Explorando a região montanhosa de Wayanad | Índia

wayanad kerala querala india

A região de Wayanad, em Querala, na Índia, é uma região montanhosa nos Western Ghats, onde se pode desfrutar do contacto com a natureza. A ideia original era ficar alojada numa família nas montanhas e eu estava muito ansiosa por esta experiência. Quando chegámos a Wayanad, eu, a Lívia, a Diana e a Giana, fomos transferidas para a Pranavam homestay nas montanhas.

Fomos recebidos por uma família maravilhosa que nos abriu a porta de casa. Conversámos um bocadinho e depois fomos conhecer os nossos quartos. Os quartos são maravilhosos, com uma varanda com vista sobre a quinta.

A família preparou-nos um almoço típico de Querala, servido em folha de palmeira. A comida era óptima e, para minha satisfação, havia pratos pouco picantes. Aperfeiçoámos a técnica de comer com as mãos e divertimo-nos imenso. Foi um belo e magnífico almoço.

Depois do almoço e de conviver com a família saímos para explorar as redondezas e fizemos várias actividades.

Zipline nas plantações de chá

Começámos por nos deslocar para uma área de plantações de chá onde estava instalado um zipline. Nunca tinha feito zipline e gostei imenso, especialmente pelo cenário magnífico. No final da experiência ainda tive tempo para fazer um percurso a pé pelas plantações de regresso à estrada principal.

BTT pela região de Wayanad

No final do zipline tivemos a possibilidade de ir de bicicleta até ao local onde íamos fazer bambu rafting. A ideia agradou-me, especialmente porque fazia exercício e ao mesmo tempo desfrutava da paisagem. A viagem foi curtinha, cerca de 15 minutos, e os primeiros foram em estrada, mas depois entrámos em terra batida e foi mais giro. Também gostei da experiência.

Bambu rafting

Esta era uma das actividades que tinha mais vontade de fazer em Wayanad. Apesar do rio ter pouca água e o termo rafting ser claramente um exagero, o passeio em jangada de bambu foi muito giro. Fomos as quatro meninas, eu, a Lívia, a Diana e a Giana, na jangada e foi muito giro.

O passeio foi muito agradável. Mas, aquilo que mais gostei foi quando tomámos banho no rio. Saímos da jangada e aproveitámos para nadar e tomar banho. Foi muito giro.

Percurso de exploração da quinta

No final do rafting regressámos à quinta e fizemos uma pequena visita guiada pela exploração, descobrindo um bocadinho mais sobre as especiarias, frutas e culturas aqui cultivadas. Uma autêntica descoberta foi ter experimentado o cacau fresco (que é delicioso). Esta quinta foi em tempos uma enorme exploração de cacau e café e ainda hoje conserva os edíficios originais. Foi um bom passeio.

Quando regressámos à nossa homestay descobrimos que iríamos mudar de alojamento. No dia seguinte ia haver uma mega greve em Querala e a organização resolveu juntar todos os bloggers no mesmo hotel para evitar sermos bloqueados nas estradas de manhã cedo. Ficámos um pouco tristes porque estávamos a gostar imenso deste contacto com a população local.

Acabámos por nos despedir dos nossos anfitriões e rumar ao Vythiri Village, onde nos alojámos numa Vila Pool, um quarto com piscina interior. Foi aí que jantámos e desfrutámos de uma festa preparada pelo hotel com espectáculos de dança e música. Até aprendi a dançar uma coreografia de bollywood com uma rapariga indiana. O dia tinha sido fantástico.

Aqui fica o vídeo do dia. Desfrutem!

Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.