Lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

A Guatemala é um dos nossos países preferidos na América Central, esse pequeno enclave entre duas massas continentais. Da nossa viagem  pelo país, reunimos 11 lugares maravilhosos na Guatemala, que recomendamos a toda a gente. São lugares que devem fazer parte de qualquer roteiro pelo país.

1. Antigua

O seu nome actual completo é Antigua Guatemala, e como o próprio indica, Antigua já não é a capital da Guatemala. Mas quando no dia 10 de Março de 1543 os conquistadores espanhóis fundaram esta cidade, ela não era apenas a terceira capital da Guatemala, mas sim a capital de um enorme império que se estendia por toda a actualmente designada América Central e o estado mexicano de Chiapas e que, no seu auge, terá albergado uma população que rondaria os 60.000 habitantes. Está cheia de testemunhos da presença colonial espanhola no país e é uma das cidades coloniais mais bonitas do mundo.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

2. Vulcão Pacaya

O vulcão Pacaya há uns anos atrás tinha estado em intensa actividade, com rios de lava a escorrer pelas suas encostas, mas agora está tudo mais calmo. Apesar de não se ver lava a brotar do subsolo, nem o laranja intenso das explosões contrastando com o negro do céu nocturno, este é um testemunho do poder imenso da natureza que nos deixa sem palavras. Vale a pena uma visita para explorar o vulcão.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

3. Monterrico

Monterrico está a três horas de Antigua e é um lugar obrigatório na Guatemala. As praias de areia negra vulcânica sarapintada de pedra-pomes são lindas. A aldeia recebe alguns turistas e viajantes mas não perdeu o seu carácter genuíno, a sua tranquilidade e ritmo descontraído. Mas são as tartarugas que atraem os turistas. As tartarugas enfrentam a força das ondas e das correntes para virem desovar na praia durante a noite. Na época da desova: começa em Setembro e termina em Novembro, é a melhor altura para visitar o local.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

4. Lago Atitlán

O lago Atitlán é um dos lagos mais bonitos do mundo. O horizonte é dominado pelos três vulcões (Tolíman, Atitlán e San Pedro) que se erguem da margem sul do lago, mas todo o lago é rodeado por montes com encostas íngremes e verdejantes.  A paisagem não engana, e não é preciso ser-se um especialista em vulcanologia para vermos que o lago ocupa uma enorme caldeira vulcânica, palco de enormes erupções vulcânicas num passado longínquo.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

5. Vulcão Acatenango

Do cume do Acatenango a vista é espectacular e avassaladora, com crateras inactivas do vulcão em redor. Avista-se o vulcão Fuego por trás. A oriente, avista-se o majestoso vulcão Água e a cidade de Antigua e, a ocidente, os vários vulcões do lago Atitlán. Muito ao fundo, ainda se consegue contemplar os vulcões Santa Maria e Tajumulco.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

6. Vulcão Santiaguito

O vulcão Santiaguito, na orla do vulcão Santa Maria, fica perto de Xela (Quetzaltenango) e é um vulcão em actividade. O vulcão Santa Maria, de onde se pode ver o Santiaguito, é um estrato-vulcão, e apesar de ser considerado um vulcão activo não tem erupções há mais de um século. Desde a última erupção, a sua energia parece estar a ser libertada pelo irmão mais novo, o Santiaguito, um vulcão que surgiu na cratera que abateu nessa última erupção. O Santiaguito é, muito provavelmente, o mesmo vulcão alimentado pela mesma câmara magmática. O Santiaguito, ao contrário dos vulcões havaianos, apresenta erupções explosivas moderadas, libertando nuvens piroclásticas, com areias, cinzas, gases e rochas. Desde 2008, a sua actividade tornou-se mais intensa e o vulcão entra em erupção, em média, a cada 40 minutos.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

7. Vulcão Tajamulco

A América Central é a região do mundo limitada a norte pela Península do Iucatão, a sul pelo canal do Panamá, e a oeste a leste pelos oceanos Pacífico e Atlântico, respectivamente. A região é vulcânica porque situa-se na orla do Anel de Fogo do Pacífico, e as montanhas são todas vulcões, muitos extintos, outros adormecidos, alguns ainda activos. A montanha mais alta da América Central é o vulcão (extinto) Tajumulco, cujo cume se situa 4220 m acima do nível médio da água do mar. É possível subir ao topo deste vulcão e contemplar as vistas fabulosas do seu topo.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

