O dia foi dedicado a visitar as aldeias de Bajawa e a conhecer um pouco da cultura ngada, perpetuada nas encostas do monte Gunung Inerie.
A cultura ngada é caracterizada por uma fusão de animismo e cristianismo. As cerimónias fúnebres católicas convivem lado a lado com rituais de sacrifício de animais e de cerimónias de apelo à fertilidade.
Saímos da nossa guesthouse em Bajawa de moto. Alugámos lá uma moto e percorremos algumas das aldeias de Bajawa. A sua estrutura mantém-se inalterada, assim como a arquitectura dos seus edifícios em madeira e colmo.
Artigos no nosso blogue sobre locais nas Flores na Indonésia
- MELHORES PRAIAS DA INDONÉSIA – Um artigo com a lista exaustiva sobre as melhores praias da indonésia, desde Lombok às Molucas, passando pela Papua Ocidental, Java, Bali, Sulawesi ou Komodo e Flores.
- VIAJAR NAS FLORES – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente na ilha das Flores, este é o artigo.
- VISITAR O VULCÃO KELIMUTU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Kelimutu, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BAJAWA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar as aldeias de Bajawa e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- VISITAR WAE REBO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a aldeia de Wae Rebo e a cultura local, nas Flores, Indonésia.
- BARCO DE LOMBOK ÀS FLORES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para preparar a sua viagem desde Lombok até às Flores, na Indonésia, passando por Komodo e Sumbawa.
- VISITAR AS GILI SECRETAS DE LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili Secretas de Lombok, na Indonésia.
- VISTO DA INDONÉSIA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Indonésia.
AS ALDEIAS DE BAJAWA E AS SUAS CARACTERÍSTICAS
1. As casas – Sa’o das aldeias de Bajawa
As casas são um elemento fundamental da expressão da cultura Ngada e o seu simbolismo está fundado na ideia de entrada num local puro e sagrado. As suas fundações são em pedra mas tudo o resto é em madeira. Normalmente são constituídas por três divisões, o alpendre, um espaço comum, e a sala interior, encimadas por um patamar de armazenamento.
Quando o telhado é encimado por uma pequena figura masculina exibindo armas, é sinal que esta casa (Sa’o Saka Lobo) foi herdada pelo filho mais velho do clã, e se for uma pequena casa em miniatura, a casa (Sa’o Saka Pu’u) foi herdada pela filha mais velha.
2. Totens dos clãs – ngadhu e bhaga
Nas aldeias ngada, o espaço entre as filas de casas, normalmente em patamares, exibe totens dos clãs que vivem na aldeia. Cada clã constrói um par de estruturas, símbolos masculino e feminino. O masculino (ngadhu) é uma espécie de chapéu de sol, com um tronco de madeira esculpido servindo de esteio e uma cobertura de colmo. O feminino (bhaga) é uma miniatura de uma casa com telhado de colmo, e normalmente a parte inferior é trabalhada e pintada.
3. Altares cerimoniais
No espaço mais sagrado das aldeias de Bajawa encontram-se altares cerimoniais que se assemelham a túmulos megalíticos, com pedras de xisto ao alto, e organizadas de forma a simbolizarem campas, mas também assentos onde os chefes se sentam para discutir assuntos importantes, ou realizar cerimónias ou rituais. É talvez a estrutura mais enigmática e bela das aldeias de Bajawa.
Nos alpendres das casas, estão pendurados cornos e crânios de búfalos, testemunhos de cerimónias e sacrifícios feitas pelas respectivas famílias.
4. O quotidiano nas aldeias de Bajawa
As mulheres trabalham nos teares e vendem aos turistas os tecidos tingidos segundo a técnica do ikat, onde os nós impedem que o tingimento atinja todo o tecido, criando dessa forma os padrões.
Os velhotes conversam uns com os outros e as crianças brincam. E todos parecem olhar para nós com a mesma curiosidade e fascínio com que nós olhamos para eles.
