Diga-nos que tipo de viajante é, nós dizemos-lhe para onde deve viajar na Índia
A Índia é um país enorme e, nunca a conseguirá conhecer em apenas uma viagem, pelo que, de acordo com a sua experiência, tempo disponível e perfil, deve estar atento às zonas para onde vai viajar na Índia. Sendo assim, convém saber exactamente aquilo que pretende e que expectativas tem em relação ao país para definir para que região vai viajar. Aqui ficam as nossas sugestões.
Índia para principiantes
Se é a primeira vez que vai viajar na Índia não comece por áreas onde viajar é mais difícil e onde o choque cultural é muito grande. Viajar na Índia não é fácil mas “há muitas Índias na Índia”. Há lugares muito mais fáceis, onde não há tanto lixo, mendigos e pobreza, e a população é mais acessível. A questão da alimentação também é importante porque faz parte do choque cultural. Geralmente, nestes locais, é fácil encontrar comida “não indiana”, ou pelo menos com um toque mais ocidental. Há lugares onde quase não se vêem vacas na rua, pelo que os cheiros são bastante menores e, como tal, mais fácil de viajar. Se é “marinheiro de primeira viagem” estas são as zonas da índia por onde deve começar:
- QUERALA – Provavelmente o estado mais limpo e fácil de viajar na Índia. Não há vacas, as castas são pouco importantes, a população é instruída e quase todos falam bem inglês, há imensas estruturas de apoio aos turistas, etc. Viajar em Querala, à semelhança de outros lugares do sul da Índia, é bastante mais fácil do que no resto do país. Não perca um passeio de barco nas águas paradas de Querala.
- GOA – A região de Goa é um mundo à parte na Índia. Goa também tem poucas vacas, pelo menos quando comparamos com as outras regiões do país. Goa é, a par com Querala, um dos estados mais limpos da Índia. A estação de comboio de Goa é tão limpa que até faz inveja a alguns hotéis. Há comida ocidental em quase todas as localidades de praia, o que facilita em muito, as viagens e a sua boa disposição ao longo do dia.
- HAMPI – A região de Hampi é um verdadeiro paraíso de cultura indiana, num ambiente tranquilo, relaxado, sem grande pressão demográfica e pobreza. Há boas infraestrururas para acolher os turistas, como o hotel-palácio onde ficámos, mas também hotéis mais baratos bem no centro do complexo de ruínas. É um excelente local para visitar na primeira vez que for viajar na Índia.
Índia para sonhadores e românticos
Se quer viajar na Índia em busca de lugares românticos então deve procurar “outras Índias”. Querala também é uma boa opção, especialmente dormir num barco-casa nas águas paradas mas há muito mais opções.
- RAJASTÃO – O Rajatão é a região mais romântica da Índia, com templos, fortalezas, palácios, casas senhoriais, lagos e desertos, onde se podem fazer belos passeios. No entanto, viajar no Rajastão tem vários desafios, especialmente porque fora das grandes cidades há pobreza e muitos mendigos. As vacas são omnipresentes e encontrar comida com toque ocidental, fora das grandes cidades, é difícil. As grandes cidades como Jaipur, Udaipur ou Jodhpur têm estruturas bem montadas para o turismo, mas em localidades mais pequenas, como Bundi, Bikaner, Pushkar ou Jaisalmer, o desafio é um bocadinho maior. Isso não é necessariamente pior, é apenas mais desafiante, mas muito compensador. O Rajastão é das zonas mais belas para viajar na Índia.
- ILHAS ANDAMAN – Viajar para as ilhas Andaman é viajar para uma “outra Índia”. As ilhas Andaman têm uma densidade populacional muito menor do que o resto da Índia, pelo que logo à partida o choque cultural é menor. Para quem procura praias paradisíacas, quase desertas, e um lugar para descansar com comida ocidental, paredes meias com a cultura indiana (ainda que sem vacas), este é o local ideal. As ilhas Andaman são uma reserva natural e por isso há regras de entrada. É preciso conhecê-las por isso já aqui escrevemos sobre isso. As Andaman têm várias ilhas, muito diferentes uma das outras, por isso conheça as melhores praias e prepare a sua viagem com os artigos que criámos.
