Bundi é a nossa mais recente paixão na Índia. Visitar Bundi é obrigatório quando se vai ao Rajastão. É um lugar extraordinário, de um beleza invulgar, com um forte magnífico, um palácio cheio de frescos cobertos com ouro, uma povoação azul que rivaliza com Jodhpur (e quanto a nós ganha) e lagos encantadores.
Bundi é, definitivamente, um dos lugares mais bonitos no Rajastão e na Índia. Atreva-se a visitar Bundi e nada o vai preparar para o que vai encontrar nesta bela povoação esquecida no Rajastão.
E, se decidir visitar Bundi, saiba o que não pode perder e as melhores dicas para preparar a sua viagem.
Dicas para visitar Bundi
Alojamento e comida
-
- Para visitar Bundi, nós alojamo-nos numa casa tradicional, o Hotel Bundi Inn, a poucos metros do palácio e com uma vista fabulosa sobre o forte do seu terraço. Era um deleite para os sentidos tomar pequeno-almoço no terraço, assim como jantar. São seguramente, as melhores vistas de Bundi. Para além disso, o hotel é um haveli antigo, com uma estátua de um elefante colorido na entrada. Pagamos 26€ por duas noites.
- Ao cair da noite, milhares de morcegos deixam as alas abandonadas do palácio e do forte e invadem a cidade. É um espectáculo memorável. Contemple-o do terraço do hotel. Nunca se vai esquecer desse momento.
- Pode jantar no hotel onde nós ficamos (pois é boa opção) ou experimentar o magnífico Out of the Blue, que actualmente se chama Morgan’s Place. Tem fama de ter as melhores pizzas do Rajastão, e tem mesmo! Visitar Bundi já vale por isto! A pizza quatro queijos é deliciosa. Era tão boa que fomos lá duas vezes. Os cogumelos salteados em azeite e oregãos são divinais.
Transportes
-
- Nós chegamos a Bundi de comboio vindos de Chittogarh (1 hora de viagem). Saímos de Bundi para Jaipur de autocarro, às 5h30 da manhã. O autocarro demorou 5 horas a chegar a Jaipur.
-
- Há comboios das principais cidades do Rajastão para Kota ou Bundi. Se visitar Bundi e vier de Deli ou Mumbai, a melhor opção é viajar até Kota (estação principal) e de lá para Bundi. Se viajar das cidades de Udaipur ou Chittogarh, há comboios directos para Bundi. Bundi também está ligado à maioria das cidades do Rajastão por autocarro.
-
- Um autocarro de Kota para Bundi custa 30 rupias e demora 40 minutos. Há autocarros a cada 15 minutos.
-
- Os principais comboios de longa distância para chegar a Bundi são:
- Marwar Express (12963) Bundi – Deli
- NZM KOTA Special (09810) Kota – Deli
- Mumbai Rajdhani (12953) comboio rápido de Kota – Delhi
- Rajdhani Express (12431) Kota – Mumbai
- Os principais comboios de longa distância para chegar a Bundi são:
- O riquexó da estação de comboio (a 10 km) ao centro da cidade custa 80 rupias.
1. Forte de Taragarh
O Forte de Taragarh domina a colina de Bundi, serpenteando os seus cumes. Com várias torres, edifícios abandonados e tanques em escadas, alberga colónias de morcegos incalculáveis. O forte está praticamente abandonado e explorá-lo envolve caminhar por percursos cheios de vegetação e macacos. Há edifícios lindíssimos e um passeios matinal vale mesmo a pena, especialmente para ter uma bela vista sobre o palácio de Garh e sobre a cidade. Um dos lugares mais belos para visitar Bundi.
Dicas
-
- Leve um pau para se “defender” da vegetação e dos macacos.
-
- Explorar o forte demora muito tempo e estará com certeza longe das multidões.
-
- Leve muita água.
- Leve calçado confortável.
2. Palácio de Garh
Esqueça tudo o que já viu na Índia e no mundo. Este palácio é uma das maiores jóias do Rajastão e redefinem tudo o que é beleza da arquitectura da região. É por isto que veio visitar Bundi.
Provavelmente o maior tesouro da Índia, o Palácio de Bundi foi construído no século XVI e melhorado várias vezes ao longo dos anos.
