Visitar Budapeste é cada vez mais económico e maravilhoso. A cidade de Budapeste está cada vez mais bonita, arranjada glamourosa. Quando fizemos o interrail em 2006, passamos um dia en route em Budapeste. Na altura lembro-me de ter pensado que a cidade de Budapeste era um misto de Paris e Viena, com as suas pontes sobre o rio Danúbio, os edifícios históricos e largas avenidas. Na segunda vez em Budapeste, em 2011, fomos visitar Budapeste quando fizemos o Expresso do Oriente.
Se está a pensar fazer o Expresso do Oriente estes são artigos que lhe podem interessar
- EXPRESSO DO ORIENTE – Um artigo que lhe permite preparar toda a sua viagem a bordo do Expresso do Oriente de forma independente, desde Paris a Istambul.
- VISITAR PARIS – Um artigo com todas as dicas do que ver e fazer quando visitar Paris.
- VISITAR BUDAPESTE – Um artigo com base nas nossas dicas para visitar Budapeste, na Hungria, uma paragem natural no Expresso do Oriente.
- TERMAS DE BUDAPESTE – Um artigo sobre as melhores termas e banhos termais de Budapeste com tudo o que precisa de saber.
- VISITAR SÓFIA – Um artigo com as melhores dicas para preparar a sua viagem a Sófia, na Bulgária, com o que não pode deixar de visitar, ver e fazer.
- VISITAR BELGRADO – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar Belgrado, na Sérvia, uma paragem obrigatória no Expresso do Oriente.
- VISITAR ISTAMBUL – Um artigo aglutinador de tudo o que precisa de saber para começar a preparar a sua viagem a Istambul para conhecer uma das cidades mais belas do mundo.
- AS CIDADES MAIS BONITAS DO MUNDO – Se procura saber quais são, para nós, as cidades mais bonitas do mundo, tem que ver este artigo.
Visitar Budapeste
Embora não tenha o charme da primeira, Paris, nem a grandiosidade da segunda, Viena, a verdade e que Budapeste tem os seus próprios encantos e não desilude aqueles que a visitam (mesmo pela segunda vez!), pois as atracções de Budapeste são para todos os gostos. Visitar Budapeste é mesmo maravilhoso!
A NOSSA EXPERIÊNCIA A VISITAR BUDAPESTE
A cidade de Budapeste, recebeu-nos de forma um pouco fria. Era noite de Natal, fazia bastante frio e, apesar de serem apenas 19h00, as ruas estavam praticamente desertas quando nos dirigíamos da estação de metro para o nosso hostel em Budapeste. Mas as coisas começaram a aquecer quando a rapariga que nos recebeu nos acompanhou ao nosso primeiro “lar” nesta viagem. Tínhamos reservado um quarto duplo com casa de banho partilhada, mas esse tipo de alojamento neste hostel em Budapeste e feito numa serie de apartamentos espalhados por diferentes edifícios. Como o nosso tinha dois quartos, e o outro não se encontrava ocupado, ficamos com um apartamento em Budapeste só para nós! Muito quentinho, com computador, sala de estar e cozinha, e localizado numa rua que passa em frente a basílica de Santo Estêvão, a maior igreja da cidade de Budapeste! Visitar Budapeste estava claramente a superar as nossas expectativas. Ainda fomos dar um passeio a pé pela zona ribeirinha de Budapeste (logo ali ao lado!) mas cedo regressamos ao nosso apartamento, onde fizemos uma ceia de Natal com doces e salgados trazidos de Portugal! O plano para os dois dia seguintes envolvia muitos quilómetros a pé em Budapeste, por isso era necessário armazenar energia e descansar.
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR BUDAPESTE
Visitar Budapeste não fica muito caro por isso, se desejar um bom hotel esta é uma óptima cidade para o encontrar. Há lugares fantásticos para se alojar em Budapeste, desde hotéis até hostels e apartamentos. Todos os que aqui deixamos, são bem localizados, de forma a poder visitar a cidade de Budapeste a pé. Todos os lugares são próximos de bons locais para jantar e para dar um passeio à noite ou ao fim do dia em Budapeste.
.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR BUDAPESTE
VISITAR A PARTE DE PESTE
1. BASÍLICA DE BUDAPESTE (Santo Estêvão)
Visitámos logo pela manhã a basílica de Budapeste, que é monumento nacional, e que durante a manhã, especialmente antes das 10h tem pouca gente. A basílica de Budapeste é lindíssima e vale mesmo a pena explorá-la sem estar cheia de turistas.
