ILHAS DAS ESPECIARIAS – À descoberta das Molucas na Indonésia

ILHAS DAS ESPECIARIAS - À descoberta das Molucas na Indonésia

Estas são as ilhas das Especiarias. As Molucas são um dos maiores arquipélagos da Indonésia, constituído por mais de 1000 ilhas, que se estendem por uma vasta área. Ilhas vulcânicas, terras de especiarias, são dotadas de uma beleza natural singular, quase intocada pela actividade do homem ao longo de milénios, e em particular quase desconhecida para o turismo, que só agora começa a chegar a esta parte da Indonésia. São as ilhas das Especiarias e o aroma ainda inunda o ar.

Se vais viajar nas Molucas ou Papua, na Indonésia, estes artigos vão ajudar

  • MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores, i.
  • VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
  • VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia. Local ideal para combinar com uma viagem às Ilhas das Especiarias.
  • VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS

Historicamente, as Molucas eram as chamadas “ilhas das especiarias”, durante séculos lugares exclusivos no mundo de produção de cravinho e noz-moscada, especiarias cobiçadas nas cortes europeias, mas também na Índia e China. No norte do arquipélago, cinco pequenas ilhas, entre as quais Ternate e Tidore, eram as produtoras exclusivas de cravinho, e a sul, as ilhas Banda eram as produtoras exclusivas de noz-moscada e macis. Estas eram as Ilhas das Especiarias

Os mercadores árabes e chineses dominaram durante séculos as rotas comerciais marítimas e terrestres nas Ilhas das Especiarias, que escoavam as especiarias para ocidente e oriente. Mas no início do século XVI, após a descoberta do caminho marítimo para a Índia e a conquista de Malaca, porto central na região das Ilhas das Especiarias, estava aberto o caminho para os portugueses descobrirem a fonte das especiarias, mantida em segredo durante séculos, e explorar o seu comércio, eliminando os intermediários, e fazendo fortuna. Além disso, a expansão marítima no Oriente permitia também a Portugal manter junto da Igreja Católica o estatuto de nação evangelizadora de povos pagãos longínquos, com o direito de propriedade, sancionado pela autoridade papal, sobre essas terras distantes das Ilhas das Especiarias.

Tendo sido os portugueses os primeiros europeus a atracar nas ilhas das especiarias, e aí permanecido durante quase um século, as Molucas estão indissociavelmente ligadas à história portuguesa, e ainda hoje se podem ver as marcas da presença portuguesa na língua, influência arquitectónica e religião das Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

Realizar o documentário 4 Elementos – Terra – As Ilhas das Especiarias

Foi em busca das Ilhas das Especiarias, do património e da nossa história que resolvemos explorar o arquipélago das Molucas, tendo como objectivo documentar o tema “Terra” do nosso projecto “4 Elementos”, desenvolvido com o apoio de uma Bolsa de Exploração, da qual fomos vencedores no passado mês de Novembro, promovida pelo motor de pesquisa de viagens momondo e pela agência de viagens de aventura Nomad.

O itinerário a que nos propusemos incluía as principais ilhas das especiarias, Ternate e Tidore, a norte, Ambon, ao centro, e Banda e Kei, a sul. Em todas elas fomos em busca das Especiarias, e papel que ainda desempenham na economia e vida locais das Ilhas das Especiarias, e do legado da presença portuguesa, nestas terras das Ilhas das Especiarias do outro lado do mundo.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

Sendo assim, dedicámos quase três semanas a viajar pelo arquipélago das Ilhas das Especiarias, num percurso de norte para sul, seguindo as pegadas dos nossos antepassados, os primeiros europeus a navegar estes mares e a pisar estas terras das Ilhas das Especiarias.

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes nas Ilhas das Especiarias. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Deixamos aqui um resumo das Ilhas das Especiarias que explorámos neste projecto, e publicaremos mais tarde artigos mais detalhados sobre cada uma das Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

1. Visitar a ilha de Ternate, o cravinho nas Ilhas das Especiarias

Ternate era o reino mais poderoso na época das especiarias, e foi o primeiro local onde os portugueses se fixaram de uma forma mais permanente nas Ilhas das Especiarias. Foi por isso que escolhemos Ternate como primeira paragem no nosso périplo pelas Ilhas das Especiarias. Montámos base na cidade de Kota Ternate, e explorámos a ilha de mota alugada.

Visitámos as ruínas dos fortes portugueses, espanhóis e holandeses, falámos com as pessoas, deslumbrámo-nos com a paisagem natural vulcânica de Ternate, com praias de areia negra, campos de lava, lagoas e, claro, o majestoso Gunung Api Gamalama, o vulcão saído do mar, que atinge 1721m de altitude e que constituí a totalidade da ilha de Ternate.

