Para muitos, Kuta e o sul de Bali resume tudo o que é preciso saber sobre Bali, com as suas praias, templos e centros comerciais de Kuta, mas Bali tem muito mais a oferecer aos visitantes para além de Kuta, especialmente de se atrever a conhecer a ilha longe de Kuta. No entanto, estes nossos primeiros dias na ilha de Bali estavam destinados a explorar esta região sul de Bali perto de Kuta.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
A nossa experiência em Benoa e na Península de Butik em Bali
No dia anterior, tínhamos dito adeus a Java, e tínhamos apanhado o ferry que faz a curta ligação entre Banyuwangi, em Java, com Gilimanuk, em Bali. Dali, a viagem de autocarro até Denpasar durou cerca de cinco horas. Ou melhor, até ao novo terminal de autocarros de Denpasar, que é em Mengwi, a cerca de 15 km do centro de Denpasar. Dali, apanhámos um táxi com um velhote muito simpático, que nos levou ao nosso destino, a península de Bukit, a sul de Denpasar e de Kuta, e mais especificamente à pequena península de Benoa, onde se encontrava o nosso hotel na zona de Kuta.
Artigos no nosso blogue sobre locais em Bali na Indonésia
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade longe de Kuta.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade longe de Kuta.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha perto de Kuta.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha perto de Kuta.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento em Kuta, tours em Kuta, transportes em Kuta, lugares a visitar em Kuta, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade de Kuta.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali, perto de Kuta, para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso próximo de Kuta.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia e óptimo para combinar com Kuta.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia e óptimo para combinar com Kuta.
PRIMEIRO DIA EM KUTA – Em busca das praias do sul de Bali
No primeiro dia em Kuta e Benoa, alugámos um carro para o dia, e resolvemos explorar a costa oeste da península de Bukit, conhecendo as praias desde Jimbaran até Ulu Watu e culminando num pôr-do-sol no templo Pura Luhur Ulu Watu, com as danças kecak.
1. Visitar a Praia de Jimbaran em Kuta
Da ponta da península de Benoa, viramos para sul até Nusa Dua, e depois a oeste, em direcção a Jimbaran, a nossa primeira paragem do dia. A sul da zona de Kuta e do aeroporto, Jimbaran é conhecida pela sua praia de areal extenso em Kuta, os resorts que ocupam o extremo sul da praia e os inúmeros pequenos restaurantes mesmo em cima da praia de Kuta, onde se pode comer marisco e pescado, ou então beber um sumo natural de fruta. Esta praia de Kuta, no entanto, não nos impressionou.
2. Visitar a Praia de Balangan em Kuta
Dali, seguimos para a praia de Balangan, e que seria a mais bonita que veríamos nesse dia nas imediações de Kuta. No extremo norte da praia há um pequeno templo, Pura Dalem Balangan, e um promontório de onde se tem uma vista global e privilegiada sobre a praia de Kuta. No extremo sul, as barraquinhas de bambu alinham-se com o areal e servem refeições e bebidas.
O mar não é muito indicado para nadar ali em Kuta, tal como em todas as praias que vimos, mas o ambiente é relaxado, intimista e muito diferente (para melhor) das praias mais badaladas de Kuta e Bali. A cor da água é também a mais bonita que vimos na zona de Kuta.
3. Visitar a Praia de Bingin em Kuta
A próxima paragem foi a praia de Bingin em Kuta. Esta é uma praia mais escondida de Kuta, cujo acesso é feito por um caminho pedonal. As altas e escarpadas falésias engrandecem a paisagem, e tornam Bigin numa das praias de Bali e de Kuta com um ar mais selvagem. Dá mais trabalho lá chegar, mas compensa.
