VISITAR SANTORINI – Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Visitar Santorini é algo obrigatório quando viajar no Mediterrâneo e nas ilhas gregas. Santorini é uma das ilhas mais na moda no panorama turístico mundial e isso não é por acaso. Detentora por natureza de uma beleza invulgar, fruto de uma paisagem vulcânica assombrosa, o que no passado foi um grande vulcão, é hoje uma das ilhas mais bonitas do mundo. Na realidade, Santorini é um pequeno arquipélago constituído por duas ilhas maiores, em torno da caldeira vulcânica, hoje uma grande baía, Santorini (ou Thira), a principal ilha, em forma de meia lua, e Terásia (Therasia ou Thirasia), enquanto que no centro da baía se encontram pequenas ilhas desabitadas como Nova Caméni (Nea Kameni), Velha Caméni (Palea Kameni) e Aspronisi. Do lado da ilha oposto à caldeira ficam as praias de Santorini, praias de areia vulcânica com formações rochosas coloridas e mar de cores azul e esverdeada, como Kamari, Perissa e Perivolos.

Mas a beleza natural de Santorini não é tudo. Culturalmente, em Santorini, o tradicional anda de mãos dadas com a modernidade. As ruelas estreitas e casas caiadas de branco das localidades típicas da costa (como Fira, Imerovigli ou Oía) ou do interior (como Pyrgos ou Megalochori), partilham o espaço com hotéis de luxo de classe mundial. O quotidiano dos habitantes locais comunga do ritmo dos turistas e, ao contrário de quase todas as outras ilhas gregas, Santorini não é um destino sazonal, sendo uma atracção o ano todo. Santorini é também destino para todas as carteiras, onde a classe média se cruza com as celebridades e as mochilas passam ao lado do último grito da moda. Santorini é um dos lugares da Europa onde muitos vão, não só para ver, mas também para ser vistos. Visitar Santorini é assim algo inesquecível e obrigatório para todos aqueles que querem conhecer o melhor que o Mediterrâneo e as ilhas gregas têm a oferecer.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

CONTEÚDOS DO ARTIGO

Visitar Santorini e conhecer a sua geografia

O que é hoje o arquipélago de Santorini é o que restou de uma gigantesca erupção vulcânica, uma das maiores da História, por volta de 1600 a.C., que criou a caldeira vulcânica na sua configuração actual, cheia de água por abatimento. A enorme baía central forma uma espécie de lagoa, cercada em três lados pelas arribas da ilha principal de Santorini (que atingem 300 metros de altura), com a ilha de Therasia a norte, e ligada ao mar a noroeste e sudoeste. A profundidade considerável da baía (que atinge um máximo de quase 400 metros) faz com que Santorini possa ser cartão de visita dos maiores navios de cruzeiro do mundo.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

O principal porto da ilha de Santorini é Órmos Athiniós, de onde parte uma estrada serpenteante pela arriba acima em direcção à capital de Santorini, Fira. Esta, juntamente com as localidades mais a norte, Imerovígli e Oía, são os principais destinos turísticos de Santorini, situadas no alto das arribas, com vistas espectaculares da caldeira. Na costa oriental de Santorini, encontram-se as estâncias balneares de Kamari, Perissa e Perivolos. Na costa sul de Santorini, encontra-se a vila piscatória de Vlychada e as famosas praias vermelha e branca. No interior da ilha, destacam-se as vilas tradicionais de Pyrgos e Megalochori, assim como a localidade de Karterados, muito perto de Fira.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR SANTORINI


Para poder desfrutar da sua viagem à ilha de Santorini e às ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Santorini.

Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.

GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR SANTORINI

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar em Santorini, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Santorini é uma ilha maravilhosa para quem procura praia, mar e natureza, mas também alojamentos fantásticos e lifestyle e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Santorini. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar em Santorini de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE SANTORINI AQUI

GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades e Santorini, de forma independente.

PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS AQUI

Se vai viajar para outras ilhas gregas, estes são os guias que temos ao seu dispor

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas
VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas
VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas
VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1. Como chegar a Santorini

Santorini é um pequeno arquipélago que faz parte das ilhas gregas no Mediterrâneo. Em particular, Santorini fica no extremo sul de um conjunto de ilhas gregas denominadas Cíclades (que, em grego significa “circular”, por se disporem em torno da ilha sagrada de Delos), localizadas no sul do Mar Egeu. As Cíclades são mais de 200 ilhas, entre as quais se contam, além da ilha de Santorini, as ilhas de Naxos, Paros, Antiparos, Miconos, Ios, e Milos.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Santorini tem ligações de ferry com outras ilhas gregas e com Atenas, assim como ligações aéreas domésticas e internacionais. Para quem está a viajar nas ilhas gregas, o ferry é o modo de deslocação mais prático e em que se tem uma noção mais exacta das distâncias e da geografia das ilhas. Para quem só vai visitar Santorini, o avião é a melhor opção. Nós voámos para Atenas e, a partir daí, fizemos as ilhas gregas de ferry.

Reserve aqui o seu voo para Atenas ou Santorini.

Reserve aqui a sua viagem de ferry nas ilhas gregas.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2. Como deslocar-se quando visitar Santorini

A melhor forma de explorar a ilha de Santorini e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias é alugar carro. Apesar de ser possível usar transportes públicos em Santorini, alugar carro irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Pode alugar carro no porto ou aeroporto, ou então nas principais localidades.

Reserve aqui o seu carro para visitar Santorini.

Reserve aqui o seu transfer do porto ou aeroporto de Santorini para o seu hotel.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3. Onde ficar quando visitar Santorini

Em Santorini, tínhamos o orçamento bastante controlado, por isso decidimos que não íamos ficar alojados nas partes mais caras da ilha. Em Santorini, ficámos alojados no Villa Pelekanos, uma villa em Karterados, muito perto de Fira. Longe das vistas da caldeira, é verdade, mas recompensando com um preço muito acessível, longe do barulho e confusão da costa ocidental, e boas instalações, incluindo uma piscina.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

O quarto era muito confortável, com uma pequena varanda com vista para a piscina e para o mar, com a costa oriental de Santorini no horizonte. Era lá que tomávamos o nosso pequeno-almoço (com coisas que comprávamos no supermercado). Nas proximidades, existem alguns restaurantes e, claro, podíamos sempre chegar a Fira em 5 minutos de carro (cerca de 2 km). Na villa, tínhamos também lugar privado de estacionamento. O quarto duplo custou 43€/noite.

Reserve aqui a sua estadia no Villa Pelekanos, em Karterados, Santorini.

  • Para mais opções de onde dormir em Santorini, qual a melhor zona, e quais os tipos de alojamento, consulte o nosso artigo “Onde ficar em Santorini”.
VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

4. Seguro de viagem para visitar Santorini e as ilhas gregas

A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Santorini. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Santorini. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar as ilhas gregas e Santorini. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Santorini.

Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR SANTORINI


A ilha principal de Santorini e as suas vistas para a caldeira justificavam por si só uma visita a Santorini. Mas Santorini tem muito mais a oferecer a quem a visita. Trilhos, vilas históricas, ruínas arqueológicas, praias de areia negra, passeios de barco, um vulcão activo, e ainda restaurantes e hotéis de renome mundial, tudo a não perder quando visitar Santorini. Para saber o que pode aproveitar em Santorini, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Santorini nas ilhas gregas.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1. Visitar Fira em Santorini

Fira (ou Thira, nome antigo da ilha de Santorini) é a capital da ilha de Santorini, e onde se concwentra a maior parte da sua população. É o destino mais turístico de Santorini, pelas suas vistas da caldeira, pelas hotéis pendurados nas falésias, pelas ruelas e praças, pelas casas caiadas de branco e pelos seus museus. Fira é uma paragem obrigatória quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1.1. Percorrer a costa de Santorini entre Fira e Imerovigli

Percorrer a costa de Santorini a pé é uma actividade obrigatória quando visitar Santorini. O trilho segue pela borda da caldeira, desde Fira até à vila mais próxima, Imerovigli. Um dos pontos altos de visitar Santorini é, sem dúvida, percorrer as ruas de Fira e ir desfrutando das vistas para a caldeira.

