Kutaisi não é uma cidade bonita mas é uma cidade com lugares incríveis nas nuas proximidades. Visitar Kutaisi é obrigatório em qualquer viagem pela Geórgia, já que é uma das melhores bases de exploração da região central da Geórgia. O que ver quando visitar Kutaisi?
VISITAR KUTAISI
Kutaisi é a segunda maior cidade da Geórgia e merece uma visita já que nas suas proximidades há lugares maravilhosos. Na cidade vale a pena também espreitar o bazar, a magnífica catedral de Bagrati e o centro.
Dicas
-
- Kutaisi é a uma boa base para explorar a região envolvente, nomeadamente os mosteiros de Gelati e Motsameta, as grutas Prometheus e os canhões de Martvili e Okasen.
-
- Nós dormimos num hotel em Kutaisi, o hotel Edemi, e apesar de bom, era um bocado longe do centro. Tínhamos que caminhar cerca de 10 – 15 minutos. Não foi má opção porque era barato e bom, mas se calhar os hotel Crown, a Maiko Guesthouse e a Kutaisi Best Guesthouse são mais centrais.
- De Kutaisi fomos para Kazbegi. Apanhamos um microbus bem cedo para Tbilisi, por 10 GEL/pessoa, e aí um táxi para Kazbegi que custou 100 GEL.
VISITAR AS GRUTAS PROMETHEUS
Prometheus é o nome das grutas mais famosas da Geórgia, a poucos quilómetros de Kutaisi. Desde muito cedo descobertas pelos soviéticos, foram mantidas em segredo das populações, já que havia planos para as transformar em bunker aquando da Guerra Fria, no caso de haver uma guerra nuclear.
Depois da queda da ex-URSS, um jovem estudante de Geografia descobriu as grutas e estas rapidamente se transformaram num ex-libris da região. Com mais de 1 km de percurso aberto ao público, a cavidade principal atravessa várias galerias gigantescas, do tamanho de catedrais, e termina num rio subterrâneo que pode ser percorrido de barco até à ressurgência, o local onde o rio aparece à superfície.
Lá dentro a humidade atinge os 96% e sente-se no corpo, apesar de estar muito menos frio do que lá fora. A água escorre pelos calcários dando um brilho ao interior da cavidade. Percorrer as entranhas da Terra é maravilhoso e a maioria do percurso está iluminado por luzes coloridas.
Dicas
-
- Para visitar as grutas Prometheus pode apanhar um táxi desde Kutaisi. O táxi, ida e volta às grutas e ao Canhão de Martvili custou-nos 50 GEL.
-
- É possivel visitar as grutas e o canhão da parte da tarde e os mosteiros da parte da manhã. Um táxi para tudo custa 80 GEL.
-
- A entrada nas grutas tem que ser feita em visita guiada e custa GEL.
-
- O passeio de barco pelo rio subterrâneo é pequeno mas vale a pena. O passeio custa GEL.
-
- As grutas estão abertas todo o ano mas fecham às segundas-feiras.
- Este é um lugar de visita obrigatória quando visitar Kutaisi.
VISITAR O CANHÃO DE OKASEN
Os calcários são reis e senhores das terras da Geórgia e, na área de Kutaisi existem alguns belos canhões fluviais, de origem cársica, que resultaram do abatimento de grutas. O mais conhecido é o Canhão de Okasen, mas fecha no Inverno. No entanto, se visitar a região no Verão não o perca.
Dicas
- Um táxi para visitar os dois canhões, junto com as grutas ronda os 60 GEL.
VISITAR O CANHÃO DE MARTVILI
O Canhão de Martvili é fantástico. As águas azuis esmeralda do rio percorrem os calcários esbranquiçados provocando um contraste maravilhoso.
É possível fazer um trilho verdadeiramente fabuloso por passadiços, miradouros e pontes, acompanhando o leito do rio.
As quedas de água são muitas e impressionantes. Para terminar, um passeio de barco pelo canhão fluvial até onde a corrente permite.
Dicas
-
- Um táxi para visitar os dois canhões, junto com as grutas ronda os 60 GEL.
- A entrada no canhão custa 20 GEL/pessoa e o passeio de barco custa 15 GEL/pessoa.
