Corria o ano de 1957 e, em Querala, pela primeira vez na História do mundo, o Partido Comunista chegava democraticamente ao poder. Querala é um dos poucos locais do mundo onde o Partido Comunista chegou democraticamente ao poder e aí conseguiu permanecer, sem que nenhum golpe de estado o derrubasse, durante mais de 50 anos. Só em 2011, os comunistas perderam as eleições para o Partido do Congresso (o partido de Gandhi), mas voltaram ao poder nas últimas eleições. Na Índia, Querala é um exemplo de desenvolvimento humano. É quase uma Índia dentro de outra Índia. É o Comunismo em Querala.
Qualquer viajante que chegue a Querala vai reparar nas centenas de bandeiras vermelhas com foice e martelo, espalhadas pela cidade. O vermelho é omnipresente nas ruas, assim como representações de Che Guevara, Lenine, Fidel Castro e Karl Marx, os heróis comunistas.
A cada meia dúzia de quilómetros há uma sede do Partido Comunista Indiano (CPI) ou do DYFI (Comunismo em Querala) e, até nas ruas, há manifestações de apoio ao partido que tanto agrada à população. Distanciado do regime comunista russo, o Comunismo em Querala soube-se recriar e manter a população agradada, especialmente porque não fechou o estado à Economia de Mercado. Mas o que trouxe o Comunismo em Querala que agrada tanto à população?
1. O IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) MAIS ELEVADO DA ÍNDIA
O IDH é um indicador que permite medir o desenvolvimento social de um país ou estado. É calculado com base no PIB (Índice de Renda), Esperança Média de Vida e Índice de Educação. Assim, quanto maior for o rendimento, a esperança média de vida e o nível educacional da população, maior será o Desenvolvimento Humano do lugar. Este indicador permite-nos concluir que, em Querala, a alcance da Educação é maior do que no resto da Índia, assim como o rendimento dos seus habitantes e a Esperança Média de Vida. Hoje a Esperança Média de Vida em Querala é de 74 anos, semelhante a Portugal. O IDH da Índia é 0,46, e o de Querala, é o,79 (num máximo de 1). Para se ter uma ideia, o IDH de Portugal é de 0,83.
2. ELIMINAÇÃO DA POBREZA
Querala é o único estado indiano que conseguiu eliminar a pobreza extrema, decorrente de um programa criado pelo governo regional e pelo apoio prestado à população. Apesar de haver pessoas pobres, em Querala não há pobreza extrema como nos restantes estados indianos e, é por isso, que é muito mais fácil para os estrangeiros viajarem neste estado.
3. MAIOR TAXA DE ALFABETIZAÇÃO DA ÍNDIA
Em 2011, o estado de Querala contava com 94% da sua população alfabetizada. Apesar da contribuição dos missionários cristãos ao longo dos séculos (em que a Taxa de Alfabetização atingiu 47% antes da independência), o regime comunista tem apostado fortemente na diminuição das taxas de analfabetismo, tentando levar à totalidade da população a capacidade de ler e escrever. Hoje, Querala tem uma das maiores Taxas de Alfabetização do mundo (superior à dos EUA) e ao nível dos países do Primeiro Mundo. Mais importante ainda, é o facto da Taxa de Escolarização dos Homens e das Mulheres terem valores muito próximos; 96% nos homens e 92% nas mulheres. A aposta na educação acaba por justificar baixos níveis de violência no estado, assim como a reduzida importância do sistema de castas e a existência de igualdade de géneros.
4. IGUALDADE ENTRE HOMEM E MULHER
Querala é o estado indiano onde a paridade de sexo é maior, sendo o Sex Ratio de 1084. Este valor é muito importante porque o infanticídio feminino é um problema extremamente grave na Índia. Com elevadas taxas de natalidade e regimes de dotes femininos muito enraizados, as famílias mais pobres assassinam as meninas quando estas nascem, tentando assim evitar o pagamento dos dotes no acto do casamento. Um estado com paridade de sexos, indica que o infanticídio feminino foi erradicado.
5. CUIDADOS DE SAÚDE ACESSÍVEIS À POPULAÇÃO
O Estado de Querala tem apostado no sistema de saúde que chegue a toda a população, com hospitais públicos, maternidades, etc. Esta situação tem permitido elevar a Esperança Média de vida, fazendo de Querala o estado com mais população idosa do país. Aqui, cerca de 11% da população é idosa.