Marque aqui a sua caminhada guiada pelo trilho da caldeira e observação do pôr do sol.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1.2. Contemplar as vistas da caldeira e de Fira a partir de Firostefani

Firostefani é uma localidade logo à saída de Fira, mas é como se fosse um subúrbio da capital de Santorini. Mas um subúrbio com vistas de outro mundo! Quando visitar Santorini, e percorrer a costa dee Fira a Imerovigli, firostefani é o local de onde as vistas para a caldeira, e para Fira, são as melhores. As vistas da caldeira durante o dia só são rivalizadas com as vistas de Fira durante a noite.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1.3. Visitar a catedral ortodoxa de Fira

A catedral metropolitana ortodoxa de Fira, situada mesmo no extremo sul da vila, merece uma visita, pela sua arquitectura, com arcos na fachada (fazendo lembrar uma mesquita), pelos frescos no seu interior e pelas vistas da caldeira no seu exterior. Quando visitar Santorini, não deixe de conhecer este importante lugar de culto.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1.4. Perder-se de amores com as igrejas de Fira

As igrejas de Fira são a imagem de marca de Fira e algo a não perder quando visitar Santorini. Fruto de um quotidiano feito de actividade piscatória e erupções vulcânicas, a população de Fira sempre recorreu às preces e ás igrejas para interceder junto dos poderes divinos, em troca de boa fortuna no mar e terra. Só em Fira existem cerca de 70 igrejas e são do mais bonito que a cidade tem para oferecer em termos arquitectónicos, para além do seu valor espiritual, religioso e social.

NOTA SOBRE VISITAR SANTORINI: Embora a tentação de tirar aquela foto no ângulo e lugar perfeito seja grande, o carácter sagrado das igrejas e questões de segurança levam a que não seja desejável que se suba aos telhados das igrejas de Fira, quando visitar Santorini, por respeito às crenças locais e a regras básicas de segurança.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1.5. Apanhar o teleférico de ou para o Porto Velho de Fira

Pode chegar a Fira por estrada vindo do aeroporto ou do porto de Athinios, mas também existe o porto velho, o porto de Firón, de onde há acesso a Fira por um teleférico, ou por um percurso que pode ser feito a pé ou de burro.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

1.6. Visitar o Museu da Fira Pré-Histórica

O Museu da Fira Pré-Histórica é um dos locais a não perder quando visitar Santorini. Lá poderá aprender sobre a história e geologia de Santorini, com especial destaque para a história da ilha desde o Neolítico até ao apogeu da cidade de Akrotiri. É ali que se encontram alguns dos achados arqueológicos mais importantes de Akrotiri, como frescos.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2. Visitar Imerovigli em Santorini

Imerovigli é uma localidade que fica a 3 km a norte de Fira, sendo acessível de carro, transportes púbicos ou a pé. Localizada na parte mais alta das falésias de Santorini, Imerovigli oferece as vistas mais espectaculares de Santorini, e é o lugar para desfrutar de tavernas, cafés e restaurantes, ou de um passeio a pé pelo labirinto de ruelas e pracetas. Obrigatório quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2.1. Ficar alojado em Imerovigli com vistas para a caldeira

Imerovigli é, provavelmente, o lugar mais privilegiado para ficar alojado em Santorini com vistas para a caldeira. Pendurados nas falésias, os hotéis e alojamentos de cinco estrelas permitem ficar alojado em suites ou villas com piscinas privadas e vistas para o mar. É um destino perfeito para uma lua de mel.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2.2. Subir às ruínas do rochedo Skaros em Imerovigli

O rochedo Skaros, em frente a Imerovigli, tem as ruínas daquela que era a mais importante das cinco fortalezas de Santorini. Hoje, é um lugar de eleição para um dos pores-do-sol mais bonitos quando visitar Santorini. No entanto, é preciso algum cuidado, uma vez que é um percurso acidentado e exposto ao vento.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2.3. Visitar a igreja Panagia Theoskepasti em Imerovigli

A igreja Panagia Theoskepasti é um dos símbolos de Santorini, estando localizada a meia falésia entre o castelo de Skaros e o mar. O percurso entre os dois é um dos pontos altos de Imerovigli e permite perspectivas fantásticas sobre a costa de Santorini. Um percurso a não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2.4. Ver o pôr-do-sol na igreja Theoskepaste em Imerovigli

Imerovigli gaba-se de ter um dos pores-do-sol mais bonitos de Santorini e com toda a razão! A igreja Theoskepasti é um dos símbolos de Santorini, com a sua cúpula azul, e encontra-se no percurso em direcção ao rochedo Skaros. É um dos lugares com um pôr-do-sol mais impressionantes da ilha e a não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2.5. Jantar num restaurante com vista para a caldeira em Imerovigli

