Visitar Tinos é conhecer uma ilha diferente de todas as outras ilhas das Cíclades, as ilhas que estão dispostas em redor de Delos, a ilha sagrada. Tinos é, ela própria, uma ilha com tradição religiosa que remonta ao século IV a.C., e hoje local de peregrinação de milhares de pessoas, que visitam a Basílica de Nossa Senhora de Tinos, o maior santuário mariano da Grécia, fazendo lembrar Fátima, em Portugal. Mas a tradição religiosa da ilha de Tinos não se esgota na sua capital. Por toda a ilha encontram-se centenas de capelas e alguns mosteiros escondidos nas encostas das montanhas. Além disso, Tinos é uma ilha com um ritmo e quotidiano pacato, com um interior povoado de aldeias sonolentas e repletas de mármore, e vales pontuados por pitorescos pombeiros, uma herança da época de governo veneziano.
Junte-se a tudo isso as ruínas imponentes de um castelo veneziano quase impenetrável, e algumas belas praias de águas cristalinas, aninhadas no fundo das falésias e às quais se acede por estradas sinuosas e inclinadas, e rapidamente se chega à conclusão que visitar Tinos é algo obrigatório nas ilhas gregas e nas Cíclades.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR TINOS
Para poder desfrutar quando visitar Tinos e as ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Tinos.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR TINOS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Tinos, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Tinos é uma ilha maravilhosa para quem procura aldeias típicas, ruínas misteriosas e um quotidiano pouco tocado pelo turismo, mas também tem sol e mar, com algumas belas praias, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Tinos. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Tinos de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE TINOS AQUI
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Tinos, de forma independente.
Se vai viajar para outras ilhas gregas, estes são os guias que temos ao seu dispor
1. Como chegar a Tinos
Tinos é uma ilha grega no Mar Egeu, que fica no norte das ilhas Cíclades, entre as ilhas de Andros e Mykonos. Tinos só tem ligações de barco, por isso esta é a única forma de visitar Tinos quando viajar nas ilhas gregas. Tinos tem ligações de ferry com outras ilhas gregas, em particular Andros e Mykonos, e com o porto de Piraeus (Atenas) e Rafina, na Grécia continental.
Reserve aqui o seu voo para Atenas.
Reserve aqui a sua viagem de ferry nas ilhas gregas para visitar Tinos.
2. Visitar Tinos numa excursão organizada
Se tiver mesmo pouco tempo quando viajar nas ilhas gregas, pode optar por visitar Tinos numa excursão organizada de um dia inteiro a partir de Mykonos.
Reserve aqui a sua excursão organizada para visitar Tinos a partir de Mykonos.
3. Como deslocar-se quando visitar Tinos
A melhor forma de explorar quando visitar Tinos, e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias, é alugar carro, pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Quando visitar Tinos, deve alugar carro no porto de Tinos, onde o ferry atraca.
Pode reservar aqui o seu carro para visitar Tinos.
4. Onde ficar a dormir quando visitar Tinos
Quando visitar Tinos, as principais opções de alojamento concentram-se em Chora, a cidade de Tinos, mas há também algumas opções ao longo da costa sudoeste de Andros, onde se encontram as melhores praias da ilha. Nós ficámos alojados na cidade de Tinos, no Venus Hotel, uma boa opção, bem no centro da cidade, de onde se podia explorar a pé a parte mais comercial e típica de Chora, visitar a basílica e passear à beira-mar. O nosso quarto era simples mas confortável. O preço da estadia incluía o pequeno-almoço.
4.1. Onde ficar a dormir em Chora quando visitar Tinos
Quando visitar Tinos, pode experimentar em Chora (Tinos Town):
- num segmento mais alto, as Aeolis Tinos Suites ou os Vega Apartments;
- num segmento médio, o Byzantio City Hotel, o Infinity View Hotel Tinos, ou o Voreades;
- num segmento mais acessível, os Aggelikoula Rooms, os Vincenzo Family Rooms, ou os Anoi Rooms.
4.2. Onde ficar a dormir perto das praias quando visitar Tinos
Quando visitar Tinos, há várias opções de alojamento ao longo da costa sudoeste, perto das principais praias da ilha, como Agios Ioannis e Agios Sostis, a sul de Tinos Town, e Kionia, Agios Romanos, Agios Kardianis e Ormos Ysternion (Istérnia), a norte de Tinos Town.
- Em Agios Ioannis, experimente o Nostos Beachfront Apartments & Studios.
- Emm Agios Sostis, experimente o Cavos.
- Em Kionia, experimente o Seaside Tinos.
- Em Agios Romanos, experimente os Avassalou Apartments.
- Em Kardiani, experimente o Living Theros Luxury Suites.
- Em Ormos Ysternion, experimente o Endless Blue.
5. Seguro de viagem para visitar Tinos e as ilhas gregas
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Tinos. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Tinos.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR TINOS
A costa sudoeste de Tinos congrega as melhores praias da ilha, nomeadamente Agios Ioannis e Agios Kardianis, mas também há outras praias como Livada na costa norte. No interior da ilha de Tinos, a aldeia de Pyrgos e a sua tradição de extracção e trabalho da mármore, assim como as ruínas do castelo de Exombourgo, são algo a não perder quando visitar Tinos. Mas, claro, para muitos visitantes Tinos Town é a grande atracção da ilha de Tinos, com a sua basílica, local de peregrinação de milhares. Para não perder nada quando visitar Tinos, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Tinos nas ilhas gregas.
1. Visitar a cidade de Tinos (Chora)
Quando visitar a cidade de Tinos, verá muitas semelhanças com Fátima, em Portugal. A Basílica da Nossa Senhora de Tinos domina a cidade e uma avenida liga-a ao porto, com uma faixa alcatifada junto ao passeio para os crentes que querem fazer a chegada à basílica de joelhos. Ao lado da avenida, há uma rua pedonal cheia de lojas de artigos religiosos.
Para além da vertente religiosa, Tinos Town é uma típica capital de uma ilha grega, à beira-mar plantada, com o seu porto movimentado, uma marginal repleta de cafés e restaurantes, o seu casario branco, e um centro histórico compacto mas muito agradável para se dar um passeio e fazer algumas compras. A não perder quando visitar Tinos.
2. Visitar a igreja Panagia Evangelistria quando visitar Tinos
A Basílica de Nossa Senhora de Tinos (Panagia Evangelistria, que quer dizer “portador sagrado de boas notícias”) é o epicentro religioso das Cíclades, atraindo milhares de visitantes todos os anos, especialmente no dia 15 de Agosto, quando se celebra a Assunção da Virgem Maria. Dentro da basílica encontra-se o ícone, que se acredita ser obra do Evangelista Lucas, com a representação da Anunciação pelo Anjo Gabriel à futura mãe de Cristo.
O ícone foi encontrado em escavações feitas em 1823, de acordo com as instruções de uma freira do mosteiro de Kechrovouni, que teria tido visões da Virgem Maria relativamente ao paradeiro do ícone, que terá passado 850 anos enterrado e que se acredita ser milagroso. Hoje o ícone, designado Megalochare (“grande alegria”), é levado em procissão pela cidade nos dias festivos e durante o ano pode ser admirado dentro da basílica, coberto de ouro e joias. A não perder quando visitar Tinos.
3. Visitar o Mosteiro de Kechrovouni
O mosteiro de Kechrovouni, do século XII, é um dos maiores e mais belos mosteiros da Grécia, pendurado numa encosta a cerca de 10 km da cidade de Tinos. Foi ali que a freira Pelagia (hoje santa celebrada a 23 de Julho) teve as suas visões em 1822 (início da revolução grega), que levariam à descoberta do ícone de Nossa Senhora de Tinos. O ícone foi encontrado nos primeiros dias após a criação do moderno Estado grego, e a denominada Nossa Senhora de Tinos foi declarada padroeira da nova nação.
Para além de se poder visitar a cela de Pelagia, deve-se explorar o resto do mosteiro. Este é, na realidade, um grande complexo de igrejas, casas e celas parecendo uma pequena aldeia fortificada, sendo uma verdadeira descoberta enveredar pelas suas ruas e becos, com uma surpresa a cada virar de esquina. A não perder quando visitar Tinos.
4. Visitar as ruínas do Castelo de Exombourgo
As ruínas do Castelo de Exombourgo são as mais impressionantes de Tinos, um dos locais mais enigmáticos das ilhas gregas e algo a não perder quando visitar Tinos. Construído no século XIII, e localizado no topo de uma montanha (que já tinha sido o local da antiga cidade de Tinos), atingindo 640 m de altitude, o castelo dominava todo o interior da ilha de Tinos, e era quase inexpugnável, tendo sido o último reduto veneziano nas Cíclades a cair nas mãos dos Otomanos, em 1715.
Hoje, as ruínas do castelo continuam desafiantes e dominadoras e, juntamente com algumas casas e capelas, parecem-nos querer contar a sua história há muito esquecida. Pode subir-se ao topo do castelo e pode fazer-se um percurso à volta, do tipo via ferrata, mas demasiado perigoso no dia em que visitámos devido ao vento forte. Um lugar a não perder quando visitar Tinos.
5. Visitar as mais belas aldeias de Tinos
As mais belas aldeias da ilha de Tinos distribuem-se ao longo da costa sudoeste, penduradas nas encostas, e no centro da ilha, a norte da cidade de Tinos.
5.1. Aldeias na costa sudoeste de Tinos
Na costa sudoeste de Tinos, destacam-se as aldeias de:
- Kardiani – A cerca de 15 km de Chora, Kardiani é uma das aldeias mais bonitas da ilha de Tinos, com uma arquitectura tradicional baseada na mármore, e com vistas espectaculares para a costa, uma vez que se encontra na encosta do Monte Pateles. A não perder quando visitar Tinos.
- Ysternia – A cerca de 20 km de Chora, Ysternia é uma das maiores aldeias da ilha de Tinos e uma das mais bonitas, construída em amfiteatro na encosta do Monte Meroviglia, com uma grande tradição de trabalho da mármore, sendo local de nascimento de alguns dos melhores artesãos de Tinos. Tem alguns belos exemplares arquitectónicos como igrejas e uma praça em mármore. A não perder quando visitar Tinos.
- Pyrgos – Pyrgos é a principal aldeia no norte da ilha de Tinos e é conhecida por ser o centro da cultura e tradição da mármore na ilha. Quando visitar Tinos, não deixe de percorrer as ruas de Pyrgos e admirar a arquitectura das suas casas, baseada, claro, na mármore, e visitar as galerias de arte e até a Escola de Belas Artes, onde os estudantes aprendem a arte de trabalhar a mármore. A não perder quando visitar Tinos.
5.2. Aldeias no centro de Tinos
No centro da ilha de Tinos, destacam-se as aldeias de:
- Loutra – A apenas 8 km de Chora, Loutra é uma das aldeias mais históricas da ilha de Tinos, com dois antigos mosteiros que podem ser visitados e localizada perto das ruínas de Exombourgo.
- Tarabados – A cerca de 4 km de Chora, Tarabados (ou Tarampados) é uma aldeia muito bonita, com ruas empedradas e arcos. Junto de Tarabados, há um vale com muitos pombeiros que embelezam a paisagem. A não perder quando visitar Tinos.
- Volax – A cerca de 10 km de Chora, Volax é uma das aldeias mais antigas da ilha de Tinos. Está no centro de uma região conhecida pelos seus boulders graníticos de grandes dimensões, que as lendas atribuem a uma queda de meteoritos ou lutas entre gigantes.
- Steni – A cerca de 10 km de Chora, Steni é a mais populosa aldeia da ilha de Tinos e encontra-se no sopé da montanha mais alta da ilha, Tsiknias. A não perder quando visitar Tinos.
6. Visitar as melhores praias de Tinos
As melhores praias de Tinos concentram-se na costa sudoeste da ilha, mas também há boas praias na costa norte.
6.1. Praias de Tinos na costa sudoeste
Entre as que se encontram a norte de Chora, destacam-se as praias de:
- Kionia – A apenas 3 km de Chora, Kionia é uma praia com um extenso areal, infraestruturas e desportos aquáticos. Perto, encontram-se as ruínas de um templo a Poseidon e Anfitrite.
- Agios Romanos – A 6 km de Chora, a praia de Agios Romanos exibe águas cristalinas e um areal dourado, com bastantes árvores que fornecem sombras bem-vindas no Verão.
- Ormos Giannaki – A cerca de 20 km de Chora, a praia de Giannaki fica perto da aldeia de Kardiani e oferece vistas fabulosas sobre a ilha de Siros.
- Ormos Ysternion – A cerca de 25 km de Chora, a praia de Ysternia é uma pequena praia ao fundo da aldeia homónima e tem vistas privilegiadas sobre as ilhas vizinhas de Tinos. Encontra-se aí uma surpresa gastronómica em Tinos. A não perder quando visitar Tinos.
A sudeste de Chora, destacam-se as praias de:
- Agios Sostis – A 6 km de Chora, a praia de Agios Sostis é uma das praias mais populares da ilha de Tinos, com águas cristalinas e árvores. A não perder quando visitar Tinos.
- Agios Ioannis – A 7 km de Chora, a praia de Agios Ioannis é uma das praias mais concorridas da ilha de Tinos, com um mar convidativo e um belo areal. A não perder quando visitar Tinos.
6.2. Praias de Tinos na costa norte
Na costa norte da ilha de Tinos destacam-se as praias de:
- Kolympithra – A cerca de 15 km de Chora, a praia de Kolympithra é uma das mais populares da ilha de Tinos, sendo na realidade um conjunto de 2 praias, ambas ideais para nadar e banhos de sol.
- Ormos Panormos – A 34 km de Chora, a praia de Ormos Panormos fica em frente à aldeia homónima e é dada ao vento e por isso ideal para os amantes de kitesurf.
7. Ter uma experiência gastronómica gourmet quando visitar Tinos
Quando visitar Tinos, não deixe passar a oportunidade de degustar a cozinha gourmet do restaurante Thalassaki, em Ormos Ysternion, mesmo junto ao mar. É uma verdadeira experiência! Não perca o queijo de cabra com mel e os chocos com tinta. A não perder quando visitar Tinos.
8. Deslumbrar-se com os pombeiros quando visitar Tinos
Os pombeiros são uma das imagens de marca de Tinos, caracterizando a paisagem de alguns dos vales da ilha, especialmente perto da aldeia de Tarampados. São edifícios de dois andares, o de baixo que serve de armazém, e o de cima dedicado aos pombos, sendo que os excrementos recolhidos eram usados como estrume na terra. O exterior é decorado com motivos geométricos e cada um é único na sua decoração e tamanho.
Os venezianos foram, provavelmente, os primeiros a construir pombeiros na ilha de Tinos. Na época não eram decorados, tendo evoluído na época dos otomanos. Hoje alguns ainda permanecem em funcionamento, e admirá-los de perto é algo a não perder quando visitar Tinos.
9. Visitar o Museu da Mármore de Tinos
A ilha de Tinos é uma das ilhas gregas com mais tradição de extracção e trabalho da mármore, sendo essa tradição detalhadamente exibida no Museu do Trabalho da Mármore (Museum of Marble Crafts), na aldeia de Pyrgos, com uma exposição permanente onde abundam as explicações sobre a constituição da mármore, as técnicas de extracção e trabalho da mármore, assim como muitos dos instrumentos usados ao longo dos tempos. Algo a não perder quando visitar Tinos.
Se vai visitar Tinos, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Tinos.
- VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Tinos.
- VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Timos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder.
- VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Tinos.