Visitar Naxos é conhecer a maior ilha das Cíclades, e que tem de tudo para agradar aos visitantes. Uma capital com um centro histórico fantástico, dos mais belos das Cíclades, praias de águas cristalinas, ruínas de templos gregos, aldeias tradicionais lindíssimas e ainda uma gastronomia deliciosa. Os encantos de Naxos são já milenares, de tal forma que a ilha aparece frequentemente na mitologia grega, nomeadamente como local onde Zeus, que governa os deuses do Monte Olimpo, terá passado a sua infância, e onde o deus Dioniso terá encontrado o amor da sua vida. Hoje, Naxos continua a ser uma ilha grega com uma aura diferente, que encanta todos aqueles que a visitam. Visitar Naxos é, assim, obrigatório quando viajar nas ilhas gregas.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR NAXOS
Para poder desfrutar quando visitar Naxos e as ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Naxos.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR NAXOS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Naxos, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Naxos é uma ilha maravilhosa para quem procura praia e mar, mas também tem aldeias tradicionais, templos e estátuas perdidas, e muita tradição histórica, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Naxos. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Naxos de forma independente.
PODE COMPRAR O NOSSO GUIA DE VIAGEM DE NAXOS AQUI
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Naxos, de forma independente.
Se vai viajar para outras ilhas gregas, para além de visitar Paros, estes são os guias que temos ao seu dispor
1. Como chegar a Naxos
Naxos é uma ilha grega no Mar Egeu (Mediterrâneo), que fica no sul das ilhas Cíclades, junto à ilha de Paros e a sul da ilha de Mykonos. Naxos tem um aeroporto com ligações a Atenas, e também é servida por ligações de barco com outras ilhas gregas, em particular Mykonos, Paros e Santorini, e com o porto de Piraeus (Atenas), na Grécia continental.
Reserve aqui o seu voo para Atenas e Naxos.
Reserve aqui a sua viagem de ferry nas ilhas gregas para visitar Naxos.
2. Como deslocar-se quando visitar Naxos
A melhor forma de explorar quando visitar Naxos, e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias, é alugar carro, pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Quando visitar Naxos, deve alugar carro na cidade de Naxos, onde o ferry atraca e onde encontrará mais opções, por exemplo, a Motonaxos.
Pode também reservar aqui o seu carro para visitar Naxos.
3. Onde ficar quando visitar Naxos
Quando visitar Naxos, as principais opções de alojamento dividem-se entre as que se situam em Chora (cidade de Naxos), nas praias a sul da capital, e nas aldeias tradicionais.
Nós ficámos alojados na cidade de Naxos, no Naxian City Rooms, uma boa opção com muito boa localização, perto do porto e do centro histórico. O quarto era simples mas confortável, mas os destaques era a vista do terraço para o porto e a simpatia da menina que nos atendeu, que foi incansável quando o nosso barco se atrasou (devido ao vento forte) e nos ofereceu, sem cobrar nada, o quarto para ficarmos durante o dia e ainda, se precisássemos, mais uma noite.
3.1. Onde dormir em Chora quando visitar Naxos
Quando visitar Naxos, pode experimentar em Chora (cidade de Naxos)
- num segmento mais alto, o Ammothines Cycladic Suites ou o Nissaki Beach Hotel;
- num segmento médio, as Antony Suites (Adults Only), o Emery Hotel, ou o Majestique of Naxos;
- a Pension Ocean View, a Pension Sofi, ou a Nastasia Village, num segmento mais acessível.
3.2. Onde dormir nas praias quando visitar Naxos
Quando visitar Naxos, pode experimentar
- na praia de Agia Anna, o Iria Beach Art Hotel, os Sunday Studios, ou o Something Else;
- na praia de Agios Prokopios, os Birikos Studios & Apartments, os Nikos Apartments and Studios, ou o Hotel Semeli, ou ainda o Katerina Hotel;
- na praia de Plaka, o Archon Seaside Retreat ou os Valena Mare Suites & Apartments;
- na praia de Mikri Vigla, o Coralli Beach Apartments ou o Elma Studio;
3.3. Onde dormir nas aldeias quando visitar Naxos
Quando visitar Naxos, pode experimentar
- em Filoti, o Dreamcatcher of Zeus;
- em Halki, a Moscha’s Pink House in Chalki ;
- em Apeiranthos, a PETRA HOME heritage and hospitality .
