Jaipur é a porta de entrada para explorar o Rajastão e é frequentemente um dos primeiros lugares que os viajantes exploram. Jaipur é a cidade cor-de-rosa e vai ficar surpreendido com o facto de quase todos os edifícios dentro da cidade velha serem mesmo nessa tonalidade. Passear pela cidade velha, sem rumo e sem planos, pode ser a melhor maneira para a conhecer mas há imensos lugares para explorar e que não deve perder. Assim, deixamos-lhe aqui todos os que deve incluir no seu roteiro em Jaipur. Dedique pelo menos dois dias à cidade. Ela merece.
Procure aqui alojamento em Jaipur
1. Palácio da Cidade
O Palácio da Cidade é um lugar obrigatório a visitar em Jaipur mas lá dentro existe muita coisa para ver. O Mubarak Mahal é o palácio de boas-vindas do complexo palaciano de Jaipur e é um edifício magnífico do século XIX. As exposições de armamento e a galeria de arte rajapuste estão no Diwan-i-Khas e vale a pena ser explorado.
O Diwan-i-Am é o salão de audiências públicas e tem exposições de arte. Não perca também o Pitam Niwas, o lugar mais maravilhoso do complexo palaciano, com quatro portas majestosamente decoradas em azulejo representando as quatro estações do ano, bem como o Chandra Mahal, o recanto privado da família real. Para entrar neste último tem que comprar um bilhete especial (bem caro) que permite conhecer a jóia do palácio em 45 minutos. A entrada no palácio custa 500 rupias (mais 2000 rupias se quiser ver o Chandra Mahal).
2. Jantar Mahal
Logo ao lado do Palácio da Cidade fica o Jantar Mahal, o observatório astronómico construído por Jai Singh no século XVIII. Também tem entrada paga (200 rupias) mas vale a pena dar uma espreitadela. A paixão de Jai Singh pela astronomia levou a que chamasse a Jaipur grandes cientistas da época e o resultado foi este.
3. Hawa Mahal
O Hawa Mahal é a imagem de marca de Jaipur. A magnífica fachada do palácio, iluminada pelos raios de sol da manhã é soberba. No exterior há imensas lojas de artesanato, mas também vale a pena entrar e explorar o interior do edifício, cheio de encantos típicos do Rajastão. A entrada custa 500 rupias.
4. Portas muralhadas da cidade velha
A cidade velha de Jaipur foi mandada edificar por Jai Singh e desenhada especialmente para ser capital do Rajastão em vez de Ajmer, a apenas 11 km. A cidade cor-de-rosa cresceu dentro da muralha, ainda hoje incrivelmente preservada e com belas portas de entrada. Vale a pena ver a New Gate, a Ajmer Gate ou a magnífica Tripolia Gate.
5. Bapu Bazar
Este é um dos melhores bazares para mulheres viajantes porque tem imensas coisas giras para se comprar. Claro que há que discutir bem os preços porque são vendedores muito experientes. É um dos bazares preferidos das mulheres indianas também e é muito colorido. Há calçado em pele, roupas de cama, roupa do dia-à-dia e muitas carteiras e bujiganças.
6. Kishanpol Bazar
O Kishanpol Bazar, próximo do cruzamento de Choti Chaupar, é um óptimo local para ver os vendedores de flores e de incenso e perfumes naturais, assim como óleos aromáticos.
7. Johari Bazar
Este é o melhor bazar para quem quer comprar algo de melhor qualidade, especialmente saris e roupa tradicional indiana. Entre nas ruelas interiores e delicie-se com as centenas de mulheres que escolhem saris ou experimentam roupas para casamentos. Os preços não são muito baratos mas há que os discutir. Já os produtos são magníficos.
8. Jama Mashid
A mesquita de sexta-feira da cidade de Jaipur quase passa despercebida no Bazar de Johari. No entanto, se estiver atento, tem uma magnífica fachada e a escadaria de entrada leva a um interior recatado e tranquilo nesta cidade indiana.
9. Siredeori Bazar
Também conhecido como Hawa Mahal Bazar, já que rodeia a fachada magnífica do Hawa Mahal, está cheio de lojas de artesanato e de recordações para turistas. Tem belíssimos artigos e a bons preços, especialmente artigos texteis.
10. Tripolia Bazar
Entre o cruzament de Badi Chaupar e a Tripoli Gate existe o Tripolia Bazar, um dos mais antigos da cidade. Este bazar tem imensos vendedores de pulseiras do Rajastão, mas também muitos artigos variados.
11. Iswari Minar
Conhecido como o minarete de Swarga Sal, o Iswari Minar é um minarete próximo do Palácio da Cidade e ao qual se pode subir para ter uma vista mais panorâmica da cidade. Subir ao minarete custa 200 rupias mas pode ser uma boa opção. Uma alternativa, gratuita, e ainda mais magnífica, é subir ao topo do templo hindu que fica no lado oposto da rua do Tripoli bazar.
12. Maniharon ka Rasta
Este bazar fica mesmo em frente ao minarete e vale a pena passear ali para ver algumas oficinas de braceletes e pulseiras, assim como livrarias.
13. Khajane Walon ka Rasta
Este bazar, já na parte oeste da cidade velha, está repleto de lojas variadas frequentado especialmente por populações locais e poucos turistas. Há lojas interessantes, especialmente no que toca a oficinas de trabalho da pedra e escultura.
14. Indra Bazar
Este é um bazar frequentado especialmente por populações locais, daí que seja mais fácil encontrar bons preços. A desvantagem é que tem poucos artigos que possam interessar aos turistas ocidentais, mas é um bom local para sentir o ritmo da cidade de Jaipur.
15. Templo de Tarkeswar
Este magnífico templo hindu, no meio do bazar Chaura, é um belo local para conhecer a devoção hindu. O templo está decorado com várias estátuas fantásticas e coloridas de deuses hindus e tem uma representação enorme de Nandi.
Procure aqui alojamento em Jaipur
A ALGUNS QUILÓMETROS DE JAIPUR
1. Jal Mahal, o Palácio da Água
O Palácio da Água fica na estrada que liga Amber a Jaipur daí que seja fácil combinar estas duas visitas. O palácio foi construído para servir de resort da família real e serviu de cenário para muitas festas de marajás. Só consegue vê-lo ao longe, do parque que fica em frente ao lago. Fora do período das monções o lago não tem água.
2. Royal Gaitor
Nas imediações de Jaipur estão os cenotáfios das famílias reais do Rajastão. São os memoriais fúnebres de alguns dos principais marajás. O mais impressionante é o de Jai Singh, o fundador da cidade de Jaipur, um edifício em mármore com 20 pilares de mármore.
3. Forte e Palácio de Amber
A 11 km de Jaipur, Amber tem um dos mais belos fortes palacianos do Rajastão. Vale a pena a corrida de autoriquexó para lá chegar e, em meio dia, explorar os encantos do palácio e jardins de Amber. Amber foi a primeira capital do Rajastão e não o vai desiludir.
Procure aqui alojamento em Jaipur
Se vai viajar para a Índia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- CONSELHOS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de ler e ouvir, se vai viajar para a Índia e se quer preparar, do ponto de vista psicológico.
- VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Índia, dicas práticas, como chegar,s e deslocar, o que preparar estão aqui.
- ROTEIROS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Se procura vários exemplos de roteiros para viajar na Índia, e função do seu perfil de viajante, este artigo é para si.
- MONÇÕES NA ÍNDIA – Um artigo com informação detalhada sobre as monções na Índia.
- VISITAR AS ILHAS ANDAMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Andaman, na Índia, um autêntico paraíso na Terra.
- VISTO PARA A ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Índia está aqui.
- VIAJAR DE COMBOIO NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na Índia e aproveitar a sua viagem no país.
- CRÓNICAS DE VIAGEM NA ÍNDIA E BANGLADESH – As crónicas diárias da nossa viagem de dois meses na Índia e no Bangladesh.
