NUSA PENIDA – BALI – INDONÉSIA – O que visitar, ver e fazer na ilha

NUSA PENIDA - BALI - INDONÉSIA | O que visitar, ver e fazer na ilha

Passámos três dias a explorar a ilha de Nusa Penida, em Bali, que, com Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, fazem um belo conjunto de ilhas a não perder ao largo de Bali. Ficámos alojados em Nusa Penida no Kubu Ganesh Guesthouse e percorremos a ilha de Nusa Penida de mota, sendo as outras alternativas alugar um carro com motorista ou fazer em tour a partir de Bali ou de Nusa Lembongan.

Se procura transfer de barco de Sanur para Nusa Penida pode comprar aqui. Se comprar aqui bilhete para Nusa Penida inclui serviço de transfer e não precisa de se chatear no porto com os vendedores em Nusa Penida, às vezes um pouco agressivos.

Artigos no nosso blogue sobre locais em Bali na Indonésia

  • VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços, incluindo Nusa Penida. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, incluindo Nusa Penida, este é o artigo.
  • VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento para Ubud, tours, transportes, lugares a visitar em Ubud, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade. Em bom destino para combinar com uma viagem a Nusa Penida.
  • VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento em Munduk, tours, transportes, lugares a visitar em Munduk, etc. na cidade e arredores de Munduk e nas montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade de Munduk.
  • VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento em Nusa Penida, tours em Nusa Penida, transportes em Nusa Penida e lugares a visitar em Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha de Nusa Penida.
  • VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha. Em bom destino para combinar com uma viagem a Nusa Penida.
  • VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade. Em bom destino para combinar com uma viagem a Nusa Penida.
  • PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região. Em bom destino para combinar com uma viagem a Nusa Penida.
  • NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
  • VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia. Em bom destino para combinar com uma viagem a Nusa Penida.
  • VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia. Em bom destino para combinar com uma viagem a Nusa Penida.
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

De viagem entre as ILHAS NUSA – A nossa experiência entre Nusa Lembogan a Nusa Penida

Estava na hora de dizer adeus a Nusa Lembongan e partir para mais uma descoberta, a ilha de Nusa Penida, a maior das três ilhas Nusa ao largo de Bali. Há poucos anos, Nusa Penida estava completamente fora dos circuitos turísticos e era território virgem. Mas agora Nusa Penida é um dos lugares mais visitados em Bali.

Hoje, são milhares aqueles a visitar Nusa Penida diariamente, a maior parte em tours de um dia vindos de Nusa Lembongan ou de Bali, outros de forma independente e que se alojam na ilha de Nusa Penida. Nós queríamos conhecer Nusa Penida e ver de que forma o turismo está a alterar o carácter da ilha de Nusa Penida.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Em trânsito entre as ilhas Nusa

Ainda em Nusa Lembongan, de manhã ainda tivemos tempo de desfrutar um pouco da piscina do nosso hotel. Além das motos, os únicos transportes que percorrem a ilha são carrinhas cuja parte de trás foi alterada para transportar turistas. Estas carrinhas são usadas pelas agências, mas também podem ser contratados para deslocações particulares, e foi isso que fizemos para ir de Mushroom Beach, onde estávamos alojados, para Yellow Bridge, local onde apanharíamos o barco em direcção a Nusa Penida.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Logo depois de comprarmos o bilhete para Nusa Penida, conseguimos lugar num barco que estava a sair. A viagem para Nusa Penida é curta, e o mar estava calmo entre as ilhas Nusa. Chegámos ao porto de Tokapayeh, o principal de Nusa Penida. Logo aí, tivemos de decidir o que fazer quantos a transportes em Nusa Penida.

