Visitar Delos é algo obrigatório numa viagem pelas ilhas gregas e, em particular pelas ilhas Cíclades. Este arquipélago deve, aliás, o seu nome à ilha de Delos, pois estas ilhas encontram-se em redor desta. Delos é uma ilha desabitada e sem vegetação ao largo de Mykonos, mas atrai mais de cem mil visitantes todos os anos. Porquê? Porque Delos é um dos maiores e mais importantes sítios arqueológicos da Grécia e do mundo, sendo que a ilha foi, durante mil anos, um dos locais de culto mais sagrados do Mediterrâneo. Visitar Delos é descobrir os testemunhos de um passado longínquo quando Delos era um epicentro religioso, mas também comercial, do Mar Egeu. Hoje, é uma das maiores atracções turísticas da Grécia.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
A mitologia e História da ilha de Delos
Apesar de Delos ter presença humana pelo menos desde o terceiro milénio antes de Cristo, e no século VII a.C. (período arcaico da Grécia Antiga) Delos era já um importante local de peregrinação religiosa no território da Liga Iónia, uma confederação de 12 cidades-estado gregas (maioritariamente em território hoje da Turquia), entre as quais Mileto e Éfeso. A lenda atribuía a Delos o local de nascimento do Deus Apolo, e era um local de um grande festival anual, para onde convergiam gregos iónios das costas europeia e asiática do mediterrâneo.
NOTA: O período iónio da Grécia Antiga teve como principal legado intelectual a primeira escola de filosofia (pré-socrática) do mundo ocidental, quando alguns filósofos como Tales, Anaximandro, Heráclito e Anaxágoras, reflectiram sobre a Natureza e a tentaram explicar sem fundamentação em deuses, com ideias como os elementos básicos que formariam a matéria e o conflito perenidade / impermanência.
Foi a cidade-estado de Atenas e o império romano que elevaram Delos ao estatuto de um dos lugares mais sagrados do Mediterrâneo, sendo também um importante centro comercial numa encruzilhada de rotas marítimas. Religião e comércio sempre andaram de mãos dadas e Delos não era excepção. Foram promulgadas leis que “purificaram” a ilha de Delos, reforçando o seu carácter sagrado, como exumação de cadáveres de toda a ilha (e transferência para outras) e a proibição de morrer (!) e nascer na ilha, impedindo que assim alguém pudesse reivindicar terreno na ilha por herança.
Durante mil anos, Delos foi uma ilha pujante, por vezes habitada, mas em alguns períodos apenas com templos e seus sacerdotes e funcionários, por onde passavam pessoas de diferentes civilizações, trocando produtos, ideias e comungando de um desejo de celebração e purificação. Rituais sagrados secretos, semelhantes aos mistérios de Elêusis, eram celebrados na ilha e, após a ocupação de Roma, Delos transformou-se num centro comercial livre de impostos, mas as guerras permanentes do império romano com civilizações em redor levou a que Delos fosse perdendo importância comercial, pela mudanças das rotas marítimas, e religiosa, com o fim das religiões antigas e o surgimento do Cristianismo. Delos terá sido abandonada definitivamente por volta do século VIII.
Hoje, as ruínas de Delos é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes da Europa, com vestígios de templos, residências privadas, ruas e cisternas, eleito Património Mundial da UNESCO em 1990, e é um dos locais mais visitados nas ilhas gregas.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR DELOS
Para poder desfrutar quando visitar Delos e as ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Delos.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR DELOS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Delos e Mykonos, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Delos é uma ilha fascinante, com um passado longínquo como um dos locais mais sagrados da Grécia Antiga. Mykonos é uma ilha maravilhosa para quem procura praia e mar, mas também tem povoações típicas e animação nocturna, assim como tradição religiosa. Vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Mykonos e Delos, um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Delos e Mykonos de forma independente.
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Delos, de forma independente.
Se vai viajar para outras ilhas gregas, estes são os guias que temos ao seu dispor
1. Como chegar a Delos
Delos só pode ser visitada de barco e o acesso mais natural é a partir da ilha de Mykonos. Pode visitar a ilha de Delos por conta própria, bastando comprar o bilhete de ida e volta a partir de Mykonos. Deve chegar ao porto de Mykonos cerca de meia hora antes da partida (ou mais se quiser evitar longas filas) para comprar antecipadamente os bilhetes ou, ainda melhor, comprar online. É imprescindível levar água abundante e proteger-se com protector solar e um chapéu, principalmente no Verão, já que não existem sombras em Delos.
Evite as longas filas e reserve aqui o seu bilhete para visitar a ilha de Delos.
NOTA: Teoricamente, só pode ficar na ilha no máximo três horas, mas na prática isso só é implementado na época alta quando a rotatividade é essencial, de forma a que os barcos não fiquem sobrelotados e o número de pessoas na ilha não exceda o recomendável. Na época baixa, pode ficar mais tempo e regressar num barco mais tarde.
2. Visitar Delos em excursão organizada
Mesmo para pessoas que gostam de fazer as coisas de forma independente, visitar Delos em excursão organizada tem várias vantagens, sendo que as explicações de um especialista acrescentam bastante à qualidade da visita e àquilo que trará consigo como recordação de visitar Delos.
Reserve aqui a sua excursão organizada à ilha de Delos com guia.
Outra opção é visitar Delos numa excursão organizada de barco que inclui conhecer as praias da outra ilha ao largo de Mykonos, a ilha de Rineia.
Marque aqui a sua excursão de barco às ilhas de Delos e Rineia, a partir de Mykonos.
3. Onde ficar quando visitar Delos
Faz parte do carácter ainda hoje sagrado da ilha de Delos que, de acordo com a lei, não é possível ficar ali alojado. Em Delos não existem assim opções de alojamento. Quando visitar Delos, terá de ficar alojado em Mykonos, onde as principais opções de alojamento se concentram em Mykonos Town, onde há literalmente centenas de opções.
Nós ficámos alojados no Eleanna’s, uma opção barata, num quarto simples mas confortável, e com uma excelente localização, mesmo no centro histórico de Mykonos Town, a poucos minutos a pé de Little Venice e dos moinhos.
Quando visitar Delos e Mykonos, pode também experimentar em Mykonos Town
- num segmento mais alto, o Semeli Hotel Mykonos;
- num segmento médio, as Bluetopia Suites;
- a La Maison Kalogera, num segmento mais acessível.
Quando visitar Delos e Mykonos, também pode ficar alojado perto das principais praias da ilha, Ornos, Psarou, Platis Gialos, Paradise Beach e Super Paradise Beach.
- na praia de Ornos, a Villa Del Sol Mykonos.
- na praia de Psarou, o Alissachni Mykonos;
- na praia de Platis Gialos, o Argo Hotel;
- em Paradise Beach, o Paradise View Hotel;
- em Super Paradise Beach, as Ionic Suites.
Consulte o nosso artigo sobre visitar Mykonos com mais opções de alojamento na ilha de Mykonos.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR DELOS
Delos é a ilha mais sagrada das Cíclades e onde se encontram as ruínas de um dos maiores complexos de templos da Grécia Antiga. Isso faz com que seja muito importante ter uma ideia do que não deve perder quando visitar Delos, antes de chegar lá, quer decida visitar em excursão, quer opte por o fazer de forma independente. Para não perder tempo ou, ainda mais importante, não deixar nada por ver quando visitar Delos, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que não perder quando visitar Delos nas ilhas gregas.
1. Explorar o museu arqueológico quando visitar Delos
Quando desembarcar na ilha, deve dedicar algum do seu tempo, antes ou depois de visitar Delos, ao Museu Arqueológico de Delos, que exibe muitas das peças encontradas no local (outras estão expostas no Museu Arqueológico de Atenas). Quando visitámos Delos, o museu arqueológico estava fechado para obras de restauro, mas para nós é imprescindível complementar a visita ao local com uma visita ao museu. A não perder quando visitar Delos.
2. Passear na Ágora dos Competaliastes quando visitar Delos
A Ágora dos Competaliastes é uma das grandes praças de comércio que existiam em Delos, com vestígios de templos oferecidos por mercadores e banqueiros, e de lojas que enchiam o local no seus tempos áureos, no período helenístico. A não perder quando visitar Delos.
3. Visitar a Casa de Cleópatra
Apesar de não ser a casa da rainha egípcia, a chamada Casa de Cleópatra (assim se chamava a dona da casa) é uma das maiores em Delos e exibe colunas e estátuas (réplicas) do casal dono da casa. A não perder quando visitar Delos.
4. Visitar a Casa de Dioniso
A Casa de Dioniso em Delos é assim designada por conter, além de algumas imponentes colunas, um dos melhores mosaicos de Delos, uma representação alada do deus Dioniso a montar um leão. A não perder quando visitar Delos.
5. Admirar as cisternas quando visitar Delos
Numa ilha como Delos, onde quase todos os produtos agrícolas eram importados e com muitos poucos pontos de acesso a água, as cisternas eram elementos fundamentais na recolha e armazenamento das águas pluviais. Hoje, ainda se pode observar vários exemplos destas estruturas tão importantes para a vida na ilha de Delos. A não perder quando visitar Delos.
6. Deslumbrar-se com o Teatro quando visitar Delos
Completamente construído em mármore, o antigo Teatro de Delos, do século II a.C., albergava cerca de 6.000 pessoas, que ali assistiam a peças de teatro e música. Apesar de bastante destruído, é ainda assim uma das estruturas mais impressionantes da ilha. A não perder quando visitar Delos.
7. Visitar a Casa do Tridente
A Casa do Tridente em Delos exibe um mosaico com a representação de um golfinho em torno de uma âncora vermelha e de tridentes num fundo branco. A não perder quando visitar Delos.
8. Visitar a Casa dos Golfinhos
A Casa dos Golfinhos em Delos tem um peristilo (pátio central rodeado de colunas) com um mosaico no chão de borda quadrada mas interior redondo, com representações de golfinhos nos quatro cantos. A não perder quando visitar Delos.
9. Visitar a Casa de Hermes
A Casa de Hermes em Delos é uma das mais impressionantes do complexo. Terá pertencido a um mercador italiano e tinha três andares, dos quais ainda exibe dois, ambos com colunas. Deve o seu nome ao facto de ali se ter encontrado uma estátua de Hermes barbudo, exposta no museu de Delos. A não perder quando visitar Delos.
10. Admirar o Templo de Ísis quando visitar Delos
Delos era local de veneração de deuses gregos e romanos, mas não só. Quando visitar Delos, pode admirar ruínas de templos a deuses estrangeiros, por exemplo egípcios, entre os quais o chamado Templo de Ísis, dedicado ao trio Ísis, Serapis e Anubis, e cuja estátua de Ísis (já não existente) terá sido trazida de Mênfis, no Egipto. A não perder quando visitar Delos.
11. Admirar o Templo de Hera quando visitar Delos
O Templo de Hera, deusa grega da maternidade e fidelidade, é um dos mais antigos em Delos, do século VI a.C. As paredes e altar em mármore estão bem preservados, assim como algumas colunas. A não perder quando visitar Delos.
12. Deslumbrar-se com a Casa das Máscaras quando visitar Delos
A Casa das Máscaras exibe alguns dos melhores mosaicos de Delos, em vários quartos em redor do pátio. Os quartos estavam fechados quando visitámos mas podiam ser observados de fora pelas aberturas das grades. Os mais impressionantes são o do tocador de flauta e dançarina, e uma representação do deus Dioniso a montar um leopardo. A não perder quando visitar Delos.
13. Subir ao Monte Cinto quando visitar Delos
Na mitologia grega, a deusa Leto deu à luz os deuses Apolo e Artemis na ilha de Delos. O Monte Cinto constitui o ponto mais alto da ilha, com cerca de 120 m de altitude, e terá sido o local da acrópole da cidade antiga. Pode aceder-se ao topo através de uma escadaria, tal como faziam os antigos peregrinos. No topo, para além de vistas fabulosas sobre o Mar Egeu e as ilhas de Mykonos, Naxos, Paros Siros e Reneia, pode admirar os vestígios de templos a Zeus e Atenas. A não perder quando visitar Delos.
14. Admirar o Santuário de Dioniso quando visitar Delos
O santuário de Dioniso tinha uma estátua do deus do vinho e do teatro ladeada por duas estátuas de actores. Hoje pode admirar, em dois pilares de cada lado do santuário, dois enormes falos (ou pelo menos a sua base…), símbolo do deus Dioniso. A não perder quando visitar Delos.
15. Admirar o Templo de Artémis quando visitar Delos
A zona mais sagrada de Delos terá sido aquela onde se encontravam os complexos de templos dedicados a Apolo e sua irmã, Artémis. O Templo de Artémis é do período helenístico e foi construído no local onde terá existido templos mais antigos. A não perder quando visitar Delos.
16. Percorrer o Terraço dos Leões quando visitar Delos
A Avenida dos Leões é, provavelmente, o monumento mais famoso de Delos e foi construído com as contribuições dos cidadãos de Naxos por volta de 600 a.C. Os leões originais seriam doze, mas hoje restam apenas cinco estátuas, na realidade réplicas, pois as originais estão no museu de Delos. A não perder quando visitar Delos.
17. Admirar o Santuário de Apolo quando visitar Delos
O Santuário de Apolo era, na realidade, um complexo de 3 enormes templos dedicados ao deus do Sol. O templo de Délios seria o maior deles, mandado construir pela liga de Delos, federação de cidades-estado gregas no século V a.C., mas cujo projecto nunca foi concluído. Hoje só restam as fundações e pedaços de colunas espalhados pela zona. Num pátio ao lado, erguer-se-ia o “Colosso de Naxos”, uma enorme estátua (cerca de 9 m de altura) feita de mármore da ilha de Naxos. A estátua não sobreviveu aos séculos que se passaram, desaparecendo em grande parte, sendo que um pé está no British Museum e uma mão no museu de Delos. No local, pode admirar-se a base onde a estátua estaria erguida, sobrepondo-se a todos os outros edifícios. A não perder quando visitar Delos.
18. Admirar a Koinon dos Poseidoniastes de Berytos quando visitar Delos
Em Delos pode admirar a Koinon dos Poseidoniastes de Berytos, a contribuição de mercadores e armadores da cidade de Berytos, actual Beirute, no Líbano, que construíram templos em honra de Poseidon, Afrodite e Asclépio. Foi ali que se encontrou uma estátua fenomenal do trio Afrodite / Pan / Eros, com Pan a tentar seduzir Afrodite e Eroa a repeli-lo (assim como Afrodite que o ameça com uma sandália), exposta no Museu Arqueológico Nacional em Atenas. A não perder quando visitar Delos.
19. Admirar a Casa do Lago quando visitar Delos
De planta irregular, a Casa do Lago em Delos estava próxima de um lago sagrado e exibe um impluvium (recinto onde eram capturadas as águas da chuva) com um chão em mosaico com motivos geométricos e algumas colunas. A não perder quando visitar Delos.
Se vai visitar Delos, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Delos e Mykonos.
- VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Imprescindível para combinar com visitar Delos.
- VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer.
- VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Timos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.
- VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Delos e Mykonos.