A ilha da Reunião é conhecida como um destino privilegiado para os amantes de Natureza, de montanha, e de vulcões, mas não só. O mar é o outro encanto da ilha da Reunião, e mesmo para os amantes da montanha, há sempre uma altura para descansar à beira-mar. A costa oeste da ilha da Reunião, e em particular a sua principal estância balnear, Saint-Gilles-les-Bains, é um destino a não perder, com praias de areia branca, recifes de coral, lagoas de água azul-turquesa e local de acasalamento e procriação de baleias jubarte.
Visitar Saint-Gilles-les-Bains deve estar em todos os itinerários na ilha da Reunião, quer goste mais de montanha ou de praia. Percorrer a costa oeste desde Saint-Denis, a capital, até Saint-Pierre, passando por Saint-Gilles-les-Bains, Ermitage-les-Bains e Saint-Leu, e desfrutar de tudo o que ela tem a oferecer, é uma das coisas obrigatórias a fazer na Ilha da Reunião e Saint-Gilles-les-Bains é a base perfeita para isso.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR SAINT-GILLES-LES-BAINS
Para poder desfrutar da sua viagem à ilha da Reunião e a Saint-Gilles-les-Bains, deve ter em conta alguns pormenores antes de viajar e planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar à ilha da Reunião, como se deslocar para visitar Saint-Gilles-les-Bains e explorar a costa oeste, e onde dormir. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para visitar Saint-Gilles-les-Bains na ilha da Reunião.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar na ilha da Reunião.
GUIA DE VIAGEM PARA A ILHA DA REUNIÃO
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar na Ilha da Reunião e em Saint-Gilles-les-Bains este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem à ilha da Reunião. A ilha Reunião é um território maravilhoso para viajantes que procuram trilhos e natureza e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor da ilha. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar na ilha da Reunião e em Saint-Gilles-les-Bains de forma independente, em segurança.
1. Como chegar à ilha da Reunião
A capital da ilha da Reunião, Saint Denis, é servida pelo aeroporto internacional Roland Garros.
Reserve aqui o seu voo para a ilha da Reunião.
Reserve aqui o seu transfer privado do aeroporto da Reunião para o seu hotel.
2. Como deslocar-se na ilha da Reunião e chegar a Saint-Gilles-les-Bains
A melhor forma de explorar a costa oeste e as praias da ilha da Reunião é alugar carro. Isto irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Saint-Gilles-les-Bains fica a meio caminho entre Saint-Denis e Saint-Pierre, e é acessível pela RN1, a principal estrada da ilha da Reunião.
Reserve aqui o seu carro para explorar a ilha da Reunião e Saint-Gilles-les-Bains.
3. Onde dormir em Saint-Gilles-les-Bains
A melhor base para explorar a costa oeste da ilha da Reunião a partir de um só local é Saint-Gilles-les-Bains. Quer fique alojado no centro de Saint-Gilles-les-Bains, quer fique nos arredores, onde se encontram algumas das praias mais bonitas da ilha da Reunião, pode facilmente chegar a todos as outras cidades e locais de interesse da costa oeste da ilha da Reunião.
3.1. Onde dormir em Saint-Gilles-les-Bains
Nós ficámos alojados no Hotel De la Plage, uma excelente opção bem no centro da localidade, a poucos passos da praia. O quarto em que nós ficámos (o mais barato) era bastante pequeno e só tinha casa de banho partilhada, mas durante a nossa estadia pudemos reparar que os outros quartos eram muito bons, com casa de banho e varanda virada para a rua. Outro ponto forte é estar perto de vários restaurantes. Pode comer fora ou ir buscar para comer no magnífico terraço do hotel.
Reserve aqui a sua estadia no Hotel de la Plage em Saint-Gilles-les-Bains.
