O alfabeto grego e a Física | Aprender a viajar na Grécia
Colocado em
“Mas porque e que temos de aprender letras gregas?!” perguntam-me os meus alunos… E difícil exagerar a importância que a língua grega, e em particular o alfabeto grego, teve na formação das línguas eslavas e o seu alfabeto cirílico (como o russo) e das línguas latinas (como o português). Assim, o grego antigo foi sempre uma disciplina fundamental nas maiores universidades europeias desde a sua fundação (assim como já o era nos estudos monásticos restritos ao clero durante a idade media), tanto nos cursos humanísticos, como nos cursos científicos. Logo, não e de estranhar que, tendo a ciência moderna cerca de 400 anos, o alfabeto grego tenha sido a fonte privilegiada no que toca a escolha de letras para representar grandezas físicas. Os físicos e os matemáticos estão assim habituados a lidar com a maioria das letras gregas no seu dia-a-dia! Apresento a seguir uma lista de algumas letras gregas e o seu significado físico correspondente (que em alguns casos pode ser mais do que um).
E assim, pela primeira vez, os meus conhecimentos nestas matérias deram-me uma vantagem sobre a Carla, no que respeita a questões praticas relacionadas com a viagem. Com o conhecimento básico do alfabeto grego pode facilmente ler-se palavras escritas em grego, com a sonoridade correcta (ainda que não se saiba o que elas querem dizer!). Isto pode ser muito útil, por exemplo, na tarefa de fazer a correspondência de ruas in loco com os nomes (latinos) num mapa.
Se está a pensar visitar a Grécia não perca estes nossos artigos aqui no blogue
VISITAR ATENAS – Um artigo cheio de dicas sobre os lugares obrigatórios a visitar em Atenas.
VISITAR METEORA – Um artigo sobre um dos lugares mais mágicos do mundo, com dicas para visitar os mosteiros e os trilhos de Meteora. Um destino excelente para combinar com Atenas.
ROTEIRO DE VIAGEM NA GRÉCIA – O roteiro da nossa viagem de sete dias na Grécia em que visitámos Atenas, Napflio, Meteora e Delfos.
ACRÓPOLE DE ATENAS – Um artigo para o ajudar a visitar a Acrópole de Atenas e tudo o que pode explorar dentro desta pequena cidade, dentro da cidade de Atenas.
VISITAR NAPFLIO – Um artigo sobre uma das vilas pesqueiras mais tradicionais da Grécia, na península do Penopoleso.
ALFABETO GREGO E A FÍSICA – Quer saber tudo sobre a utilização do alfabeto grego na Física? Então este artigo é para si.
VISITAR DELFOS– Todas as dicas que precisa para visitar Delfos, na Grécia Continental.
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. É uma forma de valorizar o nosso trabalho.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide. Para tours use também o a Civitatis ou o Viator.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Se procura viagens de mergulho, encontre as melhores opções no LiveAboard.
Obrigadooooooo. vc salvou o meu dia, de verdade pois sempre esqueço como se chama as letras gregas e como dou aula de física essa sua tabela do alfabeto vai virar meu mantra pessoal até eu decorar todos os nomes. Háaaa seu texto foi muito interessante.!
Obrigadooooooo. vc salvou o meu dia, de verdade pois sempre esqueço como se chama as letras gregas e como dou aula de física essa sua tabela do alfabeto vai virar meu mantra pessoal até eu decorar todos os nomes. Háaaa seu texto foi muito interessante.!
Obrigada! 😀
Amo o Hebraico.
Muito interessante.
foi muito importante saber do alfabeto grego e sua relação com a física!
grato
aldo de castro fernández
Muito obrigada pela atenção.