Visitar Milos é conhecer uma das ilhas gregas mais fascinantes e com mais motivos de interesse. Lar da famosa “Vénus de Milo”, Milos teve um papel histórico importante, com um enorme porto natural e rica em termos minerais, mas são as suas povoações imaculadas de branco, como Plaka, ou cheias de cor, como Klima, que impressionam mais a quem hoje chega de barco a Milos. Mas, verdadeiramente, aquilo que torna hoje Milos um dos destinos turísticos mais populares das ilhas gregas são as suas praias. Praias de areia branca ou clara, algo raro nas ilhas Cíclades, enseadas escondidas, formações rochosas excepcionais e ainda um mar de águas transparentes e de cor azul-turquesa. Milos tem muito para oferecer, por isso quando visitar Milos prepare-se para momentos de lazer mas também para percorrer a ilha de lés-a-lés em busca dos seus cartões postais.
CONTEÚDOS DO ARTIGO
A geografia da ilha de Milos
A ilha de Milos tem uma forma em ferradura, em torno de uma caldeira vulcânica (antiga cratera) que forma uma extensa baía que constitui o segundo maior porto natural do Mediterrâneo (o maior fica em Menorca), usado desde a antiguidade, e ainda hoje porto seguro para ferries, veleiros, barcos de pesca e catamarãs de cruzeiro. Embora a ilha de Milos seja bastante extensa, o terço mais ocidental da ilha (onde foi e ainda é feita extracção mineira) tem acessos muitos reduzidos, com poucas estradas e só adequadas a veículos todo-o-terreno. Assim, quando visitar Milos e alugar carro, terá de se restringir ao restante da ilha, que ainda ssim tem suficientes pontos de interesse para o manter ocupado durante dias.
As principais povoações de Milos concentram-se no Norte, principalmente na zona virada para a baía, e é também nessa zona que encontrará algumas das melhores praias de Milos. Mas, quando visitar Milos, não pode esquecer a costa sul, onde se encontram algumas das mais belas enseadas e praias de Milos, algumas apenas acessíveis de barco. Assim, uma das actividades a não perder quando visitar Milos é fazer um passeio de barco à volta da ilha de Milos.
DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MILOS
Para poder desfrutar quando visitar Milos e as ilhas gregas, deve planear a sua visita antecipadamente, nomeadamente como chegar, onde dormir, e como se deslocar. Deixamos então aqui algumas dicas práticas para não perder nada quando visitar Milos.
Consulte também o nosso artigo com todas as informações sobre viajar nas ilhas gregas.
GUIA DE VIAGEM PARA VISITAR MILOS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre visitar Milos, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. Milos é uma ilha maravilhosa para quem procura praia e mar, mas também tem povoações típicas e tradição popular, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor de Milos. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para visitar Milos de forma independente.
GUIA DE VIAGEM PARA AS ILHAS GREGAS
Se procura um guia em pdf, prático e sintético, sobre viajar nas ilhas gregas, este é o melhor que vai encontrar em português para levar consigo na sua viagem às ilhas gregas. As ilhas gregas são maravilhosas para quem procura praia, mar, cultura e natureza, mas também alojamentos fabulosos e lifestyle, e vai encontrar neste guia todas as dicas que necessita para aproveitar o melhor das ilhas gregas. Um guia de viagem com a qualidade do Viajar entre Viagens. Estas páginas vão dar-lhe condições para viajar nas ilhas gregas, em particular nas Cíclades, e visitar Milos, de forma independente.
Se vai viajar para outras ilhas gregas, estes são os guias que temos ao seu dispor
1. Como chegar a Milos
Milos é uma das muitas ilhas gregas no Mediterrâneo. Em particular, a ilha de Milos fica no extremo sudoeste das ilhas Cíclades, localizadas no sul do Mar Egeu, entre as quais também se contam, além da ilha de Milos, as ilhas de Naxos, Paros, Antiparos, Miconos, Ios e Santorini. Milos é servida por um aeroporto com ligações domésticas e internacionais a vários países europeus. Se, quando visitar Milos, já estiver a viajar nas ilhas gregas, então o ferry é o modo de deslocação mais prático. Milos tem ligações de ferry com outras ilhas gregas, em particular Santorini, e com o porto de Piraeus (Atenas), na Grécia continental.