A nossa guesthouse em Nusa Penida era a alguns quilómetros do porto, e iríamos gastar bastante dinheiro em táxis. Além disso, queríamos explorar a ilha de Nusa Penida, e não havia outra hipótese senão alugar um carro com motorista (cómodo mas muito caro em Nusa Penida) ou alugar moto. Optámos pela segunda em Nusa Penida. Como tínhamos as mochilas grandes, e só íamos alugar uma moto em Nusa Penida, contratámos um senhor para as trazer.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

A chegada a Nusa Penida

Em Nusa Penida, o trânsito já é muito mais intenso do que nas outras ilhas Nusa. Há muitos mais carros, ou melhor, jipes, e a estrada costeira de Nusa Penida que percorremos estava em hora de ponta da manhã. Passado pouco tempo, estávamos a chegar à Kubu Ganesh Guesthouse, que seria o nosso lar durante duas noites em Nusa Penida. Fica na vila de Sempalan, mesmo de frente para o mar, com a ilha de Bali a ver-se no horizonte.

A guesthouse de Nusa Penida tem um espaço amplo, relvado, com uma casa de arquitectura de estilo indonésio, em madeira, com dois pisos, e que alberga os três quartos que compõem o alojamento de Nusa Penida. O dono, um francês que explorou Bali e as ilhas Nusa há muito tempo, e decidiu viver em Nusa Penida, recebeu-nos com um sumo natural de manga e conversou connosco acerca do turismo e do seu impacto sobre Nusa Penida, e deu-nos dicas sobre o que não perder na ilha de Nusa Penida.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

Tour de snorkelling com mantas nas ilhas Nusa

Depois de nos instalarmos, saímos para ir fazer uma tour de snorkelling de observação de mantas em Nusa Penida. A ilha de Nusa Penida é famosa por ter vários pontos junto à sua costa onde se podem observar estes magníficos animais. Nós já tínhamos nadado com mantas nas Maldivas, mas não podíamos deixar passar esta oportunidade de repetir uma experiência incrível.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo
DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo
DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

O transporte da Sunsky Bali Tour veio buscar-nos ao hotel, e levou-nos a Crystal Bay, a praia de onde iniciaríamos a nossa tour. Infelizmente, nestes dias tem havido muito vento e o mar em Nusa Penida está muito revolto. Isto normalmente afasta as mantas dos seus spots habituais. Fomos de barco para a chamada Manta Bay e mergulhámos na água fria e revolta. Estivemos dentro de água cerca de meia hora, mas mantas, nada. Estávamos com azar!

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Regressámos ao barco e ainda fomos fazer snorkelling em Crystal Bay, onde ainda existem uns belos espécimes de coral, mas nada podia substituir a experiência com as mantas. Pode ser que haja outra oportunidade.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Adormecer a ouvir o mar em Nusa Penida

De regresso à nossa guesthouse, era já meio da tarde e decidimos que iríamos desfrutar um pouco do espaço e também trabalhar. Organizamo-nos e preparámos o dia seguinte, dedicado a explorar as principais atracções de Nusa Penida. Estivemos sentados a trabalhar num alpendre virado para o mar, e aproveitámos para comer umas peças de fruta que tínhamos comprado. O final do dia foi passado a observar o pôr-do-sol.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

Ao jantar, tínhamos a opção de comer na guesthouse, mas resolvemos jantar fora. Mas estava na hora de descansar, pois nos dias seguintes iríamos levantar cedo e o itinerário era pesado. Adormecemos com a porta da nossa cabana aberta e com o som das ondas a bater na areia.

DIA 46 –De viagem entre as ilhas Nusa | Volta ao Mundo

VISITAR NUSA PENIDA EM BALI – INDONÉSIA


As estradas de Nusa Penida são, em geral, muito fracas e estreitas, sendo alguns troços muito movimentados devido ao fluxo de jipes das tours. Sendo assim, as deslocações foram sempre demoradas, apesar de as distância serem curtas (Nusa Penida tem um comprimento máximo, em linha recta, de cerca de 20 km). Se está à vontade para conduzir mota alugue, se não está opte pelo tour ou táxi em Nusa Penida.