- AGRA e KHAJURAHO – Os viajantes românticos não podem deixar de visitar a Taj Mahal, em Agra, e logo ali ao lado (na realidade algumas centenas de quilómetros), Khajuraho. O Taj Mahal dispensa apresentações, já que é um hino ao amor. Se quiserem saber mais sobre a sua história podem ler o artigo que escrevemos para a Sapo Viagens. Khajuraho é um complexo de templos hindus decorado com esculturas eróticas e sensuais, considerado por muitos o melhor do seu género no mundo.
Índia para amantes de montanha
Gosta de montanha? A Índia põe-no louco. Então as montanhas são a sua “praia”. As montanhas dos Himalaias, na Índia, são maravilhosas e dos lugares com cultura tibetana mais bem preservada. Se é o seu caso, estes são os lugares que deve visitar:
- VALE DE SPITI – No coração dos Himalaias, na parte noroeste da Índia, entre Manali e Shimla, estende-se o vale de Spiti, um prolongamento no planalto tibetano, povoado por populações tibetanas, muitas exiladas do Tibete, que fazem a sua vida nas aldeias de montanha. Este é um mundo budista, longe da Índia clássica e tradicional. Os templos dão lugar aos mosteiros, as cidades super-povoadas dão lugar a aldeias quase vazias e as estradas apinhadas de trânsito dão lugar a trilhos de montanha. É como viajar na Índia fora da Índia.
- LADAKH – A região do Ladakh, no noroeste da Índia, é um paraíso para os amantes de montanha e de trilhos pedestres. A cidade de Leh é a porta de entrada para explorar a região, cheia de mosteiros budistas tibetanos, stupas e trilhos que exploram os vales circundantes. Há trilhos para se fazerem no Verão e no Inverno, quando os rios congelam. É um lugar obrigatório a conhecer quando viajar na Índia.
- SIKKIM – Encravado no nordeste da Índia, entre o Nepal e o Butão, o Sikkim é mais um prolongamento dos Himalaias no território indiano. A população é maioritariamente budista, rural e com uma forte componente espiritual, vivendo nas montanhas em comunhão com a natureza. Gangtok é a porta de entrada na região, mas a maioria dos viajantes chega ao Sikkim vindos de Darjeeling, um pouco mais a sul.
Índia para aficionados
Se é mesmo aficionado pela cultura indiana, se gosta e gostava de conhecer e perceber melhor o Hinduísmo e o modo de vida dos indianos, então terá que se embrenhar numa índia mais profunda e culturalmente desafiante. Estes são os locais que deve conhecer quando viajar na Índia.
- VARANASI – A cidade de Varanasi é um daqueles murros no estômago bem fortes. Não é um local para principiantes, nem na Índia, nem nas viagens. Requer alguma experiência em viagem, mas acima de tudo, requer tolerância e mente aberta. Visitar Varanasi é uma lição de vida, e de morte, e quem gosta da cultura indiana não deve perder.
- REGIÃO DE BADAMI – Esta é uma das regiões menos visitadas da Índia, ainda que fique a pouco mais de 5 horas de viagem de Hampi. No entanto, estradas esburacadas e de terra batida não convidam muitos turistas a viajar na Índia. Não há grandes infraestruturas turisticas e a comida tem doses exageradas de especiarias e picantes. No entanto, é ali que estão algumas das mais belas ruínas hindus da Índia, tais como Aihole, Pattadakal e Badami. Se é aficionado pela Índia não pode perder esta região.
- AJANTA E ELORA – As maravilhosas grutas hindus de Ajanta e Elora, no interior da Índia Central, no estado de Maharastra, bem perto de Aurangabad, são um lugar de visita obrigatória para os aficionados pela Índia. São grutas religiosas escavadas nas rochas, umas budistas, outras hindus e outras ainda jainistas. São verdadeiramente impressionantes e como só a Índia lhe pode mostrar.
