A Guatemala é um dos nossos países preferidos na América Central, esse pequeno enclave entre duas massas continentais. Da nossa viagem pela Guatemala reunimos 11 lugares maravilhosos na Guatemala, que recomendamos a toda a gente. São lugares que devem fazer parte de qualquer roteiro pela Guatemala.
O QUE VISITAR NA GUATEMALA
1. Visitar Antigua Guatemala
O seu nome actual completo é Antigua Guatemala, e como o próprio indica, Antigua já não é a capital da Guatemala. Mas quando no dia 10 de Março de 1543 os conquistadores espanhóis fundaram esta cidade na Guatemala, ela não era apenas a terceira capital da Guatemala, mas sim a capital de um enorme império que se estendia por toda a actualmente designada América Central e o estado mexicano de Chiapas e que, no seu auge, terá albergado uma população que rondaria os 60.000 habitantes. Esta cidade da Guatemala está cheia de testemunhos da presença colonial espanhola no país e é uma das cidades coloniais mais bonitas do mundo.
2. Visitar o Vulcão Pacaya na Guatemala
O vulcão Pacaya, na Guatemala, há uns anos atrás tinha estado em intensa actividade, com rios de lava a escorrer pelas suas encostas, mas agora está tudo mais calmo. Apesar de não se ver lava a brotar do subsolo, nem o laranja intenso das explosões contrastando com o negro do céu nocturno, este vulcão da Guatemala é um testemunho do poder imenso da natureza que nos deixa sem palavras. Vale a pena uma visita para explorar o vulcãona Guatemala.
3. Ver as tartarugas em Monterrico na Guatemala
Monterrico está a três horas de Antigua e é um lugar obrigatório na Guatemala. As praias de areia negra vulcânica sarapintada de pedra-pomes são lindas. A aldeia da Guatemala recebe alguns turistas e viajantes mas não perdeu o seu carácter genuíno, a sua tranquilidade e ritmo descontraído. Mas são as tartarugas que atraem os turistas. As tartarugas enfrentam a força das ondas e das correntes para virem desovar na praia durante a noite. Na época da desova: começa em Setembro e termina em Novembro, é a melhor altura para visitar este local da Guatemala.
4. Visitar o Lago Atitlán na Guatemala
O lago Atitlán na Guatemala é um dos lagos mais bonitos do mundo. O horizonte é dominado pelos três vulcões (Tolíman, Atitlán e San Pedro) que se erguem da margem sul do lago, mas todo o lago é rodeado por montes com encostas íngremes e verdejantes. A paisagem não engana, e não é preciso ser-se um especialista em vulcanologia para vermos que o lago ocupa uma enorme caldeira vulcânica, palco de enormes erupções vulcânicas num passado longínquo na Guatemala.
5. Subir o Vulcão Acatenango na Guatemala
Do cume do Acatenango, na Guatemala, a vista é espectacular e avassaladora, com crateras inactivas do vulcão em redor. Avista-se o vulcão Fuego por trás. A oriente, avista-se o majestoso vulcão Água e a cidade de Antigua e, a ocidente, os vários vulcões do lago Atitlán. Muito ao fundo, ainda se consegue contemplar os vulcões Santa Maria e Tajumulco também na Guatemala.
6. Ver as erupções do Vulcão Santiaguito
O vulcão Santiaguito, na orla do vulcão Santa Maria, fica perto de Xela (Quetzaltenango) e é um vulcão em actividade na Guatemala. O vulcão Santa Maria, de onde se pode ver o Santiaguito, é um estrato-vulcão, e apesar de ser considerado um vulcão activo não tem erupções há mais de um século. Desde a última erupção, a sua energia parece estar a ser libertada pelo irmão mais novo, o Santiaguito, um vulcão que surgiu na cratera que abateu nessa última erupção. O Santiaguito é, muito provavelmente, o mesmo vulcão alimentado pela mesma câmara magmática. O Santiaguito, ao contrário dos vulcões havaianos, apresenta erupções explosivas moderadas, libertando nuvens piroclásticas, com areias, cinzas, gases e rochas. Desde 2008, a sua actividade tornou-se mais intensa e o vulcão entra em erupção, em média, a cada 40 minutos. Um must see na Guatemala.
7. Subir o Vulcão Tajamulco na Guatemala
A América Central é a região do mundo limitada a norte pela Península do Iucatão, a sul pelo canal do Panamá, e a oeste a leste pelos oceanos Pacífico e Atlântico, respectivamente. A região é vulcânica porque situa-se na orla do Anel de Fogo do Pacífico, e as montanhas são todas vulcões, muitos extintos, outros adormecidos, alguns ainda activos. A montanha mais alta da América Central é o vulcão (extinto) Tajumulco, cujo cume se situa 4220 m acima do nível médio da água do mar e fica na Guatemala. É possível subir ao topo deste vulcão na Guatemala e contemplar as vistas fabulosas do seu topo.
