Uma visita ao oráculo de Delfos (ou Delphos) entre Atenas e Meteora | Grécia
Colocado em
A nossa primeira paragem por terras gregas foi o que, há mais de 2000 anos atrás, era um solo sagrado venerado pelos habitantes das diferentes cidades-estado gregas. Segundo a lenda, Zeus lançou duas águias de cantos opostos da Terra e ambas se cruzaram nos céus por cima de Delfos, indicando que era ali o centro do mundo. Suposta residência ancestral do Deus Apollo, Delfos começou a ganhar fama já por volta do séc. VIII a.C. pois era aí que os adoradores de Apollo podiam ouvir as suas palavras, ditas pela boca de uma sacerdotisa (pitia ou pitonisa).
Até Hercules, depois de ter morto a sua mulher e filhos, sob o feitiço de uma deusa ciumenta, veio a Delfos saber como se poderia redimir dos seus pecados. A pitia disse-lhe que ele teria de servir o seu irmão durante 12 anos. Ora este encarava Hércules com desconfiança, vendo nele um rival com pretensões politicas, logo planeou a sua morte encarregando-o das missões mais arriscadas e das quais era quase impossível sair com vida.
Foram esses os famosos 12 trabalhos de Hércules, todos eles cumpridos com sucesso pelo homem que tinha uma força de vontade de um Deus. Contudo, a história de Delfos não se baseia só em personagens míticos mas também, e principalmente, na veneração de todos os estratos sociais da época, desde os cidadãos anónimos até a réis e imperadores, como Alexandre, o Grande, que fez uma visita para saber como lhe iria correr a sua aventura por terras longínquas. Os visitantes tinham de se banhar antes de consultar a oráculo que, sob o efeito de um transe supostamente induzido por vapores vindos do subterrâneo, respondia as perguntas feitas pelos crentes.
A era de ouro de Delfos foi entre os séculos VI e II a.C., quando a sua importância politica e religiosa atingiu o seu auge e o santuário era composto por um complexo de templos (mandados construir pelas cidades como meio de veneração), um teatro com 5000 lugares sentados e um estádio com 7000 lugares e 200 m de comprimento (actualmente o mais bem preservado da Grécia), onde se realizavam os jogos piticos, um conjunto de eventos de carácter desportivo e recreativo que, de oito em oito anos, comemoravam a vitoria de Apollo sobre a serpente Piton.
Quando os romanos chegaram, em 191 a.C., o complexo de templos começou a entrar em declínio, e o seu estatuto começou a oscilar ao sabor dos caprichos do imperador romano até que, em 393, o oráculo foi abolido pelo imperador Teodósio, que cristianizou o império bizantino. Hoje são só ruínas de um passado glorioso, mas quando se visita este local ainda se consegue sentir qualquer coisa especial, algo a que não será alheio a espectacularidade da paisagem envolvente, um vale com vertentes escarpadas que corre em direcção ao golfo de Corinto, o qual se pode ver ao longe.
Se está a pensar visitar a Grécia não perca estes nossos artigos aqui no blogue
VISITAR ATENAS – Um artigo cheio de dicas sobre os lugares obrigatórios a visitar em Atenas.
VISITAR METEORA – Um artigo sobre um dos lugares mais mágicos do mundo, com dicas para visitar os mosteiros e os trilhos de Meteora. Um destino excelente para combinar com Atenas.
ROTEIRO DE VIAGEM NA GRÉCIA – O roteiro da nossa viagem de sete dias na Grécia em que visitámos Atenas, Napflio, Meteora e Delfos.
ACRÓPOLE DE ATENAS – Um artigo para o ajudar a visitar a Acrópole de Atenas e tudo o que pode explorar dentro desta pequena cidade, dentro da cidade de Atenas.
VISITAR NAPFLIO – Um artigo sobre uma das vilas pesqueiras mais tradicionais da Grécia, na península do Penopoleso.
ALFABETO GREGO E A FÍSICA – Quer saber tudo sobre a utilização do alfabeto grego na Física? Então este artigo é para si.
VISITAR DELFOS– Todas as dicas que precisa para visitar Delfos, na Grécia Continental.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Bem… minha amiga tens aqui fotos de morrer de inveja….
Lindo o slideshow…
Simplesmente fantástico.
Rui, tens a certeza que não és da área da História?! Muito bom! Beijinhos aos dois, divirtam-se e claro que vou acompanhar a viagem!
Anabela Peixoto