Visitar Paros é algo que não deve perder quando viajar nas ilhas gregas, em particular nas ilhas cíclades. Situada no sul do Mar Egeu, Paros está rodeada de outras ilhas, a norte, Mykonos, a oeste Antiparos e Sifnos, a sul, Ios, e a leste, Naxos, da qual está separada por menos de 10 km de distância. Paros era conhecida na Antiguidade pela qualidade da sua mármore, mas hoje Paros atrai as atenções pelas suas praias, que se distribuem por toda a costa da ilha, pelas suas aldeias típicas, onde a mármore ainda é rainha, pelas suas estâncias balneares repletas de restaurantes e hotéis de qualidade, e ainda pela tradição religiosa, cultural e histórica. Visitar Paros é, assim, conhecer um destino nas ilhas gregas com múltiplas características que o distinguem das ilhas vizinhas.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR PAROS
Para poder desfrutar quando visitar Paros e as ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Paros.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR PAROS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Paros, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Paros é uma ilha maravilhosa para quem procura praia e mar, mas também tem povoações típicas, trilhos e tradição religiosa, com muitas igrejas e alguns mosteiros, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Paros. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Paros de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE PAROS AQUI
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Paros, de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS AQUI
Se vai viajar para outras ilhas gregas, para além de visitar Paros, estes são os guias que temos ao seu dispor
1. Como chegar a Paros
Paros é uma das principais ilhas cíclades, um grupo de ilhas gregas no Mar Egeu (Mediterrâneo), e situa-se entre as ilhas de Naxos e Sifnos. Junto fica a pequena ilha de Antiparos. Paros é servida por um aeroporto internacional, com ligações à Grécia, mas também aos EUA, Turquia e vários países europeus.
Reserve aqui o seu voo para Atenas.
Pode também chegar a Paros de ferry. Paros tem ligações de ferry com outras ilhas gregas, em particular Naxos e Mykonos, e com o porto de Piraeus (Atenas), na Grécia continental.
Reserve aqui a sua viagem de ferry nas ilhas gregas para visitar Paros.
2. Como deslocar-se quando visitar Paros
A melhor forma de explorar quando visitar Paros, e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias, é alugar carro, pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Para além disso, Paros é uma ilha grande, tornando o carro uma necessidade. Quando visitar Paros, deve alugar carro no porto de Parikia, onde o ferry atraca.
Pode reservar aqui o seu carro para visitar Paros.
3. Onde ficar quando visitar Paros
Quando visitar Paros, as principais opções de alojamento dividem-se entre vários locais, já que é uma ilha grande. No entanto, os principais locais para ficar alojado quando visitar Paros são as povoações de Parikia, a capital, e Aliki, na costa sul de Paros, as praias de Piso Livadi e Golden Beach, na costa leste de Paros, e a povoação de Naoussa, na costa norte de Paros, ou ainda na povoação de Lefkes, nas montanhas.
Nós ficámos alojados na praia de Aliki, no Angeliki Seaside Hotel, uma excelente opção mesmo de frente para o mar, a poucos passos da praia de Aliki. O quarto era simples mas confortável, mas o destaque era a varanda virada para o mar onde tomávamos o pequeno-almoço.
3.1. Onde dormir em Parikia quando visitar Paros
Quando visitar Paros, Parikia é o local mais prático para se alojar, mas também com belas vistas. Pode experimentar
- num segmento mais alto, o Paros Agnanti Hotel ou o Yria Island Boutique Hotel & Spa (este em Parasporos, a alguns quilómetros de Parikia);
- num segmento médio, Noble 7 Suites – Onar Hotels Collection, o High Mill Paros Hotel, o Paros Palace, o Panos Luxury Studios, ou ainda o Sunset View Hotel;
- o Hotel Dina, a Villa Kastro, a Aegean Village, ou ainda o Eri Hotel, num segmento mais acessível.
3.2. Onde dormir em Naousa quando visitar Paros
Quando visitar Paros, pode ficar alojado na característica vila de Naousa, onde pode experimentar
- num segmento mais alto, o Hotel Senia – Onar Hotels Collection, o Bohemian Luxury Boutique Hotel, Adults Only, ou a Lilly Residence-All Sea View Suites, Adults Only;
- num segmento médio, o Kallisti Paros, a Villa Isabella, ou o Zefi Hotel & Suites, ou ainda os Alexandros Apartments;
- o Sunrise Paros, os White Rooms Paros, o Madaky Hotel, ou o Atlantis Hotel, num segmento mais acessível.