4. Visitar a Praia de Padang Padang em Kuta
A seguir, foi a vez de pararmos na praia de Padang Padang, a praia mais surreal que vimos e a de que menos gostámos perto de Kuta. A entrada é paga (!), e desce-se por umas escadas que passam por um templo e passam pelo meio das rochas que rodeiam a praia de Kuta. A descida é engraçada, mas é preciso ter cuidado com os macacos. Em baixo, foi uma desilusão. Uma praia pequeníssima, mas cheia de gente, sem espaço para abrir uma toalha ali em Kuta. A visão para o mar é muito restrita, pois a praia é rodeada de rochas e torna-se claustrofóbica com tanta gente naquele pequeno espaço em Kuta.
5. Visitar a Praia de Ulu Watu em Kuta
Por último, paramos na praia de Ulu Watu (ou Suluban) mais a sul de Kuta. É uma praia principalmente destinada à prática de surf, com poucas condições para nadar. No entanto, as vistas do topo das falésias são espectaculares. Ali, sentámo-nos num pequeno café e tomámos uma bebida a olhar para o mar infinito e os muitos surfistas na água na zona de Kuta. Mais acima, há empreendimentos maiores que também permitem vistas fabulosas. Logo ao lado, um pequeno estabelecimento tem um bar e uma piscina infinita com vista sobre o mar de Kuta. Teria sido óptimo acabar aí a tarde, mas queríamos assistir às danças tradicionais no templo Ulu Watu, por isso tivemos de resistir à tentação ali em Kuta.
6. Visitar o Templo de Ulu Watu em Kuta
A última paragem do dia na zona de Kuta foi o templo Pura Luhur Ulu Watu. A localização do templo é espectacular, mesmo no topo de uma falésia, na ponta sudoeste da península de Bukit. Pode visitar-se apenas o templo, tendo cuidado com os macacos, mas a verdadeira atracção são as danças que ocorrem todos os dias ao final do dia, num auditório a céu aberto.
As danças kecak são originalmente danças feitas em transe com o objectivo de estabelecer contacto com o espírito dos antepassados. A partir do século XX, começaram a ser usadas para dar vida às histórias do Ramayana, tal como o teatro de marionetas. O recinto enche rapidamente, muito antes do começo do espectáculo, mas parece haver sempre espaço para mais umas pessoas, nem que seja sentadas no chão do palco.
A dança é acompanhada pelo coro de dezenas de homens que cantam de uma forma hipnótica, dando ritmo às aventuras de Rama e de Hanuman, o rei-macaco. É um espectáculo a não perder em Kuta. Dali seguimos para o nosso hotel, onde chegámos já de noite. O dia seguinte seria dedicado a conhecer outra parte da região sul de Bali, Kuta e arredores.
SEGUNDO DIA EM KUTA
Era o nosso último dia na península de Benoa e em Kuta, e estávamos hospedados num magnífico hotel, o Hotel Nikko Bali Benoa Beach. De manhã, resolvemos desfrutar do nosso hotel, e a tarde seria dedicada a conhecer Kuta, a zona mais movimentada de Bali.
1. A desfrutar do hotel em Kuta
O dia começou muito cedo na zona de Kuta, já que quisemos saudar o nascer do sol, na praia em frente ao nosso hotel. As cores do amanhecer são inultrapassáveis e não se devem perder, mesmo quando custa levantar cedo!
No resto da manhã, para podermos desfrutar um bocadinho do nosso alojamento, já que no dia seguinte estava programado sairmos muito cedo para apanharmos o barco para Nusa Lembongan, decidimos degustar o excelente pequeno-almoço com calma, desfrutar de uns momentos de relaxe na piscina, e tomar uns banhos de sol na zona de Kuta.
A planificar a Volta ao Mundo
Quando o sol começou a ficar muito forte, resolvemos recolher ao nosso quarto e trabalhar um bocadinho. Uma das coisas que fizemos foi comprar mais um voo! A verdade é que, embora a nossa Volta ao Mundo esteja muito adiantada em termos de planificação e de voos comprados, a parte final ainda está em fase de preparação. Neste momento, debatemo-nos com os voos no Oceano Pacífico.
