AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Tudo o que precisa saber para quem adora sol e mar

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora sol e mar

Quais as melhores praias da Indonésia? Esta é a pergunta que nos fazem mais vezes. Depois de explorar o país durante quatro meses, percorremos muitas das suas ilhas e descobrimos lugares fabulosos. Se vai viajar e procura as melhores praias da Indonésia, com as suas vantagens e desvantagens, então este artigo é para si.

Não foi um exercício fácil o de tentar ordenar as melhores praias da Indonésia que conhecemos. Possivelmente esquecemo-nos de alguma praia fabulosa mas foi muito interessante termos conseguido chegar a um consenso a dois. Esta é a nossa escolha, baseada unicamente na nossa experiência.

DICA – Se vai viajar para a Indonésia para fazer praia, leve na sua bagagem barbatanas e snorkel. Vai poupar muito dinheiro.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – TOP 5


Estas são as nossas escolhas para as cinco melhores praias da Indonésia.

1. Praia de Pasir Panjang (Ngurboat), ILHAS KEI – MOLUCAS

A praia de Pasir Panjang, também conhecida como Pantai Ngurbloat foi a melhor praia que conhecemos na Indonésia. Localiza-se nas ilhas Kei, a 30 minutos de carro da capital e do aeroporto. Dizem que tem a segunda areia mais fina e suave do mundo e, a nosso ver é perfeitamente possível. A areia é não fina que parece farinha. O mar é fabuloso. Água a 28ºC de temperatura durante todo o ano. A praia estende-se por mais de 2 km e dá para fazer belos passeios, correr e desfrutar. Está rodeada de palmeiras que se inclinam em direcção ao mar. O mar é tranquilo e não tem ondas e os pores do sol são divinais. Paraíso? Sim, é o local mais próximo do paraíso que conhecemos. É com certeza um lugar onde queremos voltar (mesmo)!

DICAS – Nós alojámo-nos no Mercy Cottages a 50 metros da praia e pagámos por um quarto duplo com pequeno-almoço 300 000 rupias (cerca de 20€/noite). Podem ver todas as dicas e como visitar as ilhas Kei neste artigo. Explicamos-lhe tudo sobre como chegar ali, quando ir e o que não pode mesmo perder.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar
AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

2. Praia de Pulau Nailaka, ILHAS BANDA – MOLUCAS

As Ilhas Banda são as ilhas das especiarias e o aroma do cravinho e da noz moscada ainda se sente no ar. No entanto, para além da cultura, as Banda têm duas ou três ilhas com praias verdadeiramente fabulosas. A melhor é indubitavelmente Pulau Nailaka, um ilhéu próximo de Pulau Run, com uma língua de areia fabulosa e um mar com água completamente translucida. O azul é tão profundo que parece que fere a vista. Nem dá vontade de sair da água. A areia de coral é branca e fina, também muito suave. A temperatura da água deve rondar os 28ºC e a temperatura do ar os 30ºC durante o dia e 25ºC durante a noite. É o local ideal para quem procura um paraíso perdido nas Molucas.

DICAS – Não é possível pernoitar em Banda Nailaka por isso tem que ir de manha e regressar ao final do dia. O local mais perto é em Pulau Run, a meia hora de barco de Nailaka. No entanto, nós optámos por nos alojarmos em Banda Neira e ali montar base para explorar o arquipélago das Banda. Esta é a melhor opção para quem quer descobrir este conjunto fabuloso de ilhas. Para preparar a sua visita às ilhas Banda veja este nosso artigo, cheio de dicas de como chegar, quando ir, onde se alojar e o que não pode mesmo perder.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

3. Praia de Pulau Urebu (ou Uriv), ILHAS PADAIDO, BIAK – PAPUA

Uma ilha deserta. Apenas uma família. Duas línguas de areia. Água completamente transparente. Areias brancas de coral impressionante e limpa. Um paraíso na Terra. E… só para si!

DICA – Para visitar as Ilhas Padaido terá que ir para o arquipélago de Biak e de lá apanhar um barco para Pulau Wundi, onde existe um alojamento básico. Lá precisa de arranjar um barco para ir visitar as pequenas ilhas desertas próximas. A mais bela de todas é Pulau Urebu com duas praias de areia branca em língua.

4. Praia de Gili KEDIS, GILI SECRETAS – LOMBOK

Na parte Oeste da ilha de Lombok existem várias pequenas ilhas conhecidas como as Gili Secretas. São ilhas minúsculas, com praias desertas e sem grandes infraestruturas. Uma delas, Gili Kedis, é um pedaço do paraíso na Terra. Águas transparentes, areia branca e uma ilha que parece um “quintal” de tão pequena que é. Vale mesmo a pena visitá-la.

