Humano por natureza – A essência da Índia e uma lição para o mundo

Humano por natureza - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Ser Humano por natureza? Quando viajo encontro realidades tão distintas e, muitas vezes, tão distantes em termos culturais que me deixam cheia de dúvidas. Dúvidas sobre mim. Dúvidas sobre nós. Dúvidas sobre o que é ser Humano.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

A primeira vez que fui à Índia corria o ano de 2007. Foi um choque! Um choque cultural mas muito mais do que isso. Chocou-me o barulho, o caos, as cores, os cheiros, as luzes, a religião, as vacas e as pessoas! Chocou-me tudo porque a Índia é assim. Verdade, até as pessoas. Mas os choques não são necessariamente negativos. E na Índia o choque foi muito positivo. É este choque que procuro nas minhas viagens.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Ser Humano por Natureza

As pessoas na Índia são a forma mais simples do que é ser Humano por natureza. Sempre que penso na Índia dou comigo a pensar nas pessoas, naquilo que me ensinam, na sua resiliência.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Um Humano por natureza é alguém que deixa a sua essência livre e procura as suas raízes culturais, valorizando-as e vivendo-as. É uma comunhão constante com a terra, com as gentes, com os outros, consigo próprios.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Há muito que nos esquecemos do que é ser Human by Nature. Há muito que nos esquecemos do que é ser Humano por Natureza. E porquê? Dou comigo a pensar nestas coisas quando viajo na Índia, seja no Bihar, no Himachal Pradesh ou em Querala. A Índia é feita de humanos por natureza. Gente que vive, sobrevive, sorri para a vida, abraça a vida e partilha-a com os outros.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

O que é ser Humano por natureza?

O Ser Humano esquece-se frequentemente do que é ser Humano. Mas o que é ser Humano? O que é este humanismo que nos distingue dos demais seres vivos? Será a nossa consciência? Eu acredito que sim. Ser Humano por natureza é deixar que a nossa essência, acompanhada por consciência sobre os nossos actos e escolhas, seja dotada de bondade, compaixão e amor. Ser Humano é sobreviver e ao mesmo tempo viver com os outros, em comunidade, em partilha constante, com compaixão pelo outro Humano.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Ser Humano é a soma das nossas experiências

Em Querala, na Índia, senti isso bem próximo. Em dez anos, já estive três vezes na Índia, num total de cerca de seis meses. Uma das regiões onde passei mais tempo foi Querala. Da primeira vez em Cochim e nas Backwaters de Querala, na altura acompanhada pelo Rui, numa viagem de IndRail pelos comboios indianos. Na altura, para além do património arquitectónico colonial, herdado do passado histórico e presença portuguesa na região, impressionou-me a forma como as gentes lidavam com essa herança cultural.

A maioria dos povos do mundo rejeita o passado colonialista e lida mal com essa herança. Querala não. Os povos de Querala têm orgulho na sua história, como têm orgulho nos seus deuses e nas suas crenças. Ser Humano por natureza é isso. É compreender que somos o resultado da nossa história. Nós somos a soma das nossas experiências, umas melhores, outras piores.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Humano por Natureza em Querala

Em 2017 voltei a Querala, desta vez para uma viagem de três semanas. Há muito que me queria embrenhar na cultural ancestral da Índia, em geral, e de Querala, em particular. O que me levou ali foi, definitivamente, a busca pela essência de um povo.

  • Em que acreditam?
  • O que os motiva?
  • Como sobrevivem tradições milenares tão bem preservadas nesta Era?
  • Como conseguem manter a essência humana acesa?

As respostas não são fáceis de encontrar e provavelmente nem existem. Querala sofre os mesmos desafios que todas as regiões da Índia e do mundo. As tradições milenares estão cada vez mais ameaçadas pela falta de interesse dos jovens mas a uma escala completamente diferente. A Índia é diferente. Querala é diferente.

