Visitar Andros é conhecer a ilha das Cíclades mais a norte, e uma das mais próximas da Grécia continental. Esta proximidade não impede que Andros seja uma ilha tradicional, com belas aldeias típicas e uma capital, Andros (ou Chora), que exibe uma península encimada por um casario branco, ligada às ruínas de um castelo veneziano. As praias de Andros, as mais populares mas também as mais sossegadas, atraem os veraneantes em busca de sol, areia e águas cristalinas, mas os que procuram também algum sossego podem deliciar-se com a tradição religiosa e monástica de Andros, com mosteiros com mais de mil anos de idade. Visitar Andros será assim uma bela e agradável surpresa para quem viaja nas ilhas gregas e quer sair do circuito turístico mais habitual.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR ANDROS
Para poder desfrutar quando visitar Andros e as ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Andros.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR ANDROS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Andros, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Andros é uma ilha maravilhosa para quem procura praia e mar, mas também tem povoações típicas e tradição religiosa, com vários mosteiros interessantes e imponentes, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Andros. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Andros de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE ANDROS AQUI
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Andros, de forma independente.
Se vai viajar para outras ilhas gregas, estes são os guias que temos ao seu dispor
1. Como chegar a Andros
Andros é uma ilha grega no Mar Egeu, no norte das ilhas Cíclades, entre as ilhas de Evia (a segunda maior ilha grega, a seguir a Creta) e Tinos. Andros só tem ligações de barco, por isso esta é a única forma de visitar Andros quando viajar nas ilhas gregas. Andros tem ligações de ferry com outras ilhas gregas, em particular Tinos e Mykonos, e com o porto de Piraeus (Atenas) e Rafina, na Grécia continental.
Reserve aqui o seu voo para Atenas.
Reserve aqui a sua viagem de ferry nas ilhas gregas para visitar Andros.
2. Visitar Andros numa excursão organizada
Se tiver mesmo pouco tempo quando viajar nas ilhas gregas, pode optar por visitar Andros numa excursão organizada de um dia inteiro a partir de Atenas.
Reserve aqui a sua excursão organizada para visitar Andros a partir de Atenas.
3. Como deslocar-se quando visitar Andros
A melhor forma de explorar quando visitar Andros de forma independente, e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias, é alugar carro, pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Quando visitar Andros, deve alugar carro no porto de Gavrio, onde o ferry atraca.
Pode reservar aqui o seu carro para visitar Andros.
4. Onde ficar quando visitar Andros
Quando visitar Andros, as principais opções de alojamento dividem-se entre as duas costas da ilha, ocidental e oriental. Nós ficámos alojados no Ostria Hotel & Apartments, uma excelente opção à saída da povoação de Gavrio, na costa ocidental da ilha de Andros. Bem localizada e de preço razoável, esta é uma boa opção para quando visitar Andros. Ficámos num apartamento com uma pequena cozinha e varanda. O hotel tinha piscina, mas nós não usámos pois, quando visitámos Andros, o tempo já estava um pouco fresco.
4.1. Onde dormir em Batsi ou Gavrio quando visitar Andros
Na costa ocidental, as duas principais localidades são Gavrio, onde os barcos atracam, e Batsi, a principal estância balnear da ilha de Andros e de onde saem excursões organizadas para o resto da ilha.
- Quando visitar Andros, pode experimentar em Batsi, num segmento mais alto, a Blue Bay Resort Village, num segmento médio, os Blue Era Apartments, ou, num segmento mais acessível, o Blue Dolphin.
- Quando visitar Andros, pode experimentar também em Gavrio, num segmento mais alto, o Andros Holiday Hotel, num segmento médio, o Portogavrio Apartment, ou, num segmento mais acessível, os Pharos Apartments.
4.2. Onde dormir em Chora ou Órmos quando visitar Andros
Na costa oriental, as duas principais localidades Andros (ou Chora), a capital e cidade histórica, e Órmos, na maior baía da ilha de Andros e perto de belas praias.
- Quando visitar Andros, pode experimentar em Chora, num segmento mais alto, o Micra Anglia Boutique Hotel & Spa, num segmento médio, as Edem Suites, ou, num segmento mais acessível, os Maltabe Studios.
- Quando visitar Andros, pode experimentar também em Órmos, num segmento mais alto, o Nicolas, num segmento médio, os Spertos Apartments, ou, num segmento mais acessível, a House in the grass land.
5. Seguro de viagem para visitar Andros e as ilhas gregas
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Andros. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Andros.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR ANDROS
As zonas mais populares da ilha de Andros distribuem-se pela costa ocidental, em torno das povoações de Gavrio, onde os ferries atracam, e Batsi, a estância balnear mais famosa da ilha, mas também na costa oriental, onde se encontram a cidade de Andros (ou Chora), a capital e cidade historicamente mais importante, e Órmos, numa grande baía rodeada de belas praias. No interior da ilha de Andros pode conhecer belas e características aldeias, como Stenies e Aidonia, assim como mosteiros perdidos no meio das montanhas, como o mosteiro de Panachrantou, tudo motivos a não perder quando visitar Andros. Para não perder nada quando visitar Andros, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Andros nas ilhas gregas.
Se tiver pouco tempo ou preferir explorar Andros em excursão organizada, pode optar por uma excursão de um dia para visitar Andros.
Reserve aqui a sua excursão de um dia para visitar Andros a partir de Batsi.
1. Conhecer o porto de Gavrio quando visitar Andros
Quando visitar Andros, é inevitável que passe pelo porto de Gavrio, onde atracam os ferries que ligam a ilha de Andros com outras ilhas gregas. Mas Gavrio tem os seus próprios trunfos, sendo uma pacata vila com um conjunto de restaurantes e cafés à beira-mar cujo ritmo é ditado pelo movimento de barcos que chegam e partem, e onde se pode observar a vida quotidiana de pescadores. A não perder quando visitar Andros.
2. Passear no centro histórico de Chora quando visitar Andros
A cidade principal da ilha de Andros fica no lado oposto do porto de Gavrio. A sua parte mais antiga, o centro histórico de Andros é uma zona que corresponde à antiga cidade, chamada “kato kastro”, e passear ali é algo que não deve perder quando visitar Andros.
Construída numa pequena península, tem-se vistas para ambos os lados da costa e para o castelo veneziano, mesmo em frente. De frente para o castelo encontra-se uma estátua dedicada ao marinheiro desconhecido.
3. Admirar o castelo veneziano de Chora
Andros passou a ser governada no início do século XIII d.C. pelos venezianos, até 1566. Andros foi dada a Marco Dandalo, sobrinho do doge de Veneza, e este construiu um castelo num promontório rochoso em frente à costa, rodeado por uma muralha, para defender a ilha de piratas e turcos. Mais tarde, o castelo foi ligado a terra por uma ponte, cuja base e arco ainda existe. A não perder quando visitar Andros.
4. Admirar o Farol Tourlitis em Chora
Mais à frente do castelo veneziano de Andros, encontra-se o farol Tourlitis, de 1897, o único farol da Europa construído em cima de um rochedo. Em 1943, foi destruído por bombardeamentos alemães mas foi reconstruído em 1996. Hoje é uma das imagens de marca e algo a não perder quando visitar Andros.
5. Visitar as melhores praias de Andros
Uma das atracções da ilha de Andros são as suas praias, muito longe do bulício das praias de outras ilhas gregas, mas muito próximas em termos de beleza e carácter. Explorar as praias é algo que não deve perder quando visitar Andros.
Na costa ocidental da ilha de Andros, há uma série de praias que merecem uma passagem quando visitar Andros.
- A poucos quilómetros de Gavrio, a praia de Agios Petris é indicada para crianças e tem um bom areal e águas tranquilas.
- A praia de Chrissi Ammos, acessível na estrada que liga Gravio a Batsi, tem um longo areal de areia dourada (o seu nome quer dizer isso mesmo), infraestruturas e desportos aquáticos.
- As praias de Kipri e Agios Kyprianos são duas belas e tranquilas praias, situadas antes de Batsi.
- Mesmo antes de chegar a Batsi, a praia de Kolona é uma praia tranquila com águas cristalinas
- A praia de Batsi é uma das mais populares da ilha de Andros, com uma envolvência muito bonita, localizada na baía, com infraestruturas e com restaurantes perto. É ideal para famílias e a não perder quando visitar Andros.
Na costa oriental da ilha de Andros, as praias são, em regra, mais concorridas do que as da costa ocidental, mas algumas também são tranquilas. A não perder quando visitar Andros.
- Perto da cidade de Andros, as praias de Gialia e Piso Gialia são praias populares, de terreno pedregoso, mas com águas cristalinas. Na época alta são bastante concorridas.
- Mesmo na capital, de um e outro lado da península do kastro de Andros, encontra-se a praia de Paraporti, de acesso um pouco difícil, mas com boas vistas ao longo de um rio, e a praia de Neimporio, uma das mais populares da ilha de Andros, com belas vistas para a cidade velha.
- A sul da capital, a bela baía de Ormos Korthiou tem várias praias, entre elas a bela praia de Milos, e, um pouco a norte, encontra-se aquela que é, provavelmente, a praia mais bonita (e fotografada) da ilha de Andros, a praia de Tis Grias to Pidima. Não tem muito areal e não tem infraestruturas, mas a formação rochosa junto a ela e as águas cristalinas dão-lhe um charme e carisma especiais. O seu nome quer dizer “Salto da mulher velha” e a lenda conta que uma mulher idosa se atirou ali para a morte nas águasde forma a escapar aos invasores turcos. A não perder quando visitar Andros.
6. Almoçar na baía de Órmos
A cidade de Órmos tem vários restaurantes à beira-mar especializados em comida tradicional grega, algo a não perder quando visitar Andros. Nós experimentámos o restaurante Lithodomi, onde saboreámos uns panados bem apetitosos.
7. Admirar a Torre de Agios Petros quando visitar Andros
A estrada que liga Gavrio à povoação de Agios Petros dá acesso (terá de caminhar o último troço em terra batida) à construção mais antiga da ilha de Andros, a Torre de Agios Petros. Bem preservada (mas, claro, em ruínas), a torre tem cerca de 20 m de altura, com uma vista espectacular sobre a baía de Gavrio.
Terá sido construída no período helenístico da Grécia Antiga (séculos IV-III a.C.) e a sua função terá sido defensiva, guardando o interior da ilha e avisando da aproximação de invasores ou piratas. Hoje é uma bela visão, digna de uma série do tipo de “Guerra dos Tronos”. A não perder quando visitar Andros.
8. Relaxar em Batsi quando visitar Andros
Batsi é a principal estância balnear da ilha de Andros, sendo uma vila muito fotogénica aninhada numa baía de águas cristalinas, a poucos quilómetros de Gavrio. Descanse num café à beira-mar, coma um gelado ou um crepe e assista a um dos pores-do-sol mais bonitos de Andros. A não perder quando visitar Andros.
9. Explorar as ruínas de Palaiopolis quando visitar Andros
Nós não tivemos tempo de visitar as ruínas de Palaiopolis, a antiga capital de Andros e cidade próspera no período arcaico da Grécia Antiga, localizada na costa ocidental da ilha de Andros, mas se tiver tempo é algo a não perder quando visitar Andros. No local existe também um pequeno museu arqueológico.
10. Conhecer as aldeias de Andros
A ilha de Andros tem algumas belas aldeias de arquitectura tradicional e algo que não deve perder quando visitar Andros. Estas concentram-se na região em redor da cidade de Andros (ou Chora).
- A norte de Andros, Stenies fica a poucos quilómetros, bem no alto de uma encosta, com ruas e casas características. Apesar da proximidade da capital, Stenies é uma aldeia sossegada. Nas proximidades, encontram-se as praias de Piso Gyalia e Gyalia, assim como alguns restaurantes à beira-mar. A não perder quando visitar Andros.
- A aldeia de Mesaria fica no caminho para a cidade de Andros para quem vem da costa ocidental. Mesaria é a principal povoação agrícola da ilha de Andros e fornece a capital de produtos. Para além disso, tem alguns pontos de interesse como a igreja bizantina de Taxiarchis.
- A poucos quilómetros da cidade de Andros, a aldeia de Livadia exibe algumas casas tradicionais e está rodeada de uma ambiente rural muito verde e relaxante.
- A aldeia de Syneti fica junto ao mar, na costa oriental da ilha de Andros, com um bonito casario e duas belas praias nas proximidades, sendo de destacar a praia de Syneti, com águas cristalinas numa reentrância apertada.
- A aldeia de Kochylou (ou Kochilos) fica no caminho entre Andros e Ormos, num alto com belas vistas panorâmicas. Merece uma paragem quando visitar Andros.
- Mais à frente, em direcção a Ormos, a aldeia de Episkopio é outra das aldeias tradicionais da ilha de Andros, a uma altitude de 320 m e com uma população inferior a 30 pessoas.
- Aidonia é uma aldeia sobranceira à baía de Korthi (Ormos Korthion), com infraestruturas turísticas mas permanecendo uma aldeia pitoresca e tradicional. A não perder quando visitar Andros.
11. Deslumbrar-se com o Mosteiro de Panachrantou quando visitar Andros
O Mosteiro de Panachrantou é o mosteiro bizantino mais bonito e impressionante da ilha e algo a não perder quando visitar Andros. Espectacularmente localizado nas encostas do Monte Gerakones, tem vistas fabulosas sobre o vale e a cidade de Andros. A não perder quando visitar Andros.
Com mais mil anos de idade, o mosteiro foi fundado pelo imperador bizantino Nicéforo II Focas no final do século X d.C. (963-969), após uma vitória contra os Árabes na ilha de Creta, e contém várias relíquias veneradas até hoje. Pode ser visitado todos os dias e até é possível ficar lá alguns dias. É um prazer percorrer os pátios e corredores do mosteiro e imaginar como terá sido aquele local há mil anos.
Se quiser, quando visitar Andros, pode também optar por uma excursão organizada para conhecer outros mosteiros de Andros, e visitar os mosteiros de Aghia Marina, Aghia Irene, Aghios Nikolaos e a capital de Andros, Chora.
Reserve aqui a sua excursão organizada pelos mosteiros da ilha de Andros a partir de Batsi.
Se vai visitar Andros, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Andros.
- VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Timos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Andros.
- VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer.