VISITAR BUDAPESTE – Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria
Visitar Budapeste é cada vez mais económico e maravilhoso. A cidade está cada vez mais bonita, arranjada  glamourosa.  Quando fizemos o interrail em 2006, passamos  um dia en route em Budapeste. Na altura lembro-me de ter pensado que a cidade era um misto de Paris e Viena, com as suas pontes sobre o rio Danúbio, os edifícios históricos e largas avenidas. Na segunda vez, em 2011, fomos visitar Budapeste quando fizemos o Expresso do Oriente.

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria

Embora não tenha o charme da primeira nem a grandiosidade da segunda, a verdade e que Budapeste tem os seus próprios encantos e não desilude aqueles que a visitam (mesmo pela segunda vez!), pois as atracções são para todos os gostos. Visitar Budapeste é mesmo maravilhoso!

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Desta vez, a cidade de Budapeste, recebeu-nos de forma um pouco fria. Era noite de Natal, fazia bastante frio e, apesar de serem apenas 19h00, as ruas estavam praticamente desertas quando nos dirigíamos da estação de metro para o nosso hostel. Mas as coisas começaram a aquecer quando a rapariga que nos recebeu nos acompanhou ao nosso primeiro “lar” nesta viagem. Tínhamos reservado um quarto duplo com casa de banho partilhada, mas esse tipo de alojamento neste hostel e feito numa serie de apartamentos espalhados por diferentes edifícios. Como o nosso tinha dois quartos, e o outro não se encontrava ocupado, ficamos com um apartamento em Budapeste só para nós! Muito quentinho, com computador, sala de estar e cozinha, e localizado numa rua que passa em frente a basílica de Santo Estêvão, a maior igreja da cidade! Visitar Budapeste estava claramente a superar as nossas expectativas. Ainda fomos dar um passeio a pé pela zona ribeirinha (logo ali ao lado!) mas cedo regressamos ao nosso apartamento, onde fizemos uma ceia de Natal com doces e salgados trazidos de Portugal! O plano para os dois dia seguinte envolvia muitos quilómetros a pé, por isso era necessário armazenar energia e descansar.


ONDE DORMIR QUANDO VISITAR BUDAPESTE

Visitar Budapeste não fica muito caro por isso, se desejar um bom hotel esta é uma óptima cidade para o encontrar. Há lugares fantásticos para se alojar, desde hotéis até hostels e apartamentos. Todos os que aqui deixamos, são bem localizados, de forma a poder visitar a cidade a pé. Todos os lugares são próximos de bons locais para jantar e para dar um passeio à noite ou ao fim do dia.

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria


O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR  BUDAPESTE


VISITAR A PARTE DE PESTE

1. BASÍLICA DE BUDAPESTE (Santo Estêvão)

Visitamos logo pela manhã a basílica, que é monumento nacional, e que durante a manhã, especialmente antes das 10h tem pouca gente. A basílica é lindíssima e vale mesmo a pena explorá-la sem estar cheia de turistas.

2. MERCADO CENTRAL

O mercado central é um dos lugares mais interessantes para ver quando visitar Budapeste. Tem coisas lindissimas para comprar, nomeadamente comidas típicas e artesanato. No entanto, tenha cuidado, numa das vezes que lá fomos foi uma visita fracassada, já que estava fechado nos dias 25 e 26 de Dezembro.

3. ZONA RIBEIRINHA NO RIO DANÚBIO

A zona ribeirinha, na parte da cidade de Peste, é encantadora e vale a pena que percorra a sua marginal. No entanto, faça também o mesmo no lado de Buda, não se vai arrepender.

4.  PARLAMENTO HÚNGARO 

Depois descemos e atravessamos para o lado de Peste, onde admiramos mais de perto o edifício fabuloso do Parlamento. Com algumas semelhanças com Westminster, diz-se que e o terceiro maior edifício parlamentar do mundo, e e um símbolo da cidade e do pais. Tamanhos à parte, é, para mim, um dos edifícios mais bonitos do mundo. A sua fachada voltada para o rio foi recentemente limpa e isso torna-o ainda mais belo, enquanto que a noite e iluminado, tornando-o um alvo apetecível para fotografias nocturnas.

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria

5. PRAÇA DOS HERÓIS

Vale a pena passar pela praça dos Heróis e contemplar as suas estátuas dos sete lideres tribais a cavalo e que marcam a história da Hungria.

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria

6. AVENIDA ANDRASSY

A avenida Andrassy são os Champs-Elysees lá do sitio. Vale a pena percorrer a avenida, admirando os edifícios históricos (muitos deles aparentemente abandonados), o museu da Casa do Terror (dedicado as vitimas dos regimes nazi e comunista) e o magnifico edifício da Ópera Nacional.

7. BAIRRO JUDEU

A meio deste percurso na Avenida Andrassy nós fizemos um detour, deambulando pelo antigo bairro judaico, onde pudemos ver (apenas por fora pois ja tinha fechado!) a maior sinagoga da Europa. Tente chegar antes das 17h.

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria

8. ESTAÇÃO DO EXPRESSO DO ORIENTE

Ainda que não vá fazer o Expresso do Oriente não perca a bela estação de comboio de Budapeste, o local de onde sai o comboio para Paris, Viena, Belgrado, Sófia e Istambul. O nosso Expresso do Oriente ia partir e não o queríamos perder por nada deste mundo!

VISITAR A PARTE DE BUDA

1. PALÁCIO REAL DE BUDA

Rumamos da zona a beira rio, passando para o lado de Buda, e subimos atá ao Palácio Real (totalmente destruído na II Guerra Mundial e reconstruído apenas na década de 80) para ter uma vista panorâmica da cidade. O tempo, muito nublado, não ajudava para ter boas vistas, mas mesmo assim magnífico. É muito provável que apanhe o tempo nublado aqui mas ainda assim, vale bem a pena. É imperdível.

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria

2. BAIRRO DO CASTELO

De seguida, dirigimo-nos ao bairro do Castelo. Apesar do seu nome, este bairro deixou de ter um castelo depois da invasão turca do séc XVI, e transformou-se mais tarde na zona governamental, hoje famoso pela beleza arquitectónica do seu conjunto (património mundial) e onde se distinguem a Igreja de Matias (local de varias coroações reais) e o baluarte dos Pescadores, construído no lugar de um mercado de peixe para as comemorações do milésimo aniversario da cidade (em 1896!), com sete torres que representam as sete tribos que aqui se estabeleceram e uma balaustrada com uma vista soberba sobre a cidade e o rio.Quando descer para a marginal, ainda do lado de Peste, aproveite as panorâmicas maravilhosas junto ao rio sobre o Parlamento.

VISITAR BUDAPESTE - Explorando a maravilhosa cidade de Buda e Peste e o legado do Expresso do Oriente | Hungria


OS MELHORES TOURS DE BUDAPESTE


No segundo dia em Budapeste, os músculos estavam doridos, por isso decidimos começar relaxando!  ( ver post “Nos banhos termais em Budapeste“). 

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

2 Comentários

  1. Gostei muito de ler o seu relato porque Budapeste está na listinha de cidades que quero conhecer no próximo verão, já que não consegui ir esse ano.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai adorar, Luciana. 😀

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.