- ORISSA – O estado de Orissa tem algumas da mais belas experiências de viagem na Índia mas é preciso estar preparado para viajar lá. O choque cultural é grande porque as infraestruturas de apoio aos turistas são poucas e a sociedade ainda é muito tradicional. Conhecer a cidade sagrada de Puri é uma das melhores experiências que pode ter na Índia, especialmente conhecer o templo principal e os ghats crematórios. Mas há mais para explorar quando viajar na Índia, nomeadamente Bhubaneswar, a cidade dos templos, ou Konark.
- DELHI – Delhi é provavelmente o local que recebe mais turistas na Índia já que a maioria deles usa a capital indiana como porta de entrada para viajar na Índia. No entanto, poucos gostam verdadeiramente de Delhi e a maioria usa a cidade como ponto de passagem. Mas Delhi tem imensos locais maravilhosos para explorar. Para se aventurar a fundo na cidade é preciso já ter alguma experiência de viagem pela Índia porque em Delhi abundam esquemas com viajantes.
- CALCUTÁ – A cidade de Calcutá não é para todos e, como gosto de dizer, é o último reduto da pobreza na Índia. Conhecer a cidade implica ver muita coisa que não gostaríamos de ver, ou melhor, que gostaríamos que não existissem, mas que faz parte integrante da cidade. Para conhecer verdadeiramente Calcutá é necessário empedernir o coração, daí que seja um local aconselhado para os aficionados pela Índia.
- MADHYA PRADESH – O estado de Madhya Pradesh é um excelente destino de viagem para os amantes da cultura indiana. É possível conhecer e vibrar com cidades que floresceram na época da Rota das Especiarias, tal como Bhopal, ou com os testemunhos das primeiras construções budistas, como a maravilhosa stupa de Sanchi, ou a cidade imperial de Gwalior. Não são destinos muito famosos para primeiras viagens pela Índia, mas são definitivamente locais e experiências de viagem fabulosas para quem vai viajar na Índia.
Índia para os “loucos pela Índia”
Se tem dúvidas se se enquadra neste tópico pode sempre fazer o nosso teste, com 10 coisas que mostram que é LOUCO PELA ÍNDIA. Se encaixa neste grupo, já pode começar a viajar na Índia para alguns destes ou de outros lugares.
- SRINAGAR e CAXEMIRA – A Caxemira indiana não é para todos. Viajar para Srinagar, a cidade no lago, com barcos casas que servem de alojamento, ou Jammu, próximo da fronteira com o Paquistão, exige alguma dose de loucura e coragem. No fundo, as condições de segurança são voláteis e mudam com muita frequência. Nós visitámos a região em 2007, numa altura em que a situação estava “razoável” mas mesmo assim houve um atentado com um carro armadilhado num jardim de Srinagar num dos dias em que lá estivemos. Jammu é mais puxado, com centro comerciais e feiras de armamento. Um destino para viajar na Índia mais surreal do que a própria Índia.
- DHARAMSALA e MCLEOD GANJ – Os “loucos pela Índia” procuram destinos loucos para viajar na Índia e este é um deles. É um pouco da Índia nas montanhas, nos contrafortes dos Himalaias, onde muitos dos que lá estão, a viver ou em viagem, adoptaram a Índia e o budismo indiano como filosofia de vida (como gostam de lhe chamar). Ainda que muitos viajantes visitem Dharamsala e Mcleod Ganj e não sejam “loucos pela Índia”, prepare-se para ver muitos indianalizados por lá.
- BODHGAYA – No coração da Índia, no Bihar, um dos estados mais pobres e rurais do país, fica Bodhgaya, o local onde Buda atingiu a iluminação. Aí existem vários mosteiros, templos, estátuas e locais de oração. É possível dormir nos mosteiros e percorrer os campos verdejantes (ou secos, dependendo da altura do ano) até à gruta onde Siddhartha Gautama esteve isolado e atingiu o nirvana. Um destino para os “loucos pela Índia”.