Se procura um tour de um dia a Nusa Penida, esta é uma excelente opção. É um dos tours mais populares em Nusa Penida e vale a pena marcar com antecedência.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

O nosso itinerário em Nusa Penida foi feito em dois dias mas gostávamos de ter tido mais um ou dois dias em Nusa Penida, de forma a desfrutar os lugares de forma mais relaxada. Começámos por explorar Nusa Penida a partir do nosso alojamento e percorremos Nusa Penida no sentido contrário ao dos relógios. Durante a nossa estadia, o estado do mar esteve bastante alterado com forte ondulação, sendo que o mar de Nusa Penida não é, em geral, indicado para nadar.

Veja aqui os relatos da nossa viagem da Volta ao Mundo

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.


O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR NUSA PENIDA


1. Nadar com mantas gigantes (Manta Bay) em Nusa Penida

Nusa Penida é conhecida (também) pela observação de mantas gigantes em Bali. Estes belos e majestosos animais mantêm-se nas redondezas durante todo o ano, pois a costa de Nusa Penida é rica em plâncton, o alimento das mantas gigantes. Nós já tínhamos tentado uma vez, no nosso dia de chegada a Nusa Penid nadar com mantas, mas sem sucesso, por isso resolvemos dar uma segunda oportunidade em Nusa Penida.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

E ainda bem que o fizemos! Combinámos para nos apanharem no porto de Toyapakeh, em Nusa Penida, às sete da manhã. Fomos com o Simon e o capitão do barco. Como era cedo, fomos os primeiros a chegar a Manta Bay, em Nusa Penida, que desta vez fez jus ao seu nome. Nadámos com várias mantas gigantes em Nusa Penida e pudemos, mais uma vez, ter aquela sensação de estar a presenciar um milagre da natureza, animais tão estranhos que parecem de outro planeta, mas que ao mesmo tempo nos relembram a infinita variedade e riqueza da vida no Planeta Terra.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

Durante algum tempo fomos os únicos na água com as mantas em Nusa Penida. Depois começaram a chegar outros barcos, e quando as mantas sentem o barulho dos barcos e a presença de muitos elementos estranhos na água, decidem mergulhar nas profundezas e ir para outro lado. Tal como aparecem, desaparecem, mas deixam-nos maravilhados pelos momentos de comunhão que nos proporcionaram.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

2. Fazer snorkel e praia em Crystal Bay em Nusa Penida

Crystal Bay tem das águas mais transparentes de Nusa Penida e, em geral, é possível nadar tranquilamente. No entanto, tem muito movimento de barcos, que dali saem para as tours de snorkelling, por isso é preciso ter sempre cuidado nesta zona de Nusa Penida.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

3. Fazer snorkelling em Nusa Penida

Além das mantas gigantes, há outra razão para fazer snorkelling em Nusa Penida, ou seja, os corais que cobrem o fundo do mar em certas zonas junto à costa de Nusa Penida. Na nossa viagem fizemos snorkelling em “The Wall”, em Nusa Penida, e no “Mangrove Point”, este ao largo de Nusa Lembongan, e em ambos os corais são muito belos e coloridos, e muito pouco degradados, apesar do movimento de barcos e presença de pessoas na água.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

4. Visitar o Angel’s Bilabong em Nusa Penida

O nosso percurso em Nusa Penida seguiu para sul, para uma das principais atracções de Nusa Penida, uma piscina natural de água transparente e fundo colorido, localizada num patamar de rocha que, na maré baixa, forma um belo espectáculo pois o mar encontra-se alguns metros abaixo. Quando a maré sobe em Nusa Penida, no entanto, grandes ondas começam a galgar as rochas e torna-se perigoso, sendo proibido entrar na água.  

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

5. Visitar a Broken Beach em Nusa Penida

Logo ao lado de Angel’s Bilabong, encontra-se a Broken Beach de Nusa Penida, onde se pode admirar um enorme arco de pedra, com uma grande entrada para o mar. As ondas avançam e batem no fundo da falésia de Nusa Penida.

