CIRCO DE SALAZIE – Visitar e o que ver e fazer na ilha Reunião

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

O Circo de Salazie é uma das caldeiras vulcânicas no interior montanhoso da ilha da Reunião, uma ilha perto de Madagáscar que é uma região ultramarina de França (como Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa e a ilha vizinha, Maiote) e, em conjunto com as ilhas de Maurícia e Rodrigues (e outras mais pequenas) são designadas como ilhas Mascarenhas, nome dado em honra de Pedro Mascarenhas, navegador português (e mais tarde vice-rei da Índia) que comandava a frota dos primeiros europeus a avistar estas ilhas. Explorar o Circo de Salazie é uma das actividades a não perder quando visitar a ilha da Reunião, um destino privilegiado para os amantes de Natureza, de montanha, de vulcões, mas também de praia, recifes e baleias. Vamos neste artigo descobrir o que visitar no Circo de Salazie.

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Circo de Salazie, o mais verde da ilha Reunião

A combinação de actividade vulcânica, deslizamentos por acção tectónica, chuvas fortes e erosão fluvial formaram na ilha da reunião uma paisagem dramática de beleza impressionante, com um relevo muito acidentado e dominado por dois vulcões imponentes, um adormecido, o Piton de Neiges, e o outro, muito activo, Piton de la Fournaise. Mas são os chamados três “circos”, o Circo de Salazie, de Mafate e de Cilaos, anfiteatros naturais com uma altura e verticalidade imponentes, com desfiladeiros e escarpas, e parcialmente cobertos por florestas subtropicais e das nuvens, que dominam o interior da ilha da Reunião. A espectacularidade e o grau de preservação desta paisagem, aliados à sua importância na conservação da biodiversidade no contexto das ilhas Mascarenhas, fazem dela um verdadeiro tesouro da humanidade, algo reflectido na sua classificação como património mundial da UNESCO.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

O Circo de Salazie fica localizado a nordeste do Piton des Neiges e é o maior circo da ilha da Reunião. É o circo mais húmido e onde a vegetação atinge níveis verdadeiramente luxuriantes, principalmente perto das numerosas linhas de água. Face à elevada pluviosidade, as diversas e impressionantes cascatas são outro dos trunfos do Circo de Salazie, naquele que é também o circo mais acessível da ilha da Reunião, sendo que todas as localidades são servidas por estradas asfaltadas, ainda que com inclinação acentuada e muitas curvas.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

DICAS PRÁTICAS PARA EXPLORAR O CIRCO DE SALAZIE


Para poder desfrutar da sua viagem à ilha da Reunião e ao Circo de Salazie, deve ter em conta alguns pormenores antes de viajar e planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar à ilha da Reunião, como se deslocar para explorar o Circo de Salazie e onde dormir. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para visitar o Circo de Salazie na ilha da Reunião.

Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar na ilha da Reunião.

GUIA DE VIAGEM PARA A ILHA DA REUNIÃO

Guia de Viagem da Ilha da Reunião
Guia de Viagem da Ilha da Reunião

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar na Ilha da Reunião este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem à ilha da Reunião. A ilha Reunião é um território maravilhoso para viajantes que procuram trilhos e natureza e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor da ilha. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar na ilha da Reunião de forma independente, em segurança.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DA ILHA DA REUNIÃO AQUI

1. Como chegar à ilha da Reunião e ao Circo de Salazie

A ilha da Reunião fica a cerca de 900 km a leste da ilha de Madagáscar e, para além de ligações de navios de mercadorias ou barcos privados, a única forma de chegar é voar. A capital da ilha da Reunião, Saint Denis, é servida pelo aeroporto internacional Roland Garros.

Reserve aqui o seu voo para a ilha da Reunião.