SEGURO DE VIAGEM NA ÍNDIA
As autoridades da ÍNDIA não exigem, para entrar ao país, ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares. Deve, no entanto, adquirir o seguro no seu país de origem, antes da viagem. Nós fizemos o seguro normal em Portugal, mas não nos exigiram nada à entrada. Aconselhamos que faça também o seu seguro de viagem para a Índia. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
PROCURE AQUI ALOJAMENTO NA ÍNDIA
ROTEIROS DE VIAGEM NA ÍNDIA
Se está à procura de um roteiro para a sua viagem à Índia – Roteiro Índia – saiba que preparamos 10 roteiros Índia para si. Pode usá-los em separado ou pode juntá-los, combinando diferentes roteiro e preparando assim uma viagem mais longa. Em cerca de 6 meses a viajar pela Índia, estes são os roteiros que preparamos para si.
- MONÇÕES NO SUDESTE ASIÁTICO – Tudo o que precisa de saber para viajar para o Sudeste Asiático e evitar as monções.
SEGURO DE VIAGEM ÍNDIA
As autoridades indianas não exigem, para entrar ao país, ter um seguro de viagem para cobrir despesas médicas e hospitalares. Deve, no entanto, adquirir o seguro no seu país de origem, antes da viagem. Nós fizemos o seguro normal em Portugal, mas não nos exigiram nada à entrada. É altamente recomendado que faça seguro. Nunca viaje para a Índia sem seguro!
Aconselhamos que faça também o seu seguro e viagem para a Índia. Nós usamos a IATI Seguros. Se usar este link terá 5% de desconto. Não facilite.
Roteiro ÍNDIA – 15 dias
1. ROTEIRO ÍNDIA – Viagem ao Rajastão
1º dia – Deli
2º dia – Deli – Jaipur
3º dia – Jaipur
4º dia – Jaipur
5º dia – Amber
6º dia – Jaipur – Jodhpur
7ª dia – Jodhpur
8º dia – Jodhpur – Jaisalmer
9º dia – Jaisalmer
10º dia – Jaisalmer
11º dia – Jaisalmer – Udaipur
12 º dia – Udaipur
13º dia – Udaipur
14º dia – Udaipur – Deli
15º dia – Deli
2. ROTEIRO ÍNDIA – Os pontos altos da Índia
1º dia – Deli
2º dia – Deli – Jaipur
3º dia – Jaipur
4º dia – Amber
5º dia – Jaipur – Jaisalmer
6º dia – Jaisalmer
7º dia – Jaisalmer
8º dia – Jaisalmer – Udaipur
9 º dia – Udaipur
10º dia – Udaipur – Varanasi
11º dia – Varanasi
12º dia – Varanasi – Agra
13º dia – Agra e Taj Mahal
14º dia – Agra – Deli
15º dia – Deli
3. ROTEIRO ÍNDIA – As montanhas da Índia
1º dia – Deli
2º dia – Deli – Shimla
3º dia – Shimla
4º dia – Shimla – Manali
5º dia – Manali
6º dia – Manali – Leh
7º dia – Leh
8º dia – Leh
9º dia – Leh
10º dia – Leh – Kargil
11º dia – Kargil – Srinagar
12º dia – Srinagar
13º dia – Srinagar – Jammu – Amritsar
14 º dia – Amritsar
15º dia – Amritsar – Deli
Roteiro ÍNDIA – 20 dias
4. ROTEIRO ÍNDIA – O melhor do Rajastão
1º dia – Deli
2º dia – Deli – Bikaner
3º dia – Bikaner
4º dia – Bikaner – Jodhpur
5ª dia – Jodhpur
6º dia – Jodhpur – Jaisalmer
7º dia – Jaisalmer
8º dia – Jaisalmer
9º dia – Jaisalmer – Udaipur
10 º dia – Udaipur
11º dia – Chittogardh e Ranakpur
12º dia – Udaipur – Bundi
13º dia – Bundi
14º dia – Bundi
15º dia – Bundi – Jaipur
16º dia – Jaipur
17º dia – Amber
18º dia – Jaipur – Ajmer
19º dia – Pushkar
20º dia – Pushkar – Deli
5. ROTEIRO ÍNDIA – De Mumbai ao Gujarat
1º dia – Mumbai
2º dia – Mumbai – Vadorada
3º dia – Vadorada – Ahmedabad
4º dia – Ahmedabad
5º dia – Ahmedabad – Modhera – Patan – Adalaj Vav