Os hotéis não são os únicos a ocupar lugares da fila da frente para vistas para a caldeira de Santorini. Restaurantes de topo (gastronómico e geográfico!) distribuem-se pelas falésias e permitem conjugar uma excelente refeição com uma visão dos deuses. São os restaurantes mais caros de Santorini, mas a comida e a vista são dignas do preço da conta final. A não perder quasndo visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

2.6. Percorrer a costa de Santorini entre Imerovigli e Oía

Percorrer a costa de Santorini entre Imerovigli e Oía é uma actividade a não perder quando visitar Santorini. O percurso segue por cima das falésias, passando ao lado de hotéis com piscinas viradas para o mar, casas particulares com vistas espectaculares e uma via calcetada que revela a cada passo o que de melhor Santorini tem para oferecer. A chegada a Oía oferece vistas fabulosas da vila.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3. Visitar Oía em Santorini

Apesar de não ser a capital de Santorini, Oía compete com Fira pelas atenções dos visitantes, com a sua arquitectura e charme. Localizada na ponta norte da ilha, com vistas espectaculares da caldeira, as suas ruas enchem-se de visitantes todos os dias, mas a vila não perde o seu carácter. Quando visitar Santorini, Oía é um destino obrigatório.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3.1. Visitar o Forte Londsa em Oía

Quando visitar Oía, um dos prazeres é simplesmente percorrer as ruas da vila ao longo da borda da caldeira, deslumbrando-se com as vistas da vila e da caldeira. No extremo desse passeio chegará a uma das zonas mais bonitas de Oía, onde reina o Forte Londsa, o castelo de Oía, local preferido para o pôr-do-sol daqueles que conseguem lugar. Mas as vistas de Oía são também fantásticas a partir dali, assim como a vista para a ilha de Therasia.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3.2. Fazer compras em Oía em Santorini

Oía é o local em Santorini para fazer compras. Desde as marcas de roupa mais famosas, passando pelos adereços de praia, Oía tem de tudo que possa precisar para quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3.3. Visitar os miradouros sobre igrejas de cúpula azul em Oía

As igrejas de Oía, com as suas características cúpulas azuis, são um verdadeiro postal de Santorini. Um dos prazeres de visitar Santorini e Oía é procurar estas igrejas, descobrir qual a sua preferida, escolher o melhor ângulo e tirar aquela foto que vai eternizar o momento quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3.4. Ver o pôr-do-sol em Oía

É inegável, um dos mais bonitos pores-do-sol de Santorini é aquele que se pode assistir a partir das ruas de Oía. No Verão ( enão só) são muitos aqueles que ocupam os seus lugares com antecedência para assistir ao espectáculo da Natureza. Escolha a esplanada de um café ou restaurante, ou então junte-se às multidões nas ruas, escolha o seu spot e deixe-se encantar pelo momento. A não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3.5. Fazer um cruzeiro ao pôr-do-sol na caldeira de Santorini

Fazer um cruzeiro ao pôr-do-sol na caldeira de Santorini é uma experiência que não pode perder quando visitar Santorini. É uma perspectiva única e belíssima da ilha de Santorini e, claro, do pôr-do-sol.

Marque aqui o seu cruzeiro romântico ao pôr-do-sol na caldeira de Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

3.6. Desfrutar das cores de Oía

As cores do pôr-do-sol não são as únicas a reinar sobre Oía. A luz do sol parece ter um encanto diferente ali, do início da manhã ao final do dia. O branco das casas, o azul das cúpulas das igrejas ou da água das piscinas dos hotéis, o castanho da terra vulcânica, o azul profundo do mar, tudo se conjuga para fazer de Oía um dos destinos mais fotogénicos e mais fotografados de Santorini e da Europa.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

4. Visitar Pyrgos em Santorini

Pyrgos é uma visita obrigatória quando visitar Santorini. É uma vila situada no cimo de um monte, com vistas para toda a metade norte da ilha e tem da melhor arquitectura de Santorini. A não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

4.1. Deslumbrar-se com a arquitectura de Pyrgos

A arquitectura medieval de Pyrgos é a sua grande atracção. As suas ruelas estreitas, passagens sob arcos, e casinhas caiadas de branco constituem um conjunto memorável que não pode perder quando visitar Santorini. Ainda assim, é uma das vilas de Santorini menos tocadas pelo turismo, apesar do número crescente de visitantes durante o dia.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

4.2. Ver o pôr-do-sol em Pyrgos

A parte mais alta de Pyrgos é ocupada pelas ruínas de um castelo veneziano e por cafés e restaurantes que competem pela melhor vista para a caldeira e resto da ilha de Santorini. Numa ilha onde várias vilas se gabam de ter o pôr-do-sol mais bonito de Santorini, Pyrgos é um dos candidatos mais fortes e é algo que não deve perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Quando visitar Santorini, sente-se numa mesa do Franco’s Cafe, beba um cocktail ou um copo de vinho, e deleite-se com o pôr-do-sol. Será com certeza um dos momentos mágicos da sua visita a Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

4.3. Provar os vinhos locais quando visitar Santorini

O interior de Santorini, apesar de ser uma estreita faixa de terreno, é palco de cultivo de vinha e os vinhos de Santorini não devem ser menosprezados. Quando visitar Santorini, os vinhos brancos locais são o acompanhamento perfeito para um prato de peixe ou marisco, ou para os queijos gregos.

Marque aqui a sua Degustação de Vinhos Gregos com Visita a três Adegas.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

5. Conhecer a praia de Monolythos em Santorini

A praia de Monolythos fica na costa oriental de Santorini, e exibe algumas formações rochosas impressionantes. É uma praia de areia negra e cinzenta e é bastante mais sossegada do que a praia de Kamari, sua vizinha. É uma boa praia se visitar Santorini em família com crianças.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

6. Aproveitar a praia e fazer compras em Kamari em Santorini

Kamari é uma das praias mais populares de Santorini, e uma das mais longas, com 5 km de areal. Ali encontrará uma série de actividades aquáticas, para além de poder desfrutar da areia negra e mar azul. A marginal de Kamari é muito agradável, com muitas lojas. Kamari é um dos locais privilegiados para se alojar quando visitar Santorini, com preços mais acessíveis do que a caldeira, e a partir de onde pode explorar o resto da ilha.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas
VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

7. Aproveitar a praia de Perissa em Santorini

A praia de Perissa é uma das mais concorridas de Santorini e uma das mais exploradas turisticamente. Se, quando visitar Santorini, quiser estar no centro do movimento, de dia e de noite, então tem de estar em Perissa.

Marque aqui a sua excursão em Santorini com degustação de vinhos, praia Perissa e Pôr do Sol em Oia.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

8 Aproveitar a praia de areia negra de Perivoulos em Santorini

Se, quando visitar Santorini, quiser estar no centro da vida nocturna e das festas, então a praia de Perivolos é para si. Pode relaxar nas espreguiçadeiras durante o dia, e festejar à noite. A praia de Perivolos tem um cantinho para o gosto de qualquer um.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

9. Visitar Vlychada em Santorini

Vlychada é uma pequena povoação piscatória localizada na costa sul de Santorini, a pouco mais de 10 km de distância de Fira mas a um mundo de diferença. Quando visitar Santorini, não deixe de passar por esta povoação para ter um vislumbre de uma ilha de Santorini diferente, com um ritmo mais calmo, onde os pescadores consertam as suas redes nas ruas. A praia de Vlychada é também merecedora de uma visita.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

10. Almoçar no Fisherman’s House em Vlychada

Quando visitar Vlychada, experimente almoçar no restaurante tradicional To Steki Tou Psara (Fisherman’s House), um pequeno estabelecimento familiar que serve comida tradicional, com peixe e marisco frescos. Nós experimentámos o queijo frito (saganaki), polvo em vinagre e camarões grelhados e estava tudo delicioso! Tudo acompanhado de vinho branco da casa servido em caneca de cobre.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

11. Visitar as ruínas de Akrotiri em Santorini

Akrotiri era uma cidade da civilização cicládica, uma civilização que prosperou nas ilhas Cíclades entre 3000 e 1000 a.C., influenciando e sendo influenciada pela poderosa civilização minoica de Creta. Akrotiri foi completamente destruída pela erupção de 1600 a.C., sendo enterrada em camadas de cinza. Os habitantes da cidade devem ter fugido antes do cataclismo final, pois nunca foram encontrados restos humanos nas escavações aí feitas nos séculos XIX e XX.

Compre aqui o seu ingresso na cidade de Akrotiri com guia de áudio.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Um pouco à semelhança das ruínas de Pompeia, algumas estruturas de Akrotiri ficaram preservadas, sendo possível testemunhar o grau de desenvolvimento dessa civilização através da estrutura dos edifícios (alguns com três andares), um avançado sistema de saneamento, frescos impressionantes (expostos agora no museu de Fira) e grandes exemplares de cerâmica. A não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

12. Visitar a praia Vermelha em Santorini

A praia Vermelha é, provavelmente, a praia mais icónica de Santorini, situada numa baía rodeada de falésias de pedra com coloração vermelha (devido à presença de minerais ferrosos) e com um mar com uma cor azul-turquesa do melhor de Santorini. A areia vermelha faz um contraste espectacular com o mar. Pode aceder a um parque perto da praia a partir de onde terá de fazer um pequeno percurso a pé. A praia Vermelha não tem bares por isso terá de levar bebidas e comida. Outra opção é fazer um passeio de catamarã pelas praias, algo a não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

13. Visitar a praia Branca em Santorini

A praia Branca de Santorini é uma das praias mais resguardadas de Santorini e é ideal para aqueles que querem escapar às multidões do Verão noutras praias. Quando visitar Santorini, se quiser ter um cantinho da ilha quase só para si, a praia Branca deve ser o seu destino. Pode chegar lá a pé a partir da praia Vermelha, ou indo de carro até a praia Kambia e depois caminhar um pouco. É uma praia sem infraestruturas por isso terá de levar bebidas e comida. Outra opção é fazer um passeio de catamarã pelas praias, algo a não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

14. Fazer um passeio de barco pelas praias de Santorini

Quando visitar Santorini, não perca a oportunidade de ter uma perspectiva única sobre as praias de Santorini, a hipótese de fazer snorkel nas águas cristalinas e um almoço a bordo. Isto tudo aliado a boa disposição e banhos de sol. Onde? Num passeio de catamarã pelas praias de Santorini. Não perca quando visitar Santorini!

Marque aqui o seu cruzeiro premium catamarã c/ churrasco e bebidas, pelas praias vermelha e branca.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

15. Contemplar as vistas do farol do Cabo Akrotiri em Santorini

O farol do Cabo Akrotiri fica na ponta sudoeste da ilha de Santorini, e oferece belas perspectivas sobre o resto de Santorini, a caldeira e as ilhas Kameni. Apesar de ser um lugar dado ao vento, merece uma passagem quando visitar Santorini. Pode até escolher assistir aí ao pôr-do-sol.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

16. Fazer um passeio de barco na caldeira de Santorini

Quando visitar Santorini, é obrigatório fazer um passeio de barco na caldeira de Santorini. Afinal de contas, é a caldeira responsável pela espectacularidade da paisagem de Santorini. Há vários tipos de passeios de barco, com ou sem a ilha de Therasia, mas sempre com uma visita às pequenas ilhas vulcânicas no meio da caldeira de Santorini.

Marque aqui o seu cruzeiro pelas Ilhas Vulcânicas e Visita às Fontes Termais. Este foi o tour que nós fizemos e custou 45€/pessoa. É o mesmo preço se marcar lá.

Marque aqui a sua excursão ao Vulcão de Santorini e à Ilha de Therasia.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

17. Visitar o Parque Nacional Geológico do Vulcão de Santorini

A importância científica e natural do vulcão de Santorini é tal que foi instituído um parque nacional a englobar o arquipélago. A configuração actual de Santorini é o que restou de um gigantesco vulcão que existia no local. Após a erupção que aconteceu por volta de 1600 a.C., a parte de cima do vulcão colapsou, formando uma gigantesca caldeira que se encheu de água. As ilhas de Santorini e Therasia correspondem às bordas dessa caldeira. A actividade vulcânica (agora submersa) continuou no meio da caldeira, dando origem às ilhas Kameni, fruto de várias erupções posteriores. Poder testemunhar e percorrer essa paisagem é algo que não esquecerá quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

17.1. Subir ao vulcão de Nea Kameni em Santorini

Nea Kameni é a mais jovem das ilhas no centro da caldeira de Santorini, sendo que a sua formação apenas se iniciou na erupção de 1570-73. Com erupções em 1707-11, 1866-70, 1925-28, 1939-41 e a última em 1950, a ilha foi crescendo e assumindo a forma actual. Os barcos atracam numa pequena baía a norte, no local onde a ilha nasceu (cratera Mikri Kameni).