Reserve aqui o seu transfer privado do aeroporto da Reunião para o seu hotel.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

2. Como deslocar-se na ilha da Reunião e chegar ao Circo de Salazie

Se é verdade que a ilha da Reunião é servida por um sistema de transportes públicos, nomeadamente autocarros que servem a costa mas também o seu interior (Circos de Salazie e de Cilaos), a verdade é que o facto de as ligações serem esporádicas e a ilha da Reunião ter muitos locais de interesse não servidos por transportes públicos faz com que a melhor forma de poder explorar a ilha da Reunião eo Circo de Salazie e aproveitar melhor o seu tempo de férias é alugar carro. Isto irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares do Circo de Salazie que quiser e à hora que quiser. O Circo de Salazie é acedido a partir da cidade de Saint Andre, na costa, pela estrada D48.

Reserve aqui o seu carro para explorar a ilha da Reunião e o Circo de Salazie.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

3. Onde dormir no Circo de Salazie

Embora seja possível visitar o Circo de Salazie num só dia, ir e vindo de uma cidade da costa, por exemplo Saint Andre ou Saint Denis, a melhor forma de explorar devidamente tudo o que o Circo de Salazie tem para lhe oferecer é dormir lá pelo menos uma noite, pois isto lhe permitirá estar mais perto dos locais que quer visitar logo de manhã (quando o tempo à partida é melhor), ou do início dos trilhos que quer fazer. As três principais localidades do Circo de Salazie são Salazie, no início da subida para o Circo de Salazie, Hell-Bourg, a leste, mais perto do Circo de Cilaos, e Grand Îlet, na parte mais alta do Circo de Salazie, já perto do Circo de Mafate. Nós ficámos alojados no Circo de Salazie, em Hell-Bourg e Grand Ilet.

3.1. Onde dormir em Hell-Bourg no Circo de Salazie

Em Hell-Bourg, no Circo de Salazie, ficámos alojados no Chambres d’hôtes l’Orchidée Rose, uma linda casa tradicional, com espaço de estacionamento, quartos confortáveis e boa localização a dois passos da rua principal de Hell-Bourg.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

Outras excelentes opções de alojamento em Hell-Bourg no Circo de Salazie são a Lacaze Salazie, os alojamentos clássicos Le Relais Des Cimes e Relais Des Gouverneurs, ou ainda os bungalows do Le Be-Mahot – Hell Bourg.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

3.2. Onde dormir em Grand Ilet no Circo de Salazie

Em Grand Ilet, no Circo de Salazie, ficámos alojados no Le Guétali, uma excelente opção, uma casa com uma vista fenomenal, com espaço de estacionamento, quartos muito confortáveis (excelente banho) e boa localização, muito perto da estrada que dá acesso ao Col des Boeufs e ao Circo de Mafate.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

Outras excelentes opções de alojamento em Grand Ilet, no Circo de Salazie, são o Ô cœur de l’île, o La Croisee des Sentiers, o Le Cimendef, ou ainda o Les lodges de Salazie.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

4. Seguro de viagem para visitar a ilha da Reunião

A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para a ilha da Reunião e o Circo de Salazie. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Madagáscar. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar a Islândia. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para a ilha da Reunião e o Circo de Salazie.

Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR O CIRCO DE SALAZIE


Nós recomendamos que dedique pelo menos dois dias a explorar o Circo de Salazie, pois assim poderá fazer pelo menos um trilho mais extenso e também visitar as principais localidades do Circo de Salazie. Ficam aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar o Circo de Salazie.

Se tiver pouco tempo, pode optar por uma excursão organizada ao Circo de Salazie a partir da costa oeste.

Reserve aqui a sua excursão guiada ao Circo de Salazie a partir da costa oeste.

1. Percorrer a Estrada D48 pelo Circo de Salazie

Percorrer a estrada D48 é a primeira aventura e o primeiro prazer que se tem quando se visita o Circo de Salazie. Se entrar no Circo de Salazie de carro, então este será o cartão de visita, uma estrada sinuosa, que vai revelando uma paisagem de vegetação deslumbrante e cumes encimados de nuvens. A estrada D48 é um deleite para os sentidos, mas não deve ser razão para descurar a condução no Circo de Salazie!

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

2. Visitar a Plantação de Baunilha Roulof no Circo de Salazie

A Plantação de Baunilha Roulof é o local a não perder quando visitar o Circo de Salazie para uma visita guiada onde aprenderá tudo sobre a história da baunilha na ilha da Reunião e todos os pormenores sobre o trabalho meticuloso associado à plantação desta espécie de orquídea que cresce com uma liana, incluindo a polinização à mão de todas as flores (o insecto que o faz na Natureza, por exemplo no México, não existe na ilha da Reunião) e a secagem das vagens, o fruto da flor da baunilha.

Visitar a Plantação de Baunilha Roulof no Circo de Salazie

No final, pode comprar alguns exemplares de vagens secas de baunilha, prontos para aromatizar a sua comida em casa, baunilha em pó ou baunilha líquida.

Visitar a Plantação de Baunilha Roulof no Circo de Salazie

3. Ver a Cascade Blanche no Circo de Salazie

À entrada do Circo de Salazie, não perca a Cascade Blanche, a terceira maior queda de água do território francês, com 640 m de queda. O início de um trilho que vai dar à base da cascata, que cai do Piton Bonnet de Prêtre (1022 m), formada pela Ravine Blanche (afluente da Rivière du Mât), está sinalizado com um pequeno parque de estacionamento. O trilho demora cerca de 1 hora.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

4. Ver a Cascade Voile de la Mariée no Circo de Salazie

A cascata “Véu de Noiva” tem um nome muito apropriado, pois é na realidade um conjunto de várias cascatas que, quando têm mais água, deverão criar um efeito de véu branco. Quando a água é de menor fluxo, as cascatas fazem lembrar a ilha das Flores, nos Açores. Há trilhos para se chegar perto das cascatas, mas elas podem ser observadas a partir da estrada que percorre o vale principal do Circo de Salazie.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

5. Visitar Hell-Bourg no Circo de Salazie

Hell-Bourg (cujo nome deriva do apelido, Hell, de um antigo governador da ilha da Reunião) é uma aldeia deliciosamente bucólica no Circo de Salazie e merece que passe aí pelo menos um a noite. Passeie pela rua principal e aprecie o movimento e a arquitectura das casas tradicionais (crioulas) do Circo de Salazie. O Museu das Músicas e Instrumentos Musicais do Oceano Índico, em Hell-Bourg, atrai aficionados de todo o mundo.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

6. Conhecer a história dos escravos na ilha Reunião

A história do Circo de Salazie (à semelhança dos Circos de Cilaos e de Mafate) e da sua ocupação humana está intimamente ligada à história da escravatura na ilha da Reunião. Esta foi desabitada até ao século XVI, e foi só no século XVII que começou a ser povoada, com base no modelo económico das plantações (primeiro de café e depois de cana de açúcar) e no trabalho de escravos vindos principalmente da costa oriental africana e de Madagáscar.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

As plantações eram todas na orla costeira da ilha da Reunião, e quando alguns escravos se revoltavam ou fugiam, refugiavam-se no interior montanhoso e de difícil acesso. Assim, o Circo de Salazie acabou por ser palco da fundação de pequenos povoados de escravos fugidos que ali faziam a sua vida em liberdade (apesar dos raides de caçadores de recompensas). O nome de muitas localidades e marcas da paisagem no Circo de Salazie derivam precisamente da língua malgaxe e da história desse período negro da ilha da Reunião.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

7. Visitar as antigas termas de Hell-Bourg no Circo de Salazie

Hell-Bourg foi uma estância termal no Circo de Salazie durante muitos anos, sendo no século XIX local de visita da alta sociedade francesa e também da realeza malgaxe. Destruídas por sucessivos ciclones (o último em 1948), as antigas termas (Les Anciens Thermes) são um testemunho da história de Hell-Bourg que pode ser visitado a pé a partir do centro da localidade (uns minutos a pé) do Circo de Salazie.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