DICAS – Para chegar às Gili Secretas tem que ir em tour a partir de Kuta Lombok. Pode marcar numa agência local ou antecipadamente pela internet. O tour inclui visita a três ilhas, sendo que Gili Kedis é normalmente a última a ser visitada. Troque a ordem, e peça ao seu barco para ir lá primeiro. Terá a ilha só para si! Para ver mais dicas de como visitar as Gili Secretas veja este nosso artigo.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

5. Praia de Pulau Tujuh, ORA BEACH – MOLUCAS

Ora Beach é um lugar muito especial. Mesmo muito. Poucos são os estrangeiros que lá vão e muito menos os portugueses. Ora Beach é uma praia em Pulau Seram, nas Molucas, próximo da aldeia de Saleman. Ali existem três ou quatro alojamentos sobre a água, na base das arribas calcárias dignos de qualquer lua-de-mel. Mas ao largo de Ora Beach localizam-se as ilhas de Pulau Tujuh, as sete ilhas, algumas delas com praias idílicas e completamente desertas. Escolha uma e passe lá um dia maravilhoso. Terá tudo só para si!

DICAS – A melhor forma de explorar Pulau Tujuh é ir para Ora Beach, alojar-se num eco-resort lá e depois ir de barco para Pulau Tujuh. Nós alojámo-nos no OraCave EcoLodge e adorámos! Foi um dos lugares mais bonitos onde ficámos na Indonésia. Era um sonho. Foi a partir de lá que alugamos um barco para ir passar o dia a Pulau Tujuh. Para o ajudar a preparar a sua viagem a Ora Beach e a Pulau Tujuh veja este nosso artigo.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – TOP 10


As 10 melhore praias da Indonésia são…

6. Praia de Friwen, RAJA AMPAT – PAPUA

Raja Ampat é um arquipélago enorme e explorá-lo é bastante dispendioso, especialmente para os padrões indonésios. No entanto, Raja Ampat tem algumas das praias mais bonitas da Indonésia, com alguns dos seus melhores recifes de coral. Há muitas e belas praias em Raja Ampat mas a que mais gostamos foi a de Friwen. Com mar azul transparente, água a 27ºC, árvores a fazer sombra na água, baloiços sobre o mar e umas barraquinhas fantásticas para beber umas bebidas.

DICAS – Visitar Raja Ampat exige muita preparação prévia, especialmente para fazer frente aos custos exorbitantes dos transportes. A nossa dica é que se aloje na ilha principal. Nós ficamos no Papuarts – Alter Native Stay. A partir dali é mais fácil organizar transporte para explorar os diferentes cantos do arquipélago, dividindo despesas com os outros hóspedes. Como é um dos poucos locais que se podem marcar através do booking tem sempre gente para partilhar viagens de barco às ilhas mais pequenas e aos recifes de coral. Veja o nosso artigo sobre Raja Ampat para preparar a sua viagem.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

7. Praia de Malenge, ILHAS TOGEAN – SULAWESI

As ilhas Togean são um paraíso na Terra, não há como contornar isso. Recifes de coral extraordinários, população hospitaleira e acolhedora. Sorrisos de alegria. Tudo isso e praias de areia branca rodeadas de palmeiras. O que se pode pedir mais? Mas as Togean são um arquipélago e há muitos lugares magníficos para descobrir. Daqueles que nós conhecemos podemos dizer maravilhas dos dois, mas Malenge foi o nosso predilecto. Malenge tem tudo para ser perfeito, e é. Boas praias de areia branca, mar a cerca de 28ºC e muito calor! Refresque-se na sombra das palmeiras entre mergulhos e aproveite para conhecer os ciganos do mar.

DICAS – As ilhas Togean têm várias ilhas pequenas e todas elas, ao que parece, encantadoras. Não tínhamos tempo para as explorar todas e, mesmo numa viagem de Volta ao Mundo, há que fazer escolhas. Escolhemos começar por Malenge e não nos arrependemos nada. Alojámo-nos no Malenge Indah e desfrutamos do paraíso durante vários dias. Podem ver a melhor maneira de chegar ali no nosso artigo sobre as ilhas Togean.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

8. Praia Cor-de-Rosa, KOMODO – FLORES

O Parque Nacional de Komodo tem praias verdadeiramente avassaladoras, algumas das quais impossíveis de saber o nome. Mas há uma que bate todas as restantes, a praia cor-de-rosa, onde as areias têm uma cor rosada devido à erosão dos corais vermelhos do recife. A praia é maravilhosa e vale bem a pena ir lá passar o dia. As águas são quentes, transparentes e é um lugar fantástico para fazer snorkel.

