Visitar TIKAL, as ruínas Maias do “Mundo Perdido” | Guatemala
Colocado em
Tikal é, juntamente com Chichén Itzá (México) e Copán (Honduras), um dos sítios arqueológicos maias mais conhecidos do público em geral. Apesar das ruínas terem sido estudadas no séc. XIX, foi apenas a partir de 1956 (e apenas até 1969) que a universidade de Pensilvânia (EUA) e o Instituto de Antropologia e História da Guatemala uniram esforços num projecto de grande escala de investigação, restauração e reconstrução. Os principais edifícios, tais como os vemos hoje, resultam deste esforço. Mais recentemente, desde 1991, têm sido os nossos vizinhos espanhóis a ajudar a trazer de volta alguma da glória perdida de Tikal.
A melhor forma de ir
Visitámos Tikal no dia a seguir a termos entrado na Guatemala, via El Remate, onde ficámos hospedados. Um minibus passaria pelo nosso hostel às 5.30h, para podermos estar nas ruínas o mais cedo possível, uma vez que nessa tarde iríamos seguir para Flores. De manhã cedo, também se evitam as tours organizadas vindas de todo o lado (Flores, Cidade de Guatemala, Antigua e até Belize!) e tem-se a oportunidade de ouvir (literalmente) a selva a acordar com os primeiros raios de sol. Soberbo!
Neste dia aconteceu-nos algo de inédito até agora (e esperemos que não se repita!), pois enganei-me a acertar o despertador, pondo-o uma hora atrasado! Quando de manhã cedo, ouvi alguém gritar “Tikal, Tikal!”, levantei-me da cama como uma mola e pensei: “Estamos tramados!”. Vestimo-nos e arrumámos as mochilas em questão de minutos e viemos para a rua. Felizmente, o condutor tinha entretanto ido buscar outros passageiros e voltou a passar para nos levar. Que alívio…
O que ver
Tikal, juntamente com Calakmul, foi a cidade que dominou a região no Período Clássico, atingindo o seu auge no reinado de Ah Cacao, no séc. VIII. A área ocupada era enorme e, considerando que as estruturas escavadas são apenas o centro da antiga cidade, tem-se uma ideia dessa grandeza, uma vez que estas estruturas estão muito afastadas entre si (distâncias que têm de ser percorridas a pé).
1. Nascer do sol no Templo IV
Tencionávamos assistir ao nascer do sol do topo do templo IV (o mais alto de Tikal, com 65m, completado em 741 e que formava a fronteira oeste do recinto cerimonial), mas entre a viagem de autocarro e o percurso a pé de mais de , o tempo não era suficiente. Chegámos lá, no entanto, ainda com o sol muito baixo e sem ninguém à vista. Aproveitámos para comer qualquer coisa (mais para enganar o estômago, enquanto apreciávamos a vista dos templos cujo topo espreitava pela densa floresta. Mesmo não sendo o nascer do sol que tínhamos imaginado (até porque o tempo estava um pouco nublado), a verdade é que esta vista é um clássico! E os pássaros brindaram-nos com um concerto de boas-vindas…
2. Gran Plaza
Descemos e dirigimo-nos à Gran Plaza, onde se encontram os templos I e II, ambos de acesso proibido, e alinhados no eixo oriente-ocidente. Restava-nos tirar fotos de baixo, mas o céu ficava cada vez mais nublado. A Carla desesperava…
3. Acrópoles
A norte e sul das pirâmides encontram-se áreas residenciais e cerimoniais que agora se chamam de “acrópoles” do norte, central e do sul. Na do norte, podem observar-se 2 máscaras enormes, representando provavelmente governantes. A Carla percorreu todas as acrópoles em busca da perspectiva perfeita da Gran Plaza, mas o tempo não ajudava nada…
4. Templo V
Outra das atracções do sítio é o templo V, localizado a este da acrópole sul, com 58 m de altura e, ao contrário dos outros grandes templos, com cantos arredondados. A ascensão ao topo já foi possível, por uma escada vertiginosa de madeira, ao lado da escadaria da pirâmide. No entanto, o 1º lanço da escada foi retirado e só é possível admirar as vistas de baixo para cima…
5. Plaza de los Siete Templos e El Mundo
A Plaza de los Siete Templos e El Mundo são 2 conjuntos de edifícios perto da Gran Plaza, actualmente em reconstrução e que acrescentam diversidade e grandeza ao conjunto das ruínas.
6. Templo das Inscrições
Finalmente, a 1,2 km da Gran Plaza, situa-se o templo VI, também chamado o Templo das Inscrições, mas cujas inscrições estão muito apagadas. E foi neste percurso que, mesmo com repelente de insectos, fomos quase devorados vivos! Isto para não falar no calor, e principalmente na humidade… Vida de viajante é difícil!
Como ameaçava chover a qualquer momento, e como já tínhamos visto as principais atracções, resolvemos dirigirmo-nos para a saída. E em boa hora o fizemos, pois quando chegamos ao centro de informações turísticas começou a chover torrencialmente! Antes de apanharmos o autocarro das 14.00h para Flores (estávamos em Tikal desde as 6.15h!), ainda tivemos tempo de visitar o Museu Cerâmico, onde se encontram peças magníficas retiradas das escavações e algumas fotos que documentam as diferentes fases dos trabalhos. E isto sem pagar o bilhete necessário, graças à generosidade do guarda e alguma conversa sobre o Real Madrid e o Cristiano Ronaldo, que por estas bandas é amado ou odiado…
VISITAR CÓPAN – HONDURAS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cópan, nas Honduras, desde Antigua na Guatemala.
SUBIR O VULCÃO TAJAMULCO – Tudo o que precisa de saber para subir o vulcão Tajamulco, na Guatemala, a montanha mais alta da América Central.
VISITAR CHICHICASTENANGO – Um artigo com a nossa experiência a visitar a maravilhosa cidade de Chichicastenango.
ESTRADAS DA GUATEMALA – A nossa experiência nas estradas da Guatemala, a viajar em transportes públicos.
VISITAR SEMUC CHAMPEY – Tudo o que precisa de saber para visitar Semuc Champey, na Guatemala, está aqui.
VISITAR FLORES GUATEMALA – Um artigo com a nossa experiência e dicas para explorar a cidade de Flores na Guatemala.
VISITAR TIKAL – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas maias de Tikal, na Guatemala, está aqui.
ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.
Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.