6º dia – Ahmedabad – Bhuj
7º dia – Bhuj
8º dia – Tribos dos Gujarat
9º dia – Bhuj – Junagadh
10º dia – Junagadh
11º dia – Junagadh – Colina de Girnar
12º dia – Junagadh – Diu
13º dia – Diu
14º dia – Diu
15º dia – Diu
16º dia – Diu – Damão
17º dia – Damão
18º dia – Damão – Mumbai
19º dia – Mumbai
20º dia – Mumbai
6. ROTEIRO ÍNDIA – O melhor do sul da Índia
1º dia – Goa
2º dia – Velha Goa
3º dia – Palolem
4º dia – Palolem
5º dia – Anjuna
6º dia – Panjin
7º dia – Goa – Badami
8º dia – Badami
9º dia – Badami – Hampi
10º dia – Hampi
11º dia – Hampi
12º dia – Hampi – Mysore
13º dia – Mysore – Madurai
14º dia – Madurai
15º dia – Madurai – Munnar
16º dia – Munnar
17º dia – Munnar – Cochim
18º dia – Cochim
19º dia – Cochim – Alleppey – Backwaters (Águas Paradas)
20º dia – Alleppey – Cochim
7. ROTEIRO ÍNDIA – O melhor de Querala
1º dia – Cochim
2º dia – Cochim – Trivandrum
3º dia – Trivandrum
4º dia – Kovalam
5º dia – Kovalam
6º dia – Alleppey
7º dia – Águas Paradas de Querala
8º dia – Águas Paradas de Querala
9º dia – Allempey – Periyar
10º dia – Periyar
11º dia – Periyar – Munnar
12º dia – Munnar
13º dia – Munnar
14º dia – Munnar – Trissur
15º dia – Aldeias de Trissur
16º dia – Trissur – Calicute – Wayanad
17º dia – Wayanad
18º dia – Wayanad – Kasaragod
19º dia – Kasaragod
20º dia – Kasaragod – Cochim
8. ROTEIRO ÍNDIA – As melhores praias da Índia
1º dia – Mumbai
2º dia – Mumbai – Goa
3º dia – Anjuna
4º dia – Panjim e Velha Goa
5º dia – Palolem
6º dia – Palolem
7º dia – Goa – Kasaragod
8º dia – Kasaragod
9º dia – Kasaragod – Cochim
10º dia – Cochim
11º dia – Cochim – Kodavan
12º dia – Kodavam
13º dia – Kodavam – Mamallapuram
14º dia – Mamallapuram
15º dia – Chennai
16º dia – Ilhas Andaman – Port Blair
17º dia – Ilha Havelock
18º dia – Ilha Havelock
19º dia – Ilha Neil
20º dia – Port Blair
Veja aqui tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Andaman
9. ROTEIRO ÍNDIA – Explorando a Índia Central
1º dia – Deli
2º dia – Deli – Agra
3º dia – Agra
4º dia – Agra – Gwalior
5º dia – Gwalior
6º dia – Gwalior – Orccha
7º dia – Orccha – Kajuraho
8º dia – Kajuraho
9º dia – Kajuraho – Varanasi
10º dia – Varanasi
11º dia – Varanasi – Sanchi
12º dia – Sanchi – Bhopal
13º dia – Bhopal
14º dia – Bhopal – Aurangabad
15º dia – Aurangabad – Ajanta e Ellora
16º dia – Aurangabad – Bijapur
17º dia – Bijapur
18º dia – Bijapur – Goa
19º dia – Velha Goa e Pangim
20º dia – Anjuna e Goa
Roteiro Índia – 30 dias
10. ROTEIRO ÍNDIA – O grande Loop Indiano
1º dia – Deli
2º dia – Deli – Jaipur
3º dia – Jaipur
4º dia – Amber
5º dia – Jaipur – Udaipur
6º dia – Udaipur
7º dia – Udaipur
8º dia – Udaipur – Mumbai
9º dia – Mumbai
10 dia – Mumbai – Goa
11º dia – Goa
12º dia – Goa
13º dia – Goa
14º dia – Goa – Cochim
15º dia – Cochim
16º dia – Cochim – Backwaters
17º dia – Cochim – Chennai
18º dia – Chennai
19º dia – Mamallapuram
20º dia – Chennai – Calcutá
21º dia – Calcutá
22º dia – Calcutá
23º dia – Calcutá – Varanasi
24º dia – Varanasi
25º dia – Varanasi
26º dia – Varanasi – Agra
27º dia – Agra e Taj Mahal
28º dia – Fatehpur Sikri
29º dia – Agra – Deli
30º dia – Deli
Veja aqui 10 curiosidades sobre a Índia e que o vão fazer compreender melhor o país.