Os tigres

Os tigres habitam os parques nacionais, agora longe dos olhares atentos e predadores dos caçadores. Mas bem perto da cultura de Querala. Os tigres chegam às cidades, invadem os campos e saltam em festivais temáticos, agora pintados nos corpos dos homens de Querala. Figuram nos roteiros turísticos da região, longe da caça furtiva, mas preservados por esta condição Humana. Como no Kaduva Kali ou Puli Kali, uma dança tradicional realizada durante o Onam, o Festival das Colheitas (geralmente em Agosto ou Setembro), em que a população se pinta de tigre e vem para as ruas gritar, cantar e dançar energicamente percorrendo várias casas.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

A religião

A religião, uma das maiores manifestações culturais da Índia, está presente no seu dia-à-dia. Cristãos, muçulmanos e hindus vivem harmoniosamente em comunidade. São as heranças de um passado de tolerância. Muitas das cerimónias teatrais acontecem à noite, como o Tholpavakoothu, um teatro de marionetas de sombra. É um ritual religioso dedicado a Bhadrakali e é executado nos templos Devi, em teatros construídos especialmente para o efeito, e designados por koothumadams. Há mais de 800 anos que a família de Ramachandran Pulavar tem o dever de percorrer os templos Devi de Thrissur e representar este espectáculo. E porque saem todas as noites? Para agradecer aos Deuses. É isto. Isto é ser Humano por Natureza.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Porém, em Querala os Deuses não ficam apenas no teatro. Os Deuses saem à rua. É o caso de Theyyam, uma dança sagrada dedicada à deusa Kali, representada nas aldeias e templos de Kaavu.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Mas a religião tem uma das suas manifestações mais puras no Poothan e Thira, um ritual típico da região sul da Costa de Malabar. Poothan, o tenente de Shiva, e Thira, a deusa Kali, acompanhados por músicos com tambores, limpam os espíritos malignos da região.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo
HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Ser Humano é sorrir e devolver sorrisos

Um pouco por toda a Índia recebem-se sorrisos. Mesmo quando estamos mais entediados, mais chateados, um indiano nos sorri. Mas em Querala todos nos sorriem. Em Querala distribuem-se sorrisos, acompanhados de olhos negros grandes que também sorriem, e um aceno de cabeça. Isto é ser Humano por natureza.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo

Estará o Humanismo ameaçado?

Ser Humano por natureza está em vias de extinção. Ser Humano enfrenta sérios desafios. O mundo contemporâneo desumaniza-nos, de dia para dia, transforma-nos em máquinas, ligados a impulsos consumistas e desprovidos de sorrisos, amor e compaixão. Precisamos de repor o Ser Humano que há em nós. Precisamos de voltar a ter dúvidas e procurar respostas na natureza, na cultura, na história e na religião. Ser Humano por Natureza é o brilho nos olhos destas crianças. Ser Humano por natureza não está extinto. Na Índia e em Querala está mais vivo do que nunca.

HUMANO POR NATUREZA - A essência da Índia e uma lição para o mundo
Este artigo foi escrito a convite do Turismo de Querala.

Se vai viajar para a Índia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar

Se vai viajar para o Rajastão, na Índia, estes são os artigos que lhe recomendamos

  • VISITAR UDAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Udaipur na Índia e no Rajastão.
  • VISITAR JODHPUR Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade azul do Rajastão na Índia.
  • VISITAR JAISALMER – Um artigo cheio de dicas para viajar e visitar uma das cidades do Rajastão com mais carisma e autenticidade.
  • VISITAR JAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Jaipur e os seus arredores.
  • VISITAR O RAJASTÃO – Um artigo cheio de dicas de sugestões para preparar a sua viagem ao Rajastão na Índia.
  • ONDE DORMIR NO RAJASTÃO – Um artigo com informação prática sobre os melhores alojamentos para ficar a dormir no Rajastão, na Índia.
  • VISITAR BUNDI – Um artigo cheio de dicas extraordinárias para visitar o nosso local preferido no Rajastão, na Índia.
  • VISITAR BIKANER – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Bikaner no Rajastão, na Índia.
  • TEMPLO DOS RATOS NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo dos ratos em Bikaner na Índia.

Se vai viajar para Querala e no sul da Índia, estes são os artigos que temos aqui no blogue

Se vai viajar na zona dos Himalaias Indianos, estes são os artigos que temos aqui no blogue

  • VISITAR MANALI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Manali e entrar nos Himalaias indianos.
  • VISITAR O VALE DE SPITI – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale de Spiti está, literalmente, neste artigo, cheio de dicas e com a partilha da nossa experiência pessoal.
  • VISITAR KALPA – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Kalpa, onde a Índia se encontra com o Tibete indiano.
  • VISITAR TABO – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação que alberga o maior mosteiro budista do Vale de Spiti.
  • VISITAR KAZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaza e as aldeias e mosteiros tibetanos do vale de Spiti.