2. MERCADO CENTRAL
O mercado central de Budapeste é um dos lugares mais interessantes para ver quando visitar Budapeste. Tem coisas lindíssimas para comprar, nomeadamente comidas típicas e artesanato. No entanto, tenha cuidado, numa das vezes que lá fomos foi uma visita fracassada, já que estava fechado nos dias 25 e 26 de Dezembro.
3. ZONA RIBEIRINHA NO RIO DANÚBIO
A zona ribeirinha de Budapeste, na parte da cidade de Peste, é encantadora e vale a pena que percorra a sua marginal. No entanto, faça também o mesmo no lado de Buda, não se vai arrepender.
4. PARLAMENTO HÚNGARO
Depois descemos e atravessamos para o lado de Peste, onde admiramos mais de perto o edifício fabuloso do Parlamento de Budapeste. Com algumas semelhanças com Westminster, diz-se que e o terceiro maior edifício parlamentar do mundo, e e um símbolo da cidade e do país. Tamanhos à parte, é, para mim, um dos edifícios mais bonitos do mundo. A sua fachada voltada para o rio foi recentemente limpa e isso torna-o ainda mais belo, enquanto que a noite e iluminado, tornando-o um alvo apetecível para fotografias nocturnas de Budapeste.
5. PRAÇA DOS HERÓIS DE BUDAPESTE
Vale a pena passar pela praça dos Heróis em Budapeste e contemplar as suas estátuas dos sete lideres tribais a cavalo e que marcam a história da Hungria.
6. AVENIDA ANDRASSY EM BUDAPESTE
A avenida Andrassy são os Champs-Elysees de Budapeste. Vale a pena percorrer a avenida, admirando os edifícios históricos (muitos deles aparentemente abandonados), o museu da Casa do Terror (dedicado as vitimas dos regimes nazi e comunista) e o magnifico edifício da Ópera Nacional.
7. BAIRRO JUDEU DE BUDAPESTE
A meio deste percurso na Avenida Andrassy nós fizemos um detour, deambulando pelo antigo bairro judaico, onde pudemos ver (apenas por fora pois ja tinha fechado!) a maior sinagoga da Europa. Tente chegar antes das 17h.
8. ESTAÇÃO DO EXPRESSO DO ORIENTE
Ainda que não vá fazer o Expresso do Oriente não perca a bela estação de comboio de Budapeste, o local de onde sai o comboio para Paris, Viena, Belgrado, Sófia e Istambul. O nosso Expresso do Oriente ia partir e não o queríamos perder por nada deste mundo!
9. EXPERIMENTAR OS BANHOS TERMAIS DE BUDAPESTE
No segundo dia em Budapeste, os músculos estavam doridos, por isso decidimos começar relaxando! ( ver post “Nos banhos termais em Budapeste“).
VISITAR A PARTE DE BUDA
1. PALÁCIO REAL DE BUDA
Rumamos da zona a beira rio, passando para o lado de Buda, e subimos atá ao Palácio Real (totalmente destruído na II Guerra Mundial e reconstruído apenas na década de 80) para ter uma vista panorâmica da cidade. O tempo, muito nublado, não ajudava para ter boas vistas, mas mesmo assim magnífico. É muito provável que apanhe o tempo nublado aqui mas ainda assim, vale bem a pena. É imperdível.
2. BAIRRO DO CASTELO
De seguida, dirigimo-nos ao bairro do Castelo. Apesar do seu nome, este bairro deixou de ter um castelo depois da invasão turca do séc XVI, e transformou-se mais tarde na zona governamental, hoje famoso pela beleza arquitectónica do seu conjunto (património mundial) e onde se distinguem a Igreja de Matias (local de varias coroações reais) e o baluarte dos Pescadores, construído no lugar de um mercado de peixe para as comemorações do milésimo aniversario da cidade (em 1896!), com sete torres que representam as sete tribos que aqui se estabeleceram e uma balaustrada com uma vista soberba sobre a cidade e o rio.Quando descer para a marginal, ainda do lado de Peste, aproveite as panorâmicas maravilhosas junto ao rio sobre o Parlamento.