3.3. Onde dormir nas praias quando visitar Paros
Quando visitar Paros, pode também ficar alojado nas praias da ilha.
- Na praia de Aliki, experimente, além do Angeliki Seaside Hotel, o Aphrodite Boutique Hotel, os Ostria Studios & Apartments, e os Helen’s Minimal Studios & Apartments.
- Na praia de Piso Livadi, experimente o Aloni Hotel, o Londos Hotel, os Elena Studios & Apartments, ou ainda a San Antonio Summer House.
- Na praia de Golden Beach, experimente o Golden Beach Hotel, o Golden Sand Paros, ou ainda o Poseidon of Paros Hotel & Spa.
3.4. Onde dormir no interior quando visitar Paros
- Quando visitar Paros, se gosta de montanha, pode experimentar ficar alojado na povoação de Lefkes e arredores. Experimente a Villa Byzantino ou o The perfect view in Lefkes, em Lefkes, ou a Guesthouse Casa De La Roca, na aldeia vizinha de Kostos.
- Se quiser ficar em aldeias típicas mais perto do mar (perto da praia de Piso Livadi), experimente as Perivoli Luxury Homes, na aldeia de Prodromos, a Louros Spa House, na aldeia de Marmara, ou os Apartments Marpissa, na aldeia de Marpissa.
4. Seguro de viagem para visitar Paros e as ilhas gregas
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Paros. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Paros. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar Paros e as ilhas gregas. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Paros.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR PAROS
As praias de Paros estão presentes em toda a costa da ilha, mas concentrando-se na costa sul e leste da ilha, como as praias de Aliki, Golden Beach e Piso Livadi. Parikia e Naousa são as duas principais povoações da ilha, enquanto que, no interior, as aldeias de Lefkes, Prodromos, Marmara e Marpissa concentram as atenções pela sua arquitectura baseada no uso da mármore. Por último, encontram-se ainda, espalhados um pouco por todo o interior de Paros, vários mosteiros cristãos ortodoxos, que permitem uma visão única do ramo oriental do cristianismo. Paros tem assim muitos pontos de interesse, que o ocuparão durante vários dias quando visitar Paros. Para não perder nada quando visitar Paros, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Paros nas ilhas gregas.
1. Visitar Parikia em Paros
Parikia é a capital de Paros e uma paragem obrigatória quando visitar Paros. É verdade que é lá que atracam os ferries que ligam Paros com outras ilhas gregas, mas também é verdade que a cidade tem os seus próprios encantos, muita história, bela gastronomia e um magnífico pôr-do-sol, que fazem dela um dos lugares mais interessantes lugares para se visitar em Paros.
1.1. Percorrer a Cidade Velha de Parikia
Quando visitar Paros, percorrer a cidade velha de Parikia, mesmo junto ao porto, é algo a não perder. As suas ruelas cheias de história convivem lado a lado com o comércio local e o quotidiano dos seus habitantes mistura-se com a azáfama dos visitantes. Um passeio imperdível quando visitar Paros.
1.2. Admirar a Catedral Panagia Ekatontapyliani
A Catedral Panagia Ekatontapuliani (ou Katapoliani) é o principal monumento histórico e religioso de Paros, sendo que as origens da igreja remontam ao século IV d.C., ainda antes da adopção do cristianismo como religião oficial do Império Romano. A lenda diz que foi a mãe do imperador Constantino que ali parou (na sua viagem à Terra Santa) e rezou à Virgem Maria numa capela e onde, mais tarde, foi construída esta igreja que, apesar de inúmeras alterações e reconstruções, exibe ainda uma impressionante fachada e interior no estilo bizantino, algo a não perder quando visitar Paros.
O seu nome quer dizer “igreja das 100 portas” e a lenda diz que há uma porta secreta que se abrirá quando a Hagia Sophia voltar a ser uma catedral cristã. Hoje é o segundo local de culto mariano mais importante do Mar Egeu, a seguir à Igreja de Nossa Senhora de Tinos. No pátio exterior encontra-se (sob as arcadas) o Museu Bizantino de Paros.
1.3. Visitar o castelo veneziano de Paros
Em 1204, os soldados da Quarta Cruzada, venezianos e de outras potências da Europa Ocidental, conquistaram e saquearam Constantinopla, fazendo cair (por algumas décadas) o Império Bizantino, e reclamando para si muitos dos territórios desse império, nomeadamente as ilhas gregas. Paros passou a pertencer ao Ducado de Naxos, um vassalo da República de Veneza, num período histórico da Grécia (designado por latino ou franco) em que os venezianos administraram a maior parte da silhas gregas, incluindo as cíclades.
Em Paros, os venezianos construíram um castelo no que é hoje a parte alta de Parikia. Pouco resta do castelo que foi construído em 1260, mas é possível observar o facto de os venezianos terem usado mármore de templos antigos, algo que ainda hoje é visível na parte da muralha e torre que restam, um verdadeiro manto de retalhos de colunas e pedras de mármore de diferentes origens. A não perder quando visitar Paros.
1.4. Ver o pôr-do-sol em Parikia
Parikia é, provavelmente, o melhor lugar para assistir ao pôr-do-sol quando visitar Paros. Reserve (na temporada alta) uma mesa virada para o mar num dos vários restaurantes da marginal com esplanadas, tome uma bebida e delicie-se com um fabuloso pôr-do-sol. A não perder quando visitar Paros.
1.5. Visitar o Museu Arqueológico de Paros
Um local obrigatório quando visitar Paros e Parikia é o Museu Arqueológico de Paros. Aí, encontrará algumas peças clássica verdadeiramente impressionantes, como as estátua da deusa Nice (ou Nike) e de uma górgona alada, com presas de javali e um cinto de serpentes entrelaçadas, aquela que é um dos monstros clássicos da mitologia grega. As histórias variam mas a lenda diz que três belas deusas foram castigadas pela deusa Atenas com uma aparência monstruosa e um olhar capaz de transformar os que as admiravam em pedra, das quais se destaca a mortal Medusa, com serpentes em vez de cabelos, decapitada por Perseu. A não perder quando visitar Paros.
1.6. Jantar em Parikia
Quando visitar Paros e Parikia, não deixe de experimentar a gastronomia local, sendo que a capital da ilha de Paros oferece muitas opções de qualidade. Nós jantámos na Taverna Alexandros, onde experimentámos pataniscas de polvo e ,mexilhões, e estava muito bom.
2. Desfrutar das praias quando visitar Paros
Quando visitar Paros, uma actividade a não perder é, claro, desfrutar das praias da ilha. Ficam aqui algumas sugestões sobre as variadas e belas praias da ilha de Paros.
2.1. Praias de Paros perto de Parikia
Em Parikia, a capital, há uma série de baías com belas praias. A norte do porto, aproveite a praia de Krios e a praia de Livadia e, a sul do porto, a praia de Parasporos. Na costa oriental de Paros, mais a sul da capital, não perca a praia de Agia Irini (ou Palm Beach).
2.2. Praias na costa sul de Paros – Aliki Beach e Golden Beach
Na costa sul da ilha de Paros, não perca a praia de Aliki, com uma bela baía, e a famosa Golden Beach, uma das melhores praias de Paros. A não perder quando visitar Paros.
2.3. Praias na costa ocidental de Paros – Piso Livadi e outras
Na costa ocidental da ilha de Paros, não deixe de visitar a praia Punda, a praia Logaras e a praia Piso Livadi, todas umas a seguir das outras, e muito perto das aldeias tradicionais de Paros.
2.4. Praias perto de Naousa – Praia de Kolympehtres, Santa Maria e outras
Mesmo em Naousa, não deixe de experimentar a praia de Piperi e a praia de Agioi Anargyroi. Um pouco a nordeste de Naousa, não perca a praia de Agios Stefanos, com uma bela língua de areia que liga Paros ao ilhéu de Nisida Oikonomou. Do outro lado da ilha, a poucos quilómetros, fica a bela praia de Santa Maria.
A noroeste de Naousa, depois de contornar a baía, encontrará aquela que é, provavelmente, a praia mais bonita da ilha de Paros, a praia de Kolympethres, com belas formações rochosas a lembrar as Seychelles. A não perder quando visitar Paros.
Ainda mais a norte, na península Ai Yiannis, não perca a sossegada e bela praia de Monastiri.
3. Visitar Naousa em Paros
Naousa é a principal estância balnear da ilha de Paros, com belas praias nas proximidades, mas não é só isso. É uma vila muito bonita, com arquitectura atraente, uma história preenchida e por vezes conturbada, e muitas e excelentes opções de alojamento e restauração. Naousa é algo a não perder quando visitar Paros.
3.1. Percorrer a marginal de Naousa
A marginal de Naousa é a zona mais bonita e fotogénica de Naousa, sendo a parte mais central aquela que fica entre o antigo porto veneziano, onde se encontra as ruínas da fortaleza, e a praia Piperi. É um belo passeio, a não perder quando visitar Paros.
3.2. Descobrir a tradição de Barbarossa em Naousa
A ilha de Paros esteve sob ocupação veneziana entre 1207 e 1537, quando os otomanos tomaram Paros, sob o comando do famoso corsário e almirante da frota otomana, Hayreddin Barbarossa. Nascido na ilha de Lesbos, esta figura lendária dos mares aterrorizou as populações cristãs do Mediterrâneo durante toda a sua vida, saqueando ilhas mas também a costa de Espanha, França e Itália. Em Paros, particularmente em Naoussa, a memória de Barbarossa ainda permanece viva, inclusive em muitos nomes de restaurantes e alojamentos.
3.3. Visitar a fortaleza de Naoussa
Naousa foi uma vila fortificada na altura da presença veneziana, quando um forte imponente defendia a povoação dos ataques dos piratas e dos otomanos. Hoje, apenas resta uma torre, parcialmente submersa, da fortaleza original, conquistada pelos pelos otomanos e Barbarossa, ligada a terra por um caminho estreito de pedra, mas ainda assim é uma das visões mais belas de Naousa, e algo a não perder quando visitar Paros.
3.4. Almoçar em Nausa
Quando visitar Naousa, não deixe de experimentar um restaurante à beira-mar, por exemplo no antigo porto veneziano com vistas para a fortaleza e a marginal da vila. Nós almoçámos no restaurante Moschonas, onde experimentámos polvo grelhado e camarões grelhados. A comida estava boa mas a vista era ainda melhor!
4. Descobrir as aldeias tradicionais quando visitar Paros
Uma actividade a não perder quando visitar Paros é explorar as suas aldeias tradicionais. A arquitectura baseada nas ruelas estreitas, becos sem saída, arcadas, casas caiadas de branco e uso da mármore da ilha de Paros fazem das aldeias de Paros algumas das mais bonitas de todas as ilhas gregas. As mais típicas estão perto umas das outras por isso são fáceis de explorar, Prodromos e Lefkes mais no interior, Marmara e Marpissa mais perto do mar.
4.1. Visitar a aldeia de Lefkes
Lefkes é a aldeia mais importante de Paros e, segundo muitos, a mais bonita. Mais importante porque foi a capital da ilha na Idade Média, e a mais bonita porque é realmente muito bonita! Pendurada na encosta de uma montanha, Lefkes exibe um casario caiado de branco onde impera a famosa mármore de Paros. Passear pelas ruas de Lefkes é obrigatório quando visitar Paros.
4.2. Fazer o trilho bizantino em Paros
Se gosta de percursos pedestres, o chamado trilho bizantino é algo a não perder quando visitar Paros. É um percurso curto entre Lefkes e Prodromos, numa distância de cerca de 4 km, quase sempre a descer no sentido de Lefkes para Prodromos. É um percurso muito bonito, e que tem como base a estrada, com pavimento em mármore, mais antiga da ilha de Paros, com cerca de mil anos. A não perder quando visitar Paros.
4.3. Visitar a aldeia de Prodromos
Prodromos é uma das mais bonitas aldeias tradicionais de Paros. À entrada da aldeia há uma arcada (que liga duas igrejas) que impede a entrada de veículos. Explore Prodromos a pé e delicie-se com as casas, cafés tradicionais, muitas vezes adornados de flores. A não perder quando visitar Paros.
4.4. Visitar a aldeia de Marpissa
Marpissa é uma das aldeias tradicionais de Paros e fica perto da praia de Piso Livadi. É um prazer percorrer as suas ruelas e deslumbrar-se com a arquitectura das suas casas e dos seus moinhos, que dominam uma das praças da aldeia. A não perder quando visitar Paros.
4.5. Visitar a aldeia de Marmara
Muito perto de Marpissa, Marmara é uma pequena aldeia tradicional situada, como o próprio nome indica, numa área onde a mármore é rainha da arquitectura. Marmara exibe várias igrejas dignas de serem admiradas e moinhos muito fotogénicos. A não perder quando visitar Paros.