4. Seguro de viagem para visitar Naxos e as ilhas gregas
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Naxos. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Naxos. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta causa coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar Naxos e as ilhas gregas. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Naxos.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR NAXOS
Naxos tem variadíssimos pontos de interesse que o manterão ocupado durante dias. Afinal, é a maior ilha das Cíclades e uma das mais importantes do ponto de vista histórico. A cidade de Naxos, as praias e aldeias tradicionais da ilha, assim como os seus templos, são algo a não perder quando visitar Naxos. Para não perder nada quando visitar Naxos, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Naxos nas ilhas gregas.
1. Visitar a cidade de Naxos (Chora)
A cidade de Naxos é uma das principais atracções da ilha de Naxos. É uma bela cidade, com um centro histórico fabuloso, ruínas de um castelo veneziano e de um templo grego e ainda uma gastronomia grega que não pode perder quando visitar Naxos.
1.1. Explorar o Kastro (Castelo) de Naxos
Em 1207, Naxos passou a pertencer aos venezianos, fruto da tomada e saque de Constantinopla em 1204 pelos cruzados. Marco Sanudo, o primeiro duque de Naxos passou a capital da ilha do interior para a beira-mar (onde já tinha sido na Antiguidade), e construiu uma cidade fortificada no local da antiga acrópole, usando materiais das antigas construções.
Mesmo com o passar dos séculos e dos impérios, o kastro de Naxos permaneceu continuamente habitado até hoje. O Kastro de Naxos é, provavelmente, a cidade medieval mais bonita das Cíclades e é obrigatório percorrer as suas ruelas quando visitar Naxos. Da fortaleza veneziana só resta uma das doze torres defensivas originais, mas pode admirar uma parede onde se vê a mistura de elementos de templos e construções antigas, visitar a catedral católica, e conhecer o excelente Museu Arqueológico de Naxos.
Finalmente, pode ainda visitar a escola e mosteiro das Ursulinas , e ainda subir ao terraço do Avaton 1739 Café & Wine Bar, para uma bebida com vistas fantásticas sobre toda a cidade de Naxos e arredores. A não perder quando visitar Naxos.
1.2. Admirar o Templo de Apolo
O templo de Apolo fazia parte do projecto de construção do governante de Naxos em meados do século VI a.C. Mas com a queda e sucessão de governantes, a obra nunca chegou a ser acabada. Hoje, resta pouco mais do que a “portara” do templo, isto é, as ombreiras e o lintel, feitos em mármore, daquela que seria a porta entre o vestíbulo e o salão principal do templo.
O templo localiza-se numa pequena ilha (Palatia), ligada à cidade de Naxos por um pontão. É um lugar fantástico para ter vistas da cidade de Naxos e do pôr-do-sol. É a imagem de marca da ilha e algo a não perder quando visitar Naxos.
1.3. Almoçar na cidade de Naxos
Quando visitar Naxos e a cidade de Naxos, não deve perder a oportunidade de saborear a gastronomia baseada nos frutos do mar. A cidade de Naxos tem vários excelentes restaurantes, incluindo na marginal com vista para o porto. Nós almoçámos no restaurante Meze Meze, onde experimentámos croquetes de queijo, mexilhões saganaki e ainda risotto de camarão. A comida era saborosa, mas o empregado não devia muito à simpatia.
1.4. Passear na marginal da cidade de Naxos
Quando visitar a cidade de Naxos, não deixe passar a oportunidade de percorrer a marginal da cidade, apreciando as vistas, admirando a arquitectura e movimento da cidade e fazendo algumas compras.
1.5. Jantar na cidade de Naxos
A cidade de Naxos é um óptimo lugar para provar a gastronomia grega e das Cíclades e experimentar pratos típicos gregos, quando visitar Naxos. Nós jantámos na Taverna Authentic Greek Cuisine, onde provámos mexilhões com molho de limão e um delicioso kleftiko de cordeiro, um dos pratos mais típicos da Grécia.