OS MELHORES TOURS PARA VISITAR BUDAPESTE
- Cruzeiro de uma hora no Danúbio com bebida por menos de 10€
- Entrada nas termas e spa de Széchenyi sem fila
- Entrada nas termas e spa de Széchenyi com massagem
- Entrada nas termas e spa de Széchenyi com pacote LOVE
- Entrada nas termas e Spa Gellért sem fila
- Entrada nas termas e spa Gellért com massagem privada
- Cruzeiro no Danúbio com música ao vivo
- Cruzeiro no Danúbio com jantar à luz de vela
- Show de dança típica húngara
- Excursão ao Museu do Chocolate
- Visita de espeleologia a uma caverna próxima de Budapeste
- Excursão a Gödöllő, o palácio de Sissi
- Excursão em Budapeste, por terra e por água, com um anfíbio
SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR NA EUROPA (cobre Covid-19 e teste positivo)
A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. O cancelamento da viagem por conta do Covid-19 não está coberto (se fizer apenas o seguro simples) por se tratar de uma pandemia, mas todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. Sendo assim, este é claramente, o melhor seguro do mercado neste momento. Pode fazer o teu seguro IATI ESCAPADINHAS aqui com 5% de desconto.
Se gosta de visitar cidades europeias deixamos-lhe aqui algumas sugestões no nosso blogue
- VISITAR PARIS – Um artigo com todas as dicas do que ver e fazer quando visitar Paris.
- VISITAR ISTAMBUL – Um artigo aglutinador de tudo o que precisa de saber para começar a preparar a sua viagem a Istambul para conhecer uma das cidades mais belas do mundo.
- VISITAR BRUXELAS – O que visitar, o que ver e fazer, que roteiro fazer, como chegar a Bruges e Gante, onde dormir, o que comer e experimentar. Terá tudo explicado aqui neste artigo que será uma bíblia para visitar a Bélgica.
- VISITAR GANTE – Se pretende visitar Gante a partir de Bruxelas tem aqui tudo o que precisa de saber, nomeadamente transportes, lugares e a visitar em Gante e o que não pode perder na cidade.
- VISITAR BRUGES – Se pretende visitar Bruges tem aqui tudo o que precisa de saber, nomeadamente transportes, lugares e a visitar em Bruges e o que não pode perder na cidade de Bruges.
- VISITAR AMESTERDÃO – Se vai visitar Amesterdão não pode perder este artigo. Tem um roteiro pelos lugares mais importantes da cidade, dicas para visitar a Holanda e até um roteiro para visitar os campos de tulipas e os moinhos próximos de Amesterdão.
- VISITAR DUBLIN – Um artigo com um roteiro de lugares obrigatórios e dicas para para visitar Dublin, a capital da Irlanda.
- VISITAR LONDRES – Um artigo muito detalhado com inúmeras sugestões do que ver e fazer em Londres, desde atracções gratuitas a monumentos e tours pagos. Um artigo cheio de dicas e sugestões.
- VISITAR SEVILHA – Tudo o que precisa de saber para visitar Sevilha e aproveitar alguns dias nesta bela cidade espanhola.
- VISITAR SALAMANCA – Esta é uma das mais belas cidades espanholas e um excelente destino para uma escapadinha. Veja as nossas dicas super completas com o que ver, fazer, comer e dormir em Salamanca.
- VISITAR MADRID – Madrid, a capital espanhola pode ser um belo destino para uma escapadinha de viagem. Aproveite as nossas dicas.
- VISITAR BERLIM – Um artigo com o que ver e fazer na capital da Alemanha, Berlim, uma cidade apaixonante para descobrir na Europa.
Olá Carla estou em Budapeste gostava de lhe informações dos preços que estão aplicar nas termas de Széchenyi, para poder atualizar os valores, hoje fui as termas cobraram 5900 ff, beijinhos.
Muito obrigada. Vou actualizar sim.
Bom Dia,
Gostaria de fazer um roteiro de 5 dias mas a começar em Berlim (Dia e meio) e seguir para Budapeste (Dia e meio também). Quantos dias é necessário para visitar ambas as cidades? Consegue ver-se em Dia e meio? 🙂
Obrigada
Eu dedicaria dois dias pelo menos a cada uma delas.
Gostei muito de ler o seu relato porque Budapeste está na listinha de cidades que quero conhecer no próximo verão, já que não consegui ir esse ano.
Vai adorar, Luciana. 😀