Visitar Antiparos é uma excelente opção quando se está a viajar nas ilhas gregas e, em particular se está a visitar Paros, a ilha maior. Pode visitar Antiparos num só dia a partir de Paros, mas vale a pena dormir nem que seja uma noite em Antiparos, para conhecer melhor e com mais calma as suas atracções, assim como desfrutar do seu ambiente calmo e descontraído. Com uma povoação típica, Antiparos, como capital, belas praias, ruínas antigas e uma das maiores grutas da Grécia, Antiparos atrai visitantes da sua ilha vizinha, mas são cada vez mais aqueles que vêm de mais longe e escolhem Antiparos para passar uns dias (diz-se até algumas celebridades de Hollywood, por exemplo Tom Hanks).
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR ANTIPAROS
Para poder desfrutar da sua viagem à ilha de Antiparos e às ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Antiparos.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR ANTIPAROS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Antiparos, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Antiparos é uma ilha maravilhosa para quem procura praia e mar, mas também aldeias tradicionais e natureza, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Antiparos. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Antiparos de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE ANTIPAROS AQUI
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Antiparos de forma independente.
Se vai viajar para outras ilhas gregas, para além de visitar Antiparos, estes são os guias que temos ao seu dispor
1. Como chegar a Antiparos
Antiparos é uma pequena ilha grega no Mar Egeu (Mediterrâneo), que fica a menos de 2 km da ilha de Paros. Antiparos só tem ligações de barco com Paros, ligando a vila de Antiparos com o porto de Pounda, em Paros. Esta é a única forma de visitar Antiparos quando viajar nas ilhas gregas. Os ferries são frequentes, e a viagem demora pouco mais de 5 minutos.
Reserve aqui o seu voo para Atenas ou Paros.
Reserve aqui as suas viagens de ferry nas ilhas gregas.
2. Como deslocar-se quando visitar Antiparos
A melhor forma de explorar a ilha de Antiparos e poder aproveitar melhor o seu tempo é alugar carro. Antiparos é uma ilha pequena, mas ainda assim o carro é a melhor opção pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Pode alugar carro em Paros e ir com o carro no ferry para Antiparos, ou então pode alugar carro na vila de Antiparos.
Reserve aqui o seu carro para visitar Antiparos.
3. Onde dormir quando visitar Antiparos
Quando visitar Antiparos, deve ficar pelo menos uma ou duas noites na ilha. As principais opções de alojamento dividem-se entre as que se situam no porto de Antiparos, na povoação de Agios Georgios e nas praias de Psariliki e Soros.
3.1. Onde dormir no porto de Antiparos
Quando visitar Antiparos, pode ficar alojado na vila de Antiparos e praias em redor.
- Na vila de Antiparos, experimente a Kouros Village, o Artemis Hotel, ou o Nicolas Antiparos;
- Na praia de Sifneikos, experimente o Sunset Studios & Rooms;
- Na praia de Psaraliki, experimente os Eleftheria Studios ou os Eleni’s Rooms.
3.2. Outras opções para onde dormir quando visitar Antiparos
- Na praia de Soros, experimente o Ergina Summer Resort ou o Soros Beach;
- Em Agios Georgios, experimente a Island White ou o Kameo.
4. Seguro de viagem para visitar Antiparos e as ilhas gregas
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Antiparos. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Antiparos. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar as ilhas gregas e Antiparos. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Antiparos.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR ANTIPAROS
Na época alta, Antiparos é bastante popular para visitas de um dia a partir de Paros, mas também são muitos a ficar na ilha. Nós fizemos uma visita a Antiparos de um dia a partir de Paros, mas aconselhámos que se deve dormir pelo menos uma ou duas noites em Antiparos, e assim desfrutar melhor da vila de Antiparos, das praias da ilhas, das ruínas da pequena ilha vizinha de Despotiko e da Gruta de Antiparos. Para não perder nada quando visitar Antiparos, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Antiparos nas ilhas gregas.
1. Visitar a vila de Antiparos
O porto de Antiparos é paragem obrigatória quando visitar Antiparos, uma vez que é ali que atracam os ferries que vêm de Paros. No entanto a vila de Antiparos merece uma visita mais prolongada, pois é a maior da ilha e aquela que tem mais opções de restauração e alojamento. A marginal junto da marina e o centro histórico são boas zonas para passeios.
1.1. Admirar a igreja Agia Marina em Antiparos
No porto de Antiparos, logo à chegada dos ferries, encontra-se a pequena mas bela igreja de Agia Marina, com uma cúpula azul. As festividades nesta igreja decorrem em meados de Julho.
1.2. Visitar o kastro de Antiparos
A vila de Antiparos cresceu em volta do castelo (kastro) veneziano do século XV (1440), na verdade um povoado fortificado, com uma torre e rodeado de casas contíguas, cujas paredes exteriores funcionavam como muralha defensiva.
O que resta hoje do kastro é a base da torre, mas a parte mais antiga de Antiparos ainda se concentra à sua volta, com as pequenas casas a conservar alguns traços da arquitectura original. Explorar o kastro da vila de Antiparos é obrigatório quando visitar Antiparos.
1.3. Fazer compras no comércio local em Antiparos
O centro da vila de Antiparos é um emaranhado de pequenas ruas ao longo das quais de se concentram lojinhas onde se vende artesanato e roupas, mas também mercearias, gelatarias e restaurantes. Quando visitar Antiparos, aproveite para fazer algumas compras no comércio local.
2. Aproveitar as praias quando visitar Antiparos
Quando visitar Antiparos, claro, deverá desfrutar das suas belas praias.
- No norte de Antiparos, deve experimentar as praias de Kaloudia, Theologos e Sifneikos. Em Kaloudia, há uma língua de areia muito bonita. As três podem ser feitas num trilho circular (6 km) a partir da vila de Antiparos, a não perder quando visitar Antiparos.
- Um pouco a sul da vila de Antiparos, a praia de Psaraliki é a praia mais popular da ilha, com infraestruturas, um longo areal e árvores que dão alguma sombra. É ideal se visitar Antiparos em família.
- Perto do extremo da costa leste de Antiparos, a praia de Soros tem um longo areal e árvores e uma parte da praia está explorada com espreguiçadeiras e para-sóis.
- Na costa oeste de Antiparos, não deve perder a praia de Livadia quando visitar Antiparos. Apesar de ter um acesso em terra batida, e ser sujeita a ventos, Livadia é uma praia não explorada muito bonita, com um mar de cor azul intensa. Ideal para descansar e ter a praia (quase) só para si.
- A praia de Agios Georgios situa-se na costa sudoeste de Antiparos, mesmo em frente à ilha de Despotiko, e é daí que saem os barcos para visitar as ruínas de Despotiko, algo a não perder quando visitar Antiparos. Há alguns restaurantes junto à praia com bom marisco.
3. Conhecer as ruínas de Despotiko quando visitar Antiparos
O estreito que separa Antiparos da ilha de Despotiko tem uma profundidade mínima de apenas 1 m e algumas inscrições indicam que nos tempos da Grécia Antiga as duas ilhas estariam ligadas por um istmo. Hoje, Despotiko é uma pequena ilha desabitada, a menos de 1 km da costa sudoeste de Antiparos, mas é algo a não perder quando visitar Antiparos. Porquê? Escavações recentes revelaram um complexo de 18 edifícios e um templo do século VI a.C., que se pensa terá sido em honra de Apolo, e que terá sido usado durante séculos.
Despotiko exibe assim o maior templo das Cíclades a seguir a Delos, e terá tido ligações à Grécia continental e ao Norte de África. É possível visitar estas ruínas apanhando um barco na praia de Agios Georgios, de onde as ruínas são visíveis, do outro lado do estreito.
4. Conhecer a Gruta de Antiparos quando visitar Antiparos
No centro da ilha de Antiparos, nas montanhas de Ayios Ioannis, encontra-se a Gruta de Antiparos, a maior da ilha e a única gruta vertical da Grécia que não tem água no seu interior. O acesso ao seu interior é feito por 400 degraus que descem por três níveis até uma profundidade de cerca de 100 m. Entre a entrada da gruta e o início da dos degraus encontra-se aquela que é considerada a mais antiga estalagmite da Europa, com cerca de 45 milhões de anos.
As lendas dizem que o ciclope Polifemo, filho de Poseidon, terá vivido nesta gruta, e que terá sido esconderijo dos conspiradores contra a vida de Alexandre, o Grande. Na realidade, sabe-se que a gruta terá servido de abrigo para os habitantes locais desde o Neolítico e que, a partir do século XVII, foi visitada por curiosos ocidentais (e até pelo rei Otto da Grécia em 1840) que cortaram algumas estalactites e deixaram inúmeras gravações que ainda hoje se podem observar dentro da gruta. Um lugar a não perder quando visitar Antiparos.
Se vai visitar Antiparos, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Antiparos.
- VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Pode ver também aqui onde dormir em Santorini. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir.
- VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Timos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Antiparos.
- VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Antiparos.