6. O SISTEMA DE CASTAS PRATICAMENTE DESAPARECEU
Apesar de o sistema de castas estar fortemente enraizado por toda a Índia (ainda que seja proibido desde a independência), em Querala ele é quase imperceptível. A identificação das castas na Índia é possível através do apelido, assim, mesmo sem um sistema de castas formal, toda a gente sabe a que casta as pessoas pertencem. Uma das formas inovadoras de fazer desaparecer as castas tem sido levada a cabo em Querala, onde os jovens casais deixaram de dar apelidos aos filhos. Esta situação, a longo prazo, fará desaparecer o sistema de castas.
7. UMA DAS TAXAS DE MORTALIDADE INFANTIL MAIS BAIXAS DA ÍNDIA
A taxa de mortalidade infantil na Índia atinge valores extremamente elevados, rondando os 43%0. No entanto, em Querala, esta taxa é de 12%o, números completamente distintos. Esta situação fica-se a a dever a um conjunto de apoios criados pelo governo local, nomeadamente de apoio à gravidez e maternidade, tais como maternidades, hospitais “baby friendly” e que tratam as crianças nas doenças infantis.
8. MENORES TAXAS DE CONFLITO ENTRE RELIGIÕES
Com 56% de população Hindu, 26% de muçulmanos e 19% de cristãos, e até alguns judeus, Querala orgulha-se de ser um estado onde os níveis de violência são muito baixos e, mais especificamente, a violência religiosa é muito rara. Esta situação está intimamente ligada aos níveis educacionais conseguidos com o Comunismo em Querala, já que a população é fortemente instruída e educada.
9. UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA ACTIVA
O forte nível educacional de Querala provocou uma forte consciência política na população. Os habitantes de Querala fazem várias manifestações de protesto e de apoio às políticas regionais e nacionais. Fazem greves, exigem direitos e lutam por um estado melhor. Estas lutas já conseguiram fazer de Querala o único estado indiano que tem salário mínimo.
10. O ÚNICO ESTADO INDIANO COM SALÁRIO MÍNIMO
Querala é o único estado indiano com salário mínimo. Só a sua existência é um pressuposto de extrema importância já que a exploração laboral e o trabalho não remunerado é uma realidade diária e de grande parte das famílias. Apesar de o salário mínimo mensal de Querala rondar às 9 mil rupias, cerca de 125 Euros, esses valores são reais e importantes para uma população que, na Índia, chega a trabalhar 12 horas por dia por menos de 3 euros. A criação de um salário mínimo ficou a dever-se às manifestações dos trabalhadores das plantações de chá.
Esta realidade política e social é mais uma razão para visitar Querala e descobrir o sul da Índia.
Se vai viajar para a Índia, estes são alguns dos nossos artigos que lhe podem interessar
- CONSELHOS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de ler e ouvir, se vai viajar para a Índia e se quer preparar, do ponto de vista psicológico.
- VIAJAR NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Índia, dicas práticas, como chegar,s e deslocar, o que preparar estão aqui.
- ROTEIROS PARA VIAJAR NA ÍNDIA – Se procura vários exemplos de roteiros para viajar na Índia, e função do seu perfil de viajante, este artigo é para si.
- MONÇÕES NA ÍNDIA – Um artigo com informação detalhada sobre as monções na Índia.
- VISITAR AS ILHAS ANDAMAN – Tudo o que precisa de saber para visitar as ilhas Andaman, na Índia, um autêntico paraíso na Terra.
- VISTO PARA A ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para tirar o visto da Índia está aqui.
- VIAJAR DE COMBOIO NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para viajar de comboio na Índia e aproveitar a sua viagem no país.
- CRÓNICAS DE VIAGEM NA ÍNDIA E BANGLADESH – As crónicas diárias da nossa viagem de dois meses na Índia e no Bangladesh.
- Eu, a Índia e memórias de um viajante – Uma crónica de viagem sobre a Índia e o regresso a este país 10 anos depois.
Se vai viajar para o Rajastão, na Índia, estes são os artigos que lhe recomendamos
- VISITAR UDAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Udaipur na Índia e no Rajastão.
- VISITAR JODHPUR Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade azul do Rajastão na Índia.
- VISITAR JAISALMER – Um artigo cheio de dicas para viajar e visitar uma das cidades do Rajastão com mais carisma e autenticidade.
- VISITAR JAIPUR – Tudo o que precisa de saber para visitar a maravilhosa cidade de Jaipur e os seus arredores.
- VISITAR O RAJASTÃO – Um artigo cheio de dicas de sugestões para preparar a sua viagem ao Rajastão na Índia.
- ONDE DORMIR NO RAJASTÃO – Um artigo com informação prática sobre os melhores alojamentos para ficar a dormir no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BUNDI – Um artigo cheio de dicas extraordinárias para visitar o nosso local preferido no Rajastão, na Índia.