Outras excelentes opções para dormir em Saint-Gilles-les-Bains são:
- Hôtel Le Grand Bleu
- Villa tropicale – Meublé de Tourisme 4 Etoiles
- Les Aigrettes St Gilles Les Bains
- Hotel Le Boucan Canot
3.2. Onde dormir nos arredores de Saint-Gilles-les-Bains
- Em Boucan Canot, experimente o Senteur Vanille, o Ocean Appart, ou o Le Saint Alexis **** Hotel & Spa.
- Em Saline-les-Bains, experimente o Villa Prana, a La Villa de la Plage ou o Ness by D-Ocean.
- Em Ermitage-les-Bains, experimente o Le Pelican, o Hôtel les Bougainvilliers ou o LUX* Saint Gilles Resort.
- Em Saint-Leu, experimente o Résidence Santa Apolonia, o Iloha Seaview Hotel, ou o Blue Margouillat Seaview Hotel-RELAIS & CHATEAUX.
4. Seguro de viagem para visitar a ilha da Reunião e Saint-Gilles-les-Bains
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para a ilha da Reunião e Saint-Gilles-les-Bains. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para a ilha da Reunião. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar a ilha da Reunião. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a ilha da Reunião e Saint-Gilles-les-Bains.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR SAINT-GILLES-LES-BAINS
Nós recomendamos que dedique pelo menos três dias a desfrutar de Saint-Gilles-les-Bains e das praias da costa oeste da ilha da Reunião. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Saint-Gilles-les-Bains.
1. Percorrer a estrada RN1 até Saint-Gilles-les-Bains
Percorrer a estrada RN1 desde Saint-Denis (se chegar ao aeroporto internacional) até Saint-Gilles-les-Bains é um verdadeiro prazer, com inúmeros miradouros e pontos de interesse. O troço logo à saída de Saint-Denis é designada por Nouvelle route du Littoral e é considerada a estrada mais cara do mundo pois trata-se de um viaduto sobre o Oceano Índico. Quando lá passámos, a sua construção estava na fase final, passando carros ainda só num sentido.
2. Visitar o Cap La Houssaye
O Cap La Houssaye fica localizado no limite sul da baía de Saint-Paul, a cerca de 8 km de Saint-Gilles-les-Bains, e marca o início, a partir do norte, da Reserva Natural Marinha da ilha da Reunião. É um local muito frequentado por pescadores à linha e é um bom lugar para observação de baleias a partir da costa.
3. Ir à praia Boucan Canot
A praia Boucan Canot, poucos quilómetros a norte de Saint-Gilles-les-Bains, é talvez a praia mais famosa da costa oeste da ilha da Reunião e é a primeira praia de areia branca que se encontra quando se vem de Saint-Denis. Tem um extenso areal, uma zona de banhos limitada por boias e uma zona de surf. É uma das duas praias da ilha da Reunião que tem instalada uma rede de protecção contra tubarões. Há vários restaurantes em Boucan Canot virados para a praia.
NOTA: O risco associado a um ataque de tubarão na ilha da Reunião é real. Ao longo dos últimos anos e décadas. houve vários ataques, especialmente a surfistas, e alguns mortais. Desde 2015 que se instalaram redes de protecção em algumas praias, mas mesmo nessas as redes são inspecionadas todos os dias e, se alguma coisa não estiver bem, os banhos e actividades aquáticas são interditas. Em todas as outras é comum encontrar a sinalização de banhos interditos, que deve ser respeitada. Dentro da lagoa da ilha da Reunião, protegida pelo recife, em princípio não há risco de ataques de tubarão.
4. Nadar na piscina natural de Boucan Canot
No extremo norte da praia Boucan Canot, pode desfrutar de um banho sem preocupações na piscina natural, no meio das rochas negras (e reforçada por um muro), sendo que a água das ondas passa por cima e chega à piscina, mas não há que se preocupar com correntes ou tubarões.
5. Ir à praia de Cap Homard
Cap Homard é o prolongamento da praia de Boucan Canot para sul, a apenas 5 km de Saint-Gilles-les-Bains, e tem um bom areal e muitas árvores a delimitá-la, uma área verde com muita sombra e local de piqueniques ao fim de semana. Esta praia não é vigiada, mas pode desfrutar das pequenas piscinas naturais junto às rochas.
6. Visitar a Pointe des Aigrettes
A Pointe des Aigrettes é o ponto mais ocidental da ilha da Reunião, e fica mesmo a norte de Saint-Gilles-les-Bains, a cerca de 4 km. É um bom local para relaxar e apreciar os sons e cheiros do mar.
7. Ir à praia de Roches Noires em Saint-Gilles-les-Bains
A praia de Roches Noires, em Saint-Gilles-les-Bains, tem esse nome devido a rochas que surgem das águas na sua ponta norte. Tem um bom areal e está equipada com uma rede de protecção contra tubarões. Tem uma marginal com cafés e restaurantes e é o lugar incontornável de Saint-Gilles-les-Bains para assistir ao pôr-do-sol.
8. Visitar Saint-Gilles-les-Bains
Saint-Gilles-les-Bains é a mais importante estância balnear da ilha da Reunião, com um centro agradável, uma bela marina e uma marginal perfeita para um passeio à beira mar. Apesar de ter alguns empreendimentos turísticos grandes, a pressão imobiliária não se faz sentir muito e retém ainda o ambiente pacato de uma vila costeira. Saint-Gilles-les-Bains é a base perfeita para explorar as praias da costa oeste da ilha da Reunião.
9. Comer peixe no restaurante DCP em Saint-Gilles-les-Bains
O restaurante DCP é uma referência incontornável no panorama gastronómico de Saint-Gilles-les-Bains e da ilha da Reunião. O peixe fresco é a especialidade, claro, sendo que o nome “DCP” advém de “dispositif de concentration de poissons”, um dispositivo flutuante preso ao fundo do mar usado para atrair diversas espécies de peixe como o atum e o espadarte. Experimente o menu de degustação, com peixe cru, fumado e cozinhado.
10. Observar baleias jubarte em Saint-Gilles-les-Bains
A ilha da Reunião é um local privilegiado para observação de baleias jubarte, entre os meses de Julho e Setembro, quando estas migram das águas frias para águas tropicais, para acasalarem ou terem crias. À semelhança da ilha Sainte Marie e da Île aux Nattes, em Madagáscar, as baleias jubarte fazem acrobacias, saltam fora de água, batem com a cauda e ensinam tudo isto às crias. Um espectáculo da Natureza que vale a pena ser testemunhado.
Nós fizemos um tour de nadar com baleias em Saint-Leu que acabou por ser mais um tour de observação de baleias, uma vez que as condições nem sempre são as ideais para as pessoas poderem nadar junto com as baleias. Como compensação, pudemos testemunhar as acrobacias energéticas de uma baleia e sua cria!
11. Nadar com baleias jubarte em Saint-Gilles-les-Bains
Em Saint-Gilles-les-Bains resolvemos dar uma segunda hipótese para nadar com baleias jubarte e ainda bem que o fizemos. Nadar com baleias é uma actividade legal na ilha da Reunião, mas regulamentada, sendo só autorizada fora da zona de Reserva Marinha (mais junto à costa). Os barcos (no máximo 3 para cada baleia) não se podem aproximar menos do que 100 m, não podem haver mais do 10 pessoas dentro de água e os barcos devem posicionar-se todos do mesmo lado das baleias e não à sua volta. As pessoas que nadam com as baleias devem manter uma distância mínima de 15 m e uma atitude passiva, e não persecutória das baleias. Não é permitido mergulhar com as baleias, em apneia ou com garrafa. Finalmente, o período entre as 18.00h e as 9.00h é de descanso para as baleias, sendo interdita qualquer actividade.
Dito isto, nadar com baleias pode não ser fácil. É preciso um capitão e um instrutor experientes, que saibam prever o rumo que as baleias tomam, de forma a que as pessoas na água consigam chegar o mais perto possível. Para que seja possível nadar com baleias, elas não podem estar muito agitadas (a saltar, por exemplo), nem a nadar muito depressa.
