Visitar uma escola na Índia? Sim, é possível! E é uma experiência incrível | Índia

Visitar uma escola na Índia

Uma das experiências que sempre tive vontade de fazer foi visitar uma escola na Índia. Durante a minha viagem a bordo do Kerala Blog Express, promovido pelo Turismo de Querala, tive oportunidade de visitar uma escola numa aldeia próxima de Thrissur. A aldeia chama-se Kodaloor e tem uma pequena escola que recebe centenas de crianças das redondezas. A agência Blue Yonder preparou um programa de um dia que incluía várias actividades, nomeadamente danças e músicas tradicionais, mas a que mais me encheu o coração foi uma actuação de Ottan Thullal numa escola primária da BKMLP. O nosso grupo de bloggers pôde ver esta actuação ao mesmo tempo que centenas de crianças, a maioria delas a ver um espectáculo deste tipo pela primeira vez. Se o espectáculo foi muito giro, a reacção das crianças à actuação do Ottan Thullal (semelhante ao Kathakali) foi ainda mais maravilhosa.

Visitar uma escola na Índia

Mas como se tratam de crianças, os seus olhares repartiam-se pelos bloggers estrangeiros que ali estavam e pelo show em si. Todos os seus sentidos estavam a ser inundados por novas experiências. Nós éramos 29 bloggers mas as centenas de crianças da escola deixavam que cada um de nós tivesse a atenção de pelo menos uma dezena. As crianças rodeavam-nos e encantavam-se com as nossas fotografias e vídeos.

Visitar uma escola na Índia

Primeiro juntei-me a um grupo de rapazes mas depois fui para o lado das raparigas. Na sala, sentados no chão, as crianças estavam separadas por sexos.

Visitar uma escola na Índia

Sentei-me no chão ao lado delas. São sempre as meninas e mulheres que mais atraem a minha atenção e empatia. Poucos minutos depois já brincava com elas, ria, passava-lhes a minha GoPro e elas faziam fotografias e filmes. Estavam deliciadas e eu também. Parecíamos todas crianças. A minha equipa comportava-se um bocado mal e o dançarino até nos chamou a atenção duas vezes, dentro da actuação!

Visitar uma escola na Índia

Visitar uma escola na Índia

Todas as crianças riam e estavam visivelmente muito satisfeitas com a nossa presença. Os bloggers também. Não há ninguém que resista a uma criança feliz. No final da actuação, e depois de centenas de fotografias, ainda fui espreitar a sala de aula, onde as professoras esperavam pelos seus meninos para começar as actividades lectivas. Algo me diz que não ia ser fácil. As crianças estavam muito excitadas. Agora, rapazes e raparigas partilhavam a sala de aula, onde um mapa-mundi e um quadro negro de ardósia serviriam de ferramentas de trabalho. O estudo tinha que começar.

Visitar uma escola na Índia

Visitar uma escola na Índia é algo que pode ser feito de forma organizada, tal como nós fizemos, mas também de forma independente. Não faltam escolas na Índia que abram as suas portas a todos aqueles que queiram privar um bocadinho com as crianças. Aliás, a maioria dos professores está aberto a uma visita já que isso permite que as crianças pratiquem o inglês com estrangeiros. Aventure-se e vá visitar uma escola na Índia pois não se irá arrepender.

Visitar uma escola na Índia

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta