Visitar ANTIGUA, a capital colonial do país que encanta | Guatemala
Colocado em
O seu nome actual completo é Antigua Guatemala, e como ele próprio indica, Antigua já não é a capital da Guatemala. Mas quando no dia 10 de Março de 1543 os conquistadores espanhóis fundaram esta cidade, ela não era apenas a terceira capital da Guatemala, mas sim a capital de um enorme império que se estendia por toda a actualmente designada América Central e o estado mexicano de Chiapa e que, no seu auge, terá albergado uma população que rondaria os 60.000 habitantes.
A sul da cidade, ergue-se imponente o Volcán de Agua, quase sempre encoberto pelas nuvens, mas que nos saúda do alto dos seus 3766 m quando chegamos à cidade, vindos do lago de Atitlán. Curiosamente, é este vulcão, agora sem actividade aparente, que foi responsável pela fundação da cidade. A capital anterior, Ciudad de Santiago de los Caballeros de Guatemala, localizada na actual municipalidade de Ciudad Vieja, foi completamente soterrada por uma enorme avalanche de material vulcânico e água que desceu das encostas do vulcão em Setembro de 1541.
A força da natureza, expressa nesta região em frequentes erupções vulcânicas e terramotos, marcaram indelevelmente a história desta cidade. No século XVIII, uma série de terramotos implacáveis determinaram a sua quase total destruição e abandono por parte da maioria dos sobreviventes, assim como a fundação de uma nova capital, Nueva Guatemala de la Asunción, a actual Cidade de Guatemala. A cidade nunca foi totalmente abandonada, mas também nunca foi reconstruída, sendo que ainda hoje uma das grandes atracções turísticas são as inúmeras ruínas de igrejas e mosteiros. Estas são locais impressionantes, em que os escombros parecem falar e nos contar a sua história de um passado glorioso. A este respeito distinguem-se a catedral de San José, cuja fachada e parte do interior reconstruídos embelezam a plaza central (juntamente com o palácio de los capitanes generales, a antiga sede de poder do império espanhol), mas cujas traseiras em ruínas têm uma aura de mistério e encantamento, assim como as ruínas do mosteiro de Santo Domingo, em parte hoje em simbiose com um hotel de luxo, num projecto inovador que nos deixou positivamente impressionados.
Mas a cidade, e o seu povo, conseguiram emergir das ruínas e hoje Antigua é uma cidade fervilhante, que se afirma cada vez mais como a capital turística do país e como destino preferencial para aqueles que desejam frequentar um curso de língua espanhola. Beneficiando da má publicidade que a capital tem tido nos últimos anos (pensamos que justificadamente!), Antigua surge como uma alternativa mais bonita, mais organizada, mais segura, mais calma, mais “tourist-friendly”. Muitos turistas escolhem-na como base para daqui partirem em tours que se dirigem a quase todo o país e nós acabamos por não ser excepção! Pelo menos, em parte… Depois de termos percorrido o país de Norte a Sul, decidimos que os últimos dias seriam explorados tendo como base Antigua, e o excelente hostel Yellow House.
Daqui partimos para as obrigatórias visitas aos vulcões Acatenango e Pacaya, mas também para a cidade costeira de Monterrico e as ruínas maias de Copán, nas Honduras. O nosso corropio foi tal que, mesmo tendo 6 noites reservadas na cidade, 2 delas foram passadas fora e só numa delas é que nos levantamos suficientemente tarde (depois das 7.00h!) de modo que nos permitisse apreciar o excelente pequeno-almoço incluído na estadia! E só tivemos duas tardes para explorar a cidade…
A tarde em que aí chegámos foi aquela que nos agraciou com melhores condições atmosféricas, permitindo-nos apreciar não só o vulcão de Água, mas também os (um pouco mais distantes) de Fuego e Acatenango. É realmente impressionante a proximidade da cidade em relação a estes gigantes adormecidos, que de um momento para o outro poderão acordar para moldar mais uma vez o destino da cidade e dos seus habitantes. Como prova viva disso, no dia em que partimos para uma visita de 2 dias a Monterrico, o vulcão Fuego entrou em erupção. Tivemos de conter a nossa impaciência, e esperar que o vulcão mantivesse a sua actividade (moderada!) por mais alguns dias até que subíssemos ao topo do vizinho Acatenango!
A presença de estrangeiros, quer sejam residentes, estudantes de línguas ou simples turistas, faz com que a cidade tenha também um considerável panorama gastronómico, sendo possível experimentar comida internacional a um preço muito convidativo. E foi assim que nos despedimos de Antigua e da Guatemala, jantando num restaurante de carne… argentina! Quem sabe, um sinal de próximas viagens…
VISITAR CÓPAN – HONDURAS – Tudo o que precisa de saber para visitar Cópan, nas Honduras, desde Antigua na Guatemala.
SUBIR O VULCÃO TAJAMULCO – Tudo o que precisa de saber para subir o vulcão Tajamulco, na Guatemala, a montanha mais alta da América Central.
VISITAR CHICHICASTENANGO – Um artigo com a nossa experiência a visitar a maravilhosa cidade de Chichicastenango.
ESTRADAS DA GUATEMALA – A nossa experiência nas estradas da Guatemala, a viajar em transportes públicos.
VISITAR SEMUC CHAMPEY – Tudo o que precisa de saber para visitar Semuc Champey, na Guatemala, está aqui.
VISITAR FLORES GUATEMALA – Um artigo com a nossa experiência e dicas para explorar a cidade de Flores na Guatemala.
VISITAR TIKAL – Tudo o que precisa de saber para visitar as ruínas maias de Tikal, na Guatemala, está aqui.
ROTA DOS MAIAS – O roteiro da nossa viagem pelo Belize, México, Guatemala e Honduras, durante o ano de 2012, em busca dos testemunhos das civilizações pré-colombianas.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.