As especiarias, essas, já não têm a importância de outros tempos nas Ilhas das Especiarias. Com a perda da hegemonia do seu cultivo, as Molucas viram as especiarias diminuir o seu valor económico, e a economia estagnar. Hoje, em Ternate, o cravinho e noz-moscada continuam a ser importantes para a população, mas a um nível local, com as famílias a secar as especiarias ao sol, na margem da estrada, à porta de casa.

Pode ver aqui o nosso artigo sobre visitar Ternate nas Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

2. Visitar a Ilha de Tidore, o cravinho nas Ilhas das Especiarias

Tidore era o rival histórico de Ternate, competindo comercial e politicamente pelo domínio da região das Ilhas das Especiarias, embora sempre em desvantagem em termos de poder e área de influência. A ilha de Tidore fica mesmo em frente a Ternate, e os seus cones vulcânicos dominam a vista do porto de Kota Ternate. Para lá chegar, basta atravessar o pequeno estreito que separa as duas pequenas Ilhas das Especiarias que, outrora, foram palco de disputa entre as principais potências europeias.

Nós explorámos Tidore a partir de Ternate, apanhando o ferry que faz a ligação entre as estas Ilhas das Especiarias, e levando connosco a mota para podermos explorar a ilha. Tidore, ao contrário de Ternate, não tem nenhuma cidade com dimensão apreciável. A capital, Soasio, é uma pequena localidade e a maior parte das outras povoações não são mais do que conjuntos de casas ao longo da estrada que circunda a ilha.

Apesar de ter uma dimensão comparável, Tidore é menos desenvolvida que Ternate e tem um ritmo de vida ainda mais relaxado, e o quotidiano da sua população é mais ligado à pesca e recolha das especiarias. Vê-se mais cravinho a secar na estrada, mas mais uma vez a produção em grande escala é algo do passado nestas Ilhas das Especiarias.

Em Soasio, concentram-se as ruínas de um forte português, de outro espanhol, e da antiga residência do sultão, e é aí que se sente mais a herança da presença estrangeira na ilha, inclusive na arquitectura dos edifícios da cidade.

Ao longo da costa de Tidore, existem algumas belas praias, mas o que salta mais à vista são os dois cones vulcânicos que dominam o interior da ilha e a visão da ilha de Ternate, do outro lado do estreito. Percorremos também parte do interior da ilha, mas a maior parte da população concentra-se na orla costeira nas Ilhas das Especiarias.

Pode ver aqui o nosso artigo sobre visitar Tidore nas Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

3. Visitar Ambon, a base portuguesa nas Ilhas das Especiarias

Das Molucas do Norte, partimos em direcção ao centro do arquipélago, onde se encontra Kota Ambon, a maior cidade das Molucas, centro comercial e logístico da região das Ilhas das Especiarias. Estrategicamente situado entre as ilhas do cravinho, a norte, e as ilhas da noz-moscada, a sul, Ambon teve desde muito cedo reconhecida a sua importância como entreposto comercial nas Ilhas das Especiarias.

Hoje, Ambon é uma cidade grande, cheia de trânsito e bazares onde se vende tudo, e com um porto de onde saem barcos para toda a Indonésia. A malha urbana foi crescendo, e com ela foi desaparecendo muito do património histórico e as marcas da presença portuguesa e holandesa.

O forte português foi tomado pelos holandeses, que aí estabeleceram o centro administrativo da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Hoje, o pouco que resta da fortificação foi tomado pelo exército indonésio, que aí montou uma base, não sendo possível visitar o interior (e obter imagens do exterior!).

A influência portuguesa e holandesa nota-se na arquitectura de alguns edifícios e na implementação da religião cristã. Pela cidade, pode encontrar-se várias igrejas, católicas e protestantes, e uma boa porção da população é cristã nestas Ilhas das Especiarias.

Tal como os portugueses antes de nós, escolhemos Ambon como plataforma giratória para explorar o resto das Ilhas das Especiarias, e ali voltámos várias vezes nas semanas seguintes. De Pulau Ambon, apanhámos um barco para a ilha maior, Pulau Seram, e aí aproveitámos para conhecer Ora Beach, numa baía fantástica na costa norte da ilha.

Pode ver aqui o nosso artigo sobre visitar Ora Beach nas Ilhas das Especiarias.

De lá, voltámos para Ambon, e novamente apanhámos um ferry, desta vez em direcção às ilhas da noz-moscada, as ilhas Banda, outra das Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

4. Visitar as ilhas Banda, a ilha da noz moscada

As ilhas Banda foram, durante séculos, o único lugar no mundo nas Ilhas das Especiarias onde se produzia a noz-moscada. É um pequeno arquipélago, constituído por uma dezena de ilhas, com a cidade de Bandaneira como capital, na pequena ilha de Pulau Neira, de frente para o imponente vulcão Gunung Api Banda. Foi ali que desembarcámos, após seis horas de viagem, no ferry, e rapidamente nos demos conta que, finalmente, tínhamos chegado às ilhas que ainda eram as ilhas das especiarias.

