Visitar as magníficas colinas a oeste da Acrópole de Atenas | Grécia
Colocado em
Atenas está localizada numa depressão de terreno, rodeada de montanhas por todos os lados, excepto aquele em que esta virada para o Mediterrâneo, tocando o golfo Saronico. A baixa da cidade e dominada pelas colinas de Lykavitos (ver cronica abaixo) e a da Acrópole. Mas a oeste da Acrópole erguem-se duas colinas com muita historia (como não podia deixar de ser) . Neste primeiro dia de 2010, decidimos dar uma volta por esta zona, uma vez que os monumentos e museus da cidade se encontram todos fechados.
Assim, depois de (pela primeira vez nestas ferias!) termos dormido ate mais tarde e de um pequeno-almoço tardio, fizemos um percurso pelo bairro de Plaka, almoçamos, e depois dirigimo-nos a colina de Filopappos, conhecida pelos gregos antigos como colina das musas. No seu cimo podemos encontrar o monumento que lhe da o seu nome actual, construído em 116 d.C. para comemorar a tomada de posse (no ano 100) do novo administrador da cidade, o cônsul romano Julio Antioco Filopappos. Mas os grandes atractivos deste lugar são, por um lado, a possibilidade de dar um passeio por uma bonita zona arborizada (em pleno centro da cidade) e, por outro, desfrutar de vistas ESPECTACULARES sobre a cidade e, em particular, sobre a Acrópole. E para isto o tempo também ajudou… Nestes dias de Inverno grego, o Sol e o calor tem marcado a sua presença, de tal forma que temos andado, durante o dia, de T-shirt de manga curta! O resultado visível deste passeio foram muitas e bonitas fotos, das quais apresentamos aqui uma pequeníssima amostra.
A seguir, ja com o aproximar do por-do Sol, descemos um pouco em direcção a colina vizinha, a colina Pnice, onde nos séc. VI a IV a.C. se reunia a assembleia do povo. Foi aqui que oradores como Demostenes se dirigiam a um publico que podia ir ate 6000 atenienses, para discutir questões de politica, justiça, paz ou guerra. A vida de Demostenes, como orador e político, foi dedicada à defesa de Atenas, que se via ameaçada por Filipe II da Macedónia (pai de Alexandre, o Grande), escrevendo inúmeros discursos cujo objectivo era convencer os cidadãos atenienses a arregimentar forças contra os seus inimigos, antes que fosse tarde demais. Ainda são visíveis as ruínas da plataforma oratória de onde os discursos eram proferidos, com uma vista fenomenal para a Acrópole, assim como o muro que suportava os socalcos semicirculares que colocavam os cidadãos ao nível dos oradores.
Pessoalmente, gostei muito de visitar estes locais e, apesar de terem passado mais de 2300 anos, consegui sentir que algo do que se passou ali continua “no ar”. Dizem que todos os lugares estão marcados com a sua historia em particular, mais ou menos publica, mais ou menos notória, e que essas marcas podem ser vistas e sentidas. Não sei se isso e verdade, mas hoje, nas colinas com vista sobre a Acrópole, senti que respirei um pouco de Historia.
“O homem que pensa que deve o seu nascimento apenas aos seus pais, esperara ate que chegue o seu destino final e natural; aquele que e filho da sua nação esta disposto a morrer antes de a ver escravizada e encarara os ultrajes e indignidades, que uma nação em submissão e forcada a suportar, como piores do que a própria morte.”
Demostenes (Sobre a Coroa, 330 a.C.)
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR ATENAS
Há imensas opções de alojamento na cidade de Atenas mas alguns, quer pela beleza, glamour ou localização merecem da nossa parte uma sugestão. Se procura os melhores alojamentos quando visitar Atenas, são estes:
Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.
Esta é provavelmente uma das perguntas que mais recebemos. A resposta é simples e está aqui. Desde drone, câmaras fotográficas, computadores, etc. Tudo o que vai na nossa bagagem está aqui.
Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.
Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.
Marque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.
Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.
Alugue carro usando o AutoEurope ou o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.
Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.
Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.
Boa forma de começar o ano!!! Tu não páras… isso é que é viver. Gosto muito de ver os teus blogs, desperta-me curiosidade… mas vou-me contentando com umas fériazitas no alentejo.:) Bom ano para vocês. sandra contente
Boa forma de começar o ano!!!
Tu não páras… isso é que é viver.
Gosto muito de ver os teus blogs, desperta-me curiosidade… mas vou-me contentando com umas fériazitas no alentejo.:)
Bom ano para vocês.
sandra contente