- Eu, a Índia e memórias de um viajante – Uma crónica de viagem sobre a Índia e o regresso a este país 10 anos depois.
Se vai viajar para o Rajastão, na Índia, estes são os artigos que lhe recomendamos
- VISITAR UDAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Udaipur na Índia e no Rajastão.
- VISITAR JODHPUR Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade azul do Rajastão na Índia.
- VISITAR JAISALMER – Um artigo cheio de dicas para viajar e visitar uma das cidades do Rajastão com mais carisma e autenticidade.
- VISITAR JAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Jaipur e os seus arredores.
- VISITAR O RAJASTÃO – Um artigo cheio de dicas de sugestões para preparar a sua viagem ao Rajastão na Índia.
- ONDE DORMIR NO RAJASTÃO – Um artigo com informação prática sobre os melhores alojamentos para ficar a dormir no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BUNDI – Um artigo cheio de dicas extraordinárias para visitar o nosso local preferido no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BIKANER – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Bikaner no Rajastão, na Índia.
- TEMPLO DOS RATOS NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo dos ratos em Bikaner na Índia.
Se vai viajar para Querala e no sul da Índia, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR COCHIM – Tudo o que precisa de saber para visitar Cochim, em Querala, está neste artigo.
- VISITAR HAMPI – Um artigo sobre um dos lugares mais incríveis para viajar na Índia, a zona de Hampi.
- VISITAR BADAMI – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Badami e arredores no sul da Índia.
- COMUNISMO EM QUERALA – Um artigo sobre o regime comunista no estado de Querala, na Índia.
- VISITAR AS BACKWATERS DE QUERALA – Tudo o que precisa de saber para preparar uma visita às águas paradas de Querala.
- DANÇAS TRADICIONAIS DE QUERALA – Tudo o que precisa saber sobre as danças e artes tribais de Querala.
- VISITAR MUNNAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Munnar e as plantações de chá de Querala.
- VISITAR WAYANAD – Um artigo para o ajudar a explorar a região de Wayanad no sul da Índia.
- DORMIR EM QUERALA – Uma selecção dos melhores hotéis e alojamentos para dormir em Querala.
- VISITAR TAMIL NADU – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tamil Nadu no sul da Índia.
- VISITAR UMA ESCOLA NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber se quiser visitar uma escola na índia.
- KATHAKALI – Um artigo sobre estas danças tradicionais de Querala na Índia.
- VASCO DA GAMA NA ÍNDIA – Que lugares ainda pode visitar
- SER HUMANO NA ÍNDIA – Uma crónica de viagem
Se vai viajar na zona dos Himalaias Indianos, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR MANALI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Manali e entrar nos Himalaias indianos.
- VISITAR O VALE DE SPITI – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale de Spiti está, literalmente, neste artigo, cheio de dicas e com a partilha da nossa experiência pessoal.
- VISITAR KALPA – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Kalpa, onde a Índia se encontra com o Tibete indiano.
- VISITAR TABO – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação que alberga o maior mosteiro budista do Vale de Spiti.
- VISITAR KAZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaza e as aldeias e mosteiros tibetanos do vale de Spiti.
Se vai viajar na Índia e procura dicas para visitar o centro do país veja estes nossos artigos
- VISITAR CALCUTÁ – Tudo o que precisa de saber para viajar numa das cidades mais desafiantes da Índia.
- VISITAR PURI – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade hindu de Puri e ver as maiores manifestações culturais do Hinduísmo.
- VISITAR DELI – Tudo o que precisa de saber para visitar Deli, a capital da Índia.
- VISITAR SANCHI – Tudo o que precisa de saber para visitar os monumentos budistas e stupa de Sanchi na Índia.
- VISITAR GWALIOR – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Gwalior que é maravilhosa.
- VISITAR BOPHAL – Um artigo sobre a cidade de Bhopal e a sua tradição milenar nas rotas da seda e das especiarias.
- VISITAR BIJAPUR – Um artigo cheio de dicas para visitar uma cidade incrível na Índia, Bijapur, no centro do país.