8. Visitar Îlet-à-Vidot no Circo de Salazie

Îlet-à-Vidot é uma aldeia a apenas 2 km de Hell-Bourg que tem uma paisagem imponente, especialmente pelas vistas do pico próximo, Piton d’Anchaing (há um trilho de Îlet-à-Vidot até ao cume mas nós não o fizemos, mas deve ter vistas espectaculares). Num dos dias que passámos no Circo de Salazie, aproveitámos para comer um almoço de sandes em Îlet-à-Vidot.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

9. Contemplar as vistas sobre o Piton d’Anchaing

O Piton d’Enchaing é um dos cumes mais salientes do Circo de Salazie e é imponente visto de vários pontos de vista, por exemplo a partir do trilho que sobe para o Gîte de Bélouve. Tem por trás uma bela história de amor e luta pela liberdade pois conta-se que no seu topo viveu um casal de escravos (Anchaing e Hèva) que fugiram do seu mestre por amor e para construir uma vida a dois em liberdade.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

10. Visitar Be Mahot no Circo de Salazie

Be Mahot fica a cerca de 3 km de Hell-Bourg e vale a pena visitar esta aldeia com casas crioulas coloridas principalmente pelas vistas do Circo de Salazie. Quando visitámos Be Mahot o tempo chuvoso não permitiu essas vistas.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

11. Percorrer o trilho Hell-Bourg – Gîte de Bélouve

O trilho de Hell-Bourg ao Gîte de Bélouve é um dos trilhos que não deve perder no Circo de Salazie, uma vez que oferece (de manhã cedo) vistas privilegiadas sobre o circo. É um trilho exigente, com 570 m de desnível vertical (subida e depois descida), mas recompensador. No final, irá dar a um miradouro com belas vistas do Circo de Salazie, junto ao Gîte de Belouve.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

NOTA: Há uma route forestière pela qual pode aceder de carro ao Gîte de Belouve (e em alguns minutos a pé aos miradouros para o Circo de Salazie). A estrada vem de La Plaine des Palmistes, atravessa a Floresta de Bébour e chega à Floresta de Bélouve.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

12. Fazer o trilho interpretativo da Floresta dos Tamarindos

Junto ao Gîte de Bélouve, no Circo de Salazie, há um pequeno trilho interpretativo, com painéis explicativos acerca da floresta da zona, dominada pelos tamarindos. É um belo passeio para se perceber melhor a importância da floresta húmida da ilha da Reunião, em particular do Circo de Salazie.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

13. Admirar as vistas do miradouro de Bélouve

No final do nosso trilho de Bélouve, subimos um pouco mais por uma estrada de terra batida até um miradouro (belvédère) que, supostamente, tem vistas fabulosas sobre o Piton des Neiges (um dos trilhos que vai até ao seu cume parte precisamente dali). Dizemos “supostamente” pois quando lá chegamos, a visibilidade era nula, não se vendo um palmo à frente do nariz! Este miradouro deve ser visitado o mais cedo possível de manhã para aumentar as probabilidades de sucesso.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

14. Fazer o trilho da cascata Trou de Fer

O trilho da cascata Trou de Fer parte do Gîte de Bélouve e vai até uma plataforma de observação da cascata mais alta do território francês e classificada entre as maiores quedas de água do mundo com uma altura de 725 metros (em 4 saltos, o maior dos quais com 305 metros). Da plataforma tem-se apenas uma visão parcial da cascata (se o tempo o permitir!), pois só de helicóptero se consegue uma visão integral.

Pode reservar aqui o seu lugar numa caminhada semanal em grupo pela Trou de Fer (em francês).

Fazer o trilho da cascata Trou de Fer

O trilho é acessível (cerca de 3 horas ida e volta), mas o troço final (quando se vira à esquerda num sinal em vez de se seguir num caminho largo que também vai dar à plataforma) é muito (muito!) lamacento quando o tempo está húmido. Se chover muito deverá ser impraticável (mas na altura que o fizemos estavam a construir um passadiço novo, por isso pode ser que a acessibilidade melhore).

