EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a viagem de comboio Paris-Istambul

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a viagem de comboio Paris-Istambul

O Expresso do Oriente é uma das viagens mais míticas para se fazer na Europa. Cruzar a Europa desde o ocidente até ao oriente de comboio é um clássico possível desde o século XIX e foi eternizado no romance de Agatha Christie, “Crime no Expresso do Oriente”. O detective Hercule Poirot embarca em Aleppo (Síria) e, em Istambul, decide apanhar o Expresso do Oriente, um comboio que liga a capital da Turquia a Paris. Dotado de carruagens luxuosas, o comboio do Expresso do Oriente transportava a alta burguesia europeia pela Europa de Leste e colocava-a em contacto com o mítico oriente. Depois de uma noite mal passada, devido a uma forte tempestade de neve, a tranquilidade de Hercule Poirot é perturbada quando o comboio do Expresso do Oriente é obrigado a parar e aparece o cadáver de um passageiro brutalmente apunhalado. O cenário estava montado no Expresso do Oriente, um Inverno frio e gelado nos Balcãs e uma linha de comboio mítica, o Expresso do Oriente, o elenco estava escolhido, a burguesia poderosa e aristocrata da Europa.

O “Expresso do Oriente” entrou assim, fruto desta e de outras representações na literatura e cinema, no imaginário dos viajantes e dos amantes de comboios. Se gosta de viajar de comboio e pretende conhecer algumas das mais belas cidades e capitais europeias, o Expresso do Oriente é uma viagem para si. O Expresso do Oriente, na realidade, deveria ser designado por Expressos do Oriente, pois nos seus mais de 100 anos de existência o Expresso do Oriente foi assumindo itinerários diferentes, conforme as circunstâncias políticas e os avanços nas ligações ferroviárias. Por esta história rica, e por fazer parte do imaginário de tantos, é com tristeza que notamos que o comboio com o nome “Expresso do Oriente” já não existe! Mas ainda é possível, claro, percorrer a Europa de comboio de um extremo ao outro em vários comboios e fazer o Expresso do Oriente.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

Expresso do Oriente – A História

A ideia de criar um serviço de passageiros que ligasse a Europa ocidental à Ásia surgiu de Georges Nagelmackers, criador da francesa Compagnie Internationale des Wagon-Lits. Esta companhia, criada em 1872, tinha sido a primeira na Europa a introduzir vagões-dormitório e vagões-restaurante nas composições. Em 1883, a companhia inaugurou o então baptizado Express d’Orient. Na época, o comboio do Expresso do Oriente saía duas vezes por semana da estação Gare de l’Est, em Paris, e terminava na cidade de Giurgiu, na Roménia, passando por Estrasburgo, Munique, Viena, Budapeste e Bucareste. De Giurgiu, os passageiros eram transportados através do Danúbio para a cidade de Ruse, na Bulgária. Daí havia outro comboio que os levaria até Varna, onde poderiam tomar um ferry para Istambul.

Em 1889 a linha do Expresso do Oriente é finalmente completada até Istambul, era o mítico Expresso do Oriente. Nessa época, o serviço diário de Paris passou a ir até Budapeste. Três vezes por semana o comboio do Expresso do Oriente ia até Istambul, passando por Belgrado e Sófia. Em 1891 o nome foi oficialmente mudado para Orient Express.  Em 1919 foi inaugurado o túnel Simplon, ligando a Suiça à Itália, possibilitando uma rota alternativa para Istambul. Foi então inaugurado o serviço Simplon Orient Express, que passava (após sair de Paris) por Lausanne, Milão, Veneza e Trieste, juntando-se à rota original em Belgrado, e foi neste que, curiosamente, se desenrolou a acção do famoso livro de Agatha Christie, sendo que Hercule Poirot fez a viagem do Expresso do Oriente no sentido oriente-ocidente.  

