Visitar Badami foi uma das mais agradáveis surpresas da nossa viagem. Badami é uma cidade praticamente esquecida no estado de Karnataka, a meio do percurso entre Bijapur e Hampi. Hoje é uma pequena cidade, praticamente uma aldeia à escala indiana, e quem lá não pára nunca adivinharia a importância que Badami já teve na história da Índia, e a grandeza do legado arqueológico que chegou aos nossos dias.
No nosso roteiro pela Índia, não podíamos deixar passar a oportunidade de conhecer este lugar, e ainda bem que o fizemos, pois foi um dos lugares que ficou no nosso coração, pela sua riqueza histórica, mas principalmente pelas suas gentes.
Há 1500 anos, Badami estava prestes a tornar-se a capital de um extenso império hindu, ocupando uma enorme área no centro e sul da Índia, sob o governo da dinastia Chalukya de Badami, senhores do Decão nos séculos VI a VIII. O aparecimento deste império marcou a história do sul da Índia; a partir de então, a era dos pequenos reinos deu lugar aos grandes impérios, a administração do território tornou-se mais eficiente, o comércio desenvolveu-se, inclusive além-mar, e a arquitectura viveu uma época de ouro.
Veja aqui tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na Índia
O que hoje se pode visitar em Badami e arredores é um testemunho da grandeza de Badami e da magnitude da sua influência num enorme território. É possível visitar tudo num dia muito longo, mas é preferível organizar bem a sua viagem. Aqui ficam as nossas sugestões para visitar na região de Badami.
Dicas para visitar Badami
-
- Visitar Badami num dia.
-
- Visitar os arredores, Aihole, Pattadakal, e Mahakuta, noutro dia.
-
- A melhor opção é alugar um riquexó para o dia.
-
- O riquexó para visitar os quatro lugares custou-nos 1000 rupias.
- Em Badami ficamos alojados no Hotel Rajsangam International. O hotel é bom, mesmo em frente à estação de bus. Servem jantares no quarto, o que é óptimo.
BADAMI
Badami é hoje procurada por muitos jovens escaladores que “atacam” os penhascos de arenito vermelho que ponteiam a paisagem e rodeiam a cidade e o seu lago Agastya Tirtha. No entanto, o engenho humano deixou ali um testemunho gravado na rocha, algo que, aliado à beleza natural, faz com que visitar Badami seja algo a não perder. Sobranceiro à cidade e ao lago, um enorme complexo de grutas escavadas na rocha forma um conjunto de templos cuja visita é obrigatória por quem passa na região. Além disso, tem-se uma vista fabulosa sobre a cidade, o lago, e o Templo Buthanatha, junto à água.
O complexo de grutas inclui quatro grutas distintas, três hindus e uma jainista. A gruta 1 apresenta um enorme átrio com pilares e com um pequeno santuário de linga. Xiva, a quem a gruta é dedicada, é figura em destaque nos painéis da entrada.
A gruta 2, dedicada a Vishnu, tem algumas belas representações de divindades, entre as quais Varaha, a encarnação de Vishnu como javali, e emblema do império Chalukya.
A gruta 3 é a mais impressionante, também dedicada a Vishnu, distinguindo-se pela riqueza do trabalho nos pilares e tecto da gruta. No átrio, uma representação de Vishnu protegido por uma cobra domina as atenções.
A gruta 4, mais pequena, é de origem jainista, com representações dos 24 tirthankaras jainistas, os mestres desta religião contemporânea do budismo.
AIHOLE
Quando visitar Badami, não perca Aihole, uma das cidades capitais do império. Mais de cem templos estão espalhados por uma área que rodeia e absorve a pequena cidade actual. Existem templos no meio das casas e ruas onde, mas o principal recinto está delimitado.
Este é dominado pelo espectacular Templo de Durga, invulgar pela sua forma em abside, com um pórtico de entrada e rodeado de uma colunata aberta, e belíssimo pelas suas representações de Durga (que, no entanto, não era a divindade adorada no interior), Vishnu, e Shiva, no exterior e no interior.
Os pares amorosos são primorosos e uma magnífica obra de arte. Quando o visitámos, o sol nascia e a cor da luz do começo do dia enalteceu ainda mais a beleza deste templo.
O Templo de Ladkhan também exibe esculturas magníficas e, fora do recinto, é possível visitar também o Templo Meguti, numa colina perto.
