Visitar as magníficas colinas a oeste da Acrópole de Atenas | Grécia

Visitar as magníficas colinas a oeste da Acrópole de Atenas | Grécia

Atenas está localizada numa depressão de terreno, rodeada de montanhas por todos os lados, excepto aquele em que esta virada para o Mediterrâneo, tocando o golfo Saronico. A baixa da cidade e dominada pelas colinas de Lykavitos (ver cronica abaixo) e a da Acrópole. Mas a oeste da Acrópole erguem-se duas colinas com muita historia (como não podia deixar de ser) . Neste primeiro dia de 2010, decidimos dar uma volta por esta zona, uma vez que os monumentos e museus da cidade se encontram todos fechados.

Assim, depois de (pela primeira vez nestas ferias!) termos dormido ate mais tarde e de um pequeno-almoço tardio, fizemos um percurso pelo bairro de Plaka, almoçamos, e depois dirigimo-nos a colina de Filopappos, conhecida pelos gregos antigos como colina das musas. No seu cimo podemos encontrar o monumento que lhe da o seu nome actual, construído em 116 d.C. para comemorar a tomada de posse (no ano 100) do novo administrador da cidade, o cônsul romano Julio Antioco Filopappos. Mas os grandes atractivos deste lugar são, por um lado, a possibilidade de dar um passeio por uma bonita zona arborizada (em pleno centro da cidade) e, por outro, desfrutar de vistas ESPECTACULARES sobre a cidade e, em particular, sobre a Acrópole. E para isto o tempo também ajudou… Nestes dias de Inverno grego, o Sol e o calor tem marcado a sua presença, de tal forma que temos andado, durante o dia, de T-shirt de manga curta! O resultado visível deste passeio foram muitas e bonitas fotos, das quais apresentamos aqui uma pequeníssima amostra. Visitar as magníficas colinas a oeste da Acrópole de Atenas | GréciaVisitar as magníficas colinas a oeste da Acrópole de Atenas | Grécia
A seguir, ja com o aproximar do por-do Sol, descemos um pouco em direcção a colina vizinha, a colina Pnice, onde nos séc. VI a IV a.C. se reunia a assembleia do povo. Foi aqui que oradores como Demostenes se dirigiam a um publico que podia ir ate 6000 atenienses, para discutir questões de politica, justiça, paz ou guerra. A vida de Demostenes, como orador e político, foi dedicada à defesa de Atenas, que se via ameaçada por Filipe II da Macedónia (pai de Alexandre, o Grande), escrevendo inúmeros discursos cujo objectivo era convencer os cidadãos atenienses a arregimentar forças contra os seus inimigos, antes que fosse tarde demais. Ainda são visíveis as ruínas da plataforma oratória de onde os discursos eram proferidos, com uma vista fenomenal para a Acrópole, assim como o muro que suportava os socalcos semicirculares que colocavam os cidadãos ao nível dos oradores.
Visitar as magníficas colinas a oeste da Acrópole de Atenas | Grécia
Pessoalmente, gostei muito de visitar estes locais e, apesar de terem passado mais de 2300 anos, consegui sentir que algo do que se passou ali continua “no ar”. Dizem que todos os lugares estão marcados com a sua historia em particular, mais ou menos publica, mais ou menos notória, e que essas marcas podem ser vistas e sentidas. Não sei se isso e verdade, mas hoje, nas colinas com vista sobre a Acrópole, senti que respirei um pouco de Historia.

Visitar as magníficas colinas a oeste da Acrópole de Atenas | Grécia

“O homem que pensa que deve o seu nascimento apenas aos seus pais, esperara ate que chegue o seu destino final e natural; aquele que e filho da sua nação esta disposto a morrer antes de a ver escravizada e encarara os ultrajes e indignidades, que uma nação em submissão e forcada a suportar, como piores do que a própria morte.”
Demostenes (Sobre a Coroa, 330 a.C.)

ONDE DORMIR QUANDO VISITAR ATENAS

Há imensas opções de alojamento na cidade de Atenas mas alguns, quer pela beleza, glamour ou localização merecem da nossa parte uma sugestão. Se procura os melhores alojamentos quando visitar Atenas, são estes:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

1 Comentário

  1. Anónimo diz: Responder

    Boa forma de começar o ano!!!
    Tu não páras… isso é que é viver.
    Gosto muito de ver os teus blogs, desperta-me curiosidade… mas vou-me contentando com umas fériazitas no alentejo.:)
    Bom ano para vocês.
    sandra contente

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.