No entanto, com uma boa equipa e alguma sorte, é quase certo que se conseguirá chegar perto de baleias jubarte e nadar ao seu lado. Nós conseguimos isso em Saint-Gilles-les-Bains e foi uma experiência verdadeiramente poderosa. Ver de perto o tamanho e graciosidade destes animais, sentir a relação entre mãe e cria, e ouvir os sons emitidos por elas, é algo que não esqueceremos.
12. Ir ao miradouro de Piton Maido a partir de Saint-Gilles-les-Bains
O miradouro do Piton Maido é um dos locais mais famosos da ilha da Reunião para admirar a imponência do interior montanhoso da ilha. Neste caso, o miradouro oferece vistas fantásticas (se as condições atmosféricas o permitirem) do Circo de Mafate. Fica a 36 km de Saint-Gilles-les-Bains, mas demora cerca de uma hora, numa estrada de montanha estreita e sinuosa. Para ter mais hipóteses de sucesso quanto às vistas, deve chegar lá manhã cedo (de preferência antes das sete).
13. Ver o pôr-do-sol na praia de Brisants em Saint-Gilles-les-Bains
A praia de Brisants fica mesmo a sul da marina de Saint-Gilles-les-Bains, com um belo e extenso areal de areia branca. É uma praia ideal para assistir ao pôr-do-sol e tem alguns bares e restaurantes junto ao areal.
14. Ir à praia de Ermitage-les-Bains
Três quilómetros a sul de Saint-Gilles-les-Bains, na continuação da praia de Brisants, a praia de Ermitage-les-Bains é uma das mais bonitas da ilha da Reunião, e a mais longa (com 7 km), com um areal um pouco limitado, mas uma extensa lagoa de águas azuis-turquesa delimitada pelo banco de recife exterior. É um excelente local, não só para fazer praia, mas também para fazer snorkel ou nadar (o recife exterior serve como barreira de protecção contra os tubarões).
15. Fazer snorkel com tartarugas na lagoa de Ermitage-les-Bains
A lagoa de Ermitage-les-Bains é um cantinho protegido, não só para banhistas, mas também para tartarugas. Se fizer snorkel na lagoa, poderá cruzar-se com estes belos animais. Experimente na zona perto do restaurante La Varangue du Lagon.
16. Ir à praia de Salines-les-Bains
A praia de Saline-les-Bains está no seguimento a sul da praia de Ermitage-les-Bains, a cerca de 6 km de Saint-Gilles-les-Bains, e é uma bela praia de areia branca, com uma lagoa pouco profunda e onde são abundantes os peixes coloridos do recife. É boa para fazer snorkel.
17. Observar baleias dos miradouros
Na época de observação de baleias na ilha da Reunião, não é só de barco ou dentro de água que é possível observar as baleias jubarte. Elas podem ser observadas mesmo das praias ou de falésias, um pouco por toda a costa oeste da ilha, especialmente a norte e sul de Saint-Gilles-les-Bains.
18. Ir à praia de Trou d’Eau
A pequena praia de Trou d’Eau fica no seguimento a sul da praia de Saline-les-Bains, a cerca de 7 km de Saint-Gilles-les-Bains, e é um local preferidos dos praticantes de surf e kitesurf. A praia não é vigiada, mas a presença do recife exterior torna os banhos seguros.
19. Visitar o Observatório de tartarugas marinhas Kelonia
O Observatório de tartarugas marinhas Kelonia é uma visita a não perder, a 14 km de Saint-Gilles-les-Bains. Trata-se de um refúgio e centro de tratamento e recuperação de tartarugas resgatadas ao mar devido a ataques de tubarão ou ingestão de plásticos, por exemplo. Ali, poderá aprender sobre a importância destes animais e apreciar a sua beleza e graciosidade dentro de água.
20. Visitar Saint-Leu a partir de Saint-Gilles-les-Bains
Saint-Leu fica a 15 km de Saint-Gilles-les-Bains e é uma base preferida para os praticantes de paragliding e de surf. É também um dos locais de onde se pode fazer tours de observação de baleias e nadar com baleias.