8. Visitar o mercado de Chichicastenango
A igreja da povoação da Guatemala é o local ideal para começar a explorar esta típica e característica cidade guatemalteca. A população indígena utiliza a pequena igreja para os seus rituais xamânicos. Homens e mulheres balançam lamparinas acesas e proferem palavras de oração caminhando em frente à porta de entrada como se de um templo se tratasse. Ao mesmo tempo queimam incenso e espalham o seu fumo pela área e pelos corpos dos presentes. À medida que o dia vai passando, os rituais sucedem-se alterando apenas os seus intervenientes. A aldeia de Chichicastenango transforma-se em “shopping” guatemalteco com vendedores de fruta e flores que vão sendo substituídos por vendedores de artesanato que esperam os turistas na Guatemala.
9. Visitar Semuc Champey na Guatemala
Langquin, uma pequena aldeia no norte da Guatemala, ganhou vida com os viajantes que a utilizam como acesso ao magnífico parque natural de Semuc Champey. Em Semuc Champey, a morfologia cársica tem um dos seus pontos altos da Guatemala. O rio Cahabón percorre estas montanhas de calcário e perde-se no interior do vale num sumidouro magnífico talhado na rocha. Durante 300 m, o rio escoa por baixo de uma ponte de calcário onde existem várias piscinas naturais. Estas sucedem-se umas às outras com águas verde-azuladas completamente cristalinas. O rio Cahabón corre por baixo da ponte e das piscinas e volta a aparecer numa ressurgência em forma de queda de água.
10. Visitar Flores e o lago El Petén na Guatemala
Flores é uma pequena localidade localizada numa igualmente pequena ilha no lago de Petén Itzá, o terceiro maior da Guatemala (a seguir ao de Izabál e Atitlán). É, sem dúvida, um dos locais mais bonitos da Guatemala, com um ambiente calmo e íntimo, próprio de uma pequena comunidade, mas também beneficiando do movimento incessante de turistas que daqui partem para Tikal e Lanquín. Poucos são aqueles que dormem na ilha da Guatemala, e isso faz com que as características do local não se percam nesse bulício.
11. Visitar as ruínas Maias de Tikal na Guatemala
Tikal é, juntamente com Chichén Itzá (México) e Copán (Honduras), um dos sítios arqueológicos maias mais conhecidos do público em geral. Apesar das ruínas terem sido estudadas no séc. XIX, foi apenas a partir de 1956 (e apenas até 1969) que a universidade de Pensilvânia (EUA) e o Instituto de Antropologia e História da Guatemala uniram esforços num projecto de grande escala de investigação, restauração e reconstrução. Os principais edifícios, tais como os vemos hoje, resultam deste esforço. Mais recentemente, desde 1991, têm sido os nossos vizinhos espanhóis a ajudar a trazer de volta alguma da glória perdida de Tikal.
PROCURE AQUI ALOJAMENTO NA GUATEMALA
Se vai viajar para a América Central estes são alguns dos artigos que lhe poderão interessar
- VISITAR EL SALVADOR – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar e viajar em El Salvador, com dicas e roteiro para explorar o melhor do país, com base na nossa experiência. Poderás encontrar neste artigo lugares a visitar, locais onde dormir, informações sobre transportes, cruzamento de fronteiras, segurança, condições de entrada no país, etc.
- VIAJAR NA NICARÁGUA – Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Nicarágua, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
- VIAJAR NA COSTA RICA– Um artigo cheio de dicas práticas para viajar na Costa Rica, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc.
- VIAJAR EM CUBA– Dicas práticas para visitar, o que ver e fazer. Um artigo cheio de dicas práticas para viajar em Cuba, nomeadamente regime de entrada no país, como chegar, como se deslocar, roteiro, onde dormir, o que visitar, onde comer, condições de segurança, etc. Ideal para combinar quando for visitar o México.
- VISITAR O MÉXICO – Ruínas obrigatórias para visitar no México, o artigo ideal se quer saber quais as ruínas maias que não pode perder no México.
- VIAJAR NA GUATEMALA – Lugares obrigatório e maravilhosos a visitar na Guatemala, um resumo daquilo que pode encontrar no nosso blogue. Ideal para combinar quando for visitar o México.
- VIAJAR NO BELIZE e compreender o país onde vai viajar, um artigo sobre o Belize, país pouco conhecido na América Central, mas cheio de magníficas surpresas para quem o visita. Ideal para combinar quando for visitar o México.
Marque aqui os seus tour e passeios
Se vai viajar para a Guatemala, estes são alguns artigos que o podem interessar
- VISITAR A GUATEMALA – Tudo o que precisa de saber e que lugares deve incluir na sua viagem à Guatemala está neste artigo.