NOTA: Quando fizemos o trilho da cascata Trou de Fer, deixámos o carro no parque de estacionamento do Gîte de Bélouve e, durante o trilho, fomos roubados! Alguém abriu o carro (não sabemos como) e roubou “apenas” dinheiro (mas uma quantia considerável que tínhamos dentro de uma mochila). Não deve deixar nada de valor à vista, de preferência não deve ter nada de valor dentro do carro.

Fazer o trilho da cascata Trou de Fer

15. Percorrer a estrada D52 no Circo de Salazie

Pouco depois da localidade de Salazie, a D48 (que segue para Hell-Bourg) entronca com outra estrada, a D52, que segue para a parte mais a norte do Circo de Salazie. A D52 é ainda mais inclinada e retorcida do que a D48 e, se o tempo assim o permitir, irá deliciar-se com as vistas do Circo de Salazie. Mas muita atenção na condução no Circo de Salazie!

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

16. Visitar Grand Îlet no Circo de Salazie

Grand Îlet é uma das principais localidades do Circo de Salazie e é acessível pela estrada D52. Fica já na parte mais alta do circo, com vistas privilegiadas sobre o Circo de Salazie, especialmente da parte da manhã (cedo). Se for explorar o Circo de Mafate a partir do Circo de Salazie, Grand Îlet é onde deve ficar alojado.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

17. Subir até Col des Bouefs no Circo de Salazie

A partir de Grand Îlet, é possível, seguindo a estrada D52 até ao fim do Circo de Salazie, aceder a um parque de estacionamento (na realidade dois, um mais acima, para as pessoas que vão dormir ao Circo de Mafate, e outro mais abaixo para as pessoas que vão fazer uma caminhada e ir e vir no mesmo dia) e depois seguir a pé (cerca de 20 minutos) até Col des Bouefs, o colo que separa o Circo de Salazie do Circo de Mafate. Mesmo que não vá descer pelo Circo de Mafate, vale a pena ir até Col des Bouefs pelas vistas deslumbrantes do Circo de Salazie e do imponente pico Gros Morne (3019 m), o segundo cume mais alto da ilha da Reunião.

CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

18. Fazer um passeio turístico de helicóptero sobre o Circo de Salazie

Sobrevoar o interior montanhoso da ilha da Reunião, em particular o Circo de Salazie, é uma das actividades mais populares da ilha, embora algo cara. No entanto, a perspectiva que se tem da magnífica paisagem da ilha da Reunião compensa os euros despendidos!

Se for viajar para a ilha da Reunião estes são os nossos artigos que não pode perder

  • VIAJAR NA ILHA REUNIÃO – Tudo o que precisa de saber para viajar na ilha Reunião está neste artigo. Um artigo em forma de Guia de Viagem, cheio de dicas extraordinárias. Como chegar, como se deslocar, como criar um roteiro, o que ver e fazer em cada um dos locais da ilha, onde dormir, a melhor altura do ano para viajar, etc.
  • GUIA DE VIAGEM DA ILHA REUNIÃO – Um guia de viagem super completo, em português, sobre a Ilha da Reunião, com informação prática e específica para quem pretende visitar a ilha e aproveitar tudo o que de melhor ela tem para oferecer.
  • VISITAR O CIRCO DE SALAZIE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Circo de Salazie na ilha da Reunião.
  • VISITAR O CIRCO DE MAFATE – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Circo de Mafate na ilha da Reunião. Excelente para combinar com o Circo de Salazie.
  • VISITAR O CIRCO DE CILAOS – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Circo de Cilaos e o Piton des Nieges, na ilha da Reunião. Excelente para combinar com o Circo de Salazie.
  • SAINT GILLES LES BAINS E AS PRAIAS DA REUNIÃO – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para visitar o Saint Gilles des Bains e as melhores praias na ilha da Reunião.
CIRCO DE SALAZIE - Visitar e o que ver e fazer na na Reunião

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.