Jaisalmer está nas portas do deserto do Thar e por isso é a sua porta de entrada privilegiada. É, com certeza, uma das mais belas cidades da Índia e do Rajastão e deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem pela região. Jaisalmer tem imensas coisas para fazer e descobrir por isso prepare-se para adorar este cantinho da cultura indiana.
Procure aqui alojamento em Jaisalmer
1. Fazer um incursão ao Deserto de Thar
Não tenha duvidas, vale mesmo a pena ir ao deserto. Há diversas agências locais e hotéis que vendem incursões ao deserto e os preços são muito semelhantes. O ideal é passar a noite no deserto já que as noites estreladas são mágicas. Mas, independentemente de ir por um ou dois dias, o importante é ir. Para quem gosta, é possível fazer passeios de camelo nas dunas. É um óptimo local para experimentar pois aqui os camelos são usados como animais de carga e transportar turistas ou mercadorias não é distinto. Os passeios de camelo não são massificados e, se contaratar uma agência local pequena, provavelmente fará o seu passeio sozinho, com os donos do camelo. No nosso caso, tivemos por companhia o dono do camelo e pequeno filho, super simpático. Se não quer montar o camelo, leve-o a passear, e usufrua da sua companhia nas dunas. Tome um chá no deserto e conheça as aldeias locais. Não perca o pôr-do-sol no deserto.
2. Explorar o Forte de Jaisalmer
O magnífico forte de Jaisalmer parece transportar-nos para os tempos da Rota da Seda, em que as caravanas de camelos cruzavam os desertos e procuravam a segurança das cidades para relaxar dos perigos da estrada e fazer transacções comerciais. O forte é o testemunho da história da cidade, um entreposto comercial nas rotas da seda, adas especiarias e até do ópio do Afeganistão. Aproveite que a maioria do forte está aberto ao público, ao contrário de muitos outros do Rajastão, e explore todos os seu recantos maravilhosos e vistas magníficas sobre a cidade. Não perca também o magnífico Rang Mahal, o Moti Mahal, os azulejos de Sarvottam Vilas e o Anapurna Bandar.
3. Conhecer os Templos Jainistas
O Jainismo é uma religião contemporânea do Budismo e com a qual tem muitos pontos de contacto. Apesar do Jainismo ser uma religião importante em toda a Índia, no Rajastão há imensos templos dignos de visita, como é o caso de Ranakpur, mas Jaisalmer também não é excepção. Os templos jainistas de Jaisalmer estão espalhados pela cidade velha, muralhada, integrados completamente na paisagem urbana. Os templos mais belos são o Templo de Chandraprabhu, o Templo de Rikhabdev, o Templo Shitalnath, o Templo de Sambhavanth, a biblioteca de Gyan Bhandar, ou as ruínas dos templos Shantinath e Kunthunath.
4. Visitar o Templo de Laxminarayan
Este é um templo hindu dedicado à deusa Laxmin, consorte de Vishnu. O templo situa-se dentro do forte e está frequentemente cheio de vida e devoção. Visitá-lo ao amanhecer pode ser um momento mágico.
5. Descobrir as Havelis
As havelis são edificações típicas do Rajastão. São casas senhoriais muitas vezes fortificadas, que pertenciam à nobreza rajapute. Jaisalmer é uma das melhores cidades para apreciar estas havelis, construídas com as areias do Deserto de Thar e que brilham com os raios de sol do dia, colorindo a cidade de dourado. As havelis de Patwa-ki e de Nathmal-ki são as mais belas e merecem uma visita.
6. Aprender no Centro Cultural e Museu do Deserto
Fora da cidade muralhada, este museu pequeno e intimista pode ser uma bela visita. O acervo é muito pequeno mas vale a pena conversar com o seu zelador e perceber melhor a cultura do deserto. À noite há espectáculo de marionetas do Rajastão.
7. Contemplar a vida local no Manik Chowk
O Manik Chowk é o mercado local de Jaisalmer que correspondia à praça, na entrada no forte, onde se reuniam as caravanas de camelos que cruzavam o deserto nas rotas comerciais. Ainda hoje é um local privilegiado para ver as populações locais, alguns nómadas, venderem os seus produtos tradicionais, especialmente peles e têxteis.
8. Visitar o Palácio Mandir
O Palacio Mandir é um dos ex-libris da cidade de Jaisalmer. No seu interior, o maior atractivo é Badal Vilas, uma torre de vários andares feita em madeira, metal e papel trazido pelos muçulmanos que rumavam à cidade nos tempos das caravanas de camelos.
9. Relaxar no Lago Gadisagar
O lago da cidade de Jaisalmer é um reservatório artificial criado para armazenar as águas para abastecer as populações. Foi construído no século XIV e recolhia as águas das chuvas. Foi durante séculos a única forma de abastecimento de água da cidade. Hoje, até se pode fazer passeios de barco no reservatório, e é mais um local de creio da cidade.
10. Descobrir Dussehra Chowk
Esta praça, no interior do forte de Jaisalmer era o local das paradas de camelos e elefantes, o lugar dos festivais e cerimónias da cidade. A praça está rodeada de edifícios magníficos e tem um trono de mármore no centro.