Tão próximos das Molucas, ilhas das especiarias, as Flores também têm a sua quota parte destes produtos tão cobiçados. Nas aldeias vê-se as especiarias a secar ao sol, e sente-se o seu cheiro no ar, entre as quais cravinho, noz-moscada, e baunilha, além do café e cacau.
O nosso percurso pelas aldeias de Bajawa
Antes de começarmos o percurso pelas aldeias de Bajawa, passámos por um miradouro do vulcão Gunung Inerie (2245m), que domina a região de Bajawa. É possível subir também a este vulcão, mas desta vez não tivemos tempo para o fazer.
1. Aldeia de Luba
Esta aldeia tem a faceta tradicional e a mais moderna. De um lado, as casas tradicionais, dispostas em torno dos totens, dispostos em diferentes patamares (um deles erigido em cima de uma campa).
Do outro lado, uma escola, frequentada pelas crianças das aldeias da região, e um campo de futebol. Deve fazer-se o registo à entrada e pagar um donativo (10.000 rupias por pessoa). Os habitantes não falam bahasa, mas sim um dialecto local, mas a comunicação pode ser sempre feita com um sorriso.
2. Aldeia de Bena
É a maior aldeia e a mais impressionante. Os seus altares cerimoniais são qualquer coisa de maravilhoso e místico.
Do topo do patamar superior tem-se acesso a um promontório rochoso, onde se encontra uma estátua de nossa Senhora (!) e de onde se tem vistas sobre a aldeia.
Deve fazer-se o registo à entrada e pagar o ingresso (25.000 rupias por pessoa). As meninas que estão na recepção podem também ajudar a esclarecer algumas dúvidas acerca de pormenores, embora o seu inglês seja muito fraco.
3. Aldeia de Tololela
É uma aldeia que se pode aceder por estrada ou fazendo uma caminhada de uma hora a partir da aldeia de Bena. Deixámos a moto no parking de Bena e fomos a pé pela floresta até chegar a Tololela. Só depois demos conta que havia uma estrada que chegava lá.
É menos impressionante do que as outras, mas é interessante por ser menos acessível. Ali assistimos a um fenómeno engraçado, que foi noz moscada a secar ao sol e a estalar como castanhas no forno. Deve fazer-se o registo à entrada e pagar um donativo (10.000 rupias por pessoa).
Encontrámos ali um grupo de indonésios que faziam um piquenique e que vinham de Jacarta para conhecer estas aldeias. Nota-se que os próprios indonésios têm curiosidade em relação às culturas ancestrais que poderão estar em vias de extinção face ao avanço da modernidade.
4. Aldeia de Gurusina
De Tololela descemos a pé pela estrada até à aldeia de Gurusina. Não sabíamos, mas esta aldeia tradicional foi devastada por um fogo em Agosto de 2018 que destruiu a maioria das casas e totens. A aldeia está a ser reconstruída.
De lá, apanhámos uma boleia de moto e fomos buscar a nossa moto para regressar a Bajawa. No dia seguinte, iríamos para Moni, com o objectivo de subir ao vulcão Kelimutu.
NOTA: Quando viajar de moto na Indonésia, não se esqueça de se fazer acompanhar da sua carta de condução (e se tiver a carta de condução internacional, melhor) e da sua apólice de seguro de viagens.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Este artigo foi realizado durante a nossa viagem de Volta ao Mundo em 2019/2020. DIA 71 – À descoberta das aldeias de Bajawa e da cultura Ngada na ilha das Flores (Setembro 2019)
Se está a pensar viajar na Indonésia estes são os artigos que temos no blogue e que lhe podem interessar
- VIAJAR EM SULAWESI – Um artigo que é um guia de viagem para Sulawesi, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços em Sulawesi. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Sulawesi, este é o artigo.
- VIAJAR EM BALI – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Bali, este é o artigo.
- VIAJAR EM LOMBOK – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Lombok, este é o artigo.
- VIAJAR EM JAVA – Um artigo que é um guia de viagem, com roteiro, dicas para viajar, informação prática, ligações de transporte por terra, ar e barco, com horários e preços. Se procura de um artigo que o ajude a preparar a sua viagem de forma independente em Java, este é o artigo.