Se vai viajar na Índia e procura dicas para visitar o centro do país veja estes nossos artigos

  • VISITAR CALCUTÁ – Tudo o que precisa de saber para viajar numa das cidades mais desafiantes da Índia.
  • VISITAR PURI – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade hindu de Puri e ver as maiores manifestações culturais do Hinduísmo.
  • VISITAR DELI – Tudo o que precisa de saber para visitar Deli, a capital da Índia.
  • VISITAR SANCHI – Tudo o que precisa de saber para visitar os monumentos budistas e stupa de Sanchi na Índia.
  • VISITAR GWALIOR – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Gwalior que é maravilhosa.
  • VISITAR BOPHAL – Um artigo sobre a cidade de Bhopal e a sua tradição milenar nas rotas da seda e das especiarias.
  • VISITAR BIJAPUR – Um artigo cheio de dicas para visitar uma cidade incrível na Índia, Bijapur, no centro do país.

Se procura inspiração para viagens de acordo com diferentes motivações poderá encontrar aqui:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

6 Comentários

  1. Eduardo diz: Responder

    Olá Rui e Carla. Em 2020 eu e minha esposa vamos à Índia pela primeira vez. Eu sou um apaixonado pela Ásia e já estive em diversos países, mas venho me preparando há anos para o “murro no estômago”. Logicamente tenho lido várias experiências de viajantes mas nenhuma tão intensa quanto as escritas por vocês. Vocês personificam a essência do que procuramos nas viagens: viver, mais que visitar; sentir, mais que ver. Nosso roteiro já mudou algumas vezes, e vocês são os responsáveis por isso… rsrs. Gostaria, sem possível, de algumas dicas.
    – Quando viajam, vocês compram os bilhetes para trens e ônibus com antecedência ou é possível deixar para comprar na hora da viagem?
    – Acham que em um roteiro de 20-25 dias é possível fazer Agra, Varanasi, Delhi, Rajastão e Querala… e Hampi…. ? Ok, acho que eu mesmo tenho a resposta.
    – No Rajastão, já que não temos tanto tempo assim, quais cidades, vcs consideram imperdíveis? É possível passar uma noite no deserto? Tem alguma agência para indicar?
    – Vocês utilizam guias ou resolvem tudo sozinhos? Se tiverem algum guia para indicar, também seria muito bom…
    Prá finalizar: março/abril ou outubro/novembro?
    Muito obrigado! E parabéns pela sensibilidade e pelos textos belíssimos!
    PS: nunca vieram ao Brasil? Algum motivo especial? Fica aqui o convite para conhecer nossa belíssima cidade em uma belíssima região: Diamantina, estado de Minas Gerais.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Eduardo, nós compramos com antecedência, quando dá. Mas muitas vezes não dá mesmo. Raramente compramos na hora. Compramos logo quando chegamos numa cidade nova. Querala e Hampi fica longe de tudo o resto. Eu colocava aí um voo interno. Vai ter que correr um bocado mas dá. Deli não precisa de muito tempo, só o suficiente para entrar e sair do país. No Rajastão acho obrigatório Udaipur, Bundi, Jaipur, Jodhpur e Jaisalmer. É em Jaisalmer que você vai ao deserto. Três dias lá dá para ver a cidade e ir ao deserto. Agências não sei. Nós não usamos guias, só o guia de viagem em livro. As duas alturas são óptimas. Mas eu apostava no início do ano. Infelizmente o Brasil ainda não está na nossa lista. Por muitas razões mas a principal desculpa é pela questão da segurança. Nós gostamos muito de produzir conteúdo de fotografia e vídeo e confesso que tenho um pouco de medo. Mas um dia a gente vai. bjinhos e obrigada

  2. Lusa Pinto diz: Responder

    Adorei o texto que mostra a tua humanidade.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Obrigada <3

    2. Tomás Reinales diz: Responder

      Olá Rui e Carla é o Tomás. Sou de Melgaço. Sou filho da Patricia e do Alexandre. Tenho 7 anos e vejo sempre os vossos vídeos. Eu gosto muito do mundo e de países. Eu gostava muito de ir convosco à Indonésia e a outros sítios, como a Mongólia. Beijinhos.

      1. Carla Mota diz: Responder

        Quem sabe um dia vais, Tomás. bjinhos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.