Visitar o Templo de Zeus Olímpico em Atenas | Grécia

Visitar o Templo de Zeus do Olímpico em Atenas | Grécia

Levantar bem cedo pela manhã tem as suas compensações… uma luz fabulosa para fotografar e os principais locais turísticos praticamente vazios! A grande desvantagem é que… custa muuuito!

Visitar o Templo de Zeus do Olímpico em Atenas | Grécia

Visitar o Templo de Zeus do Olímpico em Atenas | Grécia

O maior templo grego, excedendo o próprio Partenon, é o Templo do Zeus Olímpico, localizado a sudeste da Acrópole. Com o Templo de Zeus só para nós, pude-me deliciar a tirar fotografias, e ele bem o merece.

Visitar o Templo de Zeus do Olímpico em Atenas | Grécia

Para impressionar o povo grego, Peisistratos iniciou a sua construção no século VI a.C, mas este só viria a ser concluído 650 anos depois. Foi Adriano (um imperador romano com uma auto-estima exacerbada) que o terminou, talvez dai a sua grandiosidade! Adriano tinha uma grande admiração pela cultura grega e especialmente por Atenas. Pelas cidades onde passava erigia grandes monumentos que tentavam marcar um aliança entre Roma e as cidades onde eram construídas. Como tal, criou o chamado Olympeion, o templo dedicado a Zeus. Para fazer jus a sua enorme fama de “bom imperador” (num rol de cinco – há que lhe chame “um Nero bem sucedido”) mandou erigir no centro do Templo de Zeus uma estátua colossal em ouro e marfim de Zeus, bem ao lado duma estátua sua!
Visitar o Templo de Zeus do Olímpico em Atenas | Grécia

O Templo de Zeus apresentava 104 colunas corintias, das quais restam apenas 15, com 17 metros de altura cada e com capitéis corintios no topo. Estima-se que o Templo de Zeus medisse 96 m de comprimento por 40 m de largura.

Adriano não poderia ter ficado apenas pela construção de um templo. Ele queria mais. Criou um bairro ao estilo romano do urbanismo. A sua ideia era igualar Teseu, o mítico rei grego. Na entrada desta “cidade romana”, no Arco de Adriano (ainda existente) pode-se ler “Esta e a cidade de Adriano e não a de Teseu“!

ONDE DORMIR QUANDO VISITAR ATENAS

Há imensas opções de alojamento na cidade de Atenas mas alguns, quer pela beleza, glamour ou localização merecem da nossa parte uma sugestão. Se procura os melhores alojamentos quando visitar Atenas, são estes:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.