Reserve aqui o seu voo para Atenas ou Milos.
Reserve aqui a sua viagem de ferry nas ilhas gregas.
2. Como deslocar-se quando visitar Milos
A melhor forma de explorar quando visitar Milos, e poder aproveitar melhor o seu tempo de férias, é alugar carro, pois irá permitir-lhe ter a autonomia necessária para poder visitar os lugares que quiser e à hora que quiser. Quando visitar Milos, pode alugar carro no porto de Adamas (ou no aeroporto). Nós alugámos logo à chegada no porto de Adamas com a Tourlakis Rent a Car, por um preço muito competitivo, e com um carro pequeno pois esse é o mais adequado para nós.
Pode também reservar aqui o seu carro para visitar Milos.
3. Onde ficar quando visitar Milos
Quando visitar Milos, as opções de alojamento dividem-se entre as que se situam nas principais localidades, e as que se encontram perto das praias. Nós ficámos alojados muito perto da praia de Sarakiniko, no Sarakiniko Rooms, uma excelente opção, com um preço muito acessível (40 € por noite).
Cada quarto está separado dos outros como se fosse uma casa independente. O nosso quarto era muito confortável e espaçoso, com um alpendre na parte traseira e um pequeno terreno. Dali, tinha-se vista para a costa de Sarakiniko, que fica a menos de 1 km de distância. O quarto estava também equipado com frigorífico e alguns snacks e bebidas para o pequeno-almoço, algo que deu muito jeito nos nossos dias a visitar Milos.
Reserve aqui a sua estadia no Sarakiniko Rooms, em Milos.
Mas quando visitar Milos tem muitas mais opções de alojamento. Pode ficar no porto de Adamas, a povoação mais central, mas pode optar pelas povoações típicas de Plaka ou Trypiti. Outras opções de alojamento quando visitar Milos são ficar em Klima, onde se pode alojar numa antiga casa de barco, num cenário isolado mas idílico, ou ainda perto das praias de Firopotamos, Mandrakia ou Sarakiniko.
3.1. Onde dormir no porto de Adamas quando visitar Milos
No porto de Adamas, pode experimentar
- num segmento mais alto, o Olea Bay Hotel ou o Santa Maria Village Resort & Spa;
- num segmento médio, as White Rock Milos Suites, as Athina Milos Suites, ou o Ciel Milos;
- os Amalthia Apartment Milos, o Cavo Milos, ou a Casa Aiora.
3.2. Onde dormir nas povoações de Plaka ou Trypiti quando visitar Milos
- Na povoação de Plaka, experimente as Vira Vivere Houses, as Plaka Suites, os Halara Studios, ou os Studios Betty.
- Na povoação de Trypiti, experimente os Palaios Rooms, os Georgia Rooms Milos, ou a Traditional Cycladic House. Uma opção singular em Trypiti é ficar alojado num antigo moinho. Experimente o Anastasia’s windmill, o Drougas’ Windmill, ou o Milos Vaos Windmill.
3.3. Onde dormir em Klima quando visitar Milos
Em Klima, as melhores opções são ficar alojado nas antigas casas de barcos (conhecidas como syrmata) onde os pescadores guardavam o seu bem mais precioso. Experimente a Vasealis & Seafis Sirma Klima, a Fisherman House, a The Colourful Land Milos, ou a Salty Splash Sirma Klima, ou ainda a Blue Sea House.
3.4. Outras opções para onde dormir quando visitar Milos
- Na praia de Firopotamos, experimente as Milinon Suites, a Aquanis Anchored, sea front house, os Blue Mare Apartments on the beach, ou a Salty Kisses and Sandy Toes.
- Na povoação de Mandrakia, experimente a Seashell Mandrakia Sea view, a SeaScape Mandrakia, ou a Seaview House Mandrakia.
- Na praia de Sarakiniko, para além do Sarakiniko Rooms, experimente as Cave Suites Milos.