- VISITAR BIKANER – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Bikaner no Rajastão, na Índia.
- TEMPLO DOS RATOS NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber para visitar o templo dos ratos em Bikaner na Índia.
Se vai viajar para Querala e no sul da Índia, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR COCHIM – Tudo o que precisa de saber para visitar Cochim, em Querala, está neste artigo.
- VISITAR HAMPI – Um artigo sobre um dos lugares mais incríveis para viajar na Índia, a zona de Hampi.
- VISITAR BADAMI – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Badami e arredores no sul da Índia.
- COMUNISMO EM QUERALA – Um artigo sobre o regime comunista no estado de Querala, na Índia.
- VISITAR AS BACKWATERS DE QUERALA – Tudo o que precisa de saber para preparar uma visita às águas paradas de Querala.
- DANÇAS TRADICIONAIS DE QUERALA – Tudo o que precisa saber sobre as danças e artes tribais de Querala.
- VISITAR MUNNAR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Munnar e as plantações de chá de Querala.
- VISITAR WAYANAD – Um artigo para o ajudar a explorar a região de Wayanad no sul da Índia.
- DORMIR EM QUERALA – Uma selecção dos melhores hotéis e alojamentos para dormir em Querala.
- VISITAR TAMIL NADU – Tudo o que precisa de saber para visitar a região de Tamil Nadu no sul da Índia.
- VISITAR UMA ESCOLA NA ÍNDIA – Tudo o que precisa de saber se quiser visitar uma escola na índia.
- KATHAKALI – Um artigo sobre estas danças tradicionais de Querala na Índia.
- VASCO DA GAMA NA ÍNDIA – Que lugares ainda pode visitar
- SER HUMANO NA ÍNDIA – Uma crónica de viagem
Se vai viajar na zona dos Himalaias Indianos, estes são os artigos que temos aqui no blogue
- VISITAR MANALI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Manali e entrar nos Himalaias indianos.
- VISITAR O VALE DE SPITI – Tudo o que precisa de saber para visitar o Vale de Spiti está, literalmente, neste artigo, cheio de dicas e com a partilha da nossa experiência pessoal.
- VISITAR KALPA – Um artigo para o ajudar a preparar a sua viagem a Kalpa, onde a Índia se encontra com o Tibete indiano.
- VISITAR TABO – Tudo o que precisa de saber para visitar a povoação que alberga o maior mosteiro budista do Vale de Spiti.
- VISITAR KAZA – Tudo o que precisa de saber para visitar Kaza e as aldeias e mosteiros tibetanos do vale de Spiti.
Se vai viajar na Índia e procura dicas para visitar o centro do país veja estes nossos artigos
- VISITAR CALCUTÁ – Tudo o que precisa de saber para viajar numa das cidades mais desafiantes da Índia.
- VISITAR PURI – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade hindu de Puri e ver as maiores manifestações culturais do Hinduísmo.
- VISITAR DELI – Tudo o que precisa de saber para visitar Deli, a capital da Índia.
- VISITAR SANCHI – Tudo o que precisa de saber para visitar os monumentos budistas e stupa de Sanchi na Índia.
- VISITAR GWALIOR – Um artigo cheio de dicas para visitar a cidade de Gwalior que é maravilhosa.
- VISITAR BOPHAL – Um artigo sobre a cidade de Bhopal e a sua tradição milenar nas rotas da seda e das especiarias.
- VISITAR BIJAPUR – Um artigo cheio de dicas para visitar uma cidade incrível na Índia, Bijapur, no centro do país.
Gostaria muito de ir a Kerala. Para conhecer essa experiência política, saber por onde andaram os nossos antepassados portugueses, assim como conhecer esse povo e as belezas naturais. Estou a escrever um romance em que penso incluir uma viagem a Kerala. Sou um geógrafo aposentado. Talvez ainda lá vá dar um passeio.
Olá Jaime, quem sabe um dia. Querala é maravilhoso, sim.
Prezada Carla,
Somente agora, em 2020, tomei conhecimento desta interessante reportagem. Também sou geógrafo, professor aposentado há anos. Nasci e vivo em Campinas, São Paulo, há 74 anos. Politicamente sou de esquerda, eleitor do PT, admirador de Lula. Teria muito a lhe dizer, mas acho importante destacar em seu trabalho que você nos passa sua experiência própria, vivida nos lugares que visita. Muito diferente dos que a criticam que, provavelmente nunca foram além de Miami, levar seus filhos boçais, tanto quanto, para visitar a Disneylândia. Não vou comentar nada sobre este meu infeliz país, já que aqueles entre nós que têm um pouquinho que seja de discernimento está morrendo de vergonha perante o mundo. Um abraço, na certeza que dias melhores virão.
