Yogyakarta. 5h da manhã. Toca o despertador. Outra vez, penso eu! Quero tanto ficar a dormir mas sei que não posso. Apesar de nos deitarmos bastante cedo, geralmente por volta das 21h, andámos sempre a cair de sono porque os dias são longos e sempre esgotantes e cheios de aventuras. E hoje era mais um. Era hora de seguir viagem para Cemoro Lawang e conhecer os vulcões de Java.
Estávamos em Yogyakarta mas o nosso objectivo era chegar a Cemoro Lawang, uma aldeia no sopé da caldeira do vulcão Bromo, o vulcão mais fotogénico e conhecido na Indonésia.
Artigos no nosso blogue sobre locais em Java na Indonésia
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Borobudur em Java, Indonésia.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
PRIMEIRA PARTE – Yogyakarta – Surabaya
Para chegar a Cemoro Lawang precisámos de um dia inteiro de viagem já que usámos sempre transportes públicos de forma a tornar a nossa viagem mais económia e a manter o máximo possível o contacto com os modos de vida locais. Sendo assim, saímos às 6h45 de comboio de Yogyakarta com destino a Surabaya. Foram 5h de comboio, entre campos de arroz verdejantes e o som do Rui a dormir (que ocasionalmente ressonava).
Viajar de comboio é uma das nossas formas preferidas de nos movermos e, na Indonésia, os comboios são muito bons. Comprámos dois bilhetes em Economic Premium entre Yogyakarta e Surabaya, por 160 000 rupias (10€/pessoa) e a qualidade é excelente.
SEGUNDA PARTE – Surabaya – Probolinggo
Uma vez em Surabaya tivemos que esperar duas horas pelo próximo comboio. Só saía às 14h. Aproveitámos o facto de haver um espaço de networking na estação e fomos trabalhar um bocadinho no blogue. A verdade é que alimentar diariamente as redes sociais e o blogue dá um trabalho imenso e temos que gerir muito bem o tempo. Sendo assim, conseguimos naquele bocadinho adiantar algum trabalho.
Eram 14h quando o comboio com destino a Probolinggo saiu da estação. Agora viajávamos em classe económica e as condições eram mais básicas. Semelhantes ao comboio Regional em Portugal. Para a viagem entre Surabaya e Probolinggo pagámos 70 000 rupias (cerca de 5€/pessoa). A viagem demorou cerca de 2h30 mas passou num ápice. Quando entrámos no comboio a mochila pequena do Rui avariou o fecho e não conseguíamos fechá-lo. Entrámos no comboio à pressa, tentando não deixar cair nada para o chão, especialmente dinheiro e documentos. Depois de arrumar as mochilas no comboio, o Rui conseguiu arranjar a mochila, com a ajuda de duas senhoras indonésias. E a viagem passou rapidamente nesta azáfama.
TERCEIRA PARTE – Probolinggo – Cemoro Lawang
Quando chegámos a Probolinggo já eram quase 16h30. Já não haviam autocarros para Cemoro Lawang por isso restava-nos uma van que estava na estação há espera dos turistas. Dizem que há imensos esquemas para chegar ao Bromo, e há, inclusive alguns em que nós caímos, mas a verdade é quando chegamos tarde a um local é impossível arranjar alternativas para seguir viagem e muitas vezes temos que “aceitar os esquemas” e tirar o melhor proveito deles.
Apanhámos a van com mais sete estrangeiros para Cemoro Lawang, a aldeia na base do Bromo. Pagámos 50 000 rupias pelo transporte (o preço justo seria 40 000 rupias) o que não foi nada mau. A viagem demorou quase duas horas. Duas horas em que subimos montanha acima para chegar aos 2 mil metros de altitude. O sol foi-se escondendo por trás das montanhas enquanto subíamos.
À entrada na aldeia a van parou e o rapaz pediu-nos 35 000 rupias para uma taxa municipal. Pagámos, embora alguns dos que vieram connosco na van tenham saído sem pagar e feito o percurso seguinte a pé. Na altura aquela atitude pareceu-me um pouco exagerada. Mas a verdade é que eles tinham razão. Aquilo era um esquema e a taxa municipal, que às vezes é cobrada mas não é oficial, é de 10 000 rupias. Sendo assim, tínhamos mesmo sido enganados. Fiquei chateada, especialmente porque gosto de confiar nas pessoas mas rapidamente me lembrei que estávamos a entrar numa zona muito turística da Indonésia e isso iria trazer os piores esquemas à superfície.
Em Cemoro Lawang
Quando chegámos à guesthouse onde tínhamos reserva já era noite. A visão da guesthouse parecia uma visão dos infernos. Uma casa em obras, pela qual era preciso passar para chegar ao que seria guesthouse em si. Mas um rapaz, que arranhava o inglês, diz-nos que a guesthouse estava sem água e que teríamos que ficar noutra casa. Lá fomos nós! Um quarto bem espartano, ao nível dos da Índia, com casa de banho sem chuveiro, só com balde. Não tinha uma única janela e era gelado. Infelizmente já tínhamos o quarto cobrado no booking pelo que não podíamos virar costas e ir embora. Sendo assim, ficamos.
Resolvemos sair para dar uma volta pela aldeia, embora já estivesse noite cerrada. Fomos à entrada do Parque Nacional pagar a permissão para dois dias, 220 000 rupias/pessoa e depois fomos jantar ao Lava Hostel e descobrimos que esse era o local ideal para termos ficado a dormir. Para a próxima já sabemos!
Passamos o início da noite a preparar os dias seguintes. O melhor ainda estava para vir…
DICAS PARA VISITAR O MONTE BROMO
Pode visitar o Monte Bromo em tour desde Yogyakarta, de Surabaya ou de Bali. Veja aqui as melhores opções:
- Se procura tour privado desde Surabaya pode marcar aqui. Este é um tour de um dia e é o mais popular pois é o mais barato dos tours que vai encontrar para o Bromo.
- Se procura um tour de dois dias, desde Surabaya para ver o pôr-do-sol, com pernoita no Bromo, marque aqui. Este tour também é bem popular.
- Se procura um tour de três dias que faça Bromo e Monte Ljen, desde Surabaya, marque aqui.
- Se procura um tour desde Yogyakarta, de 4 dias, que vai ao Monte Bromo, Vulcão Ljen e Borobudur, marque aqui. Este é um dos tours mais bem sucedidos para quem quer comodidade e fazer o melhor de Java desde Yogyakarta.
- Também é possível visitar o Monte Bromo e o vulcão Ljen desde Bali, num tour de 3 dias. Pode marcar o seu tour aqui. Este tour é muito popular porque visita os pontos mais populares de Java desde a ilha de Bali. Marque com antecedência.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. Dia 28 – Visitar CEMORO LAWANG e os vulcões de Java | Indonésia (Agosto 2019)
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.