2. Percorrer a ilha de Naxos de carro
Naxos é a maior ilha grega das Cíclades, e por isso, quando visitar Naxos, é fundamental alugar carro para se poder explorar convenientemente tudo o que a ilha tem para oferecer. Nós alugámos carro com a Motonaxos, e tudo correu muito bem.
O carro era pequeno, que é como nós gostamos, para facilitar as deslocações em estradas de montanha e o estacionamento. Foi o nosso companheiro fiel nos dias que passámos a visitar Naxos.
3. Visitar as melhores praias de Naxos
A ilha de Naxos tem muitas e belas praias com águas cristalinas, por isso é melhor ter uma ideia do que poderá encontrar de forma a poder escolher a sua preferida e a gerir o seu tempo para poder conhecer o que de melhor Naxos tem para oferecer. As melhores praias de Naxos encontram-se na costa sudoeste, a sul da capital.
- A praia de Saint George é uma das praias mais populares da ilha de Naxos, uma vez que fica muito perto da cidade de Naxos, podendo lá chegar-se a pé.
- A sul da cidade de Naxos, encontram-se as praias mais concorridas da ilha de Naxos, a praia de Agios Prokopios, a praia de Agia Anna, e a praia de Plaka, com um extenso areal. Estas são as praias com mais infraestruturas e populares, com inúmeros hotéis, restaurantes e bares. A praia de Agia Anna é a mais famosa de Naxos.
- Continuando a percorrer a costa mais para sul, encontram-se a praia de Mikri Vigla, com belas formações rochosas na parte sul, e ideal para kitesurf, na parte norte.
- A praia de Kastraki tem um longo areal e uma lagoa por detrás das dunas. É uma praia mais selvagem.
4. Conhecer os kouros quando visitar Naxos
Um kouros era uma estátua criada no período da Grécia Arcaica (VIII – VI a.C.), figura masculina que representava a ideia de juventude, não pessoas ou deuses em específico. Estas estátuas eram, normalmente, representados a olhar em frente, com o pé esquerdo à frente e os braços ao longo do corpo. Seriam usadas como dedicatórias aos deuses ou em monumentos funerários. Quando visitar Naxos, não deixe de descobrir estas estátuas misteriosas.
4.1. Visitar o kouros de Apollonas
O kouros de Apollonas é o mais famoso da ilha de Naxos, tendo sido abandonado na pedreira de onde estava a ser cortado. É uma estátua monumental, com mais de 10 m de comprimento, e a pesar cerca de 80 toneladas. Terá sido abandonado por ter rachado, tornando a estátua inutilizável.
Por ter características diferentes dos kouros mais comuns, tendo barba e um dos braços esticado para a frente, foi interpretado como sendo uma representação do deus Apolo ou Dioniso. É verdadeiramente impressionante e algo a não perder quando visitar Naxos.
4.2. Visitar os kouros de Flerio e Faranghi
Há outros dois kouros que vale a pena conhecer quando visitar Naxos, perto de uma povoação chamada Melanes. Um está num jardim, designado por “kouros de Flerio” e terá sido abandonado ali por ter partido durante a sua deslocação da pedreira. Tem cerca de 5m de comprimento e pesa 5 toneladas.
O outro está um pouco mais acima, perto de uma pedreira e é por isso designado kouros da pedreira de Flerio ou kouros de Faranghi). Tem cerca de 5m de comprimento e pesa 7 toneladas. Tem as pernas partidas, não tem cara e os pés estão ao lado, num pedestal recente.
5. Visitar o templo de Deméter
Deméter era, na mitologia grega, a deusa das colheitas, da agricultura e da fertilidade da Terra. Em Naxos, existia um templo dedicado a Deméter, num local rodeado de terras férteis, e foi construído no século VI a.C. usando integralmente mármore de Naxos. Há indícios que também era dedicado ao deus Apolo, deus grego do Sol. No século IV d.C., o templo foi reconvertido numa basílica cristã e terá sido abandonado no século VIII. Hoje, as suas ruínas (parcialmente reconstruídas nos anos 90) podem ser exploradas quando visitar Naxos, a cerca de 10 km da capital, perto de uma povoação chamada Sangri.