- VISITAR O VULCÃO PACAYA – Um artigo com a nossa experiência a visitar o vulcão Pacaya desde Antigua, na Guatemala.
- VISITAR MONTERRICO – A nossa experiência, cheia de dicas, para visitar Monterrico e ver tartarugas a desovar na Guatemala.
- VISITAR O ALAGO ATITLÁN – Tudo o que precisa de saber para visitar o lago Atitlán, com a nossa experiência na Guatemala.
- VISITAR ANTIGUA GUATEMALA – Todas as nossas dicas para explorar a cidade de Antigua Guatemala, uma das cidades coloniais mais belas do mundo.
- SUBIR O VULCÃO ACATENANGO – A nossa experiência, cheia de dicas, para visitar e subir o vulcão Acatenango na Guatemala.
- VISITAR O VULCÃO SANTIAGUITO – Tudo o que precisa de saber para visitar o vulcão Santiaguito, na Guatemala.
- VISITAR CÓPAN – HONDURAS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cópan, nas Honduras, desde Antigua na Guatemala.
- SUBIR O VULCÃO TAJAMULCO – Tudo o que precisa de saber para subir o vulcão Tajamulco, na Guatemala, a montanha mais alta da América Central.
- VISITAR CHICHICASTENANGO – Um artigo com a nossa experiência a visitar a maravilhosa cidade de Chichicastenango.
- ESTRADAS DA GUATEMALA – A nossa experiência nas estradas da Guatemala, a viajar em transportes públicos.
- VISITAR SEMUC CHAMPEY – Tudo o que precisa de saber para visitar Semuc Champey, na Guatemala, está aqui.
- VISITAR FLORES GUATEMALA – Um artigo com a nossa experiência e dicas para explorar a cidade de Flores na Guatemala.
- VISITAR TIKAL – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas maias de Tikal, na Guatemala, está aqui.
- ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.
Oi Carla! Adorei o seu blog. Sou do Brasil e tenho planos para visitar a Guatemala com meu namorado e talvez amigos também. Quantos dias você recomenda para cada local do seu roteiro?
Recomendo duas semanas na Guatemala.
Carla,
Poderemos fazer uma viagem à Guatemala com 3 crianças, de 5, 12 e 14 anos? Os mais velhos mexem-se bem, mas a de 5 (a fazer 6) terá naturalmente alguma limitação, se quase tudo envolver trekking… Alguma dica?
Mafalda, lamento não poder ajudar mas não tenho experiência a viajar com crianças.
Olá Carla; marquei hoje a minha viagem para Guatemala e não pude deixar de reparar na repetição da palavra “segurança”… ou seja, na falta dela. No teu caso, em que medida e em que sítios? Estou com receio agora. E as Honduras?
Obrigada, um beijinho
A capital da Guatemala é muito insegura, nós não fomos. Na estrada fomos assaltados várias vezes, sempre sem vermos e a tirem-nos coisas dos bolsos, nos transporte públicos e nos mercados. É por isso que muita gente não usa o transporte público.
Carla! Tenho acompanhado o blog e as vossas viagens e dou vos os Parabéns pelas partilhas, são sem dúvida muito genuinas e isso faz a diferença! Este ano pensámos na Guatemala mas…estamos com receio de que não seja seguro. Sentiram se seguros? Como viajaram entre cidades, há opções de transpostas? Beijinhos e obrigada
Daniela, a Guatemala não é muito segura, mas tirando a capital é mais ou menos “razoável”. Tem só que redobrar a atenção. Se gostar de aventura pode deslocar-se nos transportes locais, foi o que nós fizemos a maioria do tempo. No entanto, os principais destinos têm transfers para turísticos, mais seguros. A maioria das pessoas usa-os. São mais caros mas são mais seguros.
Muito legal as dicas,mas adoraria se falasse o tempo gasto nos percursos e a distância entre Antigua e Semuc Champey ?por exemplo.
Não fizemos essa viagem entre Anticua e Semuc por isso não sabemos. Nós fomos para Semuc de Flores. Depois de Semuc fomos para Xela. Selma, não podiamos falar duma coisa que não fizemos. O tempo que demoramos nas viagens que fizemos estão nos artigos da Guatemala. Dá uma olhada. Obrigada
Bom dia ,
andaram por estas bandas de carro , por vossa conta ? É seguro »?
Cristina, nós andamos de transporte público. Não achei a Guatemala segura para alugar carro. O México sim, na Guatemala não arriscava.
Tenho muita curiosidade em relação aos países da América Latina, mas ainda não me aventurei por essa parte do mundo. Mas sem dúvida que vou ter em conta estes locais quando for à Guatemala!
Vai mesmo. A Guatemala é um país maravilhoso.