VISITAR SIFNOS – GRÉCIA – O que fazer na ilha da moda

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

Visitar Sifnos é conhecer uma ilha que fica fora do circuito turístico mais comum nas ilhas gregas. Mas Sifnos tem muitas atracções que justificam uma visita. Sifnos é uma ilha com belas praias resguardadas em baías, mas também com povoações tradicionais, uma aldeia que é uma antiga fortaleza veneziana, e património cultural e religioso, com belas igrejas, capelas e mosteiros. Nos meses de Verão, Julho e Agosto, Sifnos atrai bastantes visitantes, e muitos das altas classes e celebridades gregas, sendo que Apollonia, a capital de Sifnos, concentra a vida nocturna, mas fora de época a ilha adquire um ambiente e um ritmo particular, e se visitar Sifnos nesta altura terá a ilha só para si.


CONTEÚDOS DO ARTIGO

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR SIFNOS


Para poder desfrutar quando visitar Sifnos e as ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Sifnos.

Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.

GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR SIFNOS

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Sifnos, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Sifnos é uma ilha maravilhosa para quem procura praia e mar, mas também tem povoações típicas e tradição religiosa, com muitas capelas e igrejas, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Sifnos. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Sifnos de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE SIFNOS AQUI

GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Sifnos, de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS AQUI

Se vai viajar para outras ilhas gregas, estes são os guias que temos ao seu dispor

GUIA DE PAROS E ANTIPAROS - Grécia - Viajar entre Viagens
GUIA DE MILOS - Grécia - Viajar entre Viagens
GUIA DE IOS - Grécia - Viajar entre Viagens
GUIA DE NAXOS - Grécia - Viajar entre Viagens
GUIA DE MYKONOS E DELOS - Grécia - Viajar entre Viagens
GUIA DE TINOS - Grécia - Viajar entre Viagens
GUIA DE ANDROS - Grécia - Viajar entre Viagens
GUIA DE SANTORINI - Viajar entre Viagens

1. Como chegar a Sifnos

Sifnos é uma ilha grega no Mar Egeu (Mediterrâneo), que fica no sul das ilhas Cíclades, entre as ilhas de Milos e Paros. Sifnos só tem ligações de barco, por isso esta é a única forma de visitar Sifnos quando viajar nas ilhas gregas. Sifnos tem ligações de ferry com outras ilhas gregas, em particular Milos, e com o porto de Piraeus e Rafina (Atenas), na Grécia continental.

Reserve aqui o seu voo para Atenas.

Reserve aqui a sua viagem de ferry nas ilhas gregas para visitar Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

2. Como deslocar-se quando visitar Sifnos

A melhor forma de explorar quando visitar Sifnos, e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias, é alugar carro, pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Quando visitar Sifnos, deve alugar carro no porto de Kamares, onde o ferry atraca.

Pode reservar aqui o seu carro para visitar Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

3. Onde ficar quando visitar Sifnos

Quando visitar Sifnos, as principais opções de alojamento dividem-se entre as que se situam no porto de Kamares, na praia de Platis Gialos, a principal da ilha de Sifnos, ou ainda na espectacular aldeia de Kastro, dentro de uma antiga fortaleza veneziana.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

3.1. Onde dormir no porto de Kamares quando visitar Sifnos

Quando visitar Sifnos, pode experimentar no porto de Kamares

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

3.2. Onde dormir na praia de Platis Gialos quando visitar Sifnos

Quando visitar Sifnos, pode experimentar na praia de Platis Gialos

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

3.3. Onde dormir na povoação de Kastro quando visitar Sifnos

Quando visitar Sifnos, pode experimentar na povoação de Kastro

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

4. Seguro de viagem para visitar Sifnos e as ilhas gregas

A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Sifnos. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Sifnos. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar Sifnos e as ilhas gregas. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Sifnos.

Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR SIFNOS


O sul de Sifnos tem as melhores praias da ilha, nomeadamente Platis Gialos, Faros e Vathi, mas também capelas como Chrissopigi. No centro da ilha, as povoações de Apollonia e Artemonas, assim como a aldeia fortificada de Kastro, são algo a não perder quando visitar Sifnos. Para não perder nada quando visitar Sifnos, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Sifnos nas ilhas gregas.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

1. Visitar o porto de Kamares

O porto de Kamares é uma paragem obrigatória quando visitar Sifnos, pois é ali que atracam os ferries que ligam Sifnos a outras ilhas gregas e à Grécia continental. No entanto, Kamares é mais do que isso. Situada numa longa baía com vistas espectaculares, a pequena povoação tem várias opções de alojamento e de restauração, e serve como uma boa base para explorar o resto da ilha de Sifnos. Não perca os magníficos gelados.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

2. Percorrer as ruas de Apollonia quando visitar Sifnos

Apollonia é a capital da ilha de Sifnos e a sua maior povoação (ainda assim com menos de 1000 habitantes). É também uma das mais belas, com uma excelente localização e com um emaranhado de ruas e casa caiadas de branco. Apollonia tem várias belas igrejas e alguns museus interessantes. Na realidade, Apollonia faz parte de um conjunto de várias povoações coladas umas às outras, incluindo Artemona, Ano Petali e Kato Petali.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

3. Descobrir a povoação de Artemonas quando visitar Sifnos

Artemonas é uma das povoações contíguas a Apollonia, e é uma das mais belas da ilha de Sifnos. Quando visitar Sifnos, não deixe de percorrer as ruelas de Artemonas e deslumbrar-se com a arquitectura tradicional, mas também alguns elementos neoclássicos. Não perder a igreja Panagia Konchi.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

4. Encantar-se com Kastro quando visitar Sifnos

Kastro (que quer dizer castelo) é uma paragem obrigatória quando visitar Sifnos. No local onde se situava a antiga capital de Sifnos na Antiguidade, os venezianos construíram uma fortaleza em 1635, rodeando a que seria a capital da ilha até ao século XIX. Hoje, apesar da maior parte da fortaleza ter desaparecido, ainda é possível observar partes da muralha original.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

Mas Kastro reteve o seu charme, parecendo que o tempo parou ali. Kastro, sobranceira ao mar, parece estar, para sempre, atenta e pronta a defender-se de um ataque pirata. Um local inesquecível que não deve perder quando visitar Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

4.1. Fazer o trilho à volta de Kastro

Há um pequeno trilho marcado dentro de Kastro, passando por alguns locais importantes. Mas o ponto alto de uma visita a Kastro é mesmo perder-se nas ruelas da aldeia, passar por baixo das arcadas, admirar as casas caiadas de branco e as vistas fabulosas da costa e do mar. Imperdível quando visitar Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

4.2. Visitar a Igreja dos Sete Mártires em Kastro

Quando visitar Kastro, é obrigatório visitar a fabulosa Igreja dos Sete Mártires, espectacularmente localizada numa pequena ilha rochosa em frente a Kastro. Embora a igreja esteja normalmente fechada (só abre em dias festivos), o curto percurso a pé até esta igreja, provavelmente a mais fotografada da ilha de Sifnos, é uma das coisas a não perder quando visitar Kastro.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

4.3. Fazer o trilho de Kastro até Panagia Poulati

Outro trilho que não deve perder quando visitar Sifnos é aquele entre a aldeia de Kastro e a igreja de Panagia Poulati, uma belíssima igreja aninhada junto ao mar. A sua cúpula azul e o branco imaculado atraem os visitantes. O acesso é possível por uma estrada de terra batida, mas as empresas de aluguer de carro normalmente não permitem que carros ligeiros façam esse percurso. O melhor mesmo é fazer o belo percurso a pé desde Kastro.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

5. Explorar a costa sul entre Fassolou e Chrissopigi quando visitar Sifnos

A costa sudeste da ilha de Sifnos é recortada por várias pequenas baías, onde se abrigam povoações e praias de areia clara e mar azul-esverdeado. Explorar esta parte da costa, fazer caminhadas e desfrutar das suas praias, é algo que não deve perder quando visitar Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

5.1. Aproveitar as praias de Fassolou e de Faros

As praias de Fassolou e Faros são praias a não perder quando visitar Sifnos. São praias mais sossegadas, aninhadas nas suas respectivas pequenas baías. São fantásticas para relaxar e para nadar, pois o mar é muito tranquilo. Muito boas para crianças.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

5.2. Percorrer o trilho entre Faros e Chrissopigi

Quando visitar Sifnos, não pode deixar de fazer a caminhada entre a praia de Faros e Chrissopigi. São apenas 1,2 km, mas é um percurso de puro deleite, com vistas fabulosas da costa de Sifnos e das suas praias. A não perder quando visitar Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

5.3. Visitar o mosteiro de Chryssopigi quando visitar Sifnos

O Mosteiro de Chrissopigi é o mais famoso da ilha de Sifnos, devido à sua localização, numa pequena ilha rochosa separada de Sifnos por alguns metros, mas também devido à sua história. Na época dos ataques piratas, as freiras que viviam no mosteiro fugiam para evitar ser capturadas. Durante um ataque a Sifnos, uma freira ficou para trás e rezou a Panagia Chrissopigi para ajudá-la. A freira viu as suas preces respondidas, pois a rocha que unia o mosteiro à ilha de Sifnos se partiu em duas. atirando os piratas para o mar. Até hoje, o mosteiro permanece separado de Sifnos, apenas ligado por uma ponte de pedra.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda
VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

5.4. Fazer um passeio de barco quando visitar Sifnos

Uma forma privilegiada de conhecer a costa sul de Sifnos é de barco. Faça um passeio de barco em Sifnos, conheça alguns dos locais mais icónicos da costa sul e ouça as história desses locais pela boca daqueles que conhecem o mar e Sifnos melhor que ninguém. A não perder quando visitar Sifnos.

Marque aqui o seu cruzeiro de lancha particular para a costa sul da ilha de Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

6. Aproveitar a praia em Platis Gialos quando visitar Sifnos

Platis Gialos é a estância balnear mais conhecida da ilha de Sifnos, numa bela baía e com um longo areal. Cheia de opções de alojamento, restaurantes e bares, este é o local para ficar alojado quando visitar Sifnos, se prefere a praia e estar no meio da acção.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

7. Fazer praia em Vathi quando visitar Sifnos

Vathi tem aquela que é, provavelmente, a praia mais bonita da ilha de Sifnos, situada numa baía abrigada, rodeada de colinas, e com um longo areal. Fazer praia em Vathi é algo que não deve perder quando visitar Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

7.1. Experimentar comida tradicional de Sifnos em Vathi

Vathi tem um ambiente local, com um porto de pescadores, e é um óptimo local para experimentar comida tradicional de Sifnos, numa mesa em cima da areia e com os pés quase na água. Nós experimentámos cordeiro estufado no restaurante Okeanida e estava muito saboroso.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

7.2. Conhecer a igreja de Agios Taxiarchis em Vathi

No extremo norte da baía de Vathi, irá encontrar a bela e fotogénica igreja de Agios Taxiarchis, do século XVI, com duas belas cúpulas e um branco imaculado.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

8. Visitar a acrópole de Agios Andreas quando visitar Sifnos

O sítio arqueológico de Agios Andreas é um testemunho do passado mais longínquo da ilha de Sifnos e algo a não perder quando visitar Sifnos. Descoberta apenas no fim do século XIX e escavada por arqueólogos apenas nos anos 70, este local, situado num dos pontos mais altos da ilha, revelou as ruínas de uma povoação do período micénico grego (correspondente à última fase da Idade do Bronze na Grécia Antiga, aproximadamente entre 1600 a 1100 a.C), sendo que a acrópole se situa no ponto mais da colina. Há um pequeno museu no local. Agios Andreas recebeu um prémio de Património Cultural da União Europeia em 2012.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

9. Admirar as vistas da igreja de Santo André

Mesmo que os sítios arqueológicos não sejam a sua praia, vale a pena subir à colina de Agios Andreas, e subir até à igreja homónima, quando visitar Sifnos, pelas vistas fabulosas sobre quase toda a ilha de Sifnos.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

10. Comer um gelado na marina de Kamares

Quando estiver à espera do ferry que o levará à próxima ilha grega, ou de volta à Grécia continental, aproveite para se deliciar com um bom gelado, enquanto admira as vistas da baía.

VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda

Se vai visitar Sifnos, estes são os nossos artigos que não pode perder

  • GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Sifnos.
  • VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Para saber onde dormir e ficar em Santorini, veja este artigo. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir.
  • VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Timos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
  • VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Sifnos.
VISITAR SIFNOS - GRÉCIA - O que fazer na ilha da moda
VISITAR SIFNOS – GRÉCIA – O que fazer na ilha da moda

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartãoCamera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui..Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.