O areal é muito pequeno e inacessível a pé ali em Nusa Penida. Resta apenas admirar a paisagem magnífica.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

6. Visitar Kelingking Beach em Nusa Penida

Juntamente com Angel’s Bilabong e a Broken Beach, esta praia é uma das principais atracções de Nusa Penida e das que atrai mais visitantes, a maioria em tour na ilha de Nusa Penida. Nós visitámos Angel’s Bilabong e a Broken Beach antes das dez da manhã e conseguimos evitar as multidões, mas quando chegámos a Kelingking já tivemos de partilhar o espaço com centenas de pessoas que estavam em Nusa Penida. Esta praia é lindíssima, com formações rochosas que, vistas de cima, fazem lembrar a cabeça e pescoço de um dinossauro (daí a designação também de T-Rex).

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

As vistas do cimo das falésias são deslumbrantes e é como se estivéssemos a sobrevoar o local de helicóptero. Não é para os mais dados a vertigens! Pode descer-se à praia de Nusa Penida ali por umas escadas que descem pela crista de uma falésia, mas a maior parte das pessoas fica no início pelas fotos da praxe. Descemos até meio, mas se tivéssemos mais tempo, tínhamos descido até à praia, embora o mar não dê tréguas e seja só possível a bons nadadores mergulhar e sair empurrados pelas ondas.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

7. Visitar o miradouro e queda de água de Seganing em Nusa Penida

O miradouro de Seganing em Nusa Penida não é de fácil acesso mas as vistas são fabulosas. A estrada para lá chegar foi das piores que fizemos em Nusa Penida. No entanto, uma vez lá, as vistas sobre as falésias de Nusa Penida e em particular sobre o templo Pura Gunung Cemeng no topo de uma delas são fabulosas.

Se ainda se sentir com força, há uma descida vertiginosa para uma queda de água em Nusa Penida.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

8. Visitar Banah Cliff em Nusa Penida

Mais a sudoeste de Klingking, existem uma série de falésias igualmente impressionantes em Nusa Penida. Uma delas é a Banah Cliff, famosa como sendo um dos melhores sunset points de Nusa Penida.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

As vistas de Nusa Penida são fenomenais, mas a “estrada” em terra batida e pedregulhos é péssima, por isso se tivéssemos de retirar algum lugar da nossa lista, seria este.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

9. Visitar a floresta e piscinas naturais de Tembeling em Nusa Penida

Logo ao lado de Banah Cliff, pode aceder-se a um dos lugares que mais gostámos em Nusa Penida. Pode aceder-se a pé, percorrendo dois quilómetros a partir da praia, mas também de motoa Como o acesso é muito estreito e íngreme, decidimos contratar os serviços dois rapazes que nos levaram ao fundo de mota. O percurso é de pôr os cabelos em pé!

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

Lá no fundo, depois de descer umas escadas, encontra-se uma bela piscina natural em Nusa Penida, onde se pode nadar e mergulhar, com um pequeno templo ao lado. Existe também uma piscina natural mais pequena junto à praia. Na praia em si, o mar não dá espaço a aventuras, sendo que as pessoas ficam-se pelas piscinas.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

10. Visitar a queda de água de Peguyangan em Nusa Penida

Esta queda de água de Nusa Penida está no fundo de uma falésia ao qual se tem acesso por uma escadaria azul em metal encravada na rocha. É uma descida com uma sensação de verticalidade muito pronunciada e não deve ser tentada por alguém com tendência a vertigens. Foi o que aconteceu connosco (em particular com a Carla) e acabámos por subir de volta a meio do percurso sem conseguir chegar à queda de água.