Obrigada pelo feedback, Germano.
Sou Anticomunista e também Anticapitalista neoliberal. defendo capitalismo no estilo norueguês. Mas não é minha intenção criticar a sua postagem. Mas é importante fazer algumas considerações importantes: O comunismo em Kerala, do ponto de vista econômico não existe, como você mesmo Carla citou, existe economia de mercado e lá também tem propriedade privada. Do ponto de vista político os comunistas foram eleitos democraticamente porque se trata de um estado indiano que está sujeito a constituição indiana, que garante o regime democrático, multipartidário e como você mesmo citou, já teve um período que os comunistas perderam pro Partido do Congresso e depois foram eleitos de novo, ou seja, essa alternância de poder que garante que os comunistas governarem democraticamente só é possível por causa do regime democrático indiano e não um mérito dos comunistas ou qualquer outro partido indiano. É um caso semelhante ao que acontece no Maranhão que o Partido Comunista está no poder por causa da Constituição Brasileira que garante eleições multipartidárias. Mas é Fato que os comunistas de lá melhoraram a qualidade de vida da população, tornando Kerala o estado com os melhores índices de desenvolvimento humano na Índia. Vejo nos vídeos que assisto em Inglês que é um lugar muito bonito e interessante pra conhecer.
Então estamos de acordo, porque foi mesmo isso que eu disse sobre o Comunismo em Kerala.
Vi experiências comunistas funcionar no Brasil, mais depois que o PT subiu ao poder muitos membros desse partido passou a ir contra os princípios morais da população, principalmente ao darem direitos excessivos aos que cometem crimes , se meter na forma de criar os filhos e tentar influenciar na sexualidade das crianças , duvido que nesse estado da índia a população ande desarmada e o estado se meta na sexualidade da população, logo são muitos mulçumanos.
A ignorância é uma bênção… Em Querala a população não é muçulmana, é Hindu. E em Querala toda a gente anda sem armas porque arma nunca deu nada a ninguém, só tira.
Boa noite! Cada dia vejo os comunistas mais distantes da realidade. Esse artigo foi uma das maiores bobagens que li nos últimos tempos. Gostaria se saber se você é realmente “democrática” e me permite publicar um artigo neste site em resposta a este, desmentindo uma por uma as falácias que você regurgitou aqui. Você aceita? Ou vai me censurar como adoram fazer os comunistas? Aguardo sua resposta.
Imagino que leia muito pouco…
Que matéria linda! Os asnos que zurram aqui no Brasil contra o comunismo são trabalhadores que se acham ricos por serem burros demais! Mas sempre é bom alguém trazer dados que desmontam as falácias dos burros! Como disse Che Guevara, hasta la victoria siempre!
Hasta la vitória.
Utopia……. Falou somente das migalhas que um governo comunista espalha pelo chão para a população! Menos…menos…
Ler faz tão bem, gente.
Parabéns Carla.
Gostaria de saber se tem mais artigos a respeito de Querala!
Grande abraço
Sim, tem muitos. Espreita no separador da Índia.
Meu pai nasceu nesse estado lindo. Realmente é um exemplo de experiência comunista, precisávamos aprender mais com o marxismo e remar ao desenvolvimento da América Latina também.
Que bom, obrigada.
Kkkkkk que lixão.
Muito bom o texto. Estou vendo toda essa realidade.
Ainda bem. Aposto que está adorando Querala.
Comunismo matou milhões de pessoas (e ainda mata) e não faltam babacas defendendo uma aberracao dessas.
O capitalismo mata há fome 16 mil crianças por dia.
Venezuela está vivendo uma experiência Capitalista então? A fome lá atinge mais de 80% da população. Pessoas estão sendo obrigadas a comer carne estragada para não morrer de fome. Tudo graças ao…..?? Capitalismo?????? Tenha santa paciência.
Estudar faz bem…
Olá srta. Carla, boa noite.
Gostaria de saber qual a fonte desta estatística (que morrem de fome 16 mil crianças por dia). Agradeço se puder informar.
Abraços.
Pode ver aqui: https://data.unicef.org/topic/child-survival/under-five-mortality/
Adorei este texto, pois aprendi tudo. Obrigada.
😀 Obrigado nós.
Muito interessante! Obrigado pelas informações. Abraços de um comunista brasileiro.
Obrigada, Luan. Coisa rara por aí, né? 😀
Nicely written article, well designed and covered the major aspects about the state. Lovely Gods Own Country
Thanks 😀