A aldeia de Aihore, a 27 km de Badami, é extraordinária e algumas das ruínas espalhadas pela região continuam a ter população a usá-las como habitação, especialmente as que estão na aldeia.
Há mulheres a cozinhar no seu interior, com tachos de alumínio cheios de dal. As crianças vestem roupas coloridas, recebem-nos com sorrisos rasgados, e posam para as fotografias.
As vacas exibem os seus cornos pintados de cores coloridas em honra de Nandi, o deus mais venerado por esta região. Uma aldeia que merece ser explorada a pé já que existem aqui mais de 120 templos espalhados.
PATTADAKAL
Quando visitar Badami, Pattadakal é um local obrigatório a incluir no roteiro, a cerca de 14 km. Ao contrário de Badami e Aihole, Pattadakal não era um grande núcleo populacional, sendo um complexo dedicado a festividades e cerimónias religiosas.
Património da Humanidade da UNESCO, Pattadakal é um fascinante conjunto de templos, fulcral no desenvolvimento da arquitectura do sul da Índia. Ali podem admirar-se as torres curvas (sikharas) que encimam os altares centrais e as vimanas, em forma de pirâmide em degraus.
Os templos mais importantes são os gémeos Templos de Virupaksha e Mallikarjuna, dedicados a Shiva. O primeiro é o único do complexo que continua a ser usado pela população e, em frente, pudemos assistir a uma fascinante cerimónia de lavagem e pintura da estátua e oferendas à divindade no Pavilhão de Nandi, o magnífico touro que servia de montada de Shiva.
Ainda hoje o templo é muito procurado pela população da região e os seus deuses venerados de forma entusiasta. Há rituais diários pela manhã em honra do deus Nandi.
BANASHANKARI
Ao visitar Badami, também não se deve esquecer alguns lugares mais pequenos, mas não menos interessantes. Perto de Badami, a 5km, o Templo de Banashankari Devi, um santuário hindu muito popular entre os devotos que entram aos milhares no templo para prestar homenagem à divindade, uma encarnação da deusa Parvati.
Mais conhecido na região por Shakambari, o templo situa-se em frente a um tanque, onde existe uma torre de vigilância esculpida. É neste templo que se vê realmente a alma da Índia em acção e se testemunha que o hinduísmo, a religião viva mais antiga do mundo, está para durar.
A torre de vigilância em frente ao templo tem uma base aberta e alberga essencialmente mulheres intocáveis e viúvas da aldeia de Cholachagudd, onde se localiza o templo.
O templo original de Banashankari datava do século VII mas dele já só restam algumas ruínas na margem do lago, ao lado e em frente ao templo actual, que data do século XVIII. Há uma escultura enorme de um carro em pedra semelhante aos carros de madeira usados no Rath Yatra, um festival em janeiro, durante a lua cheia, para transportar a deusa.
MAHAKUTA
Finalmente, em Mahakuta, existe um conjunto de templos também muito popular, com um mosteiro dedicado a Shiva, e enormes tanques de ablução, que dezenas de pessoas usavam para tomar banho e lavar a roupa, quando nós passámos por lá.
O templo, à semelhança do anterior, não vem no guia da Lonely Planet. Descobrimo-lo a conversar com a população. E foi uma descoberta extraordinária.
Fomos recebidos por sorrisos, de crianças e adultos, e gritos de entusiasmo que corriam à nossa frente apregoando a nossa presença.
Há gente a viver no templo, que se banha nas águas da piscina, paredes meias com o santuário onde se fazem os rituais. As crianças não nos largam. Quatro delas adoptaram-nos e mostraram-nos os recantos sagrados do recinto. Estão sideradas nas máquinas fotográficas e de filmar.
As mulheres e meninas, ainda que de tenra idade, lavam as roupas nas águas sagradas. Todos parecem viver ali, dividindo o seu espaço com os deuses hindus. Um lugar memorável e obrigatório quando visitar Badami.
Se vai viajar para a Índia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- CONSELHOS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de ler e ouvir, se vai viajar para a Índia e se quer preparar, do ponto de vista psicológico.
- VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Índia, dicas práticas, como chegar,s e deslocar, o que preparar estão aqui.
- ROTEIROS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Se procura vários exemplos de roteiros para viajar na Índia, e função do seu perfil de viajante, este artigo é para si.
- MONÇÕES NA ÍNDIA – Um artigo com informação detalhada sobre as monções na Índia.