5. Visitar o Butterfly Valley em Paros
Nós não tivemos tempo de visitar o Butterfly Valley, a apenas 5 km de Parikia, mas é um óptimo lugar para apreciar a Natureza e, nos meses de Verão, apreciar as inúmeras borboletas “Jersey Tiger” que inundam o vale atraídas pelas fragâncias libertadas pelas árvores.
6. Ver o pôr-do-sol em Alyki Beach
A praia de Alyki é um dos melhores lugares em Paros para assistir ao pôr-do-sol. Há vários restaurantes com esplanadas onde pode pedir uma bebida, ou jantar mais cedo, enquanto desfruta de um magnífico pôr-do-sol. A não perder quando visitar Paros.
7. Jantar em Alyki Beach
Quando visitar Paros e Alyki Beach, não deixe de jantar nessa bela povoação, de preferência de frente para o mar, claro. Nós estávamos alojados em Alyki Beach e numa das noites jantámos no To Balcony tou Aki, um restaurante com uma magnífica esplanada mesmo junto à água e onde provámos uns excelentes mexilhões acompanhados de vinho branco da casa.
8. Visitar o Mosteiro de Longovarda
Visitar o Mosteiro de Longovarda é conhecer um lado diferente de Paros. A Igreja Ortodoxa Grega é um dos ramos do Cristianismo, tendo tido como centro, durante séculos, Constantinopla, mas sendo hoje um patriarcado independente. Nas ilhas, a presença da igreja ortodoxa é também muito importante, sendo que em várias delas há mosteiros ainda a funcionar. O Mosteiro de Longovarda é o maior de Paros, tendo sido fundado em 1638. Durante a sua história, o mosteiro e os monges tiveram de lidar com invasores como os otomanos e os alemães, na II Guerra Mundial, tendo apoiado a resistência contra os nazis. O abade do mosteiro da altura ficou famoso por ter salvo 125 pessoas de serem executadas pelos nazis em represália por um ataque aos alemães.
O mosteiro, que se encontra num desvio de apenas 1 km da estrada entre Parikia e Naoussa, tem actualmente cerca de dez monges e pode ser visitado. No entanto, só é permitida a visita a homens (e vestidos com calças, não sendo permitidos calções). A igreja principal do mosteiro tem várias camadas de belíssimos frescos nas suas paredes e ícones valiosos e venerados. A não perder quando visitar Paros.
9. Contemplar a ilha de Agia Kale
Agia Kale (e Agia Artemios) é uma pequena ilha na baía de Naoussa que merece ser admirada, nem que seja de longe, quando percorrer a estrada que circunda a baía em direcção ao norte e à península de Ai Yiannis.
10. Visitar o Paros Park, aprender História e fazer trilhos
Quando visitar Paros, não deve perder o Paros Park, um parque temático localizado na península Ai Yiannis, com uma orientação ecológica e cultural. Lá, poderá assistir a espectáculos, visitar um museu (sobre a cartografia russa da ilha de Paros), ir à praia, ou fazer percursos pedestres. É uma excelente forma de ocupar uma manhã ou uma tarde quando visitar Paros.
NOTA: A península Ai Yiannis tem uma história bastante interessante, pois foi ali que a frota russa se baseou aquando da Guerra russo-turca (1768-1774), quando os russos (no reinado de Catarina, A Grande) invadiram o império otomano, chegando pela primeira vez ao Mediterrâneo e controlando o Mar Negro. No rescaldo dessa guerra, os russos anexaram territórios em Kharkov, Lugansk, Donetsk, Kherson, Nikolayev e Odessa formando a chamada “Nova Rússia“, tendo a Crimeia sido anexada em 1783. Estes territórios fariam parte do império russo até 1917 e da URSS (como República Socialista Soviética da Ucrânia) até 1991, passando a pertencer à Ucrânia independente após o desmembramento da URSS, e que são os mesmos territórios hoje disputados na guerra entre Rússia e a Ucrânia.
11. Visitar Antiparos
A pequena ilha de Antiparos, a cinco minutos de ferry de Paros, é uma ilha a explorar quando visitar Paros. Quer seja numa visita de um dia, ou quer fique a dormir lá, não deixe de dar uma saltada a Antiparos quando visitar Paros.
Se vai visitar Paros, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Paros.
- VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer.
- VISITAR A ILHA DE NAXOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Naxos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Timos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Paros.
- VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Paros.
Como posso comprar seus guias de viagem. Estou interessada nos das Ilhas gregas Paros, Antiparos, Naxos, Mykonos e Santorini. Vamos viajar em Outubro/23.