4. Seguro de viagem para visitar Milos e as ilhas gregas
A IATI tem um seguro que é ideal para viajar para as ilhas gregas e visitar Milos. Todos os seguros da IATI cobrem tratamento por contágio por coronavírus e essa informação consta no certificado da apólice, já que alguns países pedem um seguro obrigatório com esta cobertura. Porém, se fizer o seguro do pack de seguro de viagem + seguro de cancelamento opcional, este cobre o cancelamento da viagem caso o segurado, seus pais ou filhos testem positivo para COVID-19 antes de ir para Milos. E além disso, o seguro IATI Cancelamento também tem esta cláusula coberta. A IATI tem um seguro que é especial para viagens na Europa e ideal para visitar Milos e as ilhas gregas. Este novo seguro cobre actividades como cicloturismo, trilhos, roadtrips, autocaravana, campers, etc. Sendo assim, o seguro IATI é, claramente, o melhor seguro do mercado neste momento para viajar para as ilhas gregas e visitar Milos.
Faça aqui o seu seguro IATI aqui com 5% de desconto.
O QUE VER E FAZER QUANDO VISITAR MILOS
As grandes atracções de Milos são as suas praias e enseadas, a sua costa recortada e o seu mar cristalino, mas a ilha de Milos tem outras atracções como povoações típicas e arquitectura tradicional. Para não perder nada quando visitar Milos, deixamos aqui as nossas sugestões sobre o que ver e fazer quando visitar Milos nas ilhas gregas.
1. Visitar o porto de Adamas
O porto de Adamas (ou Adamantas) é uma paragem incontornável quando visitar Milos. Na realidade, para além do porto e marina, de onde partem os passeios de barco à volta da ilha de Milos, a povoação tem uma marginal muito agradável, com muitos restaurantes e cafés, muitas opções de alojamento, bonitas igrejas e alguns museus interessantes, por exemplo o Museu da Mineração de Milos (que nós não tivemos tempo de visitar mas que, de certeza, vale a pena.
2. Fazer um passeio de catamarã à volta da ilha quando visitar Milos
Quando visitar Milos, é obrigatório fazer um passeio de catamarã à volta da ilha de Milos, pois há alguns lugares de Milos que só são acessíveis de barco. Para além de ter uma perspectiva global da ilha de Milos, poderá aceder e ficar a conhecer lugares incríveis. Alguns passeios, como o que nós fizemos, vão até à ilha vizinha de Poliegos.
Pode marcar aqui o seu passeio de catamarã à volta da ilha de Milos. Foi esta actividade que fizemos e gostámos muito. É obrigatório quando visitar Milos.
2.1. Sair da baía de Milos e dobrar o Cabo Vani
O passeio de catamarã sai do porto de Adamas por volta das 9h, zarpando em direcção ao cabo Vani, na ponta norte da ilha de Milos. O Cabo Vani é um promontório rochoso e por trás de onde se fazia extracção de ferro no século XIX. Navega-se inicialmente pela baía de Milos, um enorme porto natural, abrigado do vento e ondulação mais forte. No entanto, se houver vento (como foi no nosso caso), mal se sai da baía, a ondulação faz-se sentir bastante. No entanto, o catamarã é estável e tem um espaço resguardado na parte de trás.
2.2. Visitar e mergulhar na gruta de Sykia
A gruta de Sykia é a primeira paragem do passeio de barco em volta da ilha de Milos, na costa oeste da ilha. É uma enorme gruta (a maior da ilha de Milos) cujo tecto abateu, sendo que agora é a céu aberto. Tem uma abertura para o mar, a partir de onde é possível entrar com um barco pequeno ou a nadar. Nós só parámos para as fotos e fomos mergulhar um pouco ao lado.
Um pouco a sul da gruta de Sykia, existe um arco de rocha que tem um canal que faz ligação entre o mar aberto e uma pequena baía. A transparência das águas e a cor das rochas faz um efeito espectacular. Há bastantes pequenos peixes e para se admirar tudo deve-se levar equipamento de snorkel (fornecido no barco). Depois de sairmos da água, tivemos direito a uns snacks a meio da manhã.