Na década de 30, o Expresso do Oriente atingiu seu ponto máximo, com três serviços atravessando a Europa: o Expresso do Oriente original, o Simplon Orient Express, e o novo Arlberg Orient Express. Este Expresso do Oriente seguia de Paris a Budapeste passando por Zurique e Innsbruck, com vagões seguindo tanto para Bucareste como Atenas. Em 1962, tanto a rota original do Expresso do Oriente, quanto o Arlberg Orient Express são colocados fora de circulação, deixando apenas o Simplon Orient Express. No mesmo ano também este é retirado, sendo substituído por um serviço mais lento, chamado de Direct Orient Express. Contava com saídas diárias para Belgrado (passando pelo mesmo troço que o Simplon), de onde ia para Istambul e Atenas duas vezes por semana.

Em 1977, o Direct sai de circulação. Parte de sua rota original do Expresso do Oriente é reactivada, num serviço sob o nome original de Orient Express. No período entre 1977 e 2001, o Expresso do Oriente saía de Paris indo até Budapeste, com poucas saídas para Bucareste. Em 2001 o trajecto do Expresso do Oriente é limitado ao troço Paris – Viena e, em 2007, este passa a ser Estrasburgo – Viena, uma vez que o trecho do Expresso do Oriente de Paris – Estrasburgo passou a ser atendido por comboios de alta velocidade (TGV). A 12 de Dezembro de 2009, o comboio EuroNight número 469 ‘Orient Express’ deixou Estrasburgo para a sua derradeira viagem nocturna em direcção a Viena, e a 13 de Dezembro o nome ‘Orient Express’ desapareceu das tabelas europeias, após 126 anos de existência.

Hoje, uma empresa privada gere o serviço de um comboio que carrega o famoso nome, mas não é um descendente directo da famosa ligação. O Venice Simplon-Orient-Express é um comboio constituído por carruagens de luxo restauradas dos anos 1920, 30 e 50, que proporcionam uma viagem de luxo entre Londres e Veneza (com ligação a Istambul muito raramente). Esta viagem é, no entanto, para poucos, uma vez que o custo do bilhete atinge vários milhares de euros.

Mas o facto de o “Expresso do Oriente” já não existir não quer dizer que a viagem de comboio pela Europa, parando em várias capitais europeias não continue a ser possível e uma das mais icónicas formas de viajar no Velho Continente. É esta aventura, cujo itinerário pode ser, à semelhança do antigo “Expresso do Oriente”, adaptado conforme as circunstâncias (e gostos), que nós fizemos e recomendamos vivamente, e que continuaremos a chamar pelo mesmo nome histórico. A nossa sugestão para o itinerário do “Expresso do Oriente” é Paris – Munique – Salzburgo – Viena – Budapeste – Belgrado – Sófia – Istambul.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

Como preparar o Expresso do Oriente

Para preparar a sua viagem do Expresso do Oriente terá que saber responder a várias perguntas de forma a reajustar o seu itinerário e aquilo que vai visitar no Expresso do Oriente. Estas são as principais questões que tem que ver respondidas:

  • Quantos dias tem para esta viagem no Expresso do Oriente?
  • Que cidades pretende visitar no Expresso do Oriente?
  • Pretende dormir no comboio do Expresso do Oriente?
  • Quer ter a viagem do Expresso do Oriente toda programada antecipadamente?

Depois de saber a resposta a estas questões, há que começar a pensar programar a sua viagem pelo Expresso do Oriente.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

Quantos dias necessita para fazer o Expresso do Oriente?

Para fazer a viagem de Paris a Istambul no Expresso do Oriente necessita de pelo menos 5 dias, contudo, neste tempo só vai andar de comboio e não vai ter tempo para visitar nada. Assim, se pretender fazer esta viagem de Paris a Istambul para conhecer algo pelo caminho deve dedicar ao Expresso do Oriente um mínimo de 10 dias. Porém, o ideal para quem não conhece ainda nenhuma das paragens do Expresso do Oriente é ter 20 dias.

Se tem menos tempo para o Expresso do Oriente tem várias opções para contornar a situação. Essas opções são:

  • não fazer tantas paragens no Expresso do Oriente.
  • não começar o Expresso do Oriente em Paris.
  • dedicar apenas um dia a cada cidade do Expresso do Oriente.

Tudo são opções válidas e que terá que tomar para tornar a sua viagem exequível no Expresso do Oriente.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

Quanto dias para cada cidade e que cidades visitar no Expresso do Oriente?

As diferentes cidades no Expresso do Oriente requerem tempos distintos para serem conhecidas. Se quatro dias podem ser poucos para visitar Paris, já para visitar Sófia serão demais. Assim, no roteiro que lhe apresentamos em baixo vamos dar-lhe sugestão dos dias que consideramos necessários para conhecer as diferentes paragens no Expresso do Oriente. Contudo, o número de dias que dedica a cada uma das cidades vai depender do tempo que tem para fazer esta viagem no Expresso do Oriente ou se já conhece ou não as cidades.

Pretende dormir a bordo do Expresso do Oriente?

Esta é uma questão importante na hora de programar a viagem do Expresso do Oriente porque se dormir a bordo do comboio a viagem é mais rápida porque faz as deslocações durante a noite. Contudo, tem a desvantagem de chegar de manhã a uma nova cidade e estar mais cansado para a explorar, acarretando normalmente mais aventura. Nós fizemos sempre as viagens de comboio no Expresso do Oriente de noite, e gostámos muito, por isso recomendamos. Contudo, realçamos, é cansativo.

Pretende sair de casa com a viagem do Expresso do Oriente toda programada?

Esta é uma pergunta que deve saber a resposta antecipadamente. Se tem datas fixas para voar e para a sua viagem, diria que tem que levar a viagem de comboio no Expresso do Oriente e os alojamentos já programados e reservados. Isto porque a compra dos bilhetes de comboio no próprio dia da viagem pode não ser fácil e necessitar de ficar mais tempo num local. Se isto acontecer em várias viagens de comboio, em vez de usar 10 dias (por exemplo) que tinha previsto, vai necessitar de 13 ou 15 (dependendo dos comboios disponíveis). Com voos marcados, o ideal é marcar também o seu comboio e hotéis. Com isto não vai perder a espontaneidade da viagem, já que a maioria do tempo vai estar fora do comboio do Expresso do Oriente. Com este planeamento vai é ter a liberdade de explorar com espontaneidade os locais que vai conhecer estre as viagens do comboio. Não será por ter o comboio marcado que deixará de ter aventuras a bordo do comboio, aliás, essas não se programam nem se coadunam com o acto da marcação. As aventuras residem nas experiências e pessoas que se conhecem em viagem e isso nada tem a ver com a programação.

DICA – Se tem dúvidas sobre os documentos que vai precisar para viajar no Expresso do Oriente pode ver a informação detalhada no site da Your Europe. Lembre-se que a Bulgária e a Turquia não pertencem ao espaço Schengen.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

Comprar os bilhetes de comboio no Expresso do Oriente

Não há um único site onde possa comprar todos os seus bilhetes de comboio para o Expresso do Oriente. Consoante a viagem que vai fazer, terá que comprar o bilhete de comboio em sites diferentes. Assim, para conseguir programar a sua viagem estes são os sites que terá que usar.

DICA – Se por caso tiver problemas com os bilhetes de comboio no Expresso do Oriente, como atrasos, cancelamentos ou danos de bagagem, veja os seus direitos no site da Your Europe.