Comprámos também online, usando o Get Your Guide, os bilhetes de barco de Bali para Nusa Lembongan, com direito à deslocação do hotel para o local de embarque. Já tínhamos apreçado algumas companhias, assim como o custo de um táxi para nos levar ao porto de Sanur, mas esta opção acabou por ser excelente, uma vez que ficou dentro do orçamento esperado e tirou-nos de cima algum trabalho e preocupação.
2. De Benoa à praia de Kuta
Ao início da tarde, como estava previsto, tirámos partido do shuttle grátis do hotel para Kuta. Sabíamos que Kuta é a zona mais explorada de Bali, com enormes resorts e centros comerciais junto à praia de Kuta. No entanto, a praia de Kuta, e sua continuação para norte, é também uma das principais atracções de Bali, por isso não podíamos deixar de visitar Kuta e satisfazer a nossa curiosidade sobre Kuta.
3. Visitar Kuta em Bali
A deslocação para Kuta a partir de Benoa foi rápida, e começámos a andar a pé um pouco a sul da praia de Kuta. Percorremos uma das ruas interiores de Kuta, paralela ao mar, cheia de restaurantes, hotéis e lojas. Este tipo de ambiente de Kuta não é aquele que nós gostamos, e sempre nos questionamos porque é que as pessoas gostam de sítios que podiam ser em qualquer lado, uma vez que são iguais em todo o mundo? A familiaridade dá segurança? Talvez, mas se estamos na Indonésia, um bar tipo irlandês (neste caso, australiano?) com ecrãs a dar jogos de futebol e râguebi não é com certeza o sítio em que se deve estar para sentir o país que se está a visitar!
3. Passeando pela praia de Kuta
Mais à frente, virámos para a marginal junto à praia de Kuta, onde a rua JL Pantai Kuta vira para norte. Também muitas lojas ali em Kuta, mas mais pequenas e mais autênticas, embora o material à venda pareça quase todo “made in China”. A partir daí, caminhámos sempre junto à praia de Kuta, ou por vezes pela rua ladeada de centros comerciais e resorts de Kuta. Depois da rua acabar, voltámos para trás.
4. Pôr-do-sol em Kuta
O areal da praia de Kuta é extenso, com vários quilómetros, sendo que à praia de Kuta sucedem-se outras como a de Legian e a Double Six, mas o areal é o mesmo. O mar em Kuta, com ondulação forte, é essencialmente destinado aos praticantes de surf, mas é possível tomar banho em Kuta em zonas designadas para tal, longe das pranchas de surf.
Ao final da tarde em Kuta, conforme o pôr-do-sol se ia aproximando, a praia de Kuta foi-se enchendo de pessoas. Indonésios, indianos, chineses, e ocidentais, todos iam desfrutando à sua maneira do final de na praia de Kuta.
Depois de anoitecer, resolvemos regressar de Kuta a Benoa e ao nosso hotel, pois queríamos nos deitar cedo. Jantámos num dos restaurantes do nosso hotel, e regressámos ao nosso quarto. Amanhã, iremos passar para uma das ilhas ao largo de Bali e que, dizem os entendidos, são como Kuta… mas há 30 anos, antes do boom do turismo! Promete…
Este artigo sobre Kuta foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. DIA 43 e 44 – De Benoa a KUTA, em busca da alma de Bali – Volta ao Mundo (Agosto 2019)
GUIA DE VIAGEM DE BALI – INDONÉSIA
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Bali na Indonésia este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem. A Indonésia é um país maravilhoso para viajar e vai encontrar aqui todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Bali. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar no país de forma independente, em segurança, quer em carro alugado como com transportes públicos.
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia. Excelente destino na Indonésia para combinar com Bali.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
Quanto tempo é recomendável ficar em bali para ver as praias ir a ubud etc?
Veja este artigo e assim pode criar o seu roteiro https://www.viajarentreviagens.pt/indonesia/viajar-em-bali-indonesia-dicas-roteiro/