Tudo o que precisa saber para visitar o Pártenon e a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia

Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia

Atenas, cidade com 3500 anos, viveu a sua época gloriosa no período clássico da Grécia Antiga, do qual sobreviveram inúmeros edifícios, nomeadamente o seu mais emblemático – Acrópole de Atenas. As acrópoles eram “cidades altas” ( ἄκρος – “alto”, e πόλις – “pólis”); construídas no ponto mais elevado das cidades.

Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia
No século V a.C., a Idade do Ouro ateniense, Pericles terá mandado construir este majestoso local. No entanto, sob domínio Otomano durante o império Bizantino, Atenas perdeu importância vindo a recupera-la só em 1834 quando se tornou capital da Grécia. 
Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia
A Acrópole de Atenas domina sobranceiramente toda a cidade há mais de 2000 anos e é a mais conhecida e famosa das acrópoles da Grécia. Apesar de não ser a única acrópole, a Acrópole de Atenas é certamente a mais famosa de todas. Para os povos ocidentais ela e simplesmente conhecida como a Acrópole, tal e o seu significado. Situada numa colina rochosa de topo plano com 150 metros de altitude, abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

A Acrópole de Atenas destaca-se na paisagem ateniense, localizada num patamar sobranceiro e apenas acessível a pé pelo lado oeste, onde é ligada à colina do areópago por uma estreita passagem. É formada por rocha calcária azul-cinzenta, muito dura mas permeável, que cobre camadas de xisto arenoso, macio como a pedra calcaria mas impermeável. Esta combinação permite a formação de fontes de água e lapiás no sopé da colina, que são factores de atracção para ocupação humana em redor da colina desde a pré-história. Pericles, no século V a.C. persuadiu os atenienses a iniciar na cidade um grandioso programa de construção que consagrasse a hegemonia politica e social da Grécia, resultando uma obra grandiosa dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A acrópole de Atenas serviu originalmente como protecção contra os invasores, dai estar cercada por muralhas. No entanto, Pericles dotou-a de três templos e uma entrada monumental.  
A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas, destacando-se no entanto o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nike, simbólico da harmonia do estado de Atenas.

Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia
O Propylaia e o Templo de Atena Nike – porta de entrada da Acrópole

1. Propylaia 

O Propylaia (ou Propileu), enorme entrada da Acrópole de Atenas, foi construída em 437 a.C. e, embora a Guerra do Peloponeso tenha abreviado a sua construção, esta e admirada em todo o mundo. Com cinco portas de entrada, filas de colunas jónicas e doricas e um vestíbulo com tecto azul decorado a estrelas douradas, serviu de residência ao arcebispo, palácio franco e fortaleza turca. Para além da sua atribulada história, foi atingida por relâmpagos em 1645 e vitima de uma explosão num armazém de pólvora instalado pelos turcos.

2. Templo da Atena Nike

O Templo da Atena Nike (Vitoria), na entrada da Acrópole de Atenas, comemora as vitórias dos atenienses sobre os Persas e um friso (exposto no Museu da Acrópole) contém cenas da Batalha de Plataiai. O templo está implantado sobre um bastião de 9,5 m e foi usado como posto de observação e santuário da deusa da vitoria, Atena, ostentando colunas jónicas com 4 m de altura. Diz a lenda que foi daqui que o rei Egeu se lançou ao mar, acreditando que o seu filho Teseu fora morto, em Creta, pelo minotauro.  
Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia
Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia
Erectheiron

3. Erectheion

O Erectheion situa-se na zona mais sagrada da Acrópole de Atenas e diz-se que foi aqui que Posidon deixou marcas do seu tridente numa pedra fazendo brotar a oliveira de Atena (dai que ainda hoje cresça uma oliveira no local) quando ambos disputavam o domínio da cidade. O templo deve o seu nome a Eritreu, rei mítico de Atenas, e era um santuário dedicado a Atenas Polias e a Erecteu Posidon. As colunas em forma de mulher e a arquitectura jónica concedem-lhe um carácter excepcional. O Pórtico das Cariatides, em que as estátuas das mulheres substituem as colunas, sofrem um dos ataques mais ferozes da actualidade, a poluição. Com os rostos visivelmente degradados devido as chuvas ácidas foram substituídas por cópias e as originais repousam no Museu da Acrópole (um dos melhores museus do mundo de arte grega).
Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia
Partenon