6. Visitar o templo de Dionísio
Na mitologia grega, a ilha de Naxos tem uma ligação íntima com o deus Dioniso, o deus do vinho, da insanidade e do teatro (correspondente ao Deus romano Baco). Foi em Naxos que Dioniso encontrou o amor da sua vida, Ariadne, que tinha sido abandonada por Teseu depois de o ter ajudado a fugir de um labirinto após ele ter morto o Minotauro. Um dos templos mais importantes em honra de Dioniso na Grécia Antiga era precisamente em Naxos, e pode explorar as suas ruínas (com poucas estruturas sobreviventes) quando visitar Naxos, num local onde já existia um culto à fertilidade em meados do segundo milénio a.C., a poucos quilómetros da cidade de Naxos.
7. Conhecer as aldeias típicas quando visitar Naxos
Quando visitar Naxos, não pode perder as suas aldeias típicas, cheias de mármore, nas casas e pavimento, ruelas encantadas e cafés e tavernas tradicionais. É um óptimo lugar para comprar aquela lembrança da ilha de Naxos e para sentir a essência de Naxos.
7.1. Visitar a aldeia de Halki
Halki é a aldeia mais importante da ilha de Naxos, uma vez que foi a sua capital e hoje atrai os visitantes pelas suas ruas e casas atrraentes, lojas e restaurantes, e pelos trilhos que se podem fazer nas redondezas. Halki tem duas igrejas que valem a pena. A igreja de Panagia Protothronos é no centro da aldeia e vale a pena visitar o seu interior para admirar os frescos.
A igreja de São Jorge Diasoritis é uma bela igreja bizantina do século XI e terá sido uma das mais importantes da ilha de Naxos. Quando visitámos esta igreja estava a acontecer ali um casamento e não pudemos entrar no interior para admirar os magníficos frescos. A não perder quando visitar Naxos.
7.2. Visitar a aldeia de Filoti
A aldeia de Filoti é uma das aldeias mais icónicas da ilha de Naxos, disposta em anfiteatro nas encostas do Monte Zas. Quando visitar Naxos, vale a pena passar por Filoti e percorrer as suas ruas, apreciando a sua arquitectura, seus cafés e tavernas. Perto de Filoti, encontra-se a gruta de Zas (Zeus), onde Zeus terá vivido na sua infância.
7.3. Visitar a aldeia de Apiranthos
Apiranthos é, provavelmente, a aldeia mais bonita da ilha de Naxos, pela sua localização, nas encostas do Monte Fanari, pela sua arquitectura baseada na mármore e pelo cuidado que os seus habitantes têm em manter preservada a cultura e tradição da região. Na aldeia existem alguns museus que valem a pena uma passagem, nomeadamente o de História Natural. Apiranthos é algo a não perder quando visitar Naxos.
7.4. Almoçar em Apiranthos
Uma das coisas a não perder quando visitar Naxos e Apiranthos é experimentar a gastronomia local e desfrutar das fabulosas vistas das esplanadas dos seus restaurantes, uma vez que Apiranthos se encontra a 600 m de altitude. Nós almoçámos na Taverna Plátanos, onde experimentámos uma moussaka (espécie de empadão feito com carne picada, batata, e beringela, com molho branco) deliciosa e um prato de lombo de porco chamado “rosto” de porco.
8. Admirar as vistas do Restaurante Rotonda
O Restaurante Rotonda é, provavelmente, o restaurante da ilha de Naxos com melhor vista. Quando visitar Naxos, não deixe de comer na esplanada e desfrutar das magníficas vistas. Fica na estrada entre Filoti e Apeiranthos.
9. Admirar as vistas da igreja Stavros Keramotis
Stavros Keramotis é uma igreja com uma localização espectacular nas montanhas de Naxos, com vistas fantásticas da costa oriental da ilha de Naxos.
10. Fazer um passeio de barco a Pano Koufonisi
Quando visitar Naxos, não deixe passar a oportunidade de conhecer a ilha habitada mais pequena das Cíclades, na realidade constituída por duas pequenas ilhas, Pano Koufonisi e Kato Koufonissi, separadas por um pequeno estreito e rodeadas de águas cristalinas.
Se vai visitar Naxos, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Naxos.
- VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE NAXOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Naxos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir.
- VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Mykonos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Timos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Naxos.
- VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Naxos.