O Reino de Bundi foi, em tempos, um dos mais ricos do Rajastão, e o seu estilo é tipicamente rajpute, com pouquíssimas influências mongóis. A porta de entrada, Hathia Pol, é magnífica com dois elefantes gigantescos na parte superior. Mas nada o vai preparar para o que vai encontrar lá dentro. É por tudo o que lá vai encontrar que este é um lagar obrigatório a explorar quando visitar Bundi.
Depois de passar a porta, sobe-se para o Ratan Mahal, onde está um trono de mármore e há vários varandins suspensos. É um lugar encantador. Também começam a aparecer algumas pinturas nas paredes.
O que distingue este palácio dos outros do Rajastão é que em vez de esculturas trabalhadas na rocha, o palácio está decorado com frescos, pinturas que adornam as suas inúmeras paredes. Como a rocha de construção é serpentinite, uma rocha esverdeada, daí que a cor dominante dos motivos representados seja o verde e o azul.
O Chattar Mahal, na parte média do palácio, está cheio de pequenas salas e salões, uns abertos ao público, outros apenas abertos pela mão do zelador (em troca de uma pequena gorjeta – mas que vale cada rupia).
Uma das salas fechadas para restauro, pode ser aberta pelo zelador. Tem histórias do hinduísmo gravadas nas paredes e pintadas a ouro. É uma das melhores salas do palácio.
Se subir umas escadas, chega ao Badal Mahal, um salão extraordinário, com histórias românticas e motivos musicais e religiosos representados nas pinturas murais.
A figura feminina é constante, representada de forma muito sensual e romântica. Há pinturas debordadas a ouro e fios de ouro. Há também o uso dos espelhos como decoração. Repare nos nichos pintados no interior.
O Chitrashala, uma das alas superiores do palácio que corresponde à zenana – o harém das mulheres, com uma galeria que dá para um jardim suspenso, tem as mais belas e ricas pinturas da Índia.
No exterior existe um jardim suspenso, com vistas fantásticas sobre Bundi. Mas a verdadeira riqueza está lá dentro!
Há histórias contadas em imagens, desde a lenda do Krishna e Radha, até vários motivos da vida diária ou religiosa. A beleza destas pinturas é tal que devemos ter ficado ali mais de uma hora, deliciados.
Muitas das alas do palácio estão fechadas, mas são residência de enormes colónias de morcegos. Um cenário digno do Indiana Jones.
Dicas
- A entrada no palácio custa 500 rupias.
- Nós demos 50 rupias de gorjeta ao zelador para conseguir ver as salas fechadas para restauro.
3. Ruas da povoação azul de Bundi
A povoação de Bundi é linda e apaixonante. Muito colorida, especialmente em tons azuis fortes, contrasta com os saris coloridas das mulheres, em geral em tons vermelho, rosa e laranja.
Vale a pena percorrer as ruelas mais estreitas da aldeia, conversando com a população local, distribuindo sorrisos e fomentando o comércio local.
Vai encontrar poços em escadas, havelis magníficos e lojas muito interessantes. Descubra as ruas coloridas, cheias de pinturas murais com motivos do Rajastão.
4. Lago Nawal Sagar
Situado no centro da cidade de Bundi, o lago Nawal Sagar é um elemento dominante da paisagem sempre que estiver no palácio ou forte de Bundi.
O lago é local de eleição da população local para aproveitar e relaxar no final do dia, ou ver o pôr-do-sol. Faça como os locais quando visitar Bundi.
5. Rani Ki Baori
Bundi é chamada a cidade dos tanques em degraus, já que tem mais de 50 exemplares. Provavelmente nenhum deles tem a grandeza e magnificência dos tanques do Gujarat, mas são muito comuns por toda a povoação e a população já nem dá conta que eles lá estão.
A maioria dos tanques está fechado, já que a água das chuvas é cada vez mais escassa, e a água canalizada começa agora a chegar ás populações. Na cidade de Bundi, estes tanques são chamados baoris, um termo local que designa o local onde as comunidades têm acesso a água.
6. Bazar de Bundi
O bazar de Bundi é magnífico. Está cheio de artífices, que fazem pulseiras do Rajastão, saris e até roupas. Há joalheiros, barbeiros e muito artesanato.
