Como funcionam as Monções na Índia

monções na Índia

Dado o tamanho da Índia, as monções no país são muito distintas. Em termos gerais as monções na Índia ocorrem de Julho a Setembro mas não afectam todas as áreas ao mesmo tempo. Tendem a começar do lado ocidental, no estado de Kerala, e a deslocar-se para norte e para oriente à medida que as semanas vão passando. As monções podem ser mais ou menos fortes, consoante o local do país mas pode contar encontrar:

  • Chuvas intensas
  • Céu muito nublado
  • Calor abrasador
  • Ar muito pesado e abafado
  • Tempestades
  • Deslizamentos de terras
  • Inundações
  • Cortes de estrada
  • Queda de pontes

De acordo com a parte do país onde vai viajar, a influência e intensidade das monções é muito diferente.

Calcutá e Baía de Bengala

Na zona de Calcutá, Sunderbands e Assam as monções provocam inundações, deslizamentos de terras, estradas cortadas e intransitáveis devido à subida das águas do Ganges e do Brahmaputra (onde se localiza também o Bangladesh). Nesta zona viajar no país durante os meses de Julho e Agosto pode ser uma autêntica aventura.

Rajastão

As monções no Rajastão são geralmente fracas, embora possam ocorrer fortes inundações e até chuvas no deserto do Thar em determinados anos. Geralmente a monção traz apenas chuva no final do dia, mas o ar vai estar sempre muito denso e pesado, com um calor abrasador. Udaipur é geralmente a cidade mais afectada pelas monções no Rajastão. A época das monções não deve impedir as suas viagens à Índia.

Sikkim e montanhas do nordeste

Na zona das montanhas, como em Darjeeling, Sikkim, Arunachal Pradesh, Ladakh e Caxemira, as monções fazem-se sentir essencialmente na questão da nebulosidade. O céu está frequentemente muito nublado e a vista sobre as montanhas pode “não existir”.  No entanto, estas zonas, no período em que não há monção, são muito mais frias, com temperaturas negativas, neve e gelo. É o Inverno indiano. Sendo assim, a altura das monções pode ser a melhor altura para as visitar. É o caso especialmente do Ladakh e da Cachemira.

Goa e sul da Índia

Na zona a sul de Mumbai, tal como Goa e Cochim, onde os visitantes procuram praias, as monções podem provocar chuvas numa parte do dia e céu muito nublado, embora se mantenha um calor abrasador. Estas zonas são quentes durante todo o ano. Na altura das monções, muitos alojamentos estão encerrados e outros dão grandes descontos. É sempre uma sorte. Nós viajámos para Goa, praia de Palolem, em Julho, e apanhámos bom tempo, sem chuva e a água do mar estava muito boa. Havia restaurantes e hotéis abertos. Foi muito bom porque as praias estavam quase desertas. O mesmo nos aconteceu nas ilhas Andaman.

De forma muito resumida, as monções na Índia:

  • Período de Monção: Julho a Setembro
  • A melhor altura para visitar a Índia é de Outubro a Maio.

Para ver como funciona e qual a época das monções nos diferentes países do Sudeste Asiático leia este nosso artigo

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

      Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Alugue carro usando o Rent a Car, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar. Tudo na comodidade de sua casa.

      Faça seguro de viagem na World Nomads ao menor preço do mercado.

     Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta