Atenas, cidade com 3500 anos, viveu a sua época gloriosa no período clássico da Grécia Antiga, do qual sobreviveram inúmeros edifícios, nomeadamente o seu mais emblemático – Acrópole de Atenas. As acrópoles eram “cidades altas” ( ἄκρος – “alto”, e πόλις – “pólis”); construídas no ponto mais elevado das cidades.
A Acrópole de Atenas destaca-se na paisagem ateniense, localizada num patamar sobranceiro e apenas acessível a pé pelo lado oeste, onde é ligada à colina do areópago por uma estreita passagem. É formada por rocha calcária azul-cinzenta, muito dura mas permeável, que cobre camadas de xisto arenoso, macio como a pedra calcaria mas impermeável. Esta combinação permite a formação de fontes de água e lapiás no sopé da colina, que são factores de atracção para ocupação humana em redor da colina desde a pré-história. Pericles, no século V a.C. persuadiu os atenienses a iniciar na cidade um grandioso programa de construção que consagrasse a hegemonia politica e social da Grécia, resultando uma obra grandiosa dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A acrópole de Atenas serviu originalmente como protecção contra os invasores, dai estar cercada por muralhas. No entanto, Pericles dotou-a de três templos e uma entrada monumental.
A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas, destacando-se no entanto o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nike, simbólico da harmonia do estado de Atenas.
O Propylaia e o Templo de Atena Nike – porta de entrada da Acrópole
|
1. Propylaia
O Propylaia (ou Propileu), enorme entrada da Acrópole de Atenas, foi construída em 437 a.C. e, embora a Guerra do Peloponeso tenha abreviado a sua construção, esta e admirada em todo o mundo. Com cinco portas de entrada, filas de colunas jónicas e doricas e um vestíbulo com tecto azul decorado a estrelas douradas, serviu de residência ao arcebispo, palácio franco e fortaleza turca. Para além da sua atribulada história, foi atingida por relâmpagos em 1645 e vitima de uma explosão num armazém de pólvora instalado pelos turcos.
2. Templo da Atena Nike
Erectheiron |
3. Erectheion
Partenon |
4. Partenon
Teatro de Herodes Atico |
5. Museu da Acrópole
ONDE DORMIR QUANDO VISITAR ATENAS
Há imensas opções de alojamento na cidade de Atenas mas alguns, quer pela beleza, glamour ou localização merecem da nossa parte uma sugestão. Se procura os melhores alojamentos quando visitar Atenas, são estes:
Se está a pensar visitar a Grécia não perca estes nossos artigos aqui no blogue
- VISITAR ATENAS – Um artigo cheio de dicas sobre os lugares obrigatórios a visitar em Atenas.
- VISITAR METEORA – Um artigo sobre um dos lugares mais mágicos do mundo, com dicas para visitar os mosteiros e os trilhos de Meteora. Um destino excelente para combinar com Atenas.
- ROTEIRO DE VIAGEM NA GRÉCIA – O roteiro da nossa viagem de sete dias na Grécia em que visitámos Atenas, Napflio, Meteora e Delfos.
- ACRÓPOLE DE ATENAS – Um artigo para o ajudar a visitar a Acrópole de Atenas e tudo o que pode explorar dentro desta pequena cidade, dentro da cidade de Atenas.
- VISITAR NAPFLIO – Um artigo sobre uma das vilas pesqueiras mais tradicionais da Grécia, na península do Penopoleso.
- ALFABETO GREGO E A FÍSICA – Quer saber tudo sobre a utilização do alfabeto grego na Física? Então este artigo é para si.
- VISITAR DELFOS – Todas as dicas que precisa para visitar Delfos, na Grécia Continental.