VISITAR O MOSTEIRO DE GELATI
O Mosteiro de Gelati, a apenas 8 km de Kutaisi, é um mosteiro fabuloso. É uma obra de arte, cujo interior está completamente pintado com frescos do século XII, que testemunharam a passagem dos Otomanos, Persas, Árabes, Mongóis e Tamerlão.
Apesar de ter alguns sinais de vandalismo e do tempo, o seu interior é um autêntico tesouro. Um tesouro que tivemos a sorte de visitar na companhia do seu zelador que nos abriu as portas das capelas e sacristias, geralmente fechadas aos turistas. Apontou-nos frescos escondidos por trás dos taipais de madeira e ocultos nas decorações da igreja.
Dicas
-
- Um táxi para visitar os dois mosteiros ronda os 25 a 30 GEL.
-
- A entrada no mosteiro é gratuita.
- Este é um lugar de visita obrigatória quando visitar Kutaisi.
VISITAR O MOSTEIRO DE MOTSAMETA
O Mosteiro de Motsameta tem uma localização geográfica que parece saída de um conto de fadas. Os edifícios erguem-se num promontório rochoso acima de um canhão fluvial impressionante.
Reza a lenda que ali, no rio abaixo, aquando de um massacre dos árabes, que transformou as águas azuis do rio em vermelho, assistiu-se a um milagre quando dois irmãos da nobreza local terão sido mortos, atirados ao rio atados com pedras, e cujos corpos terão sido resgatados por leões. É em honra deste massacre que hoje ali está o mosteiro, construído possivelmente no século VIII, lembrando que a vida nestas terras nunca foi fácil.
Dicas
-
- Um táxi para visitar os dois mosteiros ronda os 25 a 30 GEL.
-
- A entrada no mosteiro é gratuita.
- Este é um lugar de visita obrigatória quando visitar Kutaisi.
Se vai viajar para a Geórgia, estes são alguns artigos do nosso blogue que lhe podem interessar
- VIAJAR NA GEÓRGIA – Um artigo muito completo com tudo o que precisa de saber para viajar na Geórgia, de Verão e de Inverno, cheio de dicas de transporte e de lugares para visitar.
- VISITAR KAZBEGI – Um artigo com dicas para viajar em Kazbegi, nas montanhas do Cáucaso, na Geórgia e já próximo da fronteira com a Rússia.
- VISITAR KUTAISI – Tudo o que precisa de saber para visitar Kutaisi, na Geórgia, está neste artigo. Com dicas para visitar os mosteiros e as grutas nas redondezas.
- VIAJAR NA ABECÁSIA – Tudo o que precisa de saber para visitar um país que não existe, a região da Abcásia, que reclama independência da Geórgia.
- ROTEIRO NA GEÓRGIA E ABECÁSIA – O roteiro da nossa viagem na Geórgia e também para visitar e viajar na Abecásia.
- VIAJAR NA ARMÉNIA – Tudo o que precisa de saber para viajar na Arménia, está neste artigo.
Relatos da nossa viagem do Rally Mongol e que passou pela Geórgia e pela Arménia
- RALLY MONGOL – VISITAR NAGORNO KARABAKH – Tudo o que precisa de saber para viajar e visitar Nagorno Karabakh.
- RALLY MONGOL – VISITAR YEREVAN E O LAGO SEVAN – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pela Arménia.
- RALLY MONGOL – EXPLORAR OS MOSTEIROS DA ARMÉNIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem pelos mosteiros da Arménia.
- RALLY MONGOL – ATRAVESSANDO A GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa passagem na Geórgia.
- RALLY MONGOL – FRONTEIRA TURQUIA E GEÓRGIA – Um artigo em forma de crónica de viagem sobre a nossa viagem, cruzando a fronteira entre a Turquia e a Geórgia e depois a chegada a Batumi.
Olá!
Estou super entusiasmada com os vossos relatos de viagem.
Estou a organizar uma viagem à Geórgia para as férias deste verão, mas estou com dificuldade em organizar o regresso de Kutaisi. Gostaria de passar por Bojormi, Vardzia e Gori. O que acham?
Vardzia fica um pouco “fora de mão”!
Fico grata pela vossa opinião.
Fica fora de mão mas vale a pena. A única que pode não valer é Gori. 😀