A Índia merece que fique no país muito mais do que 30 dias. Combine bem estes roteiros e tire o melhor partido da sua viagem à Índia. Não é possível conhecer tudo na Índia, mesmo numa viagem de 3 meses, mas pode combinar vários roteiros para conhecer o máximo possível. Depois, há que voltar para um novo Roteiro Índia, para conhecer o resto!
Se vai viajar para a Índia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- CONSELHOS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de ler e ouvir, se vai viajar para a Índia e se quer preparar, do ponto de vista psicológico.
- VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Índia, dicas práticas, como chegar,s e deslocar, o que preparar estão aqui.
- ROTEIROS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Se procura vários exemplos de roteiros para viajar na Índia, e função do seu perfil de viajante, este artigo é para si.
- MONÇÕES NA ÍNDIA – Um artigo com informação detalhada sobre as monções na Índia.
- VISITAR AS ILHAS ANDAMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Andaman, na Índia, um autêntico paraíso na Terra.
- VISTO PARA A ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Índia está aqui.
- VIAJAR DE COMBOIO NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na Índia e aproveitar a sua viagem no país.
- CRÓNICAS DE VIAGEM NA ÍNDIA E BANGLADESH – As crónicas diárias da nossa viagem de dois meses na Índia e no Bangladesh.
- Eu, a Índia e memórias de um viajante – Uma crónica de viagem sobre a Índia e o regresso a este país 10 anos depois.
Se vai viajar para o Rajastão, na Índia, estes são os artigos que lhe recomendamos
- VISITAR UDAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Udaipur na Índia e no Rajastão.
- VISITAR JODHPUR Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade azul do Rajastão na Índia.
- VISITAR JAISALMER – Um artigo cheio de dicas para viajar e visitar uma das cidades do Rajastão com mais carisma e autenticidade.
- VISITAR JAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Jaipur e os seus arredores.
- VISITAR O RAJASTÃO – Um artigo cheio de dicas de sugestões para preparar a sua viagem ao Rajastão na Índia.
- ONDE DORMIR NO RAJASTÃO – Um artigo com informação prática sobre os melhores alojamentos para ficar a dormir no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BUNDI – Um artigo cheio de dicas extraordinárias para visitar o nosso local preferido no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BIKANER – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Bikaner no Rajastão, na Índia.
- TEMPLO DOS RATOS NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo dos ratos em Bikaner na Índia.
Se vai viajar para Querala e no sul da Índia, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR COCHIM – Tudo o que precisa de saber para visitar Cochim, em Querala, está neste artigo.
- VISITAR HAMPI – Um artigo sobre um dos lugares mais incríveis para viajar na Índia, a zona de Hampi.
- VISITAR BADAMI – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Badami e arredores no sul da Índia.
- COMUNISMO EM QUERALA – Um artigo sobre o regime comunista no estado de Querala, na Índia.
- VISITAR AS BACKWATERS DE QUERALA – Tudo o que precisa de saber para preparar uma visita às águas paradas de Querala.
- DANÇAS TRADICIONAIS DE QUERALA – Tudo o que precisa saber sobre as danças e artes tribais de Querala.
- VISITAR MUNNAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Munnar e as plantações de chá de Querala.
- VISITAR WAYANAD – Um artigo para o ajudar a explorar a região de Wayanad no sul da Índia.
- DORMIR EM QUERALA – Uma selecção dos melhores hotéis e alojamentos para dormir em Querala.
- VISITAR TAMIL NADU – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tamil Nadu no sul da Índia.
- VISITAR UMA ESCOLA NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber se quiser visitar uma escola na índia.