8. Chichicastenango

A igreja da povoação é o local ideal para começar a explorar esta típica e característica cidade guatemalteca. A população indígena utiliza a pequena igreja para os seus rituais xamânicos. Homens e mulheres balançam lamparinas acesas e proferem palavras de oração caminhando em frente à porta de entrada como se de um templo se tratasse. Ao mesmo tempo queimam incenso e espalham o seu fumo pela área e pelos corpos dos presentes. À medida que o dia vai passando, os rituais sucedem-se alterando apenas os seus intervenientes. A aldeia de Chichicastenango transforma-se em “shopping” guatemalteco com vendedores de fruta e flores  que vão sendo substituídos por vendedores de artesanato que esperam os turistas.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

9. Semuc Champey

Langquin, uma pequena aldeia no norte da Guatemala, ganhou vida com os viajantes que a utilizam como acesso ao magnífico parque natural de Semuc Champey. Em Semuc Champey, a morfologia cársica tem um dos seus pontos altos. O rio Cahabón percorre estas montanhas de calcário e perde-se no interior do vale num sumidouro magnífico talhado na rocha. Durante 300 m, o rio escoa por baixo de uma ponte de calcário onde existem várias piscinas naturais. Estas sucedem-se umas às outras com águas verde-azuladas completamente cristalinas. O rio Cahabón corre por baixo da ponte e das piscinas e volta a aparecer numa ressurgência em forma de queda de água.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

10. Flores e lago El Petén

Flores é uma pequena localidade localizada numa igualmente pequena ilha no lago de Petén Itzá, o terceiro maior da Guatemala (a seguir ao de Izabál e Atitlán). É, sem dúvida, um dos locais mais bonitos da Guatemala, com um ambiente calmo e íntimo, próprio de uma pequena comunidade, mas também beneficiando do movimento incessante de turistas que daqui partem para Tikal e Lanquín. Poucos são aqueles que dormem na ilha, e isso faz com que as características do local não se percam nesse bulício.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

11. Tikal

Tikal é, juntamente com Chichén Itzá (México) e Copán (Honduras), um dos sítios arqueológicos maias mais conhecidos do público em geral. Apesar das ruínas terem sido estudadas no séc. XIX, foi apenas a partir de 1956 (e apenas até 1969) que a universidade de Pensilvânia (EUA) e o Instituto de Antropologia e História da Guatemala uniram esforços num projecto de grande escala de investigação, restauração e reconstrução. Os principais edifícios, tais como os vemos hoje, resultam deste esforço. Mais recentemente, desde 1991, têm sido os nossos vizinhos espanhóis a ajudar a trazer de volta alguma da glória perdida de Tikal.

.

11 lugares obrigatório e maravilhosos a VISITAR NA GUATEMALA | Guatemala

PROCURE AQUI ALOJAMENTO NA GUATEMALA

Marque aqui os seus tour e passeios

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

8 Comentários

  1. Daniela Cardoso diz: Responder

    Carla! Tenho acompanhado o blog e as vossas viagens e dou vos os Parabéns pelas partilhas, são sem dúvida muito genuinas e isso faz a diferença! Este ano pensámos na Guatemala mas…estamos com receio de que não seja seguro. Sentiram se seguros? Como viajaram entre cidades, há opções de transpostas? Beijinhos e obrigada

    1. Carla Mota diz: Responder

      Daniela, a Guatemala não é muito segura, mas tirando a capital é mais ou menos “razoável”. Tem só que redobrar a atenção. Se gostar de aventura pode deslocar-se nos transportes locais, foi o que nós fizemos a maioria do tempo. No entanto, os principais destinos têm transfers para turísticos, mais seguros. A maioria das pessoas usa-os. São mais caros mas são mais seguros.

  2. Muito legal as dicas,mas adoraria se falasse o tempo gasto nos percursos e a distância entre Antigua e Semuc Champey ?por exemplo.

    1. Carla Mota diz: Responder

      Não fizemos essa viagem entre Anticua e Semuc por isso não sabemos. Nós fomos para Semuc de Flores. Depois de Semuc fomos para Xela. Selma, não podiamos falar duma coisa que não fizemos. O tempo que demoramos nas viagens que fizemos estão nos artigos da Guatemala. Dá uma olhada. Obrigada

  3. Cristina Dinis diz: Responder

    Bom dia ,
    andaram por estas bandas de carro , por vossa conta ? É seguro »?

    1. Carla Mota diz: Responder

      Cristina, nós andamos de transporte público. Não achei a Guatemala segura para alugar carro. O México sim, na Guatemala não arriscava.

  4. Tenho muita curiosidade em relação aos países da América Latina, mas ainda não me aventurei por essa parte do mundo. Mas sem dúvida que vou ter em conta estes locais quando for à Guatemala!

    1. Carla Mota diz: Responder

      Vai mesmo. A Guatemala é um país maravilhoso.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.