  • Para comprar bilhetes de Paris para Munique use este site dos comboios alemães. A forma mais gira de fazer esta viagem é no TGV (que anda a 320km/h) entre a Gare d’Est e Munique. Há um comboio por dia, da parte da tarde, geralmente por volta das 15h e que chega a Munique por volta das 22h. A viagem custa 40€ em segunda classe e 70€ em primeira classe. Para além deste comboio pode apanhar outros que em vez de serem directos fazem escala em Estugarda ou Mannheim.
  • Para comprar bilhete de comboio entre Viena de Budapeste veja este site. A viagem demora menos de 3 horas e há vários comboios por dia (cerca de 15 comboios por dia desde as 6h da manhã até às 20h). Os preços variam entre 9€ e 40€, dependendo o comboio, do horário e da companhia que opera o comboio. Estes bilhetes são muito fáceis de gerir porque se não for num comboio vai noutro.
  • Para comprar bilhete de comboio entre Budapeste e Belgrado use este site. O comboio esteve inoperacional nos últimos meses mas prevê-se que recomece a qualquer momento. A viagem actual no comboio Ivo Andric demora cerca de 7 horas e sai de Budapeste Keleti por volta do 12h, chegando a Novi Sad às 19h. O comboio só tem lugares em segunda classe e não tem vagão restaurante. Tem também que mudar de comboio na fronteira. Novi Sad fica a 90 km de Belgrado por isso é preciso apanhar um autocarro (há autocarros cordenados com a chegada dos comboios) ou um táxi para a cidade. Quando abrir a linha de Budapeste a Belgrado estima-se que a viagem se faça em quatro horas.
  • Para comprar bilhete de comboio entre Belgrado e Sófia tem que comprar no guiché da estação de Belgrado Central ou na estação de Belgrado Topcider. Geralmente, há sempre bilhetes disponíveis por isso não precisa de se preocupar em demasiado com os bilhetes. Compre-os, contudo, logo que chegue a Belgrado (mesmo que seja no próprio dia da partida). Neste caso o melhor é comprar logo de manhã. O comboio, de seu nome Balkan, sai de Belgrado geralmente às 9h da manhã e chega a Sofia por volta das 20h. Só tem lugares em segunda classe e não tem vagão restaurante por isso terá que levar comida consigo.
  • Para bilhetes de comboio entre Sofia e Istambul pode comprar os seus bilhetes de comboio neste site da Bulgária ou na estação de Sofia (o site nem sempre funciona). Este é um comboio nocturno, o Sofia-Istanbul Express, e custa cerca de 29€/pessoa. A viagem demora cerca de 9 horas. Geralmente o comboio sai de Sofia às 18h e chega a Istambul no dia seguinte às 5h da manhã, ao nascer do sol. O bilhete por pessoas em segunda classe custa cerca de 19€ + 10€ (de suplemento para couchette) ou 15€ (de suplemento para cama em cabines de duas pessoas).  O bilhete em primeira classe custa cerca de 28€ + €35 (de suplemento de cama em cabine individual). 

DICA – Os suplementos para cama em cabines na Hungria, Sérvia e Bulgária, geralmente, não dão para comprar na estação ou no site. Terá que pedir ao revisor no momento da viagem no Expresso do Oriente.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

SEGURO DE VIAGEM PARA FAZER O EXPRESSO DO ORIENTE (cobre Covid-19 e teste positivo)

A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e óptimo para o Expresso do Oriente. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento.  

Pode fazer o seu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.

DICA – Para saber as regras e restrições no que toca ao Covid-19 em cada país por onde vai passar, consulte o site da Your Europe e selecione os países correspondentes do Expresso do Oriente.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

Que paragens fazer no Expresso do Oriente

Viajar no Expresso do Oriente requer programação e também gestão do tempo. Pode ser uma viagem feita em 5 dias ou em 15, ou ainda num mês. Para preparar a sua viagem no Expresso do Oriente, para além das dicas práticas terá que preparar as paragens que quer fazer e quantos dias pretende passar em casa uma dessas paragens. Estas opções é que farão a sua viagem do Expresso do Oriente única e memorável. É em função das suas escolhas que vai determinar a duração da sua viagem a bordo do Expresso do Oriente.

As paragens que se seguem são aquelas que consideramos mais emblemáticas para fazer no Expresso do Oriente. Para cada uma delas, propomos-lhe até desvios, para poder conhecer alguns lugares que acreditamos valem mesmo a pena e enriquecerão a sua viagem.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

1. Visitar Paris, o ínicio do Expresso do Oriente

O Expresso do Oriente começa na Gare de l’Est de Paris. Se vai começar a sua viagem do Expresso do Oriente em Paris não perca a oportunidade de visitar Paris. Vá mais cedo uns dias e visite uma das mais belas cidades do mundo e talvez a mais bela da Europa ocidental.

Dicas para visitar Paris

DICA – Se vai ficar alguns dias em Paris também pode ser vantajoso comprar o Paris City Pass, um passe que lhe permite entrar gratuitamente em mais de 60 monumentos e andar de transportes públicos. Faça as suas contas e decida a sua viagem no Expresso do Oriente.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

2. Visitar Munique

De Paris rume a Munique, uma das cidades do sul da Alemanha e excelente para explorar no Expresso do Oriente. Munique é uma cidade média e em cerca de um ou dois dias poderá explorar os lugares mais emblemáticos da cidade no Expresso do Oriente.