4. Partenon

O Partenon, um dos monumentos mais reconhecidos em todo o mundo e simboliza a Acrópole de Atenas, foi concebido pelos arquitectos Calicrates e Ictinos para receber a estátua de Atena Parthenos (em ouro e marfim) com 12 metros de altura, da autoria de Fidias (uma cópia romana esta hoje exposta no Museu Arqueológico Nacional). Após 9 anos de construção, o templo foi alvo de uma história conturbada através dos séculos que se seguiram. Foi usado como igreja, mesquita e arsenal de pólvora. Chegou, inclusive a ser bombardeado por canhões pelos venezianos no século XVII. Nesta altura, os turcos utilizavam o edifício para armazenar pólvora pelo que a explosão praticamente destruí-o.

Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia

Todo o Partenon foi construído numa proporção de 9:4 para que o templo parecesse simétrico. Os escultores usavam truques visuais para neutralizar as leis da perspectiva. O edifício apresenta um friso exterior constituído por triglifos e metopas (o que restou do friso esta maioritariamente exposto no museu da acrópole, estando muito pouco visível no local), colunas cilíndricas de mármore com caneluras e degraus encurvados para cima ao centro (dando a ilusão óptica de que estavam direitos).

Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia

Hoje, o Partenon foi reconstruido e a sua aparência assemelha-se a que teria tido no século V a.C., com 70 m de comprimento e 30 m de largura. Na parte exterior da Acrópole, embutido nas rochas da vertente sul, existe o Teatro Herodes Atico, romano, com mais de 5 mil lugares sentados, construído no século II. Poucos metros ao lado, o Teatro Dionisio e considerado o berço da tragédia grega, onde Esquilo, Sofocles, Euripedes e Aristofanes viram as suas peças serem representadas.
Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia
Teatro de Herodes Atico

5. Museu da Acrópole

A obra mais contemporânea da Acrópole de Atenas é o moderno Museu da Acrópole que exibe uma colecção fabulosa dos artefactos encontrados no local durante as escavações de que foi alvo. Para além disso, o seu acervo conta com inúmeras esculturas e estátuas retiradas dos edifícios, bem como os frisos e frontões. O edifício novo que alberga o museu foi construído sobre ruínas pré-históricas e o seu fundo em vidro permite-nos, mais uma vez, caminhar sobre um dos períodos mais afortunados da civilização humana.
Tudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | GréciaTudo o que precisa saber para visitar a ACRÓPOLE DE ATENAS | Grécia

ONDE DORMIR QUANDO VISITAR ATENAS

Há imensas opções de alojamento na cidade de Atenas mas alguns, quer pela beleza, glamour ou localização merecem da nossa parte uma sugestão. Se procura os melhores alojamentos quando visitar Atenas, são estes:

Carla Mota

Geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo. Desde muito cedo que as viagens de exploração fazem parte da sua vida. A busca do conhecimento do mundo leva-a em direcção a culturas perdidas e ameaçadas, tentando percebe-las. Hoje é também líder de viagens de aventura na Nomad.

More Posts - Facebook - Google Plus - Flickr - YouTube

.

PROGRAME A SUA VIAGEM

  Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. Você NÃO PAGA MAIS, nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguimos manter o blogue com opiniões isentas.

Resultado de imagem para hotel icon Reserve o hotel no Booking.com e encontre as melhores promoções. Reserve e cancele sempre que necessitar.

Resultado de imagem para tourism iconMarque os seus bilhetes nos monumentos e tours, evitando filas usando o Get Your Guide.

Imagem relacionada  Reserve os seus voos com a Skyscanner. Garanta os melhores preços.

Resultado de imagem para car icon  Alugue carro usando o RentalCars, comparando e escolhendo o melhor preço antes de viajar.

Resultado de imagem para saúde icon  Faça seguro de viagem na Iati Seguros ao menor preço do mercado e com seguros especializados para viajantes. Se usar este link gozará de 5% de desconto.

Resultado de imagem para livro icon  Usamos os guias de viagem da Lonely Planet para preparar as nossas viagens. Se faz o mesmo, pode comprá-los online. Sai mais barato e os portes são grátis a partir dos 35€.

 Este blogue contém links de programas de afiliados.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.