2.3. Visitar a baía de Kleftiko quando visitar Milos
A segunda paragem do passeio de barco à volta da ilha de Milos é, provavelmente, o lugar mais famoso de Milos, a baía de Kleftiko. Uma paisagem fenomenal, com falésias de tufo vulcânico e calcário, para além de minerais, e um mar de cor azul-turquesa. Ali voltámos à água, claro. É verdadeiramente um lugar a não perder quando visitar Milos, e é só acessível de barco.
As pequenas enseadas sucedem-se, todas abrigadas do vento de norte, fazendo com que seja uma zona privilegiada para atracar barcos com segurança. Isto explica porque Kleftiko tem esse nome, que quer dizer “baía dos ladrões”, uma vez que, nos séculos XVI a XVIII, foi esconderijo de piratas, que aproveitavam as enseadas para atracar e as grutas para esconder os seus tesouros roubados.
2.4. Nadar na praia de Gerakas quando visitar Milos
Navegando pela costa sul, e passando ao largo das praias de Fyriplaka e Tsigrado, chegámos depois à terceira paragem no passeio de barco à volta da ilha de Milos, a praia de Gerakas, uma das praias mais bonitas e recônditas de Milos. Tem um longo areal, água super transparente e altas falésias que a tornam inacessível sem ser de barco. É uma praia a não perder quando visitar Milos.
Depois de sairmos da água estava na hora do almoço. Uma refeição simples, mas muito saborosa, de frango, acompanhado de salada grega e massa. E até pudemos acompanhar de um copo de vinho branco fresco!
2.5. Admirar a praia de Thiorichia e a aldeia mineira abandonada
Depois de almoço, zarpámos de novo junto à costa sul da ilha de Milos, passando por uma das praias mais enigmáticas de Milos, a praia de Thiorichia, na baía de Paliorema. Lá, para além da praia, existe uma aldeia mineira (abandonada), pois ali fazia-se extracção de enxofre até aos anos 70 do século passado. É acessível por terra, mas apenas em veículo todo-o-terreno, por isso não o fizemos. Aproveitámos assim o passeio de barco à volta da ilha de Milos para vislumbrar essa paisagem enigmática. Fica para outra oportunidade, quando voltarmos a visitar Milos, conhecermos melhor esta faceta da ilha de Milos.
2.6. Visitar a baía azul (Galazia nera) de Poliegos
A seguir, navegámos durante algum tempo, deixando para trás a ilha de Milos e tomando a direcção da ilha vizinha de Poliegos, uma ilha desabitada. Ali, encontra-se a famosa baía azul, também conhecida como Galazia Nera, que dizem ter a água mais azul das ilhas gregas.
Aproveitámos para lançar o drone par ter uma perspectiva diferente da baía e das águas transparentes. É verdadeiramente um lugar imperdível quando visitar Milos. A navegação, ida e volta, é um pouco morosa, especialmente se houver ondulação, mas vale a pena.
2.7. Desfrutar das cores do pôr-do-sol na costa de Milos
Ao final da tarde, era tempo de voltar à ilha de Milos, finalizando a volta da ilha, navegando pela costa norte até entrarmos novamente na baía de Milos. Junto à costa, e com o sol a pôr-se nas nossas costas, pudemos admirar as belíssimas povoações de Klima, mesmo junto ao mar, e Plaka, pendurada no topo das falésias.
Tinha sido um dia espectacular, sendo que visitámos vários lugares que, de outra forma, não nos teria sido possível visitar em Milos, como Sykia, Kleftiko, a praia de Gerakas e a baía azul, e tivemos uma perspectiva diferente de lugares que também visitámos por terra, como Klima e Plaka. Este passeio de barco é, realmente, algo a não perder quando visitar Milos.
3. Visitar Milos de carro
Para realmente se poder desfrutar de tudo que a ilha de Milos tem para oferecer, é necessário alugar carro. Se não for um todo-o-terreno, há estradas que não são adequadas, no terço mais ocidental da ilha, mas, ainda assim, são muitas as atracções que o deixarão ocupado e o farão querer andar mais para conhecer mais. Nós andámos com um carro da Tourlakis Rent a Car, que foi o nosso fiel companheiro no nosso périplo pela ilha de Milos.
Com um carro, poderá deslocar-se livremente e sem constrangimentos de horário, podendo explorar quer as povoações mais típicas da ilha de Milos, como Plaka, Trypiti ou Klima, quer as praias mais espectaculares da ilha, como Sarakimiko, Firopotamos ou Fyriplaka. Alugar carro é, assim, fundamental quando visitar Milos.
4. Desfrutar das praias de Milos
Milos é uma ilha grega famosa pelas suas praias e há muito por onde escolher. Quando visitar Milos, deve conhecer pelo menos algumas das suas praias, para desfrutar de lugares diferentes e para conhecer praias lindíssimas. Apresentamos a seguir algumas das melhores praias de Milos (a praia de Gerakas já foi mencionada acima, pois só é acessível de barco), a não perder quando visitar Milos.
4.1. Apaixonar-se pelas formações rochosas de Sarakiniko
A praia de Sarakiniko é, talvez, a mais bonita da ilha de Milos, uma vez que é aquela que tem um contexto mais singular. Localizada na costa norte da ilha de Milos, a poucos quilómetros do porto de Adamantas, é na realidade uma secção da costa com um conjunto impressionante de formações rochosas de tufo vulcânico com uma aparência lunar, mas modeladas em estranhas formas pelas ondas e pelo vento.
Os mais corajosos podem atirar-se de alguns pontos das falésias para a água, pois há pontos onde é possível voltar a subir para terra. É provavelmente o lugar mais fotogénico (e fotografado!) da ilha de Milos e uma paragem obrigatória quando visitar Milos.
Sarakiniko não é só belas formações rochosas, tem também uma pequena mas lindíssima praia, onde poderá tomar banho e nadar com as famosas formações rochosas como pano de fundo.
4.2. Desfrutar da praia de Fyriplaka quando visitar Milos
A praia de Fyriplaka é, talvez, a mais bonita da ilha de Milos, situada numa bela baía, na costa sul da ilha de Milos. As falésias de cor vermelha e as formações rochosas emprestam ainda mais beleza ao mar de água azul-turquesa. Para lá chegar, deve fazer um pequeno percurso a pé desde o parque de estacionamento. Existe lá um pequeno bar. Uma praia obrigatória quando visitar Milos.
4.3. Desfrutar da praia de Tsigrado quando visitar Milos
A praia de Tsigrado é uma das mais badaladas, mas também mais recônditas, da ilha de Milos. Situada perto da praia de Fyriplaka, está rodeada de falésias, mas há um caminho que vai desde o parque de estacionamento até ao areal, descendo por uma escada no final (se não quiser descer até à praia, pode admirá-la do topo da falésia). Uma praia obrigatória quando visitar Milos.
Marque aqui o seu passeio de caiaque na praia de Tsigrado e Gerakas, uma óptima forma de desfrutar destas belíssimas praias.
4.4. Aproveitar a praia de Firopotamos quando visitar Milos
A praia de Firopotamos fica na costa norte da ilha de Milos, a poucos quilómetros da capital, Plaka. Aliás, esta praia de mar de cor azul-turquesa foi no passado a estância balnear preferida dos habitantes de Plaka. É lindíssima, e juntamente com a pequena povoação piscatória homónima faz um conjunto perfeito. Um lugar obrigatório quando visitar Milos.
4.5. Descobrir a praia de Papafragas quando visitar Milos
A praia de Papafragas fica na costa norte da ilha de Milos e é extraordinária pela sua configuração, um pequeno canhão escavado na rocha, parecendo que a água faz uma piscina natural fechada. No entanto, há um caminho que leva ao pequeno areal (mas o caminho é escavado na rocha e estreito, por isso deve ir com cuidado).
4.6. Aproveitar a praia de Lagada
A praia de Lagada é a praia mais perto do porto de Adamas, mesmo junto ao porto a oeste. Apesar do movimento de barcos, é uma praia sossegada e que tem a grande vantagem de ser acessível a pé a partir do porto.
4.7. Aproveitar a praia de Papikinou
A praia de Papikinou é a praia mais perto do porto de Adamas, para quem se desloca para oriente. Tem um longo areal e águas tranquilas. É uma praia muito acessível e a escolha certa para quem estiver hospedado em Adamas e não se quiser deslocar para mais longe.
4.8. Tomar banho nas águas termais de Alykes
Logo à frente da praia de Papikinou, ficam as águas termais de Alykes. É um local popular entre a população de Milos, especialmente ao fim de semana. Se quiser experimentar água mais quente do que o normal em Milos, este o lugar a não perder quando visitar Milos.
4.9. Aproveitar a praia de Achivadolimni
A praia de Achivadolimni fica na costa sul da baía de Milos, perto do aeroporto, e é uma praia sossegada, com um extenso areal, sendo a maior da ilha de Milos. Tem águas pouco profundas, ideais para crianças. É uma praia muito acessível e uma boa opção se estiver em família.
4.10. Aproveitar a praia de Polónia
Na ponta nordeste da ilha, a praia da povoação de Polónia é uma das mais sossegadas da ilha de Milos, situada numa pequena baía, ladeada por árvores (tamarindos).
5. Encantar-se com as ruas de Plaka quando visitar Milos
Plaka é a principal povoação da ilha de Milos, e sua capital, mas é muito mais do que isso. Plaka tem uma localização fenomenal sobre a falésia, com vistas fantásticas sobre a baía, sendo esta localização devido ao facto de a população, na Idade Média, fugir dos ataques piratas e refugiar-se nos lugares mais altos e inacessíveis.
Para além da arquitectura das casas e igrejas, Plaka exibe ainda uma cena gastronómica invejável, com vários pequenos restaurantes onde se serve comida grega e internacional muito saborosa.
6. Vêr o pôr-do-sol no kastro de Plaka quando visitar Milos
O kastro de Plaka situa-se na zona mais alta da cidade, e corresponde à antiga fortificação veneziana. A cidade acabou por crescer a partir dali, protegendo a população de ataques de piratas vindos da costa. Hoje, para além das igrejas ali construídas, pode admirar-se um fabuloso pôr-do-sol.
7. Visitar o Teatro de Milos
O Antigo Teatro de Milos está situado numa colina abaixo da povoação de Tripiti, com vista sobre a baía de Milos e a povoação de Klima. Está perto do local onde a famosa “Vénus de Milo” terá sido encontrada, assim como das Catacumbas de Milos. Data do período helenístico, mas a estrutura que se vê hoje corresponde à fase romana do teatro. O anfiteatro é hoje por vezes usado, como nos tempos romanos, para espectáculos de música e teatro. Um lugar a não perder quando visitar Milos.
Marque aqui o seu passeio de arqueologia e cultura na ilha de Milos.
8. Visitar as Catacumbas de Milos
As Catacumbas de Milos são o que resta de um cemitério subterrâneo dos primeiros séculos da era cristã na ilha de Milos. As catacumbas foram roubadas e vandalizadas até ao século XIX, quando foram visitadas por arqueólogos, tendo o seu estudo sistemático começado apenas no sédulo XX. Hoje, pode admirar-se três conjuntos de túmulos escavados em paredes na rocha vulcânica, uns com arcos, outros apenas na horizontal. Há também túmulos escavados no chão. As catacumbas ficam perto da vila de Tripiti e do Teatro de Milos. Um lugar a não perder quando visitar Milos.
9. Visitar a aldeia de Tripiti quando visitar Milos
Um pouco abaixo de Plaka, a aldeia de Tripiti tem vistas fabulosas sobre a baía de Milos e muitas casinhas da aldeia foram transformadas em casas de hóspedes, incluindo até alguns moinhos reconvertidos! Uma aldeia a não perder quando visitar Milos.
10. Visitar a aldeia piscatória de Klima quando visitar Milos
Klima é uma das povoações que não deve perder quando visitar Milos. É uma antiga aldeia piscatória, com algumas casas junto ao mar, na costa abaixo de Trypiti. Os pescadores tinham casas coloridas e o seu barco tinha a mesma cor, sendo este guardado no piso térreo da casa e as pessoas habitavam o primeiro andar. Apesar de a actividade pesqueira ter cessado por ali, as cores das casas e dos barcos mantiveram-se e agora muitas das casas foram transformadas em alojamentos.