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

3. Visitar Salzburgo

Salzburgo é uma óptima paragem do Expresso do Oriente. Se não tem tempo para Munique e Sazburgo, opte por Salzburgo. A cidade nos Alpes encanta os viajantes há séculos e não só no Expresso do Oriente.

Dicas para visitar Salzburgo

  • Dedique um ou dois dias para visitar a cidade de Salzburgo.
  • Se tiver tempo, num desses dias vá visitar a gruta gelada de Eisriesenwelt (dá para ir ida e volta no mesmo dia desde Salzburgo)
  • Durma mesmo no centro da cidade. Um excelente local é para se alojar é o IMLAUER HOTEL PITTER ou o ästehaus im Priesterseminar.
  • Não deixe de provar os excelentes chocolates de Salzburgo!
EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

4. Visitar Viena

A capital da Austria é uma paragem incontornável do Expresso do Oriente. É uma das paragens mais míticas nesta viagem e, como tal, é obrigatória.

Dicas para visitar Viena

  • Dedique pelo menos dois ou três dias completos à cidade de Viena quando fizer o Expresso do Oriente.
  • Não perca os maravilhosos gelados do Zanoni & Zanoni (os melhores da Áustria e dos melhores do mundo).
  • Fique alojado perto do centro ou da estação de comboio. Alguns dos melhores locais são Boutique Hotel am Stephansplatz ou o Hotel Domizil.
  • Num dos dias em Viena não perca uma visita ao Palácio de Schönbrunn.
EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

5. Visitar Budapeste

Budapeste é outra das cidades obrigatórias no Expresso do Oriente. Há quem inicie aqui a viagem e faça apenas a parte da Europa de Leste do Expresso do Oriente. Contudo, acreditamos que parte da mística da viagem é ligar o ocidente e o oriente por isso começar em Paris, se tiver tempo, é o que faz mais sentido.

Dicas para visitar Budapeste

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

6. Visitar Belgrado

Depois de desfrutar de Budapeste está na hora de rumar a Belgrado, na Sérvia. Belgrado é uma excelente cidade para começar a explorar os Balcãs e ganhar vontade para um dia regressar e explorar estes países da ex-Jugoslávia. Será muito mais do que o Expresso do Oriente.

Dicas para visitar Belgrado

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

7. Visitar Sofia

De Belgrado, na Sérvia, a Sófia, na Bulgária, a viagem no Expresso do Oriente chega cada vez mais perto do oriente da Europa. Sófia é uma paragem obrigatória no Expresso do Oriente mas vale a pena visitar mais do que a capital da Bulgária.

Dicas para visitar Sófia

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

8. Visitar Istambul

Chegar a Istambul no final do Expresso do Oriente é uma sensação incrível de dever cumprido. Istambul é, para nós a cidade mais bonita do mundo e chegar ali no Expresso do Oriente é ouro sobre azul. Já estivemos quase 10 vezes em Istambul mas a primeira vez foi no final do Expresso do Oriente e, acreditem, não há melhor forma de chegar a esta magnífica cidade que de comboio.

Dicas para visitar Istambul

EXPRESSO DO ORIENTE | Preparar a  viagem de comboio Paris-Istambul

Na nossa viagem a bordo do Expresso do Oriente fizemos três crónicas ficcionadas e romanceadas baseadas em factos reais. Foi um exercício de escrita criativa e que nunca mais voltamos a repetir aqui no blogue. Se gostarem de escrita criminal ao estilo do Expresso do Oriente podem ler as três crónicas aqui:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

DSLR Camera free icon  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão TRANSFERWISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão. . Este blogue contém links de programas de afiliados.

2 Comentários

  1. Margarida diz: Responder

    Olá Carla e Rui,
    Gosto muito do vosso bog e instagram! Quem me dera poder fazer todas essas viagens e conhecer o mundo!
    Estou a planear uma viagem inspirada no Expresso do Oriente e gostava de saber qual foi o orçamento para esta viagem.

    Obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Olá Margarida, obrigada. Já fizemos esta viagem há algum tempo. Não me lembro bem, mas lembro-me que na altura tínhamos mesmo pouco dinheiro por isso imagino que terá sido por volta dos 1000€/pessoa no máximo porque caso contrário em lembrar-me-ia.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.