21. Visitar as salinas da Pointe-au-sel e o museu do Sal
A Pointe-au-sel fica a alguns quilómetros a sul de Saint-Leu e é o lugar onde se extraía e ainda extrai sal da água do mar na ilha da Reunião. Pode admirar-se as salinas e visitar-se um pequeno museu dedicado ao sal e à sua extracção no Oceano Índico, nomeadamente em Madagáscar.
22. Visitar o museu Stella Matutina
O museu Stella Matutina é um dos museus mais interessantes da ilha da Reunião, a cerca de 20 km de Saint-Gilles-les-Bains. Instalado numa antiga fábrica de açúcar de cana, mostra todas as fases do processo e a importância do açúcar de cana na economia, história e sociedade da ilha da Reunião, em particular no que toca à escravatura na ilha.
23. Admirar o Le Souffleur
O Le Souffleur é um repuxo de água do mar muito forte que é devido à entrada da água nas reentrâncias das rochas vulcânicas na costa a sul de Saint-Leu, a cerca de 22 km de Saint-Gilles-les-Bains.
24. Ir à praia de L’Étang-Salé
A praia de L’Etang-Salé é a praia de areia negra mais bonita da ilha da Reunião, a cerca de 37 km de Saint-Gilles-les-Bains. Fruto da mistura de basalto com coral, a areia escura desta praia atrai os visitantes, e as ondas do mar atraem os surfistas. Marca o término da Reserva Natural Marinha da ilha da Reunião.
25. Visitar Saint-Pierre a partir de Saint-Gilles-les-Bains
Saint-Pierre fica no extremo da costa oeste da ilha da Reunião, já a tocar a costa sul, a cerca de 52 km de Saint-Gilles-les-Bains. Saint-Pierre é uma cidade grande e pode ser uma boa base para explorar o leste da ilha, por exemplo o Circo de Cilaos e o Piton de la Fournaise.
26. Visitar Saint-Denis a partir de Saint-Gilles-les-Bains
É inevitável que passe por Saint-Denis ao chegar ou partir da ilha da Reunião, mas a capital merece também uma visita, nem que seja breve. Saint-Denis fica a cerca de 40 km a norte de Saint-Gilles-les-Bains e tem um centro histórico compacto que pode ser explorado a pé, com alguns edifícios históricos e mansões senhoriais.
Se for viajar para a ilha da Reunião estes são os nossos artigos que não pode perder
- VIAJAR NA ILHA REUNIÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar na ilha Reunião está neste artigo. Um artigo em forma de Guia de Viagem, cheio de dicas extraordinárias. Como chegar, como se deslocar, como criar um roteiro, o que ver e fazer em cada um dos locais da ilha, onde dormir, a melhor altura do ano para viajar, etc. Ideal para preparar a visita a Saint-Gilles-les-Bains.
- GUIA DE VIAGEM DA ILHA REUNIÃO – Um guia de viagem super completo, em português, sobre a Ilha da Reunião, com informação prática e específica para quem pretende visitar a ilha e aproveitar tudo o que de melhor ela tem para oferecer. Ideal para preparar a visita a Saint-Gilles-les-Bains.
- VISITAR O CIRCO DE SALAZIE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Circo de Salazie na ilha da Reunião. Excelente para combinar com Saint-Gilles-les-Bains.
- VISITAR O CIRCO DE MAFATE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Circo de Mafate na ilha da Reunião. Excelente para combinar com Saint-Gilles-les-Bains.
- VISITAR O CIRCO DE CILAOS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Circo de Cilaos e o Piton des Nieges, na ilha da Reunião. Excelente para combinar com Saint-Gilles-les-Bains.
- VISITAR O PITON DE LA FOURNAISE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Piton de la Fournaise, na ilha da Reunião. Excelente para combinar com Saint-Gilles-les-Bains.
- SAINT-GILLES-LES-BAINS E AS PRAIAS DA REUNIÃO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar Saint-Gilles-les-Bains e as melhores praias na ilha da Reunião.