DICAS – A melhor forma de chegar à Praia Cor-de-Rosa é apanhar um barco ou em tour desde Labuan Bajo. Pode marcar um tour na cidade ou marcar antecipadamente. Há tours para um dia mas pode combinar também a praia com uma visita aos dragões de Komodo. Veja o nosso artigo sobre as Flores com dicas para visitar o Parque de Komodo e os melhores locais para se alojar.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

9. Praia de Tanjung Aan, KUTA – LOMBOK

Kuta Lombok é um dos lugares mais fantásticos para fazer praia na Indonésia. Na costa sul da ilha de Lombok as belas praias sucedem-se mas há uma que nos ficou no coração, Tanjung Ann. Com um extenso areal, água azul transparente, baloiços de madeira, bares com comida local, boas bebidas. É o local ideal para passar um belo dia de praia.

DICAS – Chegar à praia de Tanjung Ann é simples e fácil. Basta apanhar um táxi em Kuta Lombok ou alugar ali uma mota. A praia fica a cerca de 10 km da cidade. Para saber onde se alojar e o que explorar na ilha veja o nosso artigo sobre Kuta Lombok.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

10. Praia de Adranan, ILHAS KEI – MOLUCAS

A ilha de Adranan não tem praticamente nada mas chegar ali para passar parte do seu dia vai ser maravilhoso. È só praia, mais nada, mas é uma grande praia! Areia branca em forma de língua de areia numa das pontas da ilha, mar fantástico com água ligeiramente mais fresca do que o ar. Talvez 30ºC no ar e 27ºC na água. É o motivo perfeito para um mergulho para refrescar. Um belo baloiço de madeira na água. Este é o retrato do paraíso.

DICAS – Não há qualquer tipo de alojamento na ilha por isso o ideal é alojar-se na ilha principal e depois visitar esta ilha num dos dias. Nós alojámo-nos no Mercy Cottages, onde assentamos base para explorar as Kei. Podem ver todas as dicas e como visitar as ilhas Kei e a ilha Andran neste artigo. Explicamos-lhe tudo sobre como chegar ali, quando ir e o que não pode mesmo perder.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

 AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – TOP 15


As 15 melhores praias da Indonésia são…

11. Praia de Ngurtavur, ILHAS KEI – MOLUCAS

Ngurtavur é uma língua de areia ao largo em frente à ilha de Pulau Woha Esta língua de areia imaculadamente branca e fina é maravilhosa e rodeada de um mar azul turquesa com águas completamente transparentes. A melhor altura para a visitar é na maré alta quando os recifes de coral estão cobertos por água e a língua de areia fica bem visível. No entanto, em qualquer altura vale a pena lá ir porque é magnífico.

DICAS – Chegar ali não é barato já que é necessário apanhar um barco e pagar 700 000 rupias pela travessia de barco, bem como 200 000 rupias para entrar no parque. Os barcos apanham-se do porto de Debug e a melhor forma de lá chegar é de mota ou táxi. Não há alojamentos na praia pelo que o ideal é alojar-se em Kei, na ilha principal, e de lá explorar Ngurtavur. Nós alojámo-nos no Mercy Cottages a 50 metros da praia e pagámos por um quarto duplo com pequeno-almoço 300 000 rupias (cerca de 20€/noite). Podem ver todas as dicas e como visitar as ilhas Kei neste artigo. Explicamos-lhe tudo sobre como chegar ali, quando ir e o que não pode mesmo perder.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

12. Praia da ilha de Baeer, ILHAS KEI – MOLUCAS

A Ilha de Baeer é conhecida como a pequena Raja Ampat pois são vários ilhéus de calcário no mar das Molucas. No seu interior existe uma pequena ilha deserta, onde mal consegue atracar um barco de madeira mas que permite fazer praia num local isolado, rodeado de um cenário idílico. A água é de um azul que parece que fere a vista. Vale mesmo a pena dar ali uns mergulhos e aproveitar aquele bocadinho de paraíso.

DICAS – Não há qualquer tipo de alojamento na ilha por isso o ideal é alojar-se na ilha principal e depois visitar esta ilha num dos dias. Nós alojámo-nos no Mercy Cottages, onde assentamos base para explorar as Kei. Podem ver todas as dicas e como visitar as ilhas Kei e a ilha Baeer neste artigo. Explicamos-lhe tudo sobre como chegar ali, quando ir e o que não pode mesmo perder.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

13. Praia de Hatta, ILHAS BANDA – MOLUCAS

As Banda são um lugar especial, tão especial que vai conquistar logo o seu coração. E Pulau Hatta é um desses locais. Praia de areia branca até perder de vista, recifes de coral com uma parede vertiginosa e muita biodiversidade. Um paraíso na Terra como gostamos de dizer. Não tem nada que enganar. E um trunfo adicional. Uma das águas mais transparentes do mundo!