Procure aqui alojamento em Jaisalmer
Se vai viajar para a Índia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- CONSELHOS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de ler e ouvir, se vai viajar para a Índia e se quer preparar, do ponto de vista psicológico.
- VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Índia, dicas práticas, como chegar,s e deslocar, o que preparar estão aqui.
- ROTEIROS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Se procura vários exemplos de roteiros para viajar na Índia, e função do seu perfil de viajante, este artigo é para si.
- MONÇÕES NA ÍNDIA – Um artigo com informação detalhada sobre as monções na Índia.
- VISITAR AS ILHAS ANDAMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Andaman, na Índia, um autêntico paraíso na Terra.
- VISTO PARA A ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Índia está aqui.
- VIAJAR DE COMBOIO NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na Índia e aproveitar a sua viagem no país.
- CRÓNICAS DE VIAGEM NA ÍNDIA E BANGLADESH – As crónicas diárias da nossa viagem de dois meses na Índia e no Bangladesh.
- Eu, a Índia e memórias de um viajante – Uma crónica de viagem sobre a Índia e o regresso a este país 10 anos depois.
Se vai viajar para o Rajastão, na Índia, estes são os artigos que lhe recomendamos
- VISITAR UDAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Udaipur na Índia e no Rajastão.
- VISITAR JODHPUR Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade azul do Rajastão na Índia.
- VISITAR JAISALMER – Um artigo cheio de dicas para viajar e visitar uma das cidades do Rajastão com mais carisma e autenticidade.
- VISITAR JAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Jaipur e os seus arredores.
- VISITAR O RAJASTÃO – Um artigo cheio de dicas de sugestões para preparar a sua viagem ao Rajastão na Índia.
- ONDE DORMIR NO RAJASTÃO – Um artigo com informação prática sobre os melhores alojamentos para ficar a dormir no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BUNDI – Um artigo cheio de dicas extraordinárias para visitar o nosso local preferido no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BIKANER – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Bikaner no Rajastão, na Índia.
- TEMPLO DOS RATOS NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo dos ratos em Bikaner na Índia.
Se vai viajar para Querala e no sul da Índia, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR COCHIM – Tudo o que precisa de saber para visitar Cochim, em Querala, está neste artigo.
- VISITAR HAMPI – Um artigo sobre um dos lugares mais incríveis para viajar na Índia, a zona de Hampi.
- VISITAR BADAMI – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Badami e arredores no sul da Índia.
- COMUNISMO EM QUERALA – Um artigo sobre o regime comunista no estado de Querala, na Índia.
- VISITAR AS BACKWATERS DE QUERALA – Tudo o que precisa de saber para preparar uma visita às águas paradas de Querala.
- DANÇAS TRADICIONAIS DE QUERALA – Tudo o que precisa saber sobre as danças e artes tribais de Querala.
- VISITAR MUNNAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Munnar e as plantações de chá de Querala.
- VISITAR WAYANAD – Um artigo para o ajudar a explorar a região de Wayanad no sul da Índia.
- DORMIR EM QUERALA – Uma selecção dos melhores hotéis e alojamentos para dormir em Querala.
- VISITAR TAMIL NADU – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tamil Nadu no sul da Índia.
- VISITAR UMA ESCOLA NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber se quiser visitar uma escola na índia.
- KATHAKALI – Um artigo sobre estas danças tradicionais de Querala na Índia.
- VASCO DA GAMA NA ÍNDIA – Que lugares ainda pode visitar
- SER HUMANO NA ÍNDIA – Uma crónica de viagem
Se vai viajar na zona dos Himalaias Indianos, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR MANALI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Manali e entrar nos Himalaias indianos.
- VISITAR O VALE DE SPITI – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale de Spiti está, literalmente, neste artigo, cheio de dicas e com a partilha da nossa experiência pessoal.
- VISITAR KALPA – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Kalpa, onde a Índia se encontra com o Tibete indiano.
- VISITAR TABO – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação que alberga o maior mosteiro budista do Vale de Spiti.
- VISITAR KAZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaza e as aldeias e mosteiros tibetanos do vale de Spiti.
Se vai viajar na Índia e procura dicas para visitar o centro do país veja estes nossos artigos
- VISITAR CALCUTÁ – Tudo o que precisa de saber para viajar numa das cidades mais desafiantes da Índia.
- VISITAR PURI – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade hindu de Puri e ver as maiores manifestações culturais do Hinduísmo.
- VISITAR DELI – Tudo o que precisa de saber para visitar Deli, a capital da Índia.
- VISITAR SANCHI – Tudo o que precisa de saber para visitar os monumentos budistas e stupa de Sanchi na Índia.
- VISITAR GWALIOR – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Gwalior que é maravilhosa.
- VISITAR BOPHAL – Um artigo sobre a cidade de Bhopal e a sua tradição milenar nas rotas da seda e das especiarias.
- VISITAR BIJAPUR – Um artigo cheio de dicas para visitar uma cidade incrível na Índia, Bijapur, no centro do país.