- VISITAR AS ILHAS ANDAMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Andaman, na Índia, um autêntico paraíso na Terra.
- VISTO PARA A ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Índia está aqui.
- VIAJAR DE COMBOIO NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na Índia e aproveitar a sua viagem no país.
- CRÓNICAS DE VIAGEM NA ÍNDIA E BANGLADESH – As crónicas diárias da nossa viagem de dois meses na Índia e no Bangladesh.
- Eu, a Índia e memórias de um viajante – Uma crónica de viagem sobre a Índia e o regresso a este país 10 anos depois.
Se vai viajar para o Rajastão, na Índia, estes são os artigos que lhe recomendamos
- VISITAR UDAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Udaipur na Índia e no Rajastão.
- VISITAR JODHPUR Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade azul do Rajastão na Índia.
- VISITAR JAISALMER – Um artigo cheio de dicas para viajar e visitar uma das cidades do Rajastão com mais carisma e autenticidade.
- VISITAR JAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Jaipur e os seus arredores.
- VISITAR O RAJASTÃO – Um artigo cheio de dicas de sugestões para preparar a sua viagem ao Rajastão na Índia.
- ONDE DORMIR NO RAJASTÃO – Um artigo com informação prática sobre os melhores alojamentos para ficar a dormir no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BUNDI – Um artigo cheio de dicas extraordinárias para visitar o nosso local preferido no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BIKANER – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Bikaner no Rajastão, na Índia.
- TEMPLO DOS RATOS NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo dos ratos em Bikaner na Índia.
Se vai viajar para Querala e no sul da Índia, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR COCHIM – Tudo o que precisa de saber para visitar Cochim, em Querala, está neste artigo.
- VISITAR HAMPI – Um artigo sobre um dos lugares mais incríveis para viajar na Índia, a zona de Hampi.
- VISITAR BADAMI – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Badami e arredores no sul da Índia.
- COMUNISMO EM QUERALA – Um artigo sobre o regime comunista no estado de Querala, na Índia.
- VISITAR AS BACKWATERS DE QUERALA – Tudo o que precisa de saber para preparar uma visita às águas paradas de Querala.
- DANÇAS TRADICIONAIS DE QUERALA – Tudo o que precisa saber sobre as danças e artes tribais de Querala.
- VISITAR MUNNAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Munnar e as plantações de chá de Querala.
- VISITAR WAYANAD – Um artigo para o ajudar a explorar a região de Wayanad no sul da Índia.
- DORMIR EM QUERALA – Uma selecção dos melhores hotéis e alojamentos para dormir em Querala.
- VISITAR TAMIL NADU – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tamil Nadu no sul da Índia.
- VISITAR UMA ESCOLA NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber se quiser visitar uma escola na índia.
- KATHAKALI – Um artigo sobre estas danças tradicionais de Querala na Índia.
- VASCO DA GAMA NA ÍNDIA – Que lugares ainda pode visitar
- SER HUMANO NA ÍNDIA – Uma crónica de viagem
Se vai viajar na zona dos Himalaias Indianos, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR MANALI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Manali e entrar nos Himalaias indianos.
- VISITAR O VALE DE SPITI – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale de Spiti está, literalmente, neste artigo, cheio de dicas e com a partilha da nossa experiência pessoal.
- VISITAR KALPA – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Kalpa, onde a Índia se encontra com o Tibete indiano.
- VISITAR TABO – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação que alberga o maior mosteiro budista do Vale de Spiti.
- VISITAR KAZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaza e as aldeias e mosteiros tibetanos do vale de Spiti.
Se vai viajar na Índia e procura dicas para visitar o centro do país veja estes nossos artigos
- VISITAR CALCUTÁ – Tudo o que precisa de saber para viajar numa das cidades mais desafiantes da Índia.
- VISITAR PURI – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade hindu de Puri e ver as maiores manifestações culturais do Hinduísmo.
- VISITAR DELI – Tudo o que precisa de saber para visitar Deli, a capital da Índia.
- VISITAR SANCHI – Tudo o que precisa de saber para visitar os monumentos budistas e stupa de Sanchi na Índia.
- VISITAR GWALIOR – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Gwalior que é maravilhosa.
- VISITAR BOPHAL – Um artigo sobre a cidade de Bhopal e a sua tradição milenar nas rotas da seda e das especiarias.
- VISITAR BIJAPUR – Um artigo cheio de dicas para visitar uma cidade incrível na Índia, Bijapur, no centro do país.