Ao que pudemos apurar, no fundo existe um templo onde se fazem cerimónias de banhos e limpeza rituais em Nusa Penida.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

11. Visitar o observatório de Peguyangan

Logo ao lado do começo da escadaria de Peguyangan, em Nusa Penida, pode subir-se um pouco a falésia e chegar a um local onde foi construído um observatório em madeira usando como suporte algumas árvores do local. Tem-se uma visão privilegiada das falésias de Nusa Penida, do mar e da queda de água. Dali seguimos para oeste de Nusa Penida, cruzando o interior da ilha, e regressámos ao nosso alojamento.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

12. Visitar Rumah Pohon, a Casa na árvore de Nusa Penida

No segundo dia em Nusa Penida, rumámos novamente ao sul da ilha de Nusa Penida, até à zona de Diamond Beach e Atuh Beach. Pode aceder-se por estrada a uma ou outra e depois percorrer a pé até à segunda. Nós optámos por começar pela Diamond Beach e seguir para a Atuh Beach. Mas antes de chegar à praia de Nusa Penida, existem umas casas penduradas em árvores que podem ser alugadas no Airbnb.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

13. Visitar o miradouro de Pulau Seribu (ou das Mil Ilhas)

Junto à casa na árvore, há dois miradouros soberbos. Um, antes de chegar à casa na árvore, e outro subindo um pouco depois da casa. Ambos têm vistas espectaculares sobre a costa e ilhéus ao largo, assim como a Diamond Beach.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

14. Visitar Diamond Beach

Inacessível a pé até há pouco tempo, esta praia pode ser acedida agora por uma escadaria escavada directamente na rocha. A praia está no fundo da falésia, que é tão vertical que às duas da tarde já não dá sol na praia. Só fizemos parte da escadaria, mas pareceu-nos também um desafio! O mar, esse, é o habitual e (quase) ninguém se aventura!

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

15. Visitar Atuh Beach

Fomos a pé pelo topo da falésia desde Diamond Beach até ao miradouro sobre a Atuh Beach. É uma bela praia, com um vale atrás cheio de palmeirais e pareceu-nos que o mar não era tão violento ali.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

16. Visitar o templo e gruta de Pura Goa Giri Putri

O nosso itinerário acabou num dos sítios mais venerados de Nusa Penida. Numa ilha que foi local de desterro de condenados, e onde ainda hoje se acredita ser morada de espíritos maléficos, a crença e espiritualidade têm o seu peso. Este templo localiza-se junto à estrada costeira no norte da ilha. Sobe-se um lanço íngreme de degraus (que invariavelmente são de alturas diferentes), entra-se no exterior de um templo, paga-se a entrada e depois acede-se ao interior de uma gruta.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

Uma vez lá dentro, a surpresa é total. Uma enorme gruta, com vários salões, onde existem estátuas, altares e rochas que são veneradas. A humidade é muito alta e transpira-se muito. O culto é hindu, mas no fundo da gruta há um altar a divindades de origem chinesa. A gruta é local de cerimónias religiosas frequentes, mas não tivemos a sorte de assistir a uma.

17. Conhecer e explorar o interior de Nusa Penida

Um dos grandes pontos de interesse ao visitar Nusa Penida é desfrutar e desbravar o seu interior, ainda intocado pelo turismo. Pudemos apreciar as pequenas aldeias e o ritmo de vida ainda ditado pela dependência da terra.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida
DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

Depois destes dias em Nusa Penida, estava na altura de dizer adeus às ilhas Nusa e regressar ao “continente”, isto é, à ilha de Bali. Ali, o nosso próximo destino eram as montanhas, onde ficaríamos alojados na pequena vila de Munduk.

DIAS 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em Nusa Penida

Este artigo sobre Nusa Penida foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. DIAS 46, 47 e 48 – Os melhores lugares para visitar em NUSA PENIDA (Agosto 2019)

GUIA DE VIAGEM DE BALI – INDONÉSIA

Guia de Viagem - Bali - Indonésia - Viajar entre Viagens
Guia de Viagem – Bali – Indonésia – Viajar entre Viagens

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Bali na Indonésia este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Indonésia é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Bali. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar no país de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE BALI AQUI

Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar

  • MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.
  • VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
  • VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
  • CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
  • VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
  • VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
  • MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
  • VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
  • VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
  • VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
  • CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
  • VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
  • VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
  • BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
  • VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
  • VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
  • MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
  • VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
  • VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
  • SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
  • VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
  • VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
  • VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
  • VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.
  • VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.