gili Trawangan, mais perto da praia estas são as melhores opções
- Kaleydo Villas – Hotel cheio de glamour e estilo em frente ao mar na zona mais badalada de Gili Trawangan. Outras opções do género em Gili Trawangan: Gili Treehouses ou Kuno Villas.
- Trawangan Dive Resort – Hostel de mergulho em Gili Trawangan, oferendo cursos Padi e mergulhos aos melhores locais das Gili. Outras opções do género em Gili Trawangan são o Manta Dive Gili Trawangan Resort ou o Compass Divers Hostel.
- Gili Nyepi – Alojamento local simples para quem tem orçamentos limitados em Gili Trawangan. Outras opções do género em Gili Trawangan são o Coral Paradise, o Meisya Cottage ou Moana Guesthouse.
- Pearl of Trawangan – Excelente relação preço-qualidade. Na parte ocidental da ilha, longe da confusão e das multidões, tem o Aston Sunset Beach Resort Trawangan, o melhor pôr-do-sol da ilha de Gili Trawangan.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR GILI TRAWANGAN
Os dias que passámos em Gili Trawangan foram um dos pontos altos da nossa viagem na Indonésia. Deixamos, então, as nossas sugestões para viver experiências inesquecíveis quando visitar Gili Trawangan.
DICA – Leve material de snorkel na mochila para Lombok e aproveite para fazer snorkel nos diferentes pontos da ilha, não se vai arrepender. Compre também uns sapatos de borracha em Lombok logo no primeiro dia e depois use-os ali nas Gili mas também nas restantes praias de Lombok.
1. Explorar Gili Trawangan a pé ou de bicicleta
Uma das características mais charmosas de Gili Trawangan é que não há carros e quase nenhuma moto, e os transportes mais velozes são carroças puxadas a cavalo. Pode, então, esquecer os veículos motorizados em Gili Trawangan e explorar a ilha a pé. No entanto, aconselhamos fazer como os locais e deslocar-se de bicicleta em Gili Trawangan, pois dá-lhe mais liberdade e ganhará tempo. O aluguer de bicicleta em Gili Trawangan é barato (entre 40.000 e 50.000 rupias por dia) e pode circular por toda a ilha sem problemas pois sabe muito bem.
2. Descubrir a praia mais bonita de Gili Trawangan
Um dos prazeres ao visitar Gili Trawangan é dar uma volta à ilha e descobrir o seu cantinho preferido. As costas a leste e sul de Gili Trawangan são mais movimentadas; a oeste e norte são mais sossegadas. Estenda a toalha na areia branca de coral e relaxe em Gili Trawangan. Não se esqueça que, na maré baixa, muitas das praias de Gili Trawangan têm a água muito rasa e o fundo é de coral que magoa os pés. Compre uns sapatos de borracha, evite pisar o coral e procure nadar logo que possível.
3. Nadar com tartarugas em Gili Meno
Uma das experiências obrigatórias em Gili Trawangan é fazer snorkelling. Há várias tours em Gili Trawangan à venda em muitos sítios ou, em alternativa, pode alugar um barco só para si. Normalmente, os barcos visitam 3 ou 4 pontos de snorkelling perto de Gili Trawangan. Um dos favoritos é ao largo de Gili Meno (designado Gili Meno Wall), onde a plataforma de coral (muito plana junto à praia) de repente cai em profundidade. Nesse contacto entre águas de diferentes profundidades, é quase certo encontrar tartarugas, especialmente de manhã.
4. Divertir-se a fazer snorkelling em Gili Trawangan e Gili Meno
Outro dos pontos altos de uma tour de snorkelling em Gili Trawangan, quer seja em grupo, quer seja privada, é visitar alguns ‘instagram spots’ subaquáticos.
Um deles é um conjunto de estátuas em Gili Meno, em círculo, representando casais que se abraçam e sereias. Outro, são duas scooters nas quais pode fingir andar debaixo de água em Gili Trawangan. No primeiro lugar prepare-se para encontrar muita gente na água, especialmente à hora dos tours de grupo em Gili Trawangan.
5. Tirar um curso de mergulho em Gili Trawangan
Gili Trawangan é um destino de topo no que diz respeito a mergulho. Se nunca fez, aproveite e tire um curso em Gili Trawangan que o habilitará a mergulhar de forma autónoma. Se já tem experiência, desfrute da vida subaquática que povoa os corais ao largo das ilhas Gili. De uma forma, ou de outra, será uma experiência inesquecível. E, como dizem os cartazes em Gili Trawangan “Quando foi a última vez que fez algo pela primeira vez?”.
6. Tomar um banho na piscina em Gili Trawangan
Se já estiver farto da água salgada em Gili Trawangan, não desespere. Uma boa parte das muitas opções de alojamento em Gili Trawabgan tem a sua piscina, como no nosso alojamento Cotton Tree Cottages, e muitas delas viradas para o mar. Dê umas braçadas, mergulhe, ou simplesmente relaxe à beira da piscina com um sumo de fruta na mão.