- VISITAR UBUD – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Ubud, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR MUNDUK – BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Munduk e das montanhas, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR NUSA PENIDA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Penida, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR NUSA LEMBONGAN – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na ilha de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a ilha.
- VISITAR KUTA BALI – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Kuta e Benoa, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- PENÍNSULA DE BUTIK – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na zona de Butik, em Bali, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a região.
- CRATERA DE IJEN – Um artigo sobre a nossa experiência a viver uma semana na cratera de Ijen em Java para a realização de um documentário sobre os mineiros de enxofre de Ijen.
- VISITAR BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR YOGYAKARTA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar à cidade de Yogyakarta em Java, Indonésia.
- VISITAR JACARTA – Um artigo cheio de dicas sobre alojamento, tours, transportes, lugares a visitar, etc. na cidade e arredores de Jacarta, em Java, na Indonésia, com muitas dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR O KRAKATOA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Krakatoa, em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS PADAIDO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Padaido, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR BIAK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Biak, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR WAMENA E VALE DE BALIEM – Um artigo sobre a nossa experiência a tentar visitar Wamena e o Vale de Baliem na Papua Ocidental.
- VISITAR RAJA AMPAT – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar para Raja Ampat, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes na Papua Ocidental, Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS KEI NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Kei, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS BANDA NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar as ilhas Banda, um arquipélago cheio de ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- VISITAR ORA BEACH NAS MOLUCAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Ora Beach e as ilhas deslumbrantes nas Molucas, na Indonésia.
- MOLUCAS, AS ILHAS DAS ESPECIARIAS – Um artigo sobre os cheiros e sabores da nossa viagem pelas Molucas, o local mais belo da Indonésia.
- VISITAR TIDORE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Tidore nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR TERNATE – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar a ilha de Ternate nas ilhas deslumbrantes das Molucas, na Indonésia.
- VISITAR AS ILHAS TONGEAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as incríveis ilhas Tongean, um arquipélago em Sulawesi com os ciganos do mar.
- VISITAR TANA TORAJA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Tana Toraja, uma região única do ponto de vista cultural em Sulawesi.
- CULTO DOS MORTOS EM TANA TORAJA – Um artigo que é a partilha da nossa experiência em Tana Toraja para fazer um documentário sobre o culto dos mortos na região de Toraja em Sulawesi, na Indonésia.
- VISITAR KUPANG – Um artigo sobre a cidade de Kupang, a capital de Timor Ocidental na Indonésia, com dicas para explorar e visitar a cidade.
- VISITAR KUTA LOMBOK – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar em Kuta Lombok, na Indonésia.
- NIKKO BALI BENOA BEACH HOTEL – O hotel que ficamos alojados no sul de Bali para explorar esta região da ilha. Um resort maravilhoso.
- MONTE RINJANI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para subir e visitar o vulcão do Monte Rinjani, em Lombok, Indonésia.
- VISITAR GILI AIR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR GILI TRAWANGAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar as ilhas Gili em Lombok, na Indonésia.
- VISITAR BANYUWANGI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Banyuwangi, em Java na Indonésia.
- VISITAR MALANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Malang, em Java na Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO SEMERU – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Semeru, em Java, Indonésia.
- VISITAR TUMPANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tumpang, em Java, Indonésia.
- SUBIR O VULCÃO BARTOK – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Bartok, em Java, Indonésia.
- VISITAR O MONTE BROMO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão do Monte Bromo, em Java, Indonésia.
- VISITAR CEMORO LAWANG – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar a Cemoro Lawang para visitar os Vulcões de Java, Indonésia.
- VISITAR PRAMBANAN – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar aos templos hindus de Prambanan em Java, Indonésia.
- VISITAR AS ALDEIAS DE BOROBUDUR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e chegar às aldeias rurais próximas de Borobudur, em Java, Indonésia.
- VISITAR CARITA – JAVA – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a zona dos arrozais de Carita, em Java, Indonésia.