Bandaneira é uma pequena povoação dominada pelo porto, que é visitado duas vezes por semana por uma ligação rápida com Ambon e por um barco grande, mais lento, da rede Pelni, que serve toda a Indonésia. A maior parte dos edifícios de Bandaneira (ou o que deles resta) são testemunhos do passado colonial das Ilhas das Especiarias, principalmente holandês, que dominaram a região no século XVII e aí permaneceram até ao século XX.

Tal como nas outras partes do arquipélago das Ilhas das Especiarias, os holandeses venceram militarmente os portugueses, ocupando os fortes e reclamando para si o monopólio do comércio das especiarias. Nas ilhas Banda, a administração holandesa foi particularmente violenta, na implementação à força de um sistema de monopólio, de produção e venda muito controlada das especiarias, e esmagando com brutalidade toda e qualquer rebelião, no que hoje seria classificado como um autêntico genocídio da população local.

Os fortes holandeses em Bandaneira foram construídos por cima das fundações dos portugueses e, hoje restaurados ou em via de restauro, constituem a principal atracção histórica das ilhas Banda. Com a independência da Indonésia, os holandeses partiram, finalmente, mas as especiarias permaneceram, apesar de não terem o peso comercial do passado. No entanto, nas ilhas Banda, o ar cheira ainda, literalmente, a especiarias. É ali as Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

Visitámos a ilha maior do arquipélago, Pulau Banda Besar, onde as plantações de noz-moscada sobreviveram à partida dos colonos, ainda que em estado meio selvagem. As pessoas continuam a recolher a noz-moscada, e a membrana que a envolve (macis) e a secá-las ao sol, para depois vendê-las a companhias indonésias e chinesas. Ali, as ruínas dos fortes holandeses foram tomadas pela vegetação, mas parecem querer resistir a mais este desafio do tempo nas Ilhas das Especiarias.

Explorámos as ilhas de Pulau Run e de Pulau Ai, hoje conhecidas como destinos de mergulho, mas em outros tempos pomos de discórdia e de guerras entre holandeses e ingleses. Ali, a contenda entre as duas potências europeias teve consequências desastrosas para a população local, obrigada a fugir da violência de uns e represálias de outros. Pulau Run, hoje uma ilha adormecida esquecida por todos, chegou a ser trocada por outra ilha no Novo Mundo, Nova Amesterdão, depois renomeada Nova Iorque (Manhattan).

Pode ver aqui o nosso artigo sobre visitar as ilhas Banda nas Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

5. Visitar as ilhas Kei nas Ilhas das Especiarias

De Banda, partimos no ferry Pelni em direcção ao ainda mais remoto arquipélago de Kei, onde atracámos passadas 12 horas de viagem. Para além de ter sido o refúgio da população de Banda, quando fugiu à brutalidade holandesa, estas Ilhas das Especiarias não desempenharam grande papel na história das especiarias. Hoje são um destino turístico para os liveaboards, os barcos que percorrem as ilhas Komodo, Banda, Kei e Raja Ampat, destinos de classe mundial para mergulho nas Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

Aí explorámos a ilha principal, Pulau Kei Kecil, com praias maravilhosas na costa nordeste, como Pasir Panjang, demos um salto a alguns ilhéus no norte do arquipélago, como a ilha Baeer e Pulau Adranan, com águas azuis-turquesa e corais magníficos., ou bancos de areia branca finíssima que são quase submersos na maré alta, como Ngurtavur. As ilhas Kei são um verdadeiro paraíso na Terra nas Ilhas das Especiarias, quase desconhecido por todos, e que marcou o fim do nosso périplo pelas Molucas com uma beleza estonteante.

No final da nossa viagem pelas ilhas das especiarias, percebemos muito bem que o que trouxe os portugueses a estas paragens não foi só a procura de fortuna e de especiarias; foi também a busca do desconhecido, do belo, do diferente, do desafio de andar por onde poucos andaram, e o prazer da descoberta da beleza e diversidade dos povos e do planeta que habitamos. E isso permanece tão verdadeiro hoje como há 500 anos.

Pode ver aqui o nosso artigo sobre visitar as ilhas Kei nas Ilhas das Especiarias.

Dias 99 a 115 - À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia

Para mais informações acerca de viajar no Pelni na Indonésia e nas Molucas, consulte o nosso artigo “Viajar nas Molucas”.

Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dias 99 a 115 – À descoberta das Molucas, as ilhas das especiarias | Indonésia (Novembro 2019)

Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar

  • VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
  • VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
  • VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
  • VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
  • VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
  • VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
  • VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
  • VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
  • CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
  • VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
  • VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
  • VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
  • VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
  • CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
  • VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
  • VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
  • NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
  • MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
  • VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
  • VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
  • VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
  • VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
  • VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
  • VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
  • VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.