7. Descansar numa cama de rede sobre o mar
Muitas praias de Gili Trawangan estão equipadas com acessórios de lazer como camas de rede ou baloiços, alguns deles em plena água, que se tornaram um chamariz para aqueles que querem eternizar um pôr-do-sol, ou simplesmente uma manhã bem passada em Gili Trawangan. Relaxe, respire fundo e deixe o sol e os sons do mar fazer o resto em Gili Trawangan.
8. Desfrutar da happy hour em Gili Trawangan
Se bem que todas as horas passadas em Gili Trawagan deverão ser “happy hours”, a verdade é que já é tradição na ilha a happy hour dos bares e restaurantes, quando as bebidas estão a metade do preço (ou buy 1, get 2). O horário é flexível, conforme o estabelecimento, mas geralmente cai entre as cinco e as oito da noite (ou seja, são três happy hours!). Em Gili Trawagan, os cocktails são, em geral, um pouco caros, por isso aproveite bem.
9. Assistir a um pôr-do-sol inesquecível sobre Bali
Já assistimos a muitos e bonitos pores-do-sol, mas quando o sol começa a descer no horizonte, a neblina se dissipa para mostrar a silhueta imponente do monte Agung (em Bali), e o céu se ilumina de cores laranja e rosa, não há muitas palavras a dizer. Não perca esta oportunidade, arranje um puf de frente para o mar numa praia da costa oeste de Gili Trawangan, e desfrute do espectáculo. Será, com certeza, um final de dia em Gili Trawangan para mais tarde recordar. Este foi um dos pores do sol mais bonitos que vimos no mundo.
10. Ir ao cinema ao ar livre numa praia de Gili Trawangan
Há alguns estabelecimentos em Gili Trawangan, particularmente na costa oeste, que oferecem sessões de cinema ao ar livre, na areia da praia. Normalmente há uma sessão às 19.00h e uma às 21.00h em Gili Trawangan. Após o pôr-do-sol, é uma excelente forma de continuar o serão. Até há pipocas! Nós encantamo-nos com o filme “Nasceu uma estrela” com as estrelas do céu como companhia.
11. Fazer um jantar romântico na praia
É inevitável; Gili Trawangan é um lugar dado ao romantismo, e não há melhor forma de começar a noite do que um jantar romântico ao lado da água em Gili Trawangan.
Faça uma surpresa à sua cara-metade em Gili Trawangan e reserve uma mesa iluminada com velas com o mar quase a bater nos pés. Vai ver que não se arrependerá.
DICA: numa ilha, não resista ao marisco ou peixe grelhado.
12. Dançar ao som do reggae em Gili Trawangan
As festas em Gili Trawangan são lendárias. À noite, os bares transformam-se em discotecas em Gili Trawangan, mas a diversão estende-se até às praias e até a barcos ancorados ao largo. É só escolher. A vibe, essa, é de descontracção, informalidade, e alegria de vida. Como não podia deixar de ser…
13. Saltar entre as ilhas Gili e visitar as vizinhas Gili Meno e Gili Air
Finalmente, Gili Trawangan é uma óptima base para explorar as ilhas Gili vizinhas. Há barcos rápidos (speed boats), mais caros, mas como as distâncias são curtas, os “public boats” são a melhor opção. Muito mais baratos, ligam as ilhas a todas as horas, enchendo rapidamente. Se não quiser deixar Gili Trawangan (o que é perfeitamente compreensível), vá de manhã e regresse à tarde, e conheça um pouco de Gili Meno e Gili Air.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. DIAS 54 a 56 – O que fazer em GILI TRAWANGAN, experiências inesquecíveis nas Gilis (Setembro 2019)
GUIA DE VIAGEM DE BALI – INDONÉSIA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Bali na Indonésia este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Indonésia é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Bali. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar no país de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
Bonjour. Merci de partager votre magnifique expérience avec nous!!!
Je suis en train d’organiser mon voyage à Bali et je voudrais visiter les îles Gili. Comment vous avez fait pour aller à Gili Meno? Si c’est le bateau public, combien il coûte? Vous avez y passé la journée ou vous avez dormi sur place? Combien de jours au total vous avez séjourné sur les îles Gili?
Merci de votre aide! 🙂
Boa tarde,
desde já muito obrigado pela fotos, experiência e demais informações que disponibilizam para quem pensa em fazer algo assim e não sabe por onde começar.
Está a ser uma óptima ajuda.
Gostava de perguntar se dá para ir de Nusa Lambongan para Gili Air? Que transportes existem e onde se podem apanhar?
Em relação ao vosso roteiro não estava a pensar passar em Nusa Penida nem na peninsula de Butik… o tempo não dá para tudo infelizmente… não sei se estamos a perder algo que não devíamos perder… Qual a sua opinião? Devíamos mesmo tentar incluir algum destes locais?
Muito obrigado pela ajuda e continuação de boa viagem.
Susana Moura
Olá Susana. Nusa Penida vale a pena a penisula de Butik acho que não. Pode apanhar o transfer de Ubud para Gili Air directamente. Pode marcar no link que tem aqui no blogue o marcar depois lá. O preço é o mesmo só tem que escolher sair em Gili Air.
Adoro as vossas aventuras e vocês, deixam uma vontade enorme em viajar. Continuem assim, inspiradores e com todas as dicas a facilitar as nossas viagens.
Obrigada, Fátima.