- KATHAKALI – Um artigo sobre estas danças tradicionais de Querala na Índia.
- VASCO DA GAMA NA ÍNDIA – Que lugares ainda pode visitar
- SER HUMANO NA ÍNDIA – Uma crónica de viagem
Se vai viajar na zona dos Himalaias Indianos, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR MANALI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Manali e entrar nos Himalaias indianos.
- VISITAR O VALE DE SPITI – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale de Spiti está, literalmente, neste artigo, cheio de dicas e com a partilha da nossa experiência pessoal.
- VISITAR KALPA – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Kalpa, onde a Índia se encontra com o Tibete indiano.
- VISITAR TABO – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação que alberga o maior mosteiro budista do Vale de Spiti.
- VISITAR KAZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaza e as aldeias e mosteiros tibetanos do vale de Spiti.
Se vai viajar na Índia e procura dicas para visitar o centro do país veja estes nossos artigos
- VISITAR CALCUTÁ – Tudo o que precisa de saber para viajar numa das cidades mais desafiantes da Índia.
- VISITAR PURI – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade hindu de Puri e ver as maiores manifestações culturais do Hinduísmo.
- VISITAR DELI – Tudo o que precisa de saber para visitar Deli, a capital da Índia.
- VISITAR SANCHI – Tudo o que precisa de saber para visitar os monumentos budistas e stupa de Sanchi na Índia.
- VISITAR GWALIOR – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Gwalior que é maravilhosa.
- VISITAR BOPHAL – Um artigo sobre a cidade de Bhopal e a sua tradição milenar nas rotas da seda e das especiarias.
- VISITAR BIJAPUR – Um artigo cheio de dicas para visitar uma cidade incrível na Índia, Bijapur, no centro do país.
Ola boa tarde Carla,
Me falaram de um lugar com terras vermelhas na India, onde ficam ???
Aguardo
Ro Farias
Não sei…
Olá, adorei o post pois irei visitar a Índia durante 15 dias.
O roteiro do rajastão é muito interessante mas como gostaria de visitar o Taj Mahal e Varanasi irei optar pelos pontos altos da Índia.
Gostaria ainda de conseguir dar um saltinho a Goa, acha que é possível? O que retirar do roteiro dos pontos altos da índia para conseguir ir a Goa?
Obrigada
Eu acho que não vale a pena tirares nada porque não ias aproveitar assim tanto Goa. Eu acho todos os outros lugares superiores a Goa.
Ola Carla, Pretendo passar 6 meses na India, de Janeiro a junho. Vou sozinha. Meu único roteiro definido é Goa, para um curso de 2 meses em marco e abril. Gostaria de ouvir uma sugestão do melhor roteiro para longa permanecia. Penso em ficar mais tempo em cada lugar pois assim consigo alugar casas muito boas com preços mais acessíveis. Nao me atrai conhecer os grandes centros nem os roteiros turísticos clássicos. Me interessa a natureza, a espiritualidade e o contato diário com a cultura local. Parabéns pelo excelente material disponibilizado!
Olá Juliana, não sei como ajudar mas acho que optava por combinar várias coisas e, tal como disseste, ficar mais tempo nos lugares.
Carla, boa noite! Estou inclinada à conhecer a India em março do ano que vem e, adorei suas sugestões. Sabendo que é um período tranquilo, disponho de 15 dias e, que adoro cidades históricas, qual roteiro você me indicaria?
Eu ia para o Rajastão. Para começar acho óptimo.
Oi, planejo fazer uma viagem de 15 dias mas sem muita grana, tenho preferência por explorar a culinária e a natureza que a parte mais urbana(apesar de querer conhecer um pouco sim), tem alguma dica?
O Rajastão é uma boa opção.
Olá Carla,
Como fizeram para a aquisição dos tickets de comboio? Conseguiram comprar online sem problema ou apenas quando chegaram lá? Tem algum contacto de agencia que tenha disponivel o serviço de transporte entre cidades?
Obrigada 🙂 Continuem a viajar 🙂
Olá Carla. Nós compramos o Indrail. Está tudo explicado neste artigo. https://www.viajarentreviagens.pt/india/indrail-pass-explorar-comboios-na-india/ No entanto, parece que foi descontinuado. No entanto, no artigo e nos comentários, tem algumas informações muito importantes para comprar os bilhetes.
Olá 🙂
Nos roteiros de 15 dias, a mudança de cidade é sempre feita de carro certo? É fácil alugar carro e conduzir por lá?
Obrigada por me ajudar tanto com o seu blog.
Carolina nós nunca alugamos carro na Índia. Viajamos sempre de transportes públicos, autocarro e comboio. Para nós é o ideal. Não nos atreveríamos a conduzir na Índia. É de loucos! 😀
Oi Carla,
Sou biólogo e explorador da natureza e meu Pai um espiritualista inveterado e vamos ir pra india, mas dispomos de apenas 15 dias. Tu tem alguma dica de quais lugares devemos ir com esse perfil?
Talvez explorar os parque naturais do Rajastão ou do Gujarat.
Quanto tempo ficaram na Índia?
Já lá estivemos cerca de 5 meses, mas em 3 viagens diferentes.
Carla, eu gostava de fazer 30 dias! Mas na parte norte da Índia durante 15 dias e depois ir até ao Nepal e ficar mais 15 dias! O que me aconselhas no norte da Índia sabendo que depois atravesso a fronteira?
Penso que o Rajastão é o melhor. Especialmente se é a primeira viagem. Passa também por Agra e Varanasi.
Olá! Eu vou fazer uma viagem pela Índia, mas gostaria de tirar umas dúvidas…
Eu vou sair de Delí com destino a Manalí, e depois eu queria atravessar o vale de Spiti, mas como faço, é em Manalí que se compram os bilhetes?
Sim, é em Manali. Junto ao hotel. Está tudo explicadinho no artigo de Manali.
Vou passar 1 mês na Índia e seguir o vosso roteiro de 30 dias. Aconselhas a fazer todas as deslocações entre as cidades mencionadas de comboio ou algumas são melhores de autocarro? Sei que aconselham a comprar as viagens de comboio antes, as viagens mais curtas, como Deli-Agra, também convém levar já compradas? Pensei em inverter a ordem das cidades a visitar, começando por Agra e não por Jaipur. Achas que a ordem é indiferente?
Obrigada por todas as dicas e trabalho fantástico de fazem em todos os posts. São uma inspiração.
Pode ser boa opção o autocarro. É mais fácil arranjar bilhete. A ordem depende muito das pessoas, não vejo problema. Força.
Eu adorei tudos ós roteiros, eu moro na Índia, Eu trabalho com as pessoas brasileiras e portuguesas, eu já tenho conhecido 23 Estados da Índia. Eu trabalho como o guia português nestes roteiros também já trabalhei em diffrentes lugares. Já mostrei a vida dos Monjes. Eu trabalho nas aldeias também. Eu moro em khajuraho, Esa cidade importante é conhecida pelos templos de kama sutra.
Otimos roteiros.. Da India so conheci o Kerala e amei.. Espero voltar novamente para explorar outras partes desse que é um dos países mais fotogênico que já visitei na vida
É mesmo, Oscar.
Puxa, que ideia legal fazer um post assim, vai ajudar muita gente, porque nem sempre o nosso roteiro se encaixa exatamente no de outras pessoas. Parabéns!
Obrigada, Marcia.
Apelando weblog! Muchas gracias en relación con el suministro de este rumor en particular. Es probable que sea realmente útil dentro de una parte normal del sitio web.
Gracias. 😀
Sensacional!!!! Adorei isso, tantas sugestões de roteiro. Índia é um lugar que ora tenho muita vontade de ir, ora penso em não ir. Um dia o universo conspira e vou!!! 🙂
eheheh Vai mesmo. 😀
Carla, amei as dicas de roteiro pela Índia! É um dos países que mais quero conhecer e esse post vai ajudar quando eu for planejar!
Obrigada, Aline. 😀
Carla, esse post está demais! Adorei todos roteiros e salvei aqui nos favoritos para eu planejar minha viagem a India! Suas dicas com certeza ajudarão muito!
Obrigada, Gaia.