Dê um passeio por Klima, caminhe à beira mar, tome um banho nas águas ou estenda-se ao sol. E, depois, decidirá se vale a pena passar pelo menos uma noite numa das casas coloridas. Um lugar a não perder quando visitar Milos.
11. Ver o pôr-do-sol em Klima quando visitar Milos
Ver o pôr-do-sol em Klima é uma das actividades a não perder quando visitar Milos. Klima tem um ambiente romântico, que ainda se acentua mais quando se aproxima o sol poente. Memorável e obrigatório quando visitar Milos.
12. Conhecer a povoação de Polónia quando visitar Milos
A pequena povoação de Polónia, na ponta norte da ilha, merece uma paragem quando visitar Milos. É uma povoação de tradição piscatória transformada em estância balnear. Tem vários restaurantes à beira mar e é de Polónia que saem os barcos em direcção à ilha vizinha de Kimoulos.
13. Conhecer a aldeia piscatória de Mandrakia quando visitar Milos
Mandrakia é uma pequena aldeia piscatória na costa norte de Milos e é uma paragem obrigatória quando visitar Milos. O seu pequeno porto é delicioso, com águas azuis-turquesa e um conjunto colorido de “syrmata”. Toda a aldeia parece um cenário de filme, e é um prazer dar uma volta pela aldeia a pé.
14. Almoçar no restaurante Medusa em Mandrakia
O restaurante Medusa é uma instituição na ilha de Milos, situado na aldeia de Mandrakia, e é algo que não deve perder quando visitar Milos. Virado para a baía de águas azuis-turquesa, com polvos pendurados a secar ao sol, é o local indicado para desfrutar dos sabores do mar. Nós almoçámos lá, e experimentámos o queijo grelhado com mel e sementes de sésamo, o polvo em molho de vinagre e uma espetada de peixe espada. Maravilhoso!
15. Comer no restaurante Flisvos em Adamas
Quando tiver chegado de um passeio de barco pela ilha de Milos, ou estiver à espera de um ferry, ou ainda quando der um passeio por Adamas à noite, aproveite para jantar no Flisvos, um dos melhores restaurantes da ilha de Milos. Nós experimentámos empanadas de queijo e camarões grelhados e estava tudo muito bom.
Se vai visitar Milos, estes são os nossos artigos que não pode perder
- GUIA DE VIAGEM DAS ILHAS GREGAS – Um guia de viagem super completo, em português, sobre as ilhas gregas, com informação prática e específica para quem pretende visitar as ilhas Cíclades e aproveitar tudo o que de melhor elas têm para oferecer. Ideal para planear visitar Milos.
- VIAJAR NAS ILHAS GREGAS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas gregas (Cíclades) de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Milos.
- VIAJAR NAS ILHAS CÍCLADES – Um artigo com tudo o que precisa de saber para viajar nas ilhas Cíclades de forma independente e aproveitar ao máximo a sua viagem por Santorini, Míconos, Paros, Naxos e outras ilhas. Ideal para planear visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE SANTORINI – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Milos.
- ONDE DORMIR EM SANTORINI – Um artigo com todas as dicas e tudo o que precisa de saber para escolher as melhores zonas e os melhores alojamentos para ficar em Santorini.
- VISITAR A ILHA DE IOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Ios está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE MILOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Milos, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer.
- VISITAR A ILHA DE SIFNOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Sifnos está neste artigo, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE ANTIPAROS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Antiparos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE PAROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Paros, com informação detalhada para explorar tudo o que esta belíssima ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE NAXOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Naxos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como chegar e se mover, e onde dormir. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE MYKONOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Míconos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE DELOS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Delos, com informação detalhada para explorar tudo o que a ilha sagrada tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE TINOS – Tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Tinos está neste artigo cheio de dicas práticas, o que ver e fazer, como se mover, onde dormir e actividades a não perder. Ideal para combinar com visitar Milos.
- VISITAR A ILHA DE ANDROS – Um artigo com tudo o que precisa de saber para visitar a ilha grega de Santorini, com informação detalhada para explorar tudo o que esta ilha tem a oferecer. Ideal para combinar com visitar Milos.