MONÇÕES NA ÍNDIA – Como funcionam as Monções na Índia

MONÇÕES NA ÍNDIA - Como funcionam as Monções na Índia

Dado o tamanho da Índia, as monções no país são muito distintas. Em termos gerais as monções na Índia ocorrem de Julho a Setembro mas não afectam todas as áreas ao mesmo tempo. Tendem a começar do lado ocidental, no estado de Kerala, e a deslocar-se para norte e para oriente à medida que as semanas vão passando. As monções podem ser mais ou menos fortes, consoante o local do país mas pode contar encontrar:

    • Chuvas intensas
    • Céu muito nublado
    • Calor abrasador
    • Ar muito pesado e abafado
    • Tempestades
    • Deslizamentos de terras
    • Inundações
    • Cortes de estrada
  • Queda de pontes

De acordo com a parte do país onde vai viajar, a influência e intensidade das monções é muito diferente.

Calcutá e Baía de Bengala

Na zona de Calcutá, Sunderbands e Assam as monções provocam inundações, deslizamentos de terras, estradas cortadas e intransitáveis devido à subida das águas do Ganges e do Brahmaputra (onde se localiza também o Bangladesh). Nesta zona viajar no país durante os meses de Julho e Agosto pode ser uma autêntica aventura.

Rajastão

As monções no Rajastão são geralmente fracas, embora possam ocorrer fortes inundações e até chuvas no deserto do Thar em determinados anos. Geralmente a monção traz apenas chuva no final do dia, mas o ar vai estar sempre muito denso e pesado, com um calor abrasador. Udaipur é geralmente a cidade mais afectada pelas monções no Rajastão. A época das monções não deve impedir as suas viagens à Índia.

Sikkim e montanhas do nordeste

Na zona das montanhas, como em Darjeeling, Sikkim, Arunachal Pradesh, Ladakh e Caxemira, as monções fazem-se sentir essencialmente na questão da nebulosidade. O céu está frequentemente muito nublado e a vista sobre as montanhas pode “não existir”.  No entanto, estas zonas, no período em que não há monção, são muito mais frias, com temperaturas negativas, neve e gelo. É o Inverno indiano. Sendo assim, a altura das monções pode ser a melhor altura para as visitar. É o caso especialmente do Ladakh e da Cachemira.

Goa e sul da Índia

Na zona a sul de Mumbai, tal como Goa e Cochim, onde os visitantes procuram praias, as monções podem provocar chuvas numa parte do dia e céu muito nublado, embora se mantenha um calor abrasador. Estas zonas são quentes durante todo o ano. Na altura das monções, muitos alojamentos estão encerrados e outros dão grandes descontos. É sempre uma sorte. Nós viajámos para Goa, praia de Palolem, em Julho, e apanhámos bom tempo, sem chuva e a água do mar estava muito boa. Havia restaurantes e hotéis abertos. Foi muito bom porque as praias estavam quase desertas. O mesmo nos aconteceu nas ilhas Andaman.

De forma muito resumida, as monções na Índia:

    • Período de Monção: Julho a Setembro
  • A melhor altura para visitar a Índia é de Outubro a Maio.

Para ver como funciona e qual a época das monções nos diferentes países do Sudeste Asiático leia este nosso artigo

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

6 Comentários

  1. Luiz Fernando de Oliveira Oliveira diz: Responder

    Olá vou para a índia em junho será que pego monções?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Depende o local. leu o artigo?

  2. Trekking no Nepal é mesmo impossível em setembro 😥? Assim vou ter mesmo que alterar, é uma das coisas obrigatórias!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não é impossível, nós fizemos, mas durante o caminho todo ouvíamos “se estivesse limpo daqui viam-se várias montanhas e vales” e nós não víamos nada. Não aconselho.

  3. Olá! Em relação a esta temática acerca de “Viajar para a Índia”, surge-me sempre algumas questões. A única época que eu tenho disponível para viajar para este país é em agosto/ setembro (1 mês). O meu objetivo é passar metade da viagem na Índia (Deli, Jaipur, Jaisalmer, Udaipur, Agra, Varanasi) e depois atravessar a fronteira para a outra metade no Nepal e 4 dias no Butão ( um país que tenho extrema curiosidade por ser o REINO DA FELICIDADE, mas sendo caro, irei passar pouco tempo, devido ao orçamento apertado). Queria questionar:
    – É seguro, em termos climáticos, viajar para estes locais nesta época do ano?
    – Sabem de alguns locais para visitar no Nepal?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Viajar nas monções é sempre um risco acrescido mas nós sempre o corremos. Viajamos sempre nas monções. Uma no correu super bem, outro menos bem. Apanhamos imensa chuva e tivemos que fazer algumas adaptações mas foi top na mesma. No Nepal também tem monções e nessa altura não é bom para trekking. As montanhas estão tapadas pelas nuvens. Nós também fizemos o Nepal em Agosto. Apanhamos bom tempo em Kathmandu e no vale de Kahtmandu mas no resto não.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.