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Há um percurso pedestre marcado na ilha por onde se passa por cones sucessivos de erupções diferentes. Perto do topo, na cratera Georgios (1866), encontram-se algumas fumarolas, sinal de que o vulcão pode estar adormecido, mas não inactivo. Perto, está o cone de Liatsikas, resultado da erupção de 1950, e que deu origem à terra mais recentemente acrescentada à Grécia. Finalmente, chega-se ao topo de Nea Kameni, aos 127 m de altitude. O percurso de volta ao barco é feito pelo mesmo caminho. Subir ao vulcão de Nea Kameni é uma actividade a não perder quando visitar Santorini.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregasVISITAR

17.2. Tomar banho nas águas termais de Palea Kameni

A ilha Palea Kameni começou a surgir da água com uma erupção em 197 a.C., crescendo gradualmente até cerca de 47 d.C., assumindo essencialmente a forma que tem hoje. Hoje, a ilha mais velha das duas no centro da caldeira de Santorini tem um vulcanismo residual, manifestando na existência de águas termais que surgem à superfície numa pequena baía. É ali que os barcos atracam para que os turistas possam banhar-se nas águas (mais) quentes.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

17.3. Visitar a ilha de Therasia

Os passeios de barco mais prolongados navegam então em direcção a Therasia, a segunda ilha habitada do arquipélago de Santorini, com apenas pouco mais de 300 habitantes. Os barcos atracam no porto de Corfu, onde encontrará alguns restaurantes e pequenas praias (sem areia) onde poderá tomar banho.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Antes ou depois de almoçar no porto, não deixe de fazer o percurso a pé até à principal localidade da ilha, Manolas, num percurso curto mas bastante inclinado. Mas as vistas da caldeira compensam o esforço. Além disso, Manolas tem algumas casas e ruelas engraçadas e também dois ou três restaurantes.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

17.4. Conhecer a igreja dos Sete Jovens em Oía

Na parte final do passeio de barco na caldeira de Santorini, irá navegar de volta ao porto de Athinios, passando ao largo das falésias de Santorini, com as vilas de Oía, Imerovigli e Fira penduradas no topo.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Passará também por uma igreja escondida numa gruta na base da falésia, a igreja dos Sete Jovens Adormecidos, em homenagem a sete jovens de Éfeso que, pela sua crença em Cristo, foram emparedados vivos numa gruta, mas da qual saíram miraculosamente após um “sono” de 200 anos. Esta pequena igreja é local de peregrinação (em barcos) a partir de Oía a 4 de Agosto.

VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Se vai visitar Santorini, estes são os nossos artigos que não pode perder

  • GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Santorini.
  • VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Santorini.
  • VIAJAR NAS ILHAS CÍCLADES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas Cíclades de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer.
  • ONDE DORMIR EM SANTORINI – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para escolher as melhores zonas e os melhores alojamentos para ficar em Santorini. Ideal para planear visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE NAXOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Naxos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Tinos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Santorini.
  • VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Andros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Santorini.
VISITAR SANTORINI - Conhecer uma das mais belas ilhas gregas

Rui Pinto

Físico de formação mas interessado em todos os aspectos da cultura e história da humanidade. As viagens são o meio privilegiado para um aprofundamento do conhecimento do mundo, das suas gentes e do nosso papel na vida.

More Posts - Facebook - Google Plus


SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Bem-vindos ao Viajar entre Viagens! Junte-se a esta comunidade e subscreva a nossa newsletter mensal. Uma vez por mês irá receber um email com todas as novidades do blogue e das redes sociais, tais como novos artigos, viagens, projectos e vídeos no youtube.

Irá receber um email com um link para confirmar a sua subscrição.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Local Tourism Svg Png Icon Free Download (#343998 ...  Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o AutoEurope  ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.

Resultado de imagem para dinheiro icon Usamos o cartão WISE para levantar dinheiro em viagem sem taxas. Se usar este link, poderá pedir o seu cartão Camera Icon - Free Icons  Veja todo o equipamento fotográfico e gadjets que usamos no nosso perfil no site da Amazon. A lista individual do equipamento que levamos em viagem pode consultar aqui. . Material de fotografia do Viajar entre Viagens.

Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.