O bazar de Bundi é o local ideal para comprar um turbante e aprender a fazê-lo (com quem sabe, claro). Um must do quando visitar Bundi.
Com o cair do sol, o bazar enche-se de vendedores de produtos frescos, que se acumulam na parte fora das muralhas, próximo do Rani Ki Baori, onde as mulheres vendem frutas, legumes, potes de barro para o transporte de água, etc. Ao homens, compete vender as comidas já preparadas, sumos e os snacks. Vale a pena explorar quando visitar Bundi.
7. Lago Jail Sagar e Palácio Sukh Niwas Mahal
Quando visitar Bundi, apenhe um riquexó e vá até ao lago Jail Sagar. A poucos quilómetros do centro de Bundi fica o lago Jail Sagar, o lago mais afamado da povoação. O lago é um excelente destino para a população local passear ao fim do dia e ao final de semana.
As margens do lago estão cobertas por nenúfares, que exibem flores de lótus cor-de-rosa, na época certa. Nas margens do lago, fica o palácio de Verão dos marajás, o Sukh Niwas Mahal, um palácio do século XVIII.
Dicas
- Para visitar os locais de interesse nas margens do lago Jait Sagar há que alugar um riquexó. O nosso custou 150 rupias. Vale pena quando visitar Bundi.
8. Shikar Burj
O Shikar Burj são os túmulos reais dos marajás de Bundi. São cenofálios reais, também na margem do lago Jait Sagar, mas um pouco mais à frente do Sukh Niwas Mahal.
Um pouco mais à frente há vários templos hindus. Se tiver templo, explore-os. Faz parte do roteiro para visitar Bundi!
9. Cenotáfios dos 84 pilares
Perto da estação fica os Cenotáfios dos 81 pilares. Nós não tivemos tempo de visitar, mas pareceram-nos lindos, vistos da janela do riquexó.
Visitar Bundi é obrigatório. Bundi é provavelmente um dos lugares mais bonitos da Índia. Nós adoramos a povoação e só lá passamos um dia e meio, duas noites. Se fosse agora, teríamos ficado no mínimo 3 noites, pela cidade, pelos monumentos, pelas pessoas e pela sensação de paz. O localização e beleza do nosso hotel, que era fantástico, assim com a comida, fez destes dias uns dos melhores que passamos na Índia.
Veja aqui que lugares da Índia se adequam mais ao seu perfil.
Não hesite! Vá visitar Bundi!
Se vai viajar para a Índia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- CONSELHOS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de ler e ouvir, se vai viajar para a Índia e se quer preparar, do ponto de vista psicológico.
- VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Índia, dicas práticas, como chegar,s e deslocar, o que preparar estão aqui.
- ROTEIROS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Se procura vários exemplos de roteiros para viajar na Índia, e função do seu perfil de viajante, este artigo é para si.
- MONÇÕES NA ÍNDIA – Um artigo com informação detalhada sobre as monções na Índia.
- VISITAR AS ILHAS ANDAMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Andaman, na Índia, um autêntico paraíso na Terra.
- VISTO PARA A ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Índia está aqui.
- VIAJAR DE COMBOIO NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na Índia e aproveitar a sua viagem no país.
- CRÓNICAS DE VIAGEM NA ÍNDIA E BANGLADESH – As crónicas diárias da nossa viagem de dois meses na Índia e no Bangladesh.
- Eu, a Índia e memórias de um viajante – Uma crónica de viagem sobre a Índia e o regresso a este país 10 anos depois.
Se vai viajar para o Rajastão, na Índia, estes são os artigos que lhe recomendamos
- VISITAR UDAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Udaipur na Índia e no Rajastão.
- VISITAR JODHPUR Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade azul do Rajastão na Índia.
- VISITAR JAISALMER – Um artigo cheio de dicas para viajar e visitar uma das cidades do Rajastão com mais carisma e autenticidade.
- VISITAR JAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Jaipur e os seus arredores.
- VISITAR O RAJASTÃO – Um artigo cheio de dicas de sugestões para preparar a sua viagem ao Rajastão na Índia.
- ONDE DORMIR NO RAJASTÃO – Um artigo com informação prática sobre os melhores alojamentos para ficar a dormir no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BUNDI – Um artigo cheio de dicas extraordinárias para visitar o nosso local preferido no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BIKANER – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Bikaner no Rajastão, na Índia.
- TEMPLO DOS RATOS NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo dos ratos em Bikaner na Índia.
Se vai viajar para Querala e no sul da Índia, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR COCHIM – Tudo o que precisa de saber para visitar Cochim, em Querala, está neste artigo.
- VISITAR HAMPI – Um artigo sobre um dos lugares mais incríveis para viajar na Índia, a zona de Hampi.
- VISITAR BADAMI – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Badami e arredores no sul da Índia.
- COMUNISMO EM QUERALA – Um artigo sobre o regime comunista no estado de Querala, na Índia.
- VISITAR AS BACKWATERS DE QUERALA – Tudo o que precisa de saber para preparar uma visita às águas paradas de Querala.
- DANÇAS TRADICIONAIS DE QUERALA – Tudo o que precisa saber sobre as danças e artes tribais de Querala.
- VISITAR MUNNAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Munnar e as plantações de chá de Querala.
- VISITAR WAYANAD – Um artigo para o ajudar a explorar a região de Wayanad no sul da Índia.
- DORMIR EM QUERALA – Uma selecção dos melhores hotéis e alojamentos para dormir em Querala.
- VISITAR TAMIL NADU – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tamil Nadu no sul da Índia.
- VISITAR UMA ESCOLA NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber se quiser visitar uma escola na índia.
- KATHAKALI – Um artigo sobre estas danças tradicionais de Querala na Índia.
- VASCO DA GAMA NA ÍNDIA – Que lugares ainda pode visitar
- SER HUMANO NA ÍNDIA – Uma crónica de viagem
Se vai viajar na zona dos Himalaias Indianos, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR MANALI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Manali e entrar nos Himalaias indianos.
- VISITAR O VALE DE SPITI – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale de Spiti está, literalmente, neste artigo, cheio de dicas e com a partilha da nossa experiência pessoal.
- VISITAR KALPA – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Kalpa, onde a Índia se encontra com o Tibete indiano.
- VISITAR TABO – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação que alberga o maior mosteiro budista do Vale de Spiti.
- VISITAR KAZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaza e as aldeias e mosteiros tibetanos do vale de Spiti.
Se vai viajar na Índia e procura dicas para visitar o centro do país veja estes nossos artigos
- VISITAR CALCUTÁ – Tudo o que precisa de saber para viajar numa das cidades mais desafiantes da Índia.
- VISITAR PURI – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade hindu de Puri e ver as maiores manifestações culturais do Hinduísmo.
- VISITAR DELI – Tudo o que precisa de saber para visitar Deli, a capital da Índia.
- VISITAR SANCHI – Tudo o que precisa de saber para visitar os monumentos budistas e stupa de Sanchi na Índia.
- VISITAR GWALIOR – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Gwalior que é maravilhosa.
- VISITAR BOPHAL – Um artigo sobre a cidade de Bhopal e a sua tradição milenar nas rotas da seda e das especiarias.
- VISITAR BIJAPUR – Um artigo cheio de dicas para visitar uma cidade incrível na Índia, Bijapur, no centro do país.
to maravilhada com o blog de vcs to indo pra india agora em maio sozinha vcs acham que saindo de udaipur encontro tour para esta maravilha que e bundi ou vou de trem sozinha grata
Pode ir de trem ou ônibus sozinha.Não tem tour não. É tranquilo.
Ótimas dicas, especialmente sobre Bundi que decidimos visitar depois de ler o blog de vocês.
Adoramos a cidade, calma, o povo é super hospitaleiro.
Fomos pra 2 dias mas ficamos 3, bem bacana.
Fomos no Morgan´s e adoramos.
Acabamos alugando bicicletas e demos uma volta muito legal para além do Jail Sagar, vale super a pena.
Tambem aproveitamos vossas dicas sobre Udaipur.*gratos
Muito obrigada pelo feedback. Amei.
Adorei ver Bundi (onde nunca estive) pelos vossos olhos, e agora já está guardado na lista crescente de lugares que quero mesmo conhecer quando regressar à Índia. Beijinhos e obrigado.
Filipe, aposto que essa lista dá para dois meses. 😉