DICAS – É possível pernoitar em Pulau Hatta mas o melhor é alojar-se no Maulana Hotel em Banda Neira e ali montar base para explorar o arquipélago das Banda (pois há várias ilhas . Esta é a melhor opção para quem quer descobrir este conjunto fabuloso de ilhas. Para preparar a sua visita às ilhas Banda veja este nosso artigo, cheio de dicas de como chegar, quando ir, onde se alojar e o que não pode mesmo perder.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

14. Praia de areias flutuantes de Pasir Timbur em Kri, RAJA AMPAT – PAPUA

Kri é a ilha mais popular e badalada de Raja Ampat e não é por acaso. É uma ilha coberta de vegetação e rodeada de algumas praias de areia branca de coral. As melhores praias estão na ponta oeste da ilha, de frente para Pulau Mansuar e em frente ao recife de coral de Yenbuba. È mais um paraíso na terra com uma língua de areia conhecida por Pasir Timbur.

DICAS – Nós ficámos alojados no Papuarts – Alter Native Stay. A partir dali exploramos os diferentes cantos do arquipélago, dividindo despesas com os outros hóspedes. Como é um dos poucos locais que se podem marcar através do booking tem sempre gente para partilhar viagens de barco às ilhas mais pequenas e aos recifes de coral. Veja neste artigo todas as dicas para visitar Raja Ampat.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

15. Praia de Kaididiri, ILHAS TOGEAN – SULAWESI

Kaididiri é um lugar de outro mundo! No meio do nada, num arquipélago esquecido em Sulawesi, o local está construído praticamente em cima do recife de coral. É um local para mergulhadores ou amantes de snorkel mas a verdade é que a praia também é muito boa. E se gosta de snorkel, então é ouro sobre azul.

DICAS – Nós alojámo-nos no Kadidiri Paradise e desfrutamos do paraíso durante vários dias. Podem ver a melhor maneira de chegar ali no nosso artigo sobre as ilhas Togean.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

OUTRAS PRAIAS MARAVILHOSAS NA INDONÉSIAS QUE SÃO DE “CORTAR OS PULSOS”


A Indonésia está cheia de praias fabulosas e seria injusto não figurarem nesta lista outras praias. Sendo assim, tentamos ordenar algumas outras praias que também adorámos e que não pode mesmo deixar de conhecer numa viagem pela Indonésia.

16. Praia de Villa Grasia, GILI TRAWAGAN – LOMBOK

As ilhas Gili, em Lombok, são um destino de eleição para quem viaja em Bali e Lombok e não é por acaso. Há três Gilis mas cada um destina-se a públicos que procuram coisas diferentes. Nós gostamos mais das praias e ambiente de Gili T mas as outras também são brutais! Não perca um bom banho de mar mas a praia não tem areia fina, apenas areia grossa de coral.

DICAS – Para visitar Gili T nós alojámo-nos no Guesthouse. Pode ver as dicas para visitar as Ilhas Gili e como aqui chegar no nosso artigo aqui no blogue.

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

17. Diamond Beach – NUSA PENIDA – LOMBOK

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

18. Praia norte, GILI AIR – LOMBOK

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

19. Gili Nanggu, GILIS SECRETAS – LOMBOK

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

20. Praia de Selong Blanak, KUTA – LOMBOK

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

21. Praia do T-Rex – NUSA PENIDA – LOMBOK

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

22. Praia de FriwMunday Wall, RAJA AMPAT – PAPUA

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

23. Praia de Mawan, KUTA – LOMBOK

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

24. Praia de Uluwatu – BALI

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

25. Praia de Saporkren, RAJA AMPAT – PAPUA

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

26. Yellow Bridge Beach, NUSA LEMBOGAN – BALI

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

27. Praia de Balangan – BALI

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

28. Le Pirate Beach, Nusa Ceningam – BALI

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

29. Praia de Sulamadaha, TERNATE – MOLUCAS

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

30. Praia de Kuta – BALI

AS MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA - Tudo o que precisa saber para quem adora adora sol e mar

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Resultado de imagem para dinheiro icon Use o cartão REVOLUT para levantar dinheiro em viagem. Se usar este link, não